Estudo de Deuteronômio 4:29 – Comentado e Explicado

Então procurarás o Senhor, teu Deus, e o encontrarás, contanto que o busques de todo o teu coração e de toda a tua alma.
Deuteronômio 4:29

Comentário de Albert Barnes

Não querendo, como pode parecer, encerrar seu discurso com palavras de terror, Moisés faz um último apelo a eles nesses versículos em um esforço diferente.

Deuteronômio 4:34

Tentações – Compare Deuteronômio 7: 18-19 ; Deuteronômio 29: 2-3 ; não, “ie” as tribulações e perseguições sofridas pelos israelitas, fora as pragas milagrosamente infligidas aos egípcios.

Deuteronômio 4:37

Ele escolheu a semente deles depois deles – literalmente, “a semente dele depois dele”. Falando do amor de Deus a seus pais em geral, Moisés tem mais especialmente em mente que um deles foi chamado de “amigo de Deus” Tiago 2:23 .

Trouxe-te à vista dele – literalmente, “pela face dele”; “ie” pela força de Sua presença pessoal. Compare Êxodo 33:14 ; onde Deus promete “Minha presença (literalmente ‘Meu rosto’) irá contigo.”

Comentário de Adam Clarke

Mas se dali buscarás o Senhor – Deus é longânimo e de terna misericórdia; e espera, sempre pronto, para receber uma alma contrária quando ela voltar para ele. Essa promessa não é deixada em registro para o encorajamento e a salvação de Israel perdido?

Comentário de John Wesley

Mas se dali buscar o Senhor teu Deus, o encontrarás, se o buscar com todo o teu coração e com toda a tua alma.

Se dali buscar o Senhor – Em qualquer lugar em que estivermos, podemos dali procurá-lo. Não há parte da terra que tenha um abismo fixo entre ela e o céu.

Comentário de John Calvin

29. Mas se dali buscarás o Senhor . Nesta passagem, ele também os exorta e os encoraja na confiança de obter perdão, e assim os antecipa, para que não sejam esmagados pela tristeza quando feridos pela mão de Deus; pois o desespero desperta tanta raiva nos miseráveis ??que eles não podem se submeter a Deus. Ele coloca diante deles, então, outro objetivo em seus castigos, para que não deixem de provar a bondade de Deus no meio de suas aflições, por meio da qual Ele os convida ao arrependimento. Pois o pecador nunca procurará a Deus, a menos que julgue que Ele é acessível à oração. Além disso, ele os adverte a voltar verdadeira e sinceramente a uma mente sã, porque eles não ganharão nada por falsa profissão. Sabemos que nada é mais comum do que reclamar com Deus sempre que somos oprimidos por problemas, mas, quando eles são interrompidos, voltamos imediatamente ao nosso estado natural. Conversão sincera é, portanto, prescrita; pois “todo o coração” é precisamente equivalente a um coração reto ( integrum ), que é contrastado com um coração duplo ou fingido; e isso deve ser observado, (260) para que um sentimento de nossa enfermidade não nos perturbe; pois, como não é possível aos homens se entregarem totalmente a Deus, o conhecimento de sua própria incapacidade é suscetível de induzir a apatia; considerando que, desde que não lidemos de maneira enganosa, é declarado que nossa penitência é aprovada por Deus.

Referências Cruzadas

Levítico 26:39 – Os que sobreviverem apodrecerão na terra do inimigo por causa dos seus pecados, e também por causa dos pecados dos seus antepassados.

Deuteronômio 30:1 – Quando todas essas bênçãos e maldições que coloquei diante de vocês lhes sobrevierem, e elas os atingirem onde quer que o Senhor, o seu Deus, os dispersar entre as nações,

Deuteronômio 30:10 – se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e guardarem os seus mandamentos e decretos que estão escritos neste Livro da Lei, e se se voltarem para o Senhor, para o seu Deus, de todo o coração e de toda a alma. Vida ou Morte

1 Reis 8:47 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

2 Reis 10:31 – Entretanto, Jeú não se preocupou em obedecer de todo o coração à lei do Senhor, Deus de Israel, nem se afastou dos pecados que Jeroboão levou Israel a cometer.

2 Reis 23:3 – O rei colocou-se junto à coluna real e, na presença do Senhor, fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, seus preceitos e seus decretos, confirmando assim as palavras da aliança escritas naquele livro. Então todo o povo se comprometeu com a aliança.

2 Crônicas 15:4 – Mas em sua angústia eles se voltaram para o Senhor, o Deus de Israel; buscaram-no, e ele deixou que o encontrassem.

2 Crônicas 15:12 – Fizeram um acordo de todo o coração e de toda a alma de buscar o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

2 Crônicas 15:15 – Todo o povo de Judá alegrou-se com o juramento, pois o havia feito de todo o coração. Eles buscaram a Deus com toda disposição; então ele deixou que o encontrassem e lhes concedeu paz em suas fronteiras.

2 Crônicas 31:21 – Em tudo o que ele empreendeu no serviço do templo de Deus e na obediência à lei e aos mandamentos, ele buscou o seu Deus e trabalhou de todo o coração; e por isso prosperou.

Neemias 1:9 – mas, se voltarem para mim, e obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome”.

Salmos 119:2 – Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!

Salmos 119:10 – Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos.

Salmos 119:58 – De todo o coração suplico a tua graça; tem misericórdia de mim, conforme a tua promessa.

Salmos 119:145 – Eu clamo de todo o coração; responde-me, Senhor, e obedecerei aos teus testemunhos!

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Jeremias 3:10 – Apesar de tudo isso, sua irmã Judá, a traidora, não voltou para mim todo o coração, mas sim com fingimento”, declara o Senhor.

Jeremias 3:12 – Vá e proclame esta mensagem para os lados do norte: ” ‘Volte, ó infiel Israel’, declara o Senhor, ‘Não mais franzirei a testa cheio de ira contra vocês, pois eu sou fiel’, declara o Senhor, ‘Não ficarei irado para sempre.

Jeremias 29:12 – Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.

Joel 2:12 – “Agora, porém”, declara o Senhor, “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *