Estudo de Jeremias 29:12 – Comentado e Explicado

Invocar-me-eis e vireis suplicar-me, e eu vos atenderei.
Jeremias 29:12

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 29:12 . Ireis e rezareis a mim Rezareis a mim cada vez mais.

Comentário de John Calvin

Jeremias persegue o mesmo assunto, mesmo que os judeus, depois de terem sofrido o castigo que lhes foi concedido por Deus, finalmente voltem ao seu país e achem Deus misericordioso, e, portanto, aprendam que seu castigo no exílio seria útil para eles. De fato, no último versículo, ele explicara isso com clareza suficiente, mas agora expressa a maneira; e isso seria invocar a Deus. ele usa duas palavras: você me chama, diz ele, e ora. O verbo colocado entre esses dois ????? , elcatem, é considerado quase por todos como uma referência ao curso certo da vida, como se o Profeta tivesse dito que aqueles que antes vagavam por suas próprias concupiscências agora andariam no caminho de Deus, que é, em sua lei; mas isso me parece uma explicação muito forçada. Duvido que não, mas que o Profeta aqui indiretamente reprova a indiferença do povo em não reconhecer imediatamente que foram castigados pela mão de Deus, que deveriam, no devido tempo, se arrepender. Ir então ou caminhar é a mesma coisa, no meu julgamento, como se ele tivesse dito: “Depois de ter sofrido o exílio, não de um ano, mas de setenta anos, você começará a ser sábio”.

Não foi apenas a preguiça, mas a estupidez, que eles não foram subjugados pelos flagelos de Deus, a fim de invocá-lo; mas como eram de uma disposição tão rude e refratária, o Profeta aqui os lembra brevemente que muitos anos foram necessários para subjugá-los, já que vinte ou trinta anos não eram suficientes. Agora entendemos o desígnio da palavra ??? , elek, andar. (216) O significado então é que, depois de terem lucrado com os flagelos de Deus, eles se tornariam humildes, de modo a depreciar sua ira.

Mas há uma promessa adicional de que Deus os ouviria . No entanto, pode parecer que Deus prometeu conversão, mesmo na primeira cláusula; e, sem dúvida, a oração é fruto do arrependimento, pois procede da fé; e arrependimento é um presente de Deus. Além disso, não podemos invocar a Deus de maneira correta e sincera, exceto pela orientação e ensino do Espírito Santo; pois ele é quem não apenas dita nossas palavras, mas também cria gemidos em nossos corações. E assim Agostinho, escrevendo contra os pelágios, entende a passagem e prova que não está no poder do homem converter-se ou orar; “Para Deus”, ele diz, “em vão promete o que está no poder do homem de fazer; e esta é a promessa, orareis; segue-se, então, que não oramos pelo impulso de nossa própria carne, mas quando o Espírito Santo dirige nossos corações e, de certa maneira, ora em nós. ” Entretanto, não sei se o Profeta pretendia falar de maneira tão refinada. De outras passagens das Escrituras, é fácil provar que não podemos orar a Deus, a menos que ele nos antecipe por seu próprio Espírito. Mas, quanto a essa passagem, prefiro ter um significado mais simples, que Deus ouviria, quando eles começarem a orar; mas, no entanto, ele mostra que não passaria pouco tempo, porque eram quase indomáveis ??e não se arrependeriam até depois de muitos anos. Segue-se, –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *