Estudo de Jeremias 31:6 – Comentado e Explicado

pois dia virá em que os veladores gritarão nos montes de Efraim: Erguei-vos! Subamos a Sião, ao Senhor, nosso Deus!
Jeremias 31:6

Comentário de Albert Barnes

Este versículo antecipa um tempo em que o cisma causado por Jeroboão acabou. Vigias efraimitas igualmente com a tribo de Judá aguardam a lua nova para que eles possam subir a Jerusalém para guardar as festas designadas.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 31: 6 . Os vigias – choram Embora a primeira referência possa ser os líderes e mestres dos judeus que retornam da Babilônia; todavia, no pleno cumprimento da profecia, pelos vigias, os pregadores do Messias, ou do Evangelho, devem ser entendidos; pois os judeus aplicam a palavra hebraica ????? notsrim, expressamente a esse propósito. A frase, Levanta-te, alude ao costume judaico de ir a Jerusalém em seus três festivais anuais.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 31: 6-7 . Pois haverá um dia em que os vigias clamarão – Pelos vigias se entende o profeta de Deus, ou o ministro de sua palavra, dando aviso de suas dispensações e exortando os homens a agirem adequadamente sob eles. A primeira referência pode ser aos líderes e mestres dos judeus, retornando da Babilônia, ou à convocação geral em todas as dez tribos, para as quais Efraim é colocada, para reparar em Jerusalém e se juntar à igreja verdadeira, da qual eles estavam há tanto tempo separados; mas, sem dúvida, no pleno cumprimento da profecia, por vigias os pregadores do evangelho devem ser entendidos. A frase, clamando no monte Efraim, alude ao costume de pessoas que tiveram que publicar qualquer proclamação ascendendo ao topo de uma colina alta, de onde sua voz poderia ser ouvida muito longe. Veja 9: 7 ; 2 Crônicas 13: 4 ; Isaías 40: 9 . A frase: Levantem-se, vamos a Sião, etc., alude ao costume judaico de ir em companhias a Jerusalém em seus três festivais anuais. Pois assim diz o Senhor: Cante com alegria, etc. – Quando vocês virem um amanhecer desses tempos abençoados, expressem sua alegria pela restauração da posteridade de Jacó da maneira mais pública possível; e gritar entre os principais das nações – Nomeadamente, entre as nações mais potentes de onde você deve estar reunido. Ou então, pessoas pertencentes às principais nações da terra são convidadas a felicitar os israelitas por sua restauração em sua própria terra e por sua conversão à igreja de Deus, como Moisés previu, Deuteronômio 32:43 , e o apóstolo exorta, Romanos 15:10 : Alegrai-vos, gentios, com o seu povo; pois quando as promessas feitas aos pais forem cumpridas, os gentios glorificarão a Deus por sua misericórdia; como está escrito: Por esta causa te confessarei entre os gentios, e cantarei em teu nome, Romanos 15: 8 . Publique, louve e diga, ó Senhor, salve o seu povo – Publique essas boas novas com as mais altas expressões de louvor e glória a Deus; e igualmente ore para que aquele que começou uma obra tão gloriosa continue e a complete.

Comentário de Adam Clarke

Pois haverá um dia – Literalmente, pois este é o dia, ou o dia chegou. Os vigias – os profetas.

Levantem-se e subamos a Sião – que israelitas e judeus se juntem na adoração ao Senhor.

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui amplia a bondade de Deus, porque ele não apenas restauraria a tribo de Judá, mas também as dez tribos, que anteriormente haviam sido levadas ao exílio. Ele então promete aqui uma restauração completa e completa da Igreja. Os profetas nem sempre falam da mesma maneira da libertação do povo; às vezes confinam o que dizem à tribo de Judá, como se o restante estivesse em estado de desesperança, mas freqüentemente estendem suas profecias a todo o corpo do povo. Portanto, neste lugar Jeremias inclui, juntamente com a tribo de Judá, as dez tribos e a meia tribo de Benjamim, pois parte da tribo de Benjamim havia permanecido e nunca se revoltara com a família de Davi. Mas eles costumam chamar o reino de Israel de dez tribos, e designam o reino de Judá com o nome daquela tribo: assim, a tribo de Benjamim, dividida em duas partes, não é mencionada.

O significado, então, do Profeta é que, quando Deus redimiu seu povo, não apenas Judá retornaria, mas também os israelitas, dos quais quase não havia esperança, porque eles estavam no exílio por um longo tempo; e, por terem rejeitado a adoração pura e legítima a Deus, eles poderiam ter sido excluídos da Igreja, pois, por sua própria perfídia, haviam se excluído, de modo que eram indignos de uma distinção tão honrosa. Portanto, o Profeta aqui declara que o favor de Deus superaria a iniquidade e a perversidade do povo de Israel.

Por isso, ele diz que chegaria o dia em que vigias chorariam na montanha de Efraim, etc. Por Efraim, como é bem conhecido, devem frequentemente ser entendidas as dez tribos, e isso por conta de Jeroboão, que primeiro reinou sobre eles. Mas devemos sempre lembrar que, sob uma tribo, neste caso, estão incluídas todas as dez tribos. Quando, portanto, o Profeta fala de vigias no monte Efraim, ele se refere a todos os vigias, colocados em suas torres de vigia, por todo o reino de Israel. Mas o contraste deve ser notado, pois Jeroboão havia fechado todas as passagens pelas quais os israelitas podiam subir a Jerusalém; pois ele temia que não ouvissem a aliança de Deus que ele havia feito com Davi e sua posteridade. Ele estava à vontade consigo mesmo, porque havia obtido o reino por meios sinistros. Deus, de fato, por seu Profeta ordenou que ele fosse ungido rei; mas não se segue, portanto, que ele próprio tivesse obtido o reino com justiça. É verdade que Deus pretendia punir Roboão e também o povo; mas aquele que fora o autor da revolta era perspicaz ao tentar estabelecer um reino para sua posteridade; proibiu que alguém subisse a Jerusalém e, portanto, construiu altares em Dã e Betel. ( 1 Reis 12:29 ) Por esse motivo, o Profeta Oséias reclama que eles cercaram os caminhos como ladrões, e que muitos que subiram a Jerusalém para oferecer sacrifícios a Deus foram mortos; e alguns foram saqueados e mandados para casa. ( Oséias 6: 9 ) O contraste então é digno de ser notado, quando o Profeta diz:

“Contudo, clamam vigias no monte Efraim, levante-se, subamos a Sião para nosso Deus.”

Pois, embora aparentemente deixassem de lado a posteridade de Davi, renunciavam ao mesmo tempo à adoração verdadeira e pura de Deus; e a religião que eles seguiram sob Jeroboão era espúria; pois eles deveriam ter oferecido sacrifícios a Deus apenas em um lugar, pois isso é freqüentemente encontrado na Lei,

“Tu chegarás ao lugar que o Senhor teu Deus escolher.” ( Deuteronômio 12:26 )

Mas, tendo desprezado o lugar que Deus havia designado para si, construíram altares em outros lugares. Então a adoração deles não passava de superstição; e, embora tenham multiplicado sacrifícios, nada fizeram senão provocar a ira de Deus; pois não nos é lícito conceber algo além do que é prescrito na lei.

O Profeta, portanto, diz: Clama: vigia, levante-se, subamos a Sião; isto é, não haverá uma divisão entre as pessoas como havia anteriormente. Pois poucos adoravam a Deus no templo, que fora construído por seu comando, e os demais se entregavam a inúmeras superstições; mas agora eles devem se unir novamente em um corpo. Em resumo, Jeremias nos ensina aqui que todos os filhos de Abraão retornariam a um acordo fraterno e que haveria um vínculo entre eles, uma unidade de fé, pois eles se uniriam na oferta de sacrifícios, e ninguém inventaria. um deus para si mesmo. (25)

Agora esta passagem é especialmente útil; pois podemos, portanto, aprender qual é o estado correto da Igreja; é quando todos concordam em uma fé. Mas devemos, ao mesmo tempo, ver qual é o fundamento dessa fé. Os papistas realmente se gabam dessa união, mas ainda assim passam pelo que deveria ocupar o primeiro lugar, ou seja, que todos devem ter em consideração o único Deus verdadeiro, de acordo com o que são ensinados por sua palavra. Por isso, o Profeta aqui menciona o Monte Sion, que havia sido escolhido por Deus, para mostrar que nenhuma unidade agrada a Deus, a menos que os homens obedeçam sua palavra do menor ao maior, e não sigam suas próprias imaginações, mas adotem o que ele ensina e ensina. prescreve em sua lei. Essa é a importância dessa passagem. Os israelitas então o chamarão de Deus, de quem antes haviam partido perversamente. Segue-se –

“Plantem, plantadores, e comam a fruta;

6. Porque vem o dia: Clamai, ó vigias, ao monte Efraim: Levanta-se, e vamos para Sião, a Jeová, nosso Deus;

7. Pois assim Jeová disse: Grita: ‘A Jacó alegria’, e clama em voz alta entre os chefes das nações; Publique, proclame com exultação e diga: ‘Salvo Jeová, teu povo, o restante de Israel’. ”

A passagem é uma espécie de episódio. O que se segue parece bem relacionado à parte anterior do quinto versículo ( Jeremias 31: 5 ).

“Coma a fruta”, é o significado, e não a versão literal, que dificilmente pode ser dada: é tão traduzida por Blayney. “Chame” ou proclame ou faça o convite. A notícia deveria ser divulgada “entre os principais das nações”, como é evidente no versículo 10 ( Jeremias 31:10 ). “Salvo”, etc., de modo que setembro e Targum, e mais consistente com o contexto do que “salvar”; mas ambos têm “dele”, isto é, de Deus, em vez de “teu povo” , isto é, de Jacó. O verbo ???? significa não apenas louvar, mas também vangloriar-se, exultar, e aqui evidentemente proclamar com exultação ou triunfo. Aqui é traduzido como “cantai” pelos Vulg. e Syr.

É digno de nota que neste episódio os detalhes mencionados no quarto versículo ( Jeremias 31: 4 ) e no início do quinto são mencionados em sua ordem inversa. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

deve haver = existe. Hebraico. yesh. Veja nota em Provérbios 8:21 e Provérbios 18:24 .

mount = região montanhosa.

Comentário de John Wesley

Pois haverá um dia em que os vigias do monte Efraim clamarão: Levanta-te, e subamos a Sião ao Senhor nosso Deus.

Levantar – Isso foi cumprido sob o evangelho; pois a Galiléia e Samaria receberam o evangelho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *