Estudo de 1 Samuel 6:5 – Comentado e Explicado

Fazei, pois, figuras de vossos tumores e figuras de ratos que devastam a terra. Dai assim glória ao Deus de Israel; talvez retire ele a sua mão de cima de vós, de vosso deus e de vossa terra.
1 Samuel 6:5

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 6: 5 . Você fará imagens de seus emerods e imagens de seus ratos que estragam a terra “Era um rito antigo”, diz o Sr. Locke “, que no caso de uma cidade ou país estar infectado com qualquer praga de doenças ou criaturas nocivas, os talismãs foram consultados e desejavam erguer uma imagem da praga, sob uma certa influência da configuração celeste; e essa foi a razão pela qual os astrólogos filisteus aconselharam que deveriam ser feitas imagens douradas dos hemoroides e dos ratos que marcavam o céu. Estes astrólogos, que conheciam a história dos israelitas, ver 1 Samuel 6: 6 perceberam que esse Deus estava satisfeito com a serpente de bronze que Moisés, o talismã. ] colocado em um poste no deserto; Números 21: 8 .; e não preciso hesitar em afirmar que essa serpente de bronze contra as serpentes ardentes foi a primeira ocasião, digo que não foi dada, mas recebida , de todas essas práticas talismãs, diz o aprendido Gregory. ” Tavernier nos diz que algo semelhante ao que está relacionado no texto ainda é praticado entre os índios: pois quando um peregrino vai a um pagode para a cura de qualquer doença, ele traz a figura do membro afetado, feito de ouro , prata ou cobre, de acordo com sua qualidade, que ele oferece a seu deus, e depois cai cantando, como todos os outros fazem depois de terem oferecido. Veja Viagens, p. 92. Também era costume entre os pagãos antigos, consagrar aos seus deuses os monumentos de suas libertações.

REFLEXÕES.— A pedido importunado dos ecronitas, temos aqui,

1. Um novo conselho reunido. A arca de Deus estava com eles agora sete meses, e longos meses eles pareciam, quando todos os dias apresentavam novas cenas de tristeza. Os príncipes consultam os sacerdotes e os adivinhos, e sua voz unânime é devolvê-los sem demora. Nota; (1.) Aqueles que guardam seus pecados apenas prolongam suas tristezas. (2) Os príncipes pagãos reverenciaram e consultaram os sacerdotes de Dagon. Não condenarão o presente desprezo irreligioso dos ministros de Deus?

2. Como deve ser enviado, é a próxima consideração; e os sacerdotes e adivinhos orientam a maneira e pedem obediência instantânea. (1.) Eles os advertem do perigo de atraso, da história do Faraó e dos egípcios, com os quais eles parecem familiarizados. A experiência do que Deus fez Israel deveria adverti-los a não endurecer seus corações. Observe que é muito melhor ser avisado pela experiência dos outros do que pela nossa. (2.) Eles prescrevem uma oferta pela culpa, para que ela não volte vazia, mas com um reconhecimento de sua humilhação de acordo com a natureza de suas pragas, cinco imagens douradas das hemorróidas e cinco ratos dourados, de acordo com o número de seus príncipes; pois parece que esse animal desprezível causou tanto estrago em seus campos, como a doença vil sobre suas pessoas. Eles parecem ter aprendido a necessidade de uma satisfação para ofender a justiça, embora tenham miseravelmente confundido o caminho. (3) Nesse caso, eles esperavam que a doença fosse removida ou atenuada; e isso seria uma prova de que a detenção da arca foi a causa dela. Nota; Quando nos arrependemos de nossos pecados, podemos esperar a remoção de nossa tristeza. (4.) Para colocar o caso fora de qualquer dúvida, independentemente de suas pragas serem de Deus, eles prescrevem um carrinho para carregá-lo, puxado por dois vacas leiteiras, cujos bezerros sendo detidos em casa, naturalmente voltariam para lá e quem, estando sem motorista, dificilmente eles mesmos deveriam seguir o caminho de Bete-Semes, a cidade mais próxima de Israel; todavia, nisto repousariam as evidências, de cujas mãos vieram suas pragas; e se os animais não seguissem o caminho direto, o que seria um milagre em si mesmos, eles concluiriam que sua doença seria uma mera chance, e não de Deus. Nota; (1) Os homens iníquos abafariam suas convicções e atribuiriam seus sofrimentos a qualquer causa e não à mão de Deus. (2.) Os mesmos meios que os homens tomam para se confirmar na infidelidade, pela infinita graça de Deus, às vezes se voltam para sua convicção mais irrespondível da verdade.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 6: 5 . Dos seus ratos que estragam a terra – Por isso, parece que o condado deles estava infestado de ratos, que haviam comido milho no campo e outros frutos da terra, embora nenhuma menção seja feita antes. E dê glória ao Deus de Israel – isto é, reconheça, por este presente, que ele é o mais infligente dessas pragas, e tem poder para removê-las, implorando seu perdão e buscando sua cura. E por meio disso dê a ele a glória de seu poder em conquistar você, que parecia tê-lo conquistado; de sua justiça em punir você; e da bondade dele se ele te aliviar. Pois este é o significado dessa frase em um caso semelhante ( Apocalipse 16: 9 ), onde São João reclama que, depois de muitas pragas, os homens não se arrependeram. Dar glória a Deus – isto é, reconhecer sua autoridade soberana, poder, justiça e outros atributos.

Comentário de E.W. Bullinger

mão Veja a nota em 1 Samuel 5: 6 .

Comentário de Adam Clarke

off you – The whole land was afflicted; Ele tirará sua mão de você – toda a terra foi afligida; o chão foi marcado pelos ratos; as pessoas comuns e os senhores atingidos pelas hemorróidas, e seus deuses quebrados em pedaços.

Comentário de John Wesley

Portanto fareis imagens dos vossos emerods e dos vossos ratos que estragam a terra; e glorificareis ao Deus de Israel; porventura, ele aliviará a mão de cima de você, de seus deuses e de sua terra.

Dê glória – A glória de seu poder em conquistar você, que parecia tê-lo conquistado; da justiça dele em puni-lo e da bondade dele se ele o aliviar.

Referências Cruzadas

Exodo 8:5 – Depois o Senhor disse a Moisés: “Diga a Arão que estenda a mão com a vara sobre os rios, sobre os canais e sobre os açudes, e faça subir deles rãs sobre a terra do Egito”.

Exodo 8:17 – Assim fizeram, e quando Arão estendeu a mão e com a vara feriu o pó da terra, surgiram piolhos nos homens e nos animais. Todo o pó de toda a terra do Egito transformou-se em piolhos.

Exodo 8:24 – E assim fez o Senhor. Grandes enxames de moscas invadiram o palácio do faraó e as casas de seus conselheiros, e em todo o Egito a terra foi arruinada pelas moscas.

Exodo 10:14 – os quais invadiram todo o Egito e desceram em grande número sobre toda a sua extensão. Nunca antes houve tantos gafanhotos, nem jamais haverá.

Exodo 12:12 – “Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor!

Números 33:4 – enquanto estes sepultavam o primeiro filho de cada um deles, que o Senhor matou. O Senhor impôs castigo aos seus deuses.

Josué 7:19 – Então Josué disse a Acã: “Meu filho, para a glória do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade. Conte-me o que você fez; não me esconda nada”.

1 Samuel 5:3 – Quando o povo de Asdode se levantou na madrugada do dia seguinte, lá estava Dagom caído, rosto em terra, diante da arca do Senhor! Eles levantaram Dagom e o colocaram de volta em seu lugar.

1 Samuel 5:6 – Depois disso a mão do Senhor pesou sobre o povo de Asdode e dos arredores, trazendo devastação sobre eles e afligindo-os com tumores.

1 Samuel 5:7 – Quando os homens de Asdode viram o que estava acontecendo, disseram: “A arca do deus de Israel não deve ficar aqui conosco, pois a mão dele pesa sobre nós e sobre nosso deus Dagom”.

1 Samuel 5:11 – Então reuniram todos os governantes dos filisteus e disseram: “Levem embora a arca do deus de Israel; que ela volte ao seu lugar; caso contrário ela matará a nós e a nosso povo”. Pois havia pânico mortal em toda a cidade; a mão de Deus pesava muito sobre ela.

Salmos 18:44 – Assim que me ouvem, me obedecem; são estrangeiros que se submetem a mim.

Salmos 32:4 – Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Pausa

Salmos 39:10 – Afasta de mim o teu açoite; fui vencido pelo golpe da tua mão.

Salmos 66:3 – Digam a Deus: “Quão temíveis são os teus feitos! Tão grande é o teu poder que os teus inimigos rastejam diante de ti!

Isaías 19:1 – Advertência contra o Egito: Vejam! O Senhor cavalga numa nuvem veloz que vai para o Egito. Os ídolos do Egito tremem diante dele, e os corações dos egípcios se derretem no íntimo.

Isaías 42:12 – Dêem glória ao Senhor e nas ilhas proclamem seu louvor.

Jeremias 3:13 – Mas reconheça o seu pecado: você se rebelou contra o Senhor, o seu Deus, e ofereceu os seus favores a deuses estranhos, debaixo de toda árvore verdejante, e não me obedeceu’ “, declara o Senhor.

Jeremias 13:16 – Dêem glória ao Senhor, ao seu Deus, antes que ele traga trevas, antes que os pés de vocês tropecem nas colinas ao escurecer. Vocês esperam a luz, mas ele fará dela uma escuridão profunda sim, ele a transformará em densas trevas.

Joel 1:4 – O que o gafanhoto cortador deixou o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador deixou o gafanhoto devorador comeu.

Joel 2:25 – “Vou compensá-los pelos anos de colheitas que os gafanhotos destruíram: o gafanhoto peregrino, o gafanhoto devastador, o gafanhoto devorador e o gafanhoto cortador, o meu grande exército que enviei contra vocês.

Malaquias 2:2 – Se vocês não derem ouvidos e não se dispuserem a honrar o meu nome”, diz o Senhor dos Exércitos, “lançarei maldição sobre vocês, e até amaldiçoarei as suas bênçãos. Aliás já as amaldiçoei, porque vocês não me honram de coração.

João 9:24 – Pela segunda vez, chamaram o homem que fora cego e lhe disseram: “Para a glória de Deus, diga a verdade. Sabemos que esse homem é pecador”.

Apocalipse 11:13 – Naquela mesma hora houve um forte terremoto, e um décimo da cidade ruiu. Sete mil pessoas foram mortas no terremoto; os sobreviventes ficaram aterrorizados e deram glória ao Deus do céu.

Apocalipse 16:9 – Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de Deus, que tem domínio sobre estas pragas; contudo se recusaram a se arrepender e a glorificá-lo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *