Estudo de Oséias 6:1 – Comentado e Explicado

Vinde, voltemos ao Senhor, ele feriu-nos, ele nos curará; ele causou a ferida, ele a pensará.
Oséias 6:1

Comentário de Albert Barnes

Venha e voltemos ao Senhor – Essas palavras dependem intimamente do exposto. São palavras colocadas na boca pelo próprio Deus, com as quais ou com coisas semelhantes, elas devem se exortar a retornar a Deus. Antes, quando Deus os feriu, eles foram para a Assíria; agora eles deveriam se voltar para Ele, possuindo, não apenas que Aquele que “rasgou” tem o poder e a vontade de “curá-los”, mas que Ele rasgou “a fim de” curá-los; Ele os feriu, “para” amarrá-los. Essa proximidade de conexão é expressa nas últimas palavras; literalmente, “ferir Ele e Ele nos amarrará”. “Ele fere a putrefação da transgressão; Ele cura a dor da ferida. Os médicos fazem isso; eles cortam; eles ferem; eles curam; eles se armaram para atacar; eles carregam aço e vêm curar. ”

Eles não se contentam em retornar individualmente ou serem salvos sozinhos. Cada um encoraja o outro ao arrependimento, como antes, ao mal. Os ossos secos, espalhados na face da terra, se reúnem. Existe um movimento geral entre aqueles “que estavam sentados nas trevas e nas sombras da morte”, para voltarem juntos a Ele, que é a fonte da vida.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 6: 1 . Venha, e voltemos, etc. – Quase todos os antigos conectam isso ao capítulo anterior, pelas palavras: E eles dirão: – Venha, etc.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 6: 1 . Venha, vamos voltar, etc. – O bispo Horsley considera o profeta falando aqui em sua própria pessoa, até o final do versículo 3d, e aproveitando, desde a intimação do perdão até o penitente, dado na conclusão do capítulo anterior, para abordar seus compatriotas em palavras de persuasão branda e patética e exortá-los a voltar à adoração e serviço de Deus. Mas muitos outros comentaristas acham que essas devem ser consideradas como as palavras dos judeus e israelitas que se arrependem e retornam em seu exílio, que, segundo a última cláusula do capítulo anterior, em sua aflição buscariam a Deus, que eles aqui são representados como encorajando um ao outro a fazer, dizendo: Venha, etc. – Não apenas o LXX., Mas, de acordo com Houbigant, o árabe, o siríaco e os caldeus, fornecem a palavra dizendo antes deste versículo. Se eles fizeram isso como intérpretes, o que, diz o arcebispo Newcome, é a minha opinião, ou se eles leram em sua cópia do texto hebraico, ???? ( dizendo ) é incerto. Voltemos ao Senhor, etc. – Ele é quem nos trouxe a este estado sob o qual gememos; e ele é capaz, se achar conveniente, de nos libertar disso em pouco tempo: nada lhe é difícil. Cheio de misericórdia como ele é, ele não nos permitirá continuar por muito tempo em cativeiro e opressão, onde somos enterrados como os mortos na tumba. Ele rasgou e nos curará, etc. – O mesmo Deus que nos castiga só pode remover seus julgamentos e nos mostrar misericórdia. A expressão, Ele rasgou, refere-se ao que foi dito Oséias 5:14 .

Comentário de John Wesley

Vinde, e voltemos ao SENHOR; porque ele se despedaçou, e ele nos curará; ele feriu e nos amarrará.

Venha – O profeta aqui os traz, exortando um ao outro.

Ele rasgou – Agora vemos a mão dele em tudo o que sofremos.

Comentário de Adam Clarke

Venha, e voltemos ao Senhor – quando Deus havia decidido abandoná-los, e eles descobriram que ele havia retornado ao seu lugar – ao seu templo, onde somente ele poderia ser procurado com sucesso; eles, sentindo sua fraqueza e a inconstância, cansaço e infidelidade de seus ídolos e aliados, agora decidem “voltar ao Senhor”; e, referindo-se ao que ele disse, Oséias 5:14 ; : “Eu vou rasgar e ir embora;” eles dizem que ele “rasgou, mas ele nos curará”; seus aliados haviam se despedaçado, mas não lhes deram cura. Embora, portanto, reconheçam a justiça de Deus em seu castigo, eles dependem de sua bem conhecida misericórdia e compaixão para restaurar a vida e a saúde.

Comentário de E.W. Bullinger

vamos voltar. Estas são as palavras de Israel em um dia ainda futuro, como já simbolizado pelo retorno de Gomer ( Oséias 3: 2 , Oséias 3: 3 ) e predito em Oséias 3: 5 . Veja a estrutura, p. 1213). Este é o reconhecimento referido em Oséias 5:15 . Deuteronômio 82:39 .

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Ele vai nos curar. Compare Jeremias 30:17 .

Comentário de John Calvin

No último capítulo, o Profeta disse que os israelitas, depois de terem sido subjugados por castigos e julgamentos, voltariam a deixar de seguir o erro para buscar a Deus. Mas, à medida que o terror afasta os homens de se aproximarem de Deus, ele agora acrescenta que a medida de aflições não seria de tal ordem que desencorajaria suas mentes e produziria desespero; mas antes, inspire-os com a certeza de que Deus seria propício a eles: e para que ele possa expor melhor isso, ele os apresenta como dizendo: Vinde, vamos ao Senhor; e esse modo de falar é muito enfático.

Mas devemos saber que a razão aqui apresentada, por que os israelitas poderiam retornar com segurança e com certa confiança a Deus, é que eles reconheceriam como seu ofício curar depois que ele feriu, e trazer um remédio para as feridas que ele infligiu. O Profeta quer dizer com essas palavras que Deus não castiga os homens a ponto de derramar sua ira sobre eles pela destruição deles; mas que ele pretende, pelo contrário, promover a salvação deles, quando é severo ao punir seus pecados. Devemos então lembrar, como já observamos, que o começo do arrependimento é um sentimento da misericórdia de Deus; isto é, quando os homens são convencidos de que Deus está pronto para perdoar, eles então começam a reunir coragem para se arrepender; caso contrário, a perversidade aumentará neles; por mais que o pecado deles os assuste, eles nunca mais voltarão ao Senhor. E para esse fim, citei em outro lugar essa passagem notável nos Salmos 130: 0: ‘Contigo é misericórdia, para que sejas temido;’ pois não pode ser que os homens obedeçam a Deus com coração verdadeiro e sincero, exceto que um gosto de sua bondade os seduza, e eles certamente podem determinar que não voltarão a ele em vão, mas que ele estará pronto, como nós. disseram, perdoá-los. Este é o significado das palavras, quando ele diz: Vem, e nos voltemos para o Senhor; pois ele rasgou e nos curará; isto é, Deus não nos infligiu feridas mortais; mas ele feriu, para poder curar.

Ao mesmo tempo, algo mais é expresso nas palavras do Profeta, e é isso que Deus nunca lida tão rigidamente com os homens, mas que ele sempre deixa espaço para sua graça. Pois pela palavra, dilacerada, o Profeta alude àquele julgamento pesado que ele havia falado antes na pessoa de Deus: o Senhor então se fez como um animal selvagem e cruel: “Eu serei como um leão, eu devorarei , Rasgarei, e ninguém tirará a presa que eu apreendi uma vez. ” Deus desejou então mostrar que sua vingança seria terrível contra os israelitas. Agora, embora Deus devesse lidar muito com eles, eles ainda não se desesperavam com o perdão. No entanto, podemos achar que Deus está por um tempo como um leão ou um urso; contudo, como seu ofício apropriado é curar depois que ele rasgar, atar as feridas que ele infligiu, não há razão para evitarmos. a presença dele. Vemos que o desígnio das palavras do Profeta era mostrar que nenhum castigo é tão severo que deveria desmoronar nosso espírito, mas que, pela esperança de entretenimento, devemos despertar o arrependimento. Esta é a deriva da passagem.

É ainda necessário observar que os fiéis fazem aqui, em primeiro lugar, encorajar a si mesmos, para que depois possam levar outros com eles; pois assim as palavras significam. Ele não diz: “Vá, volte para Jeová;” mas , venha, voltemos a Jeová. Vemos então que cada um começa consigo mesmo; e então eles se exortam mutuamente; e é isso que deve ser feito por nós: quando alguém envia seus irmãos a Deus, ele não consulta o seu próprio bem, pois prefere mostrar o caminho. Que cada um, então, aprenda a se estimular; e então, estenda a mão para os outros, para que eles sigam. Ao mesmo tempo, somos lembrados de que devemos cuidar de nossos irmãos; pois seria uma pena alguém se contentar com sua própria salvação e, assim, negligenciar seus irmãos. É necessário, então, unir essas duas coisas: – despertar o arrependimento; – e depois tentar levar os outros conosco. Vamos agora prosseguir –

Comentário de John Wesley

Vinde, e voltemos ao SENHOR; porque ele se despedaçou, e ele nos curará; ele feriu e nos amarrará.

Venha – O profeta aqui os traz, exortando um ao outro.

Ele rasgou – Agora vemos a mão dele em tudo o que sofremos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *