Estudo de Levítico 26:21 – Comentado e Explicado

Se me puserdes obstáculos e não quiserdes ouvir-me, ferir-vos-ei sete vezes mais, conforme os vossos pecados.
Levítico 26:21

Comentário de Thomas Coke

Levítico 26:21 . Se você andar contrário a mim Nos versículos 23 e 24, etc. esta mesma frase é usada. O hebraico está, literalmente, em oposição a mim; [ ???? bekeri ] e, conseqüentemente, as observações que alguns formaram sobre a tradução marginal de nossas Bíblias em inglês não têm peso.

Comentário de John Calvin

21. E se você andar . Os tradutores dão várias traduções da palavra ??? , (226) keri . Os caldeus entendem isso com dureza , como se fosse o propósito deles lutar contra Deus. Jerome torna ex adverso mihi (em oposição a mim;) mas, como a palavra significa ocorrência ou contingência acidental, esse sentido me pareceu muito mais apropriado. Portanto, “andar em aventuras” ( fortuito ) com Deus é equivalente a passar por Seus julgamentos com os olhos fechados; e, mesmo assim, estupificar-se a ponto de atribuir suas adversidades à fortuna e, assim, não serem humilhados sob Sua poderosa mão; pois daí surge uma obstinação invencível, quando o pecador imagina que tudo o que sofre sofre por acaso. Portanto, Jeremias invoca contra os judeus uma severa repreensão, porque eles supunham que o mal e o bem não procediam da ordenança e do decreto de Deus ( Lamentações 3:38 😉 porque, portanto, é uma loucura brutal gerada, de modo que homens miseráveis ??correm com todos. sua força para sua própria destruição. Concordará muito bem, então, que se os homens não derem ouvidos aos julgamentos de Deus, mas se apressarem como feras furiosas, Seu encontro com eles será, por assim dizer, fortuito, quando Ele os ferir indiscriminadamente, da direita para a esquerda , alto e baixo, como dizemos em francês aller a tors et travers . Portanto, o pecador obtém, por meio de sua estúpida obstinação, que, oprimido por suas múltiplas punições, não vê fim para seus problemas. Enquanto isso, não resta dúvida de que Moisés repreende a obstinação de ferro do povo, como Davi declara, que com o gentil Deus será gentil, mas que Ele será teimoso, por assim dizer, com o perverso. ( Salmos 18:25 .) Ele finalmente aponta a fonte da obstinação, quando o pecador é intoxicado por sua estupidez em desprezo por Deus, enquanto se afasta de si mesmo, tanto quanto possível, o sentido de Sua ira. Vamos aprender, então, a retirar nossos pensamentos de vagas especulações para a consideração da mão de Deus em todos os castigos que Ele inflige; porque daí surgirá o reconhecimento de nossa culpa, que pode levar ao arrependimento. Caso contrário, ocorrerá o que Isaías parece ter retirado dessa passagem, que a ira de Deus nunca será afastada ; mas que, quando pensamos que somos absolvidos, Sua mão será estendida ainda . ( Isaías 9:12 .)

Comentário de Joseph Benson

Levítico 26:21 . Se você anda contrário a mim – Hebreus ??? , keri, de ??? , karah, aconteceu. Se você anda comigo por acidente, ou por acaso, ou, como acontece. As versões antigas, no entanto, favorecem nossa tradução: segundo a qual interpretação, a palavra implica contumação, ou continua a se rebelar contra Deus depois que ele deve castigá-los por seus pecados, Jó 15:25 . Os judeus seguem o outro sentido e expõem aqueles que, quando são afligidos por Deus, vêem seus sofrimentos como coisas casuais e contingentes , e não como castigos divinos , para corrigir, emendar e trazê-los ao arrependimento. Sete vezes mais pragas – visitarei sua impenitência obstinada com pragas novas e mais graves.

Comentário de E.W. Bullinger

contrário. Primeira ocorrência, e somente neste capítulo (sete vezes).

Referências Cruzadas

Levítico 26:24 – eu mesmo me oporei a vocês e os castigarei sete vezes mais por causa dos seus pecados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *