Estudo de Joel 2:12 – Comentado e Explicado

Por isso, agora ainda – oráculo do Senhor -, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto.
Joel 2:12

Comentário de Albert Barnes

Portanto – (E) agora também Tudo isso sendo assim, existe uma maneira de escapar, o verdadeiro arrependimento. Como se Deus dissesse: “Tudo isso, portanto, falei, para aterrorizá-lo com as minhas ameaças. Portanto, “volte-se para Mim de todo o coração” e mostre a penitência de sua mente “jejuando, chorando e lamentando”, para que, agora jejuando, você possa “ser cheio” daqui em diante “chorando agora”, você poderá rir daqui em diante; de luto agora, a partir de agora “consolai-vos” Lucas 6:21 ; Mateus 5: 4 . E como é seu costume “rasgar suas vestes” com tristeza, ordeno que rasgem, não eles, mas seus corações cheios de pecado, que, como bexigas, a menos que sejam abertas, rebentarão por si mesmos. E quando tiver feito isso, volte para o Senhor, seu Deus, a quem seus pecados anteriores consumiram de você; e não se desespere pelo perdão pela grandeza da sua culpa, pois a misericórdia poderosa apagará os pecados poderosos. ”

: “O juiz estrito não pode ser vencido, pois é onipotente; não pode ser enganado, pois Ele é Sabedoria; não pode ser corrompido, pois Ele é justiça; não pode ser sustentado, pois Ele é eterno; não pode ser evitado, pois Ele está em toda parte. No entanto, ele pode ser suplicado, porque é misericordioso; Ele pode ser apaziguado, porque Ele é Bondade; Ele pode purificar, porque Ele é a Fonte da graça; Ele pode satisfazer, porque Ele é o Pão da vida; Ele pode acalmar, porque Ele é a Unção do alto; Ele pode embelezar, porque Ele é Plenitude; Ele pode beatificar porque Ele é bem-aventurança. Afaste-se Dele, então, e temendo a Sua justiça, volte-se para Ele e fuja para a Sua misericórdia. Foge de si mesmo para si mesmo, do rigor da justiça e do seio da misericórdia. O Senhor que deve ser temido diz isso. Aquele que é a verdade ordena o que é justo, proveitoso, bom, “voltai para mim” etc.)

Volte-se – até “para Mim”, isto é, de modo a retornar “completamente a” (veja a nota em Oséias 14: 2 ) Deus, sem parar, sem virar a meio caminho, não apenas em algumas coisas, mas de todas as concupiscências e prazeres para os quais eles se voltaram de Deus: “Volte-se para Mim”, diz Ele, “com todo o seu coração”, com toda a sua mente, toda a alma, todo o espírito, todo o afeto. Pois eu sou o Criador e o Senhor do coração e da mente, e, portanto, desejarei que esse todo seja dado, sim, devolvido a Mim, e não suporte que nenhuma parte dele seja secretamente roubada de Mim para que seja dada aos ídolos. , desejos ou apetites. ” “Muitas vezes acontece com algumas pessoas”, diz Gregory, “que elas se preparam para encontrar meus vícios, mas se esquecem de vencer outras e, embora nunca se levantem contra elas, estão se restabelecendo contra elas mesmas, mesmo aquelas que eles haviam subjugado. ”

Outros, “decididos, buscam o caminho certo, mas estão sempre voltando aos maus, e, por assim dizer, arrastados sem si mesmos, voltam a si mesmos de uma maneira que desejam boas maneiras, mas nunca abandonam maus caminhos. ” Em contraste com essas meias conversões, ele nos pede que voltemos a Deus com toda a nossa alma íntima, para que todas as nossas afeições sejam fixadas em Deus, e dentro de nós, por uma união forte, se apegem a Ele, pois “em qualquer grau que as afeições estão espalhadas entre as coisas criadas, até agora a conversão do coração para Deus é prejudicada. ” “Olhe diligentemente”, diz Bernard, “o que você ama, o que teme, em que se alegra ou se entristece, e sob os trapos da conversão, você encontrará um coração pervertido. O coração inteiro está nessas quatro afeições; e, destes, acho que devemos entender esse ditado: “volte-se” para o Senhor “com todo o seu coração”.

Que então o teu amor se converta a Ele, para que não ames nada, senão a Si mesmo, ou pelo menos a Ele. Seja também o seu medo convertido a Ele, pois todo o medo é pervertido, pelo qual você teme algo além Dele ou não por Ele. Assim também que tua alegria e tristeza sejam igualmente convertidas a Ele. Isto será, se você apenas sofrer ou se alegrar de acordo com Ele. ”:“ Há uma conversão com todo o coração e outra com uma parte. A conversão com todo o coração que Deus busca, pois é suficiente para a salvação. O que é parcial ele rejeita, pois está fingido e longe da salvação. No coração, existem três poderes: razão, vontade, memória; razão, das coisas futuras; vontade, das coisas presentes; memória, de coisas passadas. Pois a razão procura as coisas que estão por vir; a vontade ama as coisas presentes; a memória retém as coisas do passado. A razão ilumina; vontade ama; a memória retém. Quando então a razão busca o Bem Maior e encontra, a vontade recebe e ama, a memória anseia e abraça ansiosamente, então a alma se volta com Deus de todo o coração. Mas quando a razão dorme e deixa de procurar coisas celestiais, ou a vontade é morna e se preocupa em não amá-las, ou a memória é torpida e descuidada em retê-las, então a alma age falsamente, caindo primeiro no vício da ignorância, segundo na culpa da negligência, terceiro no pecado da malícia.

Em cada um, a alma age de forma falsa; caso contrário, a ignorância seria expulsa à luz da razão, e a negligência seria excluída pelo zelo da vontade, e a malícia seria extinta pela diligência da memória (das coisas divinas). A razão, então, busca gera conhecimento; abraçará produz amor; memória rápida, edificação. O primeiro produz a luz do conhecimento, o segundo, o amor à justiça; o terceiro preserva o tesouro da graça. Essa é a conversão de coração que Deus exige; é isso que basta para a salvação. ”

E com o jejum – o “No retorno a Ele, é necessário, em primeiro lugar, que seja com o coração no homem interior, mas para que o homem exterior não seja despreocupado, mas também tem sua parte no desempenho. de tais coisas pelas quais ele pode expressar, como o homem interior é realmente afetado; e assim, pela simultaneidade de ambos, a verdadeira conversão é composta. “Com o jejum”, que fará com que o coração se humilhe, que os mimos da carne são capazes de inchar e tornar insensíveis sua própria condição, e esquecem de Deus e Seu serviço, como Jeshurun ??que, sendo “engordado, chutou, e abandonou o Deus que o fez e estimava levemente o Deus de sua salvação Deuteronômio 32:15 . Esperar então o serviço e a oração de Deus, geralmente é acompanhado nas Escrituras, como um acompanhamento quase necessário, solicitado por Deus e praticados por homens santos. ”

E com choro e luto – isto é, “batendo” no peito, (como a palavra originalmente denotada) “como o publicano bateu no peito” Lucas 18:13 , e “todas as pessoas que se uniram a isso visão ”(de Jesus na cruz),“ vendo as coisas que foram feitas, feriu seus seios ” Lucas 23:48 .:“ Estes também, em si mesmos sinais de tristeza, despertam mais tristeza no coração, e assim também efeitos sobre a própria pessoa, para o aumento de seu arrependimento, bem como para demonstrá-lo. ” Isso também desperta outras pessoas, como paixões, e também as leva ao arrependimento. ”:“ Essas coisas, feitas de maneira pura e santa, não são a própria conversão, mas são excelentes sinais de conversão. ”:“ Devemos “devolver o jejum, ”Pelo qual os vícios são reprimidos e a mente é elevada. Deveríamos “chorar”, por desejo de nosso lar, por desagrado por nossas falhas, por amor aos sofrimentos de Cristo e pelas múltiplas transgressões e erros do mundo “. “O que vale a pena”, diz Gregory, “confessar iniqüidades, se a aflição da penitência não segue a confissão dos lábios? Pois três coisas devem ser consideradas em todo verdadeiro penitente: conversão da mente, confissão da boca e vingança pelo pecado. Esse terceiro tipo é um remédio necessário, para que o imposto de culpa, picado pela confissão, seja purificado pela conversão e curado pelo remédio da aflição. O sinal da verdadeira conversão não está na confissão da boca, mas na aflição da penitência. Pois então vemos que um pecador é bem convertido, quando, por uma austeridade digna de aflição, ele tenta apagar o que fala. Por isso, João Batista, repreendendo os judeus mal convertidos que se reúnem para ele, diz: “Ó geração de víboras – produz, portanto, frutos dignos de arrependimento”.

Comentário de Joseph Benson

Joel 2: 12-14 . Portanto, também agora, & c. – Ou, no entanto, também agora, diz o Senhor, etc. – Aqui é indicado um método, pelo qual eles ainda podem ter esperanças de evitar a calamidade denunciada contra eles, a saber, voltando-se sinceramente a Deus e testemunhando publicamente seu arrependimento e pesar internos por seus pecados, por expressões externas de tristeza e humilhação. E rasgue seu coração – O rasgar das vestes era habitual em tempos de grande tristeza e aflição, não apenas entre judeus e israelitas, mas entre quase todas as nações antigas. O profeta aqui não proíbe absolutamente o uso desse sinal externo de tristeza, mas exorta-os a prestar mais atenção à contrição e humilhação internas, sem as quais os sinais externos deles não tinham significado diante de Deus. Os escritores hebreus geralmente significam a preferência que se deve a uma coisa acima da outra em termos que expressam a rejeição daquilo que é menos digno. Assim, lemos: Oséias 6: 6 , terei misericórdia e não sacrifício; isto é, eu exijo mais misericórdia do que sacrifício. No mesmo sentido, devemos entender o texto diante de nós. Deus prefere um coração partido e contrito muito antes de todas as expressões externas de humilhação e pesar. Pois ele é gracioso e misericordioso, etc. – Essas palavras aludem à própria declaração de Deus, Êxodo 34: 6 , na qual eles poderiam, com razão, fundamentar as esperanças de perdão, ao se arrependerem indevidamente de seus pecados e produzir frutos dignos de arrependimento. E se arrepende do mal – Ou seja, do mal que ele havia ameaçado infligir no caso daqueles, contra quem suas ameaças foram denunciadas, não se voltaram para ele em verdadeiro arrependimento. Diz-se que Deus nas Escrituras se arrepende quando a humilhação dos pecadores e a reforma de sua conduta tornam inadequado que ele inflija a punição ameaçada por ele. Quem sabe se ele voltará e se arrependerá – a própria natureza de Deus e os exemplos anteriores que encontramos de sua misericordiosa disposição nos encorajam a esperar que nosso sincero arrependimento possa ajudar a evitar sua ira e envolvê-lo a restaurar suas bênçãos nós e nossa terra. O profeta se expressa entre esperança e medo do que pode ser o evento, para que não os encha com muita segurança, por um lado, ou os dirija, por outro, por um desespero de perdão, para não ter pensamentos de arrependimento ou emenda, mas continuar ainda em seus pecados. Até uma oferta de carne e bebida ao Senhor seu Deus – provisão pelo menos suficiente para suprir as partes necessárias da adoração pública de Deus, que desde a escassez haviam sido necessariamente omitidas.

Comentário de Adam Clarke

Volte-se para mim – Três maneiras de virar são recomendadas: Jejum, choro, luto, isto é, tristeza contínua.

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto , & c. Outra chamada ( “F” , Joel 2:12 , correspondente a “F”, Joel 2: 1 ). Veja a estrutura, p. 1226

diz o SENHOR = é o oráculo de Jeová.

vire = vire de volta ou volte.

= bastante, como em Oséias 14: 1 .

com todo o seu coração. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 6: 5 ). e. Alguns códigos, com uma edição impressa inicial, siríaca e vulgata, apagam esse “e” .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *