Estudo de Lucas 15:18 – Comentado e Explicado

Levantar-me-ei e irei a meu pai, e dir-lhe-ei: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti;
Lucas 15:18

Comentário de Albert Barnes

Eu irei me levantar – Esta é uma expressão comum entre os hebreus para denotar “entrar em um negócio”. Isso não significa que ele estava “sentado”, mas que ele pretendia voltar imediatamente. Esse deve ser o sentimento de todo pecador consciente de sua culpa e perigo.

Para meu pai – para seu pai, embora ele o tivesse ofendido e o tratado com maldade e o tivesse provocado e desonrado por seu curso de conduta. Então o pecador. Ele não tem outro lugar para ir senão a “Deus”. Ele o ofendeu, mas pode confiar em sua bondade. Se “Deus” não o salvar, ele não poderá ser salvo. Não existe outro ser que tenha um braço forte o suficiente para libertar do pecado; e embora seja doloroso para um homem ir a alguém a quem ofendeu – embora ele não possa ir senão com vergonha e confusão de rosto -, a menos que o pecador esteja disposto a ir a “Deus” e confessar suas falhas, ele nunca poderá ser salvo.

Pequei – fui perverso, dissipado, ingrato e rebelde.

Contra o céu – A palavra “céu” aqui, como em outros lugares, é colocada para Deus. Pequei contra “Deus”. Veja Mateus 21:25 . Também deve ser observado que uma evidência da genuinidade do arrependimento é o sentimento de que nossos pecados foram cometidos principalmente contra “Deus”. Geralmente pensamos que a maioria de nossas ofensas foi cometida contra o “homem”; mas quando o pecador vê o verdadeiro caráter de seus pecados, ele vê que eles foram direcionados principalmente contra “Deus” e que os pecados contra “homem” são de pouca importância em comparação com aqueles contra Deus. Assim, Davi, mesmo depois de cometer os crimes de adultério e assassinato, depois de ter infligido o dano mais profundo ao “homem” – ainda sentia que o pecado cometido contra “Deus” fechava todas as outras considerações: “Contra ti, somente contra ti. Pequei ”, etc., Salmo 2: 4 .

Antes de ti – Isso significa o mesmo que “contra” você. As ofensas foram cometidas principalmente contra Deus, mas deveriam ser consideradas também como pecados contra seu “pai”, desperdiçando propriedades que ele lhe dera, negligenciando seus conselhos e mergulhando na ruína. Ele sentiu que “desonrava” um pai assim. Um pecador será sensível a seus pecados contra seus parentes e amigos, bem como contra Deus. Um verdadeiro penitente estará tão pronto para “reconhecer” suas ofensas contra seus semelhantes como aquelas contra seu Criador.

Comentário de E.W. Bullinger

para . Grego. profissionais. App-104.

pecou . App-128.

contra . Grego. eis. App-104.

céu. Singular com art. Veja notas em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 . “Heaven” apresentado pela figura do discurso Metonymy (of Subject), App-6, para o próprio Deus.

antes. Grego. enopion. A mesma palavra que em Lucas 15:10 “na presença de” .

Comentário de Adam Clarke

Contra o céu – ??? t?? ???a??? ; isto é, contra Deus. Os judeus costumam fazer uso dessa perifrose para evitar mencionar o nome de Deus, que eles já trataram com a máxima reverência. Mas alguns afirmam que deve ser traduzido até o céu; como hebraico, pequei excessivamente – além de toda descrição.

Comentário de Scofield

pecou

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Levantarei-me e irei a meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti,

Levantarei-me e irei para meu pai – Quão precisamente são os primeiros passos do verdadeiro arrependimento aqui apontados! Contra o céu – contra Deus.

Referências Cruzadas

Levítico 26:40 – “Mas, se confessarem os seus pecados e os pecados dos seus antepassados, sua infidelidade e oposição a mim,

1 Reis 8:47 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

1 Reis 20:30 – O restante deles escapou para a cidade de Afeque, onde o muro caiu sobre vinte e sete mil deles. Ben-Hadade também fugiu para a cidade e se escondeu, ora num aposento, ora noutro.

2 Reis 7:3 – Havia quatro leprosos junto à porta da cidade. Eles disseram uns aos outros: “Por que ficar aqui esperando a morte?

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

2 Crônicas 33:19 – Sua oração e a resposta de Deus, bem como todos os seus pecados e a sua infidelidade, além dos locais onde construiu altares idólatras e ergueu postes sagrados e ídolos, antes de humilhar-se, tudo está escrito nos registros históricos dos videntes.

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Jó 36:8 – Mas, se os homens forem acorrentados, presos firmemente com as cordas da aflição,

Salmos 25:11 – Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande!

Salmos 32:3 – Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

Salmos 32:5 – Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa

Salmos 51:3 – Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.

Salmos 116:3 – As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram.

Provérbios 23:13 – Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá.

Isaías 63:16 – Entretanto, tu és o nosso Pai. Abraão não nos conhece e Israel nos ignora; tu, Senhor, és o nosso Pai, e desde a antigüidade te chamas nosso Redentor.

Jeremias 3:19 – “Eu mesmo disse: “Com que alegria eu a trataria como se tratam filhos e lhe daria uma terra aprazível, a mais bela herança entre as nações. Pensei que você me chamaria de ‘Pai’ e que não deixaria de seguir-me.

Jeremias 31:6 – Porque vai chegando o dia em que os sentinelas gritarão nas colinas de Efraim: ‘Venham e subamos a Sião, à presença do Senhor, do nosso Deus’ “.

Jeremias 31:20 – Não é Efraim o meu filho querido? O filho em quem tenho prazer? Cada vez que eu falo sobre ele, mais intensamente me lembro dele. Por isso o meu coração por ele anseia; tenho por ele grande compaixão”, declara o Senhor.

Jeremias 50:4 – “Naqueles dias e naquela época”, declara o Senhor, “o povo de Israel e o povo de Judá virão juntos, chorando e buscando o Senhor seu Deus.

Lamentações 3:18 – Por isso digo: “Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor”.

Lamentações 3:29 – Ponha o seu rosto no pó; talvez ainda haja esperança.

Lamentações 3:40 – Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.

Daniel 4:26 – A ordem para deixar o toco da árvore com as raízes significa que o teu reino te será devolvido quando reconheceres que os Céus dominam.

Oséias 2:6 – Por isso bloquearei o caminho dela com espinheiros; eu a cercarei de tal modo que ela não poderá encontrar o seu caminho.

Oséias 14:1 – Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda!

Jonas 2:4 – Eu disse: Fui expulso da tua presença; contudo, olharei de novo para o teu santo templo.

Jonas 3:9 – Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos”.

Mateus 3:6 – Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

Mateus 6:9 – Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Mateus 6:14 – Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.

Mateus 7:11 – Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

Lucas 11:2 – Ele lhes disse: “Quando vocês orarem, digam: ‘Pai! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.

Lucas 15:21 – “O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.

Lucas 18:13 – “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *