Estudo de Malaquias 2:2 – Comentado e Explicado

Se não me ouvirdes, se não tomardes a peito a glória de meu nome – diz o Senhor dos exércitos -, lançarei contra vós a maldição, trocarei em maldições as vossas bênçãos; aliás, já o fiz, porque não tomastes a peito {as minhas ordens}.
Malaquias 2:2

Comentário de Albert Barnes

Se não quereis prestar atenção ao coração – a saber, as repreensões dirigidas a eles, “para dar glória a Deus”. Pois a glória de Deus é o fim e o objetivo do sacerdócio. Este deve ser o princípio e o governo de toda a sua vida, “para a maior glória de Deus”. “Eu enviarei a maldição sobre você”, ou seja, aquilo que Ele havia ameaçado na lei por desobediência; e “amaldiçoará suas bênçãos”, transformará suas bênçãos em maldição. Ele não diz: enviarei maldições em vez de bênçãos, mas farei das próprias bênçãos uma maldição. Salmo 69:23 . “As coisas que deveriam ter sido para sua riqueza tornaram-se uma ocasião de queda;” para os orgulhosos, as coisas que os elevam; para os gulosos, sua abundância; para os avarentos, sua riqueza; que, se acostumados à glória de Deus, se tornam bênçãos, fazem, quando Deus não é o seu fim, pela dispensação e providência de Deus, se tornam uma maldição para eles. “Os bens da natureza, os bens da fortuna, os bens da Igreja permitidos a você, voltarei à sua maior condenação, permitindo que você os abuse do orgulho; e a vossa condenação será quanto mais penal, mais coisas boas recebestes de Mim. De onde Cristo declara no Evangelho Lucas 12:48 : ‹A quem muito é dado, dele será muito necessário. ‹”

Sim, eu os amaldiçoei – (literalmente), isto é, cada uma das bênçãos, “já”. Os julgamentos de Deus, bem como Suas misericórdias, são individuais com um cuidado minucioso, mostrando que é obra dele. A maldição já havia surgido e começara a se apoderar deles desde o momento em que começaram a desprezar o Seu Nome. Seus julgamentos não surgem de uma só vez, mas pouco a pouco, com avisos de sua abordagem, para que possamos recorrer a Ele e “escapar da ira vindoura”.

Comentário de Thomas Coke

Malaquias 2: 2 . Eu enviarei maldição sobre você enviarei sobre você uma fome. A última cláusula deve ser traduzida: Sim, eu os amaldiçoarei [isto é, as bênçãos], porque você não se arrepende. Amaldiçoarei suas bênçãos, significa “aqueles presentes que lhe são trazidos das produções da terra”; pois essas produções são freqüentemente chamadas de bênçãos nas Escrituras.

Comentário de Scofield

maldição

Cf. Deuteronômio 28: 3-14 e Deuteronômio 28: 15-35 . As bênçãos distintivas de Israel devem virar maldições.

Comentário de John Wesley

Se não ouvirdes, e se não deres o coração ao coração, para dar glória ao meu nome, diz o Senhor dos exércitos, enviarei maldição sobre você e amaldiçoarei suas bênçãos; sim, amaldiçoei eles já, porque você não coloca isso no coração.

Eu os amaldiçoei – já enviei a maldição, e ela está em parte sobre você.

Comentário de Adam Clarke

Se você não ouvir – O que eu falei, coloque-o no coração, e deixe-o afundar em suas almas.

Dê glória ao meu nome – Aquela honra que me é devida como Pai, e esse medo que me pertence como Mestre, Malaquias 1: 6 .

Mandarei uma maldição sobre você – não dispensarei mais o bem.

Amaldiçoarei suas bênçãos – Mesmo o que você já tem, não lhe dará proveito. Quando as bênçãos temporais não são o meio de nos levar a Deus e ao céu, elas infalivelmente nos levarão ao inferno. Ao falar do abuso de bênçãos temporais, um de nossos antigos poetas, em sua frase caseira, se expressa assim:

Assim, os melhores dons de Deus, usurpados pelos iníquos,

Envenenar a vez de seus amigos.

Sim, eu já os amaldiçoei – Isso pode se referir, geralmente, a estações infrutíferas; ou, particularmente, a uma escassez que parece ter acontecido nesse período. Veja Ageu 1: 6-11 .

Comentário de E.W. Bullinger

Se você não ouvir. Referência ao Pentateuco ( Levítico 26:14 . Deuteronômio 28:15 ). App-92.

O meu nome. Veja nota no Salmo 20: 1 .

o Senhor dos exércitos. Veja nota em Malaquias 1: 4 .

disse = disse,

enviar uma maldição = enviar a maldição. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 28:20 ). App-92.

amaldiçoe suas bênçãos. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 28: 2 ).

Comentário de John Wesley

Se não ouvirdes, e se não deres o coração ao coração, para dar glória ao meu nome, diz o Senhor dos exércitos, enviarei maldição sobre você e amaldiçoarei suas bênçãos; sim, amaldiçoei eles já, porque você não coloca isso no coração.

Eu os amaldiçoei – já enviei a maldição, e ela está em parte sobre você.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *