Estudo de Lamentações 3:40 – Comentado e Explicado

Examinemos, escrutemos o nosso proceder, e voltemos para o Senhor.
Lamentações 3:40

Comentário de Albert Barnes

O profeta insta os homens a procurarem suas falhas e corrigi-las.

Lamentações 3:40

E volte novamente para o Senhor – ou “e volte para o Senhor”. A preparação. (to) no hebraico implica não a meio caminho, mas o todo.

Lamentações 3:41

Literalmente: “Levantemos nosso coração para nossas mãos para Deus no céu;” como se o coração primeiro levantasse as mãos e depois com elas montadas em oração a Deus. Na oração real, a expressão externa é causada pela emoção que se move por dentro.

Comentário de Joseph Benson

Lamentações 3: 40-41 . Vamos procurar e tentar nossos caminhos – Este será um emprego mais razoável e lucrativo do que o de reclamar e murmurar contra a providência de Deus. Vamos pesquisar quais foram os nossos caminhos e tentar se eles estavam certos e bons ou não. Vamos examinar nossos temperamentos, palavras e obras, e considerar o que eles têm sido, agradáveis ??ou contrários à santa vontade de Deus. Vamos tentar nossos caminhos, para que por eles possamos tentar a nós mesmos: pois devemos julgar nosso estado e caráter, não por nossos desejos fracos, boas intenções, resoluções transitórias ou até afetuosas afeições, mas por nossos passos; e não por um passo em particular, mas pelos nossos caminhos, toda a nossa conduta; os fins a que almejamos, as regras pelas quais seguimos e a simpatia ou contrariedade do temperamento de nossas mentes e o teor de nossas vidas para esses fins e essas regras. Quando estamos em aflição, é particularmente oportuno considerar nossos caminhos ( Ageu 1: 5 ) para que o que está errado possa ser arrependido e emendado para o futuro, para que possamos responder à intenção da aflição. Estamos aptos, em tempos de calamidade pública, a refletir sobre os caminhos de outras pessoas e culpá-los, enquanto nosso negócio é buscar e experimentar nossos próprios caminhos: temos trabalho suficiente para fazer em casa; cada um de nós deve dizer: O que eu fiz? o que eu contribuí para a angústia pública? Para que cada um de nós conserte um, todos seremos consertados. E voltemo-nos novamente ao Senhor – Nomeadamente por uma conversão sincera, mesmo àquele que se voltou contra nós e de quem nos voltamos; para ele, voltemos com arrependimento, reforma e fé, quanto ao nosso dono e governante. Esse particular deve acompanhar o primeiro e ser fruto dele; portanto, devemos procurar e tentar nossos caminhos, para que possamos desviar o mal deles para Deus; este foi o método que Davi adotou, que diz: Salmos 119: 59 , pensei nos meus caminhos, e transformei meus pés em teus testemunhos. Vamos levantar o coração, etc. – Vamos nos aplicar a Deus pela oração, sem a qual tentaremos em vão seguir o conselho anterior. Sem luz sobrenatural dele, procuraremos e tentaremos nossos caminhos com pouco objetivo: ainda permaneceremos não familiarizados com nós mesmos e passaremos um falso julgamento sobre nosso caráter e conduta; e sem a sua graça renovadora, não voltaremos a ele efetivamente. Agora, para essas bênçãos, devemos aplicá-lo em fervorosa oração, levantando nossos corações com as mãos e derramando nossas almas com nossas palavras, na expectativa confiante de receber o que pedimos.

Comentário de Adam Clarke

Vamos pesquisar – Como devemos obter o perdão de nossos pecados? O profeta nos diz:

  1. Vamos nos examinar.
  • “Vamos nos voltar novamente para o Senhor.”
  • “Vamos levantar nosso coração;” vamos fazer fervorosa oração e súplica por misericórdia.
  • “Vamos levantar a mão;” prometemos solenemente sermos dele, e nos vinculemos em um pacto para ser o único do Senhor: o tanto de levantar a mão para Deus implica. Ou, vamos colocar nosso coração em nossas mãos e oferecê-lo a Deus; portanto, alguns traduziram esta cláusula.
  • “Nós transgredimos;” que nossa confissão de pecados seja fervorosa e sincera.
  • E para nós que professamos o cristianismo, pode-se acrescentar: Creia no Senhor Jesus Cristo como tendo morrido por você; e não perecerás, mas terás a vida eterna.
  • , Lamentations 3:50 , Lamentations 3:51 , which begin with ? ain , which in its grammatical position precedes the former. Lamentações 3:46 , Lamentações 3:47 , Lamentações 3:48 , começando com ? phe , devem, conforme a ordem do alfabeto, seguir Lamentações 3:49 , Lamentações 3:50 , Lamentações 3:51 , que começam com ? ain , que em sua posição gramatical precede a primeira.

    Comentário de John Calvin

    O Profeta agora mostra mais claramente o que significava a reprovação que logo explicamos ontem: ele disse que os homens agem absurdamente enquanto se cansam de seus pecados; ele agora acrescenta que eles agiriam corretamente se investigassem sua própria vida e se examinassem fielmente.

    Pois daí são problemas e cansaço, quando os homens sentem e deploram seus males externos, mas não consideram a causa, isto é, quando não consideram que são justamente castigados pela mão de Deus. Então, o exame agora mencionado se opõe ao torpor e ao cansaço com que os homens em vão atormentam a si mesmos, e nos quais eles se escondem, porque não refletem em seus vícios. Portanto, é que eles alcançam nada além de cansaço – e isso é uma tristeza para a morte, como Paulo diz; mas a tristeza pela vida procede do auto-exame para o qual o Profeta agora nos convida e nos exorta.

    Ele então diz que o único remédio verdadeiro nas adversidades é quando os homens se examinam cuidadosamente e consideram o que merecem. (194) Ele também menciona conversão; pois aqueles que realmente são tocados pelo temor de Deus não param neste exame, mas se elevam mais alto; pois como Deus os chama de volta ao caminho certo, quando reconhecem que se afastaram dele, fogem para a misericórdia dele, se detestam por causa de seus vícios e buscam a novidade da vida. Assim, nosso Profeta nos prescreve uma certa ordem: que devemos examinar toda a nossa vida e que, sendo influenciados pelo temor de Deus, devemos retornar a ele; pois enquanto ele nos trata com severidade, ele ainda nos convida gentilmente, oferecendo sempre aos pecadores um perdão gratuito. Depois ele acrescenta:

    Vamos descobrir nossos caminhos e pesquisar.

    A capa foi a primeira a ser retirada, e depois foi feita uma pesquisa sobre o caráter de seus caminhos. – Ed.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *