Estudo de Isaías 63:16 – Comentado e Explicado

porque sois nosso pai. Abraão, de fato, nos ignora, e Israel não nos conhece; sois vós, Senhor, o nosso pai, nosso Redentor desde os tempos passados.
Isaías 63:16

Comentário de Albert Barnes

Sem dúvida – hebraico, ?? ki^y – ‹For; ‘ verdadeiramente; certamente. Isso implica a máxima confiança de que ele ainda reteve os sentimentos de um pai terno.

Tu és o nosso pai – Não obstante as aparências em contrário, e embora devamos ser renegados por todos os outros, ainda acreditaremos que você sustenta a relação de um pai. Embora eles não vissem ajuda humana, ainda assim a confiança deles era inabalável de que ele ainda tinha terna compaixão por eles.

Embora Abraão seja ignorante de nós – Abraão era o pai das nações – seu ancestral piedoso e muito venerado. Eles recordavam sua memória com o mais profundo carinho, e ele veneravam como o ilustre patriarca cujo nome todos estavam acostumados a falar com reverência. A idéia aqui é que, mesmo que um homem tão santo, muito venerado e amado se recusasse a possuí-los como filhos, ainda assim, Deus não esqueceria sua relação paterna com eles. Uma expressão semelhante de seu amor inabalável ocorre em Isaías 49:15 : ‹Pode uma mulher esquecer seu filho que chupa? Veja a nota naquele lugar. A linguagem aqui expressa a convicção inabalável dos piedosos, de que o amor de Deus por seu povo nunca mudaria; que viveria mesmo que até os mais ternos laços terrestres sejam rompidos, e quando as calamidades se espessam ao nosso redor, e parecemos ter sido abandonados por Deus; e são abandonados pelos nossos amigos do sol e até pelas nossas mais ternas conexões terrenas.

E Israel não nos reconhece – e, embora Jacó, outro patriarca muito honrado e venerado, devesse se recusar a nos reconhecer como seus filhos. Os expositores judeus dizem que a razão pela qual Abraão e Jacó são mencionados aqui e Isaque omitiu é que Abraão foi o primeiro dos patriarcas e que toda a posteridade de Jacó foi admitida nos privilégios da aliança, o que não era verdade. de Isaac. O sentimento aqui é que devemos ter confiança inabalável em Deus. Devemos confiar nele, apesar de todos os amigos terrenos se recusarem a nos possuir e expulsar nossos nomes como maus. Embora pai, mãe e parentes se recusem a nos reconhecer, ainda assim devemos acreditar que Deus é nosso amigo imutável; e é mais valioso ter tal amigo do que ter os ancestrais terrestres mais honrados e as afeições dos parentes terrestres mais próximos. Quantas vezes o povo de Deus foi chamado para experimentar isso! Quantas vezes no meio da perseguição; quando abandonado por pai e mãe; quando entregues a uma morte cruel por causa de seu apego ao Redentor, tiveram ocasião de retroceder esse belo sentimento, e quão infalivelmente descobriram que era verdade! Abandonado e desprezado; expulso e rejeitado; aparentemente abandonados por Deus e pelas pessoas, eles ainda encontraram, nos braços de seu Pai celestial, um consolo que este mundo não poderia destruir, e experimentaram suas ternas compaixões, atendendo-as até o túmulo.

Nosso Redentor – Margem, ‹Nosso Redentor, da eternidade é o teu nome. O hebraico terá qualquer construção. Lowth o torna, muito vagamente, de acordo com a leitura de um manuscrito antigo: “Livra-nos por causa do teu nome”. Provavelmente a idéia é aquela que resulta de uma visão profundamente afetada e terna de Deus como o Redentor de seu povo. O coração, transbordando de emoção, medita sobre as eternas honras de seu nome e está disposto a atribuir-lhe louvor eterno.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 63:16 . Sem dúvida tu és nosso Pai “Nossa única esperança é a relação que temos contigo, que prometeu chamar a si mesmo de Pai; pois é em vão que se gabar de que somos filhos de Abraão ou Jacó. Eles não conhecem nossa condição, nem podem nos dar algum alívio “. Vitringa pensa que as palavras contêm ainda mais uma renúncia a todo mérito em si e em seus pais, e uma confiança total na graça de Deus para libertação e salvação. Pelican parafraseia: “Não confiamos nos méritos de nossos pais, quem quer que fossem; mas somente em ti, ó Senhor, que és nosso Pai; nosso Redentor de eternidade é o teu nome”. Ver cap. Isaías 64: 8 .

Comentário de Scofield

nosso pai

Cf. Isaías 1: 2 ; Isaías 64: 8 . Israel, coletivamente, o Israel nacional, reconhece Deus como o Pai nacional (cf) Êxodo 4:22 ; Êxodo 4:23 Sem dúvida, o israelita crente nasceu de novo (cf); João 3: 3 ; João 3: 5 ; Lucas 13:28, mas as Escrituras do AT não mostram vestígios da consciência da filiação pessoal. A explicação é dada em Gálatas 4: 1-7 .

O israelita, apesar de criança, “não diferia de um servo”. O Espírito, como o “Espírito de Seu Filho”, não poderia ser dado para transmitir a consciência da filiação até que a redenção fosse realizada. Gálatas 4: 4-6 Ver “Adoção”; Romanos 8:15 ; Efésios 1: 5 . (Veja Scofield “ Efésios 1: 5 “) .

redentor Heb. “goel”, Redemp. (Tipo parente). (Veja Scofield “ Isaías 59:20 “)

Comentário de Adam Clarke

Nosso Redentor; teu nome é da eternidade “Ó livra-nos por causa do teu nome” – O presente texto diz, como nossa tradução o traduz: “Nosso Redentor, teu nome é da eternidade”. Mas, em vez de ????? meolam , desde sempre, um antigo MS. tem ???? lemaan , por uma questão de, o que dá uma sensação muito melhor. Para mostrar a impropriedade da presente leitura, basta observar que os tradutores da Septuaginta e Siríacos consideraram necessário acrescentar ????? aleynu , sobre nós, para entender o sentido; Ou seja, “Teu nome está sobre nós, ou somos chamados pelo teu nome, desde os tempos antigos”. E a Septuaginta rendeu ????? goalenu , no clima imperativo, ??sa? ?µa? , nos libertar. – EU.

Comentário de John Calvin

16. Certamente tu és nosso Pai. Deus nos permite revelar nossos corações familiarmente diante dele; pois a oração nada mais é do que a abertura do nosso coração diante de Deus; como o maior alívio, derramar nossos cuidados, angústias e ansiedades em seu seio. “Role as tuas preocupações com o Senhor”, diz David. ( Salmos 37: 5. ) Depois de enumerar os benefícios de Deus, dos quais sua bondade e poder são claramente vistos, de modo que é evidente que nada mais é do que os pecados dos homens que os impedem de sentir isso como antigamente, ele volta a essa consideração de que a bondade de Deus é, no entanto, tão grande que excede a maldade dos homens. Ele chama Deus de Pai em nome da Igreja; pois todos não podem chamá-lo assim, mas é um privilégio peculiar da Igreja dirigir-se a ele pelo nome de um pai. Portanto, deve-se inferir que Cristo, como o primogênito, ou melhor, o Filho unigênito de Deus, sempre governou sua Igreja; pois de outra maneira senão através dele Deus pode ser chamado de pai. E aqui vemos novamente que os crentes não disputam com Deus, mas extraem um argumento de sua natureza, de que, vencendo a tentação, eles podem se esforçar para nutrir a boa esperança.

Embora Abraão não nos conheça. Aqui surge uma pergunta: por que ele diz que o patriarca não conhece o povo? Jerônimo acha que isso é feito porque eles foram degenerados e, portanto, não mereciam uma honra tão alta; mas essa interpretação me parece extremamente antinatural. O verdadeiro significado é: “Embora nossos pais nos neguem, Deus ainda nos julgará como filhos e agirá em relação a nós como Pai”.

Aqueles que dizem que Abraão e outros crentes não se importam mais com os assuntos dos homens, torturam por excesso de engenhosidade as palavras do Profeta. Não falo do fato em si, mas digo que essas palavras não provam que os santos não se importam conosco. O significado natural e verdadeiro é: “Ó Senhor, que você é nosso Pai, será tão seguro e firmemente estabelecido, que, embora toda a parentalidade e todo relacionamento pareçam entre os homens, você não deixará de ser nosso Pai. Mais cedo os direitos da natureza perecerão do que tu não agirás em relação a nós como Pai, ou a adoção sagrada será violada, que foi fundada em teu decreto imutável e ratificada pela morte de teu Filho unigênito. ” (180)

Contudo, podemos deduzir disso que os homens santos se apresentam diante de Deus e oram a ele, de maneira a não olhar para nenhuma intercessão de outros; pois são ordenados a orar de modo a confiar na bondade paternal de Deus e a deixar de lado qualquer outra confiança. E se o Profeta não instruiu os judeus, a fim de que Deus os ouvisse, voltassem sua mente para Abraão e Jacó, a quem promessas tão numerosas e tão grandes haviam sido dadas, certamente muito menos deveríamos recorrer a Pedro. e Paul e outros; pois essa não é uma oração particular oferecida por um único indivíduo ou por poucas pessoas, mas a oração pública e universal de toda a Igreja, como se o Profeta estabelecesse uma forma geral. Além disso, nossa confiança deve basear-se no favor e na bondade de Deus como Pai, para fechar os olhos em todas as intercessões dos homens, vivos ou mortos. Em uma palavra, os crentes professam que não olham em todas as direções, mas confiam somente em Deus.

Agora se trata de uma pergunta: por que ele passou por Isaque e mencionou de maneira especial Abraão e Jacó? A razão é que, com essas duas pessoas, o pacto foi mais solenemente ratificado. Isaac era, de fato, um participante da aliança, mas não recebeu promessas tão grandes e numerosas.

Nosso Redentor. A redenção é aqui descrita como um testemunho dessa adoção; pois por esta prova Deus se manifestou como o Pai do povo; e, portanto, com ousadia e confiança, os crentes invocam Deus como seu Pai, porque ele deu um testemunho notável de sua bondade paterna em relação a eles, o que os encorajou a confiar. Mas a redenção por si só não seria suficiente se uma promessa não tivesse sido adicionada da mesma forma; e, portanto, como uma vez os redimiu, prometeu que sempre seria o pai deles.

Do eterno é o teu nome. Pela palavra “eterno” (181) é apontada a estabilidade e continuidade de seu nome paterno, pois não merecíamos o nome de filhos; mas sua vontade, pela qual ele nos adotou como crianças, é imutável. Visto que, portanto, o Senhor tem um nome eterno, segue-se que o título e o favor que estão relacionados com essa eternidade e fluem dela, serão duráveis ??e eternos. (182)

Comentário de John Wesley

Sem dúvida tu és nosso pai, embora Abraão seja ignorante de nós, e Israel não nos reconheça: tu, ó Senhor, és nosso pai, nosso redentor; teu nome é da eternidade.

Abraão – Aquele que foi nosso pai segundo a carne, apesar de estar morto e tão ignorante de nossa condição.

Redentor – Isso é sugerido como outro argumento de pena; porque seu pai era seu redentor.

Desde a eternidade – Tu eras nosso Redentor de antigamente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *