Estudo de Lamentações 3:18 – Comentado e Explicado

E eu penso: perdi minha força e minha esperança no Senhor.
Lamentações 3:18

Comentário de Adam Clarke

E a minha esperança – que primeiro, esse último apoio dos miseráveis ??- se foi! pereceu! Somente o Deus soberano pode revivê-lo.

Comentário de John Calvin

Este versículo mostra o que eu lembrei antes de que o Profeta aqui não fala como se estivesse despojado de todo pecado e prescreveu uma regra perfeita para a oração. Mas, pelo contrário, a fim de animar os fiéis a buscar a Deus, ele coloca diante deles um exemplo de enfermidade que cada um considera verdadeiro quanto a si mesmo. Foi ainda uma provação mais grave, porque o Profeta quase se desesperou; pois, como a fé é a mãe da esperança, segue-se que quando alguém é tomado pelo desespero, a fé é extinta. No entanto, o Profeta. faz esta declaração, pereceu, diz ele, tem minha força e minha esperança de Deus (180)

Ele não fala através de algum impulso imprudente, como se de repente ele se empolgue, pois muitas coisas acontecem conosco, nas quais não pensamos; mas ele fala o que foi, por assim dizer, fixado em sua mente. Como ele disse: “Pereceu tem minha esperança e força de Jeová”, é evidente que sua fé não foi levemente abalada, mas havia fracassado completamente ‘, mas a expressão, eu disse, torna a coisa ainda mais forte; pois significa, como é sabido, uma convicção estabelecida. O Profeta foi então totalmente convencido de que ele foi abandonado por Deus; Mas o que isso significa? Devemos, de fato, manter isso, que a fé às vezes é tão sufocada, que até os filhos de Deus pensam que estão perdidos e que tudo acabou com sua salvação. Até Davi confessa a mesma coisa; pois era uma evidência de desespero, quando ele declarou:

“Eu disse com pressa, vaidade é todo homem.” ( Salmos 116: 11. )

Ele quase falhou e não era dono de si mesmo quando estava agitado. Não há dúvida, porém, de que o Profeta também lembrou expressamente aos fiéis que eles não deveriam se desesperar, embora o desespero se apoderasse de suas mentes, ou ainda que o diabo os tentasse a se desesperar, mas que eles deveriam, em especial, lutar contra ele. De fato, admito, é uma disputa difícil e perigosa, mas os fiéis não devem desmaiar, mesmo quando algo lhes acontece, isto é, quando parece estar acabado com eles e não resta esperança; mas, pelo contrário, eles devem continuar esperando, e que, de fato, como diz a Escritura em outro lugar, contra a esperança ou acima da esperança. ( Romanos 4:18 .)

Vamos então aprender com esta passagem que os fiéis não estão livres do desespero, pois entra em suas almas; mas que ainda não há razão para que se entreguem ao desespero; pelo contrário, devem resistir corajosamente e com firmeza; pois quando o Profeta disse isso, ele não quis dizer isso. ele sucumbiu a este julgamento, como se tivesse abraçado o que lhe veio à mente; mas mentira significava, essa mentira era como se fosse esmagada por um curto período de tempo. Alguém perguntou: como pode haver esperança e desespero no mesmo homem? a resposta é que, quando a fé é fraca, essa parte da alma está vazia, o que admite desespero. Agora, a fé às vezes não é apenas fraca, mas também é quase sufocada. Isso, de fato, não acontece diariamente, mas não há quem Deus exercite profundamente com tentações, que não sinta que sua fé está quase extinta. Não é de admirar que o desespero prevaleça; mas é por um momento. Enquanto isso, o remédio é, imediatamente, fugir para Deus e reclamar dessa miséria, para que ele possa socorrer e levantar os que estão caídos. Ele então acrescenta:

E eu disse: Pereceu a minha excelência,
E minha expectativa de Jeová.

Tudo o que ele tinha que era excelente havia perecido; e pereceu também teve todo o bem que esperava de Jeová. O significado não é que essas coisas pereceram de Jeová, mas que sua excelência e expectativa de Jeová haviam perecido. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

força = força (para resistência). Hebraico. nezah. Veja notas em Isaías 40: 9 , Isaías 40:10 , Isaías 40:26 , Isaías 40:29 , Isaías 40:31 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *