Estudo de Jeremias 3:19 – Comentado e Explicado

Que lugar, dissera eu, vou conceder-te entre meus filhos, que terra de delícias vou dar-te como herança, a mais bela jóia das nações! E eu acrescentara: Chamar-me-ás: meu pai, e não te desviarás de mim.
Jeremias 3:19

Comentário de Albert Barnes

Mas eu – (enfático). “E eu.” A ênfase está na abundante bondade de Deus, contrastada com a desobediência de Israel.

Quão … ? Pelo contrário, como …! ou seja, quão gloriosamente! Com que honra te colocarei entre as crianças!

Bem … dos anfitriões … – Antes, “uma herança da principal beleza das nações”. O senso geral é que Israel “possui o território mais bonito de qualquer nação”.

E eu disse – Esta cláusula não é a resposta para uma dificuldade, como na versão King James, mas completa a descrição do propósito amoroso de Deus. “Eu disse dentro de mim que te trataria como um filho e te daria uma herança gloriosa: eu também disse que você retribuiria meu amor, me chamaria de pai e não seria mais falso comigo”.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 3:19 . Mas eu disse, etc. – E quando eu disse: Como te colocarei entre filhos, e te darei a terra do desejo, a herança da glória dos exércitos das nações? Então disse eu: Tu me chamarás, Pai meu; e não deixarás de me seguir. A paranomasia é uma figura na qual os escritores hebreus se deleitam muito. Mas aqui a terra do desejo e a glória das hostes das nações, a igreja cristã e os privilégios da aliança do Evangelho são aqui figuradas. E as condições de adoção no primeiro e de gozar no segundo são expressamente declaradas por Cristo e seus apóstolos como as mesmas aqui prescritas; ou seja, a profissão e posse da verdadeira fé e obediência uniforme para o tempo vindouro. Tu me chamarás, meu pai; e não deixarás de me seguir.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 3:19 . Mas eu disse – Nomeadamente, dentro de mim, Deus é aqui representado como deliberando consigo mesmo, segundo a maneira dos homens, de que maneira ele pode, consistentemente com seus atributos divinos, receber o povo judeu a seu favor e admiti-lo no cristão. Igreja. Como te porei entre as crianças e te darei uma terra agradável? – Como pode ser consistente com minha santidade e justiça divina receber um povo tão rebelde a meu favor, possuí-lo para meus filhos e restaurá-lo à posse da boa herança que eu dei a seus pais. Em outros lugares, a Judéia é chamada de terra agradável, a glória de todas as terras e a terra que Deus espiou para o seu povo escolhido: ver Daniel 8: 9 ; e Daniel 11:16 ; Daniel 11:45 ; Ezequiel 20: 6 . Uma boa herança dos exércitos das nações – O hebraico, ??? ????? ???? , é literalmente a glória dos exércitos, ou multidões de nações, que eles consideram gloriosos, uma frase da mesma importância com a agora citada em Ezequiel, o glória de todas as terras. Esta terra agradável e a glória das hostes das nações estão aqui para serem tomadas figurativamente, para a Igreja Cristã e os privilégios do convênio do evangelho. E a condição de adoção no primeiro e de gozar o segundo é expressamente declarada por Cristo e seus apóstolos como os mesmos aqui prescritos, a saber, a verdadeira fé em Deus, como nosso Pai, nosso Pai reconciliado em Cristo ( cuja fé é sempre precedida pelo arrependimento exigido, Jeremias 3:13 ,) e obediência uniforme para o tempo vindouro. Você me chamará, Pai, e não se afastará de mim – Nessas condições eu te colocarei entre as crianças.

Comentário de Adam Clarke

Como te colocarei entre as crianças – Como se ele dissesse: Como pode ser considerada uma semente sagrada, poluída? Como você pode se unir ao povo de Deus, que anda no caminho dos pecadores? Como você pode ser levado para o céu, que é profano por dentro e injusto por fora?

E eu disse: Tu me chamarás, meu pai – Esta é a resposta para a pergunta acima. Eles não poderiam ser colocados entre as crianças a menos que se tornassem membros legais da família celestial; e eles não poderiam se tornar membros dessa família a menos que abandonassem a idolatria e aceitassem o Senhor como parte deles. Tampouco poderiam continuar nos privilégios da família celestial, a menos que não se afastassem mais do Pai celestial.

Comentário de John Calvin

Não é meu propósito mencionar todas as exposições deste versículo; mas é suficiente mostrar o que parece ser o significado do Profeta. Sempre que toco nas opiniões que desaprovo, sinto-me forçado a fazer isso, porque, quando apresentam a aparência da verdade, os leitores podem ser enganados por elas: mas quando a própria verdade é suficientemente visível, não estou disposto a gastar trabalho refutando as opiniões dos outros.

O que as palavras do Profeta significam, então: – Deus pergunta aqui: Como foi possível que a raça de Abraão pudesse ser propagada novamente, uma vez que estava quase morta? A resposta é: Quando você me chamar de Pai, e não se afastar de mim, a pergunta foi feita, para que os judeus pudessem sentir como se sua condição fosse remédio passado. E, sem dúvida, uma vez que haviam provocado Deus de maneira tão grande e tão obstinada por sua iniquidade, eles poderiam parecer ter se perdido totalmente. Deus então assume aqui o caráter de alguém cheio de espanto, como se ele tivesse dito: “De fato, você está em estado de desespero, não há esperança para sua salvação; mas, ainda assim, como é meu objetivo restaurá-lo, desejo agora descobrir uma maneira pela qual sua raça possa ser novamente propagada. Como, então, isso deve ser feito? Ele mostra que a única coisa necessária era chamá-lo de pai, não com a boca, mas realmente com o coração.

Agora, então, percebemos o significado do Profeta: pois ele humilha os israelitas, atribuindo assim espanto a Deus, como se fosse algo muito difícil de ser feito; mas, ao mesmo tempo, ele lhes dá esperança, porque a salvação foi preparada para eles, desde que invocassem Deus com um coração sincero e o reconhecessem como seu Pai, e isso perseverantemente, sem nunca se afastar dele. Em resumo, Deus sugere que os israelitas eram como homens mortos e que sua salvação era sem esperança, sem ressurreição, ele ainda lhes promete salvação sob essa condição – que eles o invocaram e fizeram isso, não com um coração duplo, nem por um impulso repentino, que logo desaparece; pois ele diz: Não te apartes de mim; isto é, “Seja sempre obediente a mim, e eu provarei que não serei chamado em vão por você”. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

filhos = filhos.

uma terra agradável. Hebraico, uma terra de desejo: ou seja, a desejar.

Comentário de John Wesley

Mas eu disse: Como te colocarei entre as crianças e te darei uma terra agradável, uma boa herança dos exércitos das nações? e eu disse: Tu me chamarás, meu pai; e não se afastará de mim.

Ponha -te em estima como meu filho, até que você dê alguma prova do seu arrependimento.

Dá-te – Como te colocarei em posse daquela terra agradável?

Das nações – Grandes hostes e multidões de nações, ou gentios, que se juntarão a eles na igreja do evangelho.

Tu – Sob esta condição, que me possas, e não voltarás mais aos ídolos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *