Estudo de Jonas 3:9 – Comentado e Explicado

Quem sabe, Deus se arrependerá, acalmará o ardor de sua cólera e deixará de nos perder!
Jonas 3:9

Comentário de Albert Barnes

Quem pode dizer se Deus se converterá e se arrependerá? Os ninivitas usam a mesma forma de palavras, que Deus sugeriu por Joel a Judá. Talvez Ele assim indicasse que Ele próprio o colocara na boca deles. “Na incerteza, eles se arrependeram e obtiveram certa misericórdia”. “Portanto, fica incerto que os homens, duvidosos de sua salvação, possam se arrepender com mais veemência e mais atrair a misericórdia de Deus”. “Certamente são as promessas de Deus, pelas quais Ele prometeu perdão ao penitente. E, no entanto, o pecador pode estar incerto se obteve essa penitência que o torna objeto dessas promessas, não um arrependimento servil por medo de punição, mas uma verdadeira contrição do amor de Deus. ” E assim, por essa incerteza, enquanto, com o medo do inferno, se mistura o medo da perda de Deus, o medo dessa perda, que por si só envolve algum amor, é, por Sua graça, transformado em um amor contrito, como a alma aterrorizada pensa “quem” Ele é, a quem ela quase perdeu, a quem, não sabe se não pode perder. No caso dos ninivitas, a remissão do castigo temporal e eterno estava vinculada a um, já que o único castigo que Deus havia ameaçado era temporal, e se isso fosse perdoado, esse perdão era um sinal de que seu descontentamento cessara.

“Eles não conhecem o problema, mas não negligenciam o arrependimento. Eles não estão familiarizados com o método da bondade de Deus e mudam em meio à incerteza. Eles não tinham outros ninivitas para olhar, que se arrependeram e foram salvos. Eles não leram os profetas, nem ouviram os patriarcas, nem se beneficiaram de conselhos, nem participaram de instruções, nem se convenceram de que deveriam propiciar a Deus por arrependimento. Pois a ameaça não continha isso. Mas eles duvidaram e hesitaram sobre isso, e ainda se arrependeram com todo cuidado. Que relato, então, daremos, quando aqueles que não tinham boas esperanças sobre o assunto, evidenciaram essa mudança, e você, que pode ter bom ânimo quanto ao amor de Deus pelos homens, e tem muitos Os tempos receberam muitas promessas de Seu cuidado, e ouviram os profetas e apóstolos e foram instruídos pelos próprios eventos, esforçando-se para não alcançar a mesma medida de virtude que eles?

Grande também era a virtude dessas pessoas, mas muito maior a bondade de Deus; e isso você pode ver pela grandeza da ameaça. Pois, por esse motivo, Ele não acrescentou à sentença: ‘Se você se arrepender, pouparei’, que, lançando entre elas a sentença incondicionada, Ele poderia aumentar o medo e, aumentando o medo, poderia impulsioná-los mais rapidamente ao arrependimento. ” “Esse medo foi o pai da salvação; a ameaça removeu o perigo; a sentença de derrubada permaneceu a derrubada. Edição nova e maravilhosa! A sentença que ameaçava a morte era a mãe da vida. Ao contrário do julgamento secular, a sentença perdeu força quando foi proferida. Nos tribunais seculares, a aprovação da sentença dá validade. Ao contrário de Deus, o pronunciamento da sentença a tornava inválida. Pois, se não tivesse sido pronunciado, os pecadores não a ouviram: se não a tivessem ouvido, não teriam se arrependido, não teriam evitado o castigo, não teriam desfrutado daquela libertação maravilhosa. Eles não fugiram da cidade, como fazemos agora (do terremoto), mas, permanecendo, a estabeleceram. Era uma armadilha e eles fizeram uma parede; areia movediça e precipício, e eles fizeram dela uma torre de segurança. ”

“Nínive foi destruída? Pelo contrário. Ele surgiu e se tornou mais glorioso, e todo esse tempo intermediário não apagou sua glória, e todos nós ainda o celebramos e nos maravilhamos com isso, que dali em diante se tornou um porto mais seguro para todos os que pecam, não permitindo que eles mergulhem em desespero , mas chamando todos ao arrependimento, pelo que fez e pelo que obteve da Providência de Deus, convencendo-nos a nunca nos desesperarmos de nossa salvação, mas vivendo o melhor que podemos e colocando diante de nós uma boa esperança, para sermos bom ânimo que o fim seja bom de qualquer maneira ”. “O que foi Nínive? “Eles comeram, beberam; eles compraram, eles venderam; eles plantaram, eles construíram; ” entregaram-se a perjúrios, mentiras, embriaguez, enormidades, corrupções. Este foi Nínive. Olhe para Nínive agora. Eles choram, entristecem, estão tristes, de saco e cinzas, em jejuns e orações. Onde é que Nínive? É derrubado.

Comentário de Scofield

arrepender-se

(Veja Scofield “ Zacarias 8:14 “)

Comentário de Adam Clarke

Quem pode dizer se Deus se voltará e se arrependerá? Há pelo menos um risco para nossa salvação. Deus pode se voltar para nós, mudar seu propósito e nos salvar vivos. Enquanto houver vida, haverá esperança; Deus não tem prazer na morte dos pecadores; ele é gracioso e compassivo. Ele mesmo prescreveu arrependimento; se nos arrependermos e nos voltarmos para ele de nossas iniqüidades, quem sabe então se Deus não se converterá etc.

Comentário de E.W. Bullinger

Quem sabe. . ? Compare “Quem sabe…? 2 Samuel 12:22 . Joel 2:14 . Jonas, por exemplo, achou que Jeová assim o faria. Daí sua relutância em dar a Nínive a oportunidade de se arrepender.

if = [mas isso).

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *