Estudo de Jeremias 50:4 – Comentado e Explicado

Naqueles dias, naqueles tempos – oráculo do Senhor -, voltarão os israelitas e os judeus, e em lágrimas hão de caminhar, procurando o Senhor, seu Deus;
Jeremias 50:4

Comentário de Albert Barnes

A queda da Babilônia deve ser seguida imediatamente pelo retorno dos exilados para casa, em procissão chorosa, porque eles vão como penitentes; e ainda com alegria, porque seus rostos estão voltados para Sião. Além disso, a cessação do cisma entre Israel e Judá é um dos sinais dos tempos do Messias Isaías 11: 12-13 e representa simbolicamente a reunião dos impérios em guerra do mundo sob o cetro pacífico do rei da Igreja.

Indo e chorando: eles irão – Omita o cólon; ou seja, “eles choram sempre em diante”.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 50: 4 . Naqueles dias e naquele tempo O retorno das dez tribos com o de Judá e Benjamim não poderia ter sido marcado mais expressamente. “Eles voltarão ao seu país em meio a lágrimas de alegria, ternura e compaixão.” Veja Calmet. Mas, a partir do próximo versículo, podemos concluir que uma restauração futura e mais geral dos judeus é também e particularmente referida. Veja Lucas 9:51 ; Lucas 9:53 . Jeremias 42:17 ; Jeremias 44:12 .

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 50: 4-5 . Naqueles dias – em que Deus começará a executar julgamento em Babilônia; os filhos de Israel virão, etc. – Esta passagem se refere principalmente ao retorno dos judeus de seu cativeiro, após a destruição da monarquia babilônica. Muitas das dez tribos, aqui denominadas filhos de Israel, que foram levados cativos para a Assíria, ouvindo que seus irmãos das duas tribos foram permitidos e incentivados por Ciro e seus sucessores a voltarem para sua terra, sem dúvida se associaram a eles. , e retornaram também dos vários lugares onde estavam assentados: veja a dissertação de Calmet sobre o retorno das dez tribos. Ir e chorar – Chorar, em parte com tristeza pelos pecados que lhes trouxeram as calamidades do cativeiro, e em parte por alegria, que Deus lhes mostre tanta misericórdia que os traga novamente para seu próprio país. Irão e buscarão ao Senhor, seu Deus – Eles buscarão a Jeová, seu próprio Deus, e buscarão seu favor, proteção e ajuda, e agora não terão mais nada a ver com ídolos. Observe, leitor, aqueles que buscam o Senhor devem buscá-lo triste; e aqueles que estão tristes e angustiados devem procurá-lo, e logo sua tristeza se transformará em alegria, pois ele será encontrado entre os que o buscam. Aprendemos em Esdras 3:13 , que o povo chorou e se regozijou em voz alta na colocação dos fundamentos do templo após o retorno do cativeiro, e que o barulho do choro de alguns era igual aos gritos de alegria levantados por outros . Eles pedirão o caminho para Sião – a cidade de suas antigas solenidades; com o rosto voltado para o lado – Determinados a voltar a ele, agora que a ruína de Babilônia e o decreto de Ciro haviam aberto o caminho para sua libertação. A jornada, de fato, é longa e difícil, e eles não conhecem o caminho, mas farão perguntas a respeito e confiarão em Deus para capacitá-los a superar todas as dificuldades e perigos do caminho. Leitor, você chegaria a Canaã celestial e perguntaria o caminho para lá? Então veja que o seu rosto está voltado para o lado de fora, e não para o mundo. Nessas palavras, o profeta parece aludir aos judeus que vão em companhia a Jerusalém nas festas solenes. Dizendo: Vamos nos unir ao Senhor em um pacto perpétuo – Eles haviam quebrado o pacto que seus pais haviam feito com Deus e que muitas vezes eram solenemente renovados, especialmente um pouco antes do cativeiro, nos dias de Josias; mas aqui eles exortam um ao outro a se unir a ele novamente, empenhando-se novamente em ser dele, e isso não por um tempo apenas, mas para sempre; mesmo em uma aliança perpétua ou eterna. como o hebraico ???? ???? significa e é traduzido em Jeremias 32:40 ; uma aliança que não deve ser quebrada e , portanto, não deve ser esquecida: pois uma lembrança devida será o meio de uma devida observância dela.

Comentário de Adam Clarke

Naqueles dias, e naquele tempo – Nos tempos em que Babilônia será combatida pelos medos e persas, Israel e Judá, vendo o início do cumprimento das profecias, começarão a buscar o Senhor com muita oração, e corações partidos e contritos. Quando o decreto de Ciro chegar, eles estarão prontos para partir para seu próprio país, deplorando suas ofensas, e ainda se regozijando com a misericórdia de Deus que lhes deu esse reavivamento em sua escravidão.

Comentário de John Calvin

O Profeta agora explica mais claramente o propósito de Deus, que ao punir tão severamente os caldeus, seu objetivo era prover a segurança de sua Igreja. Pois, se Jeremias tivesse falado apenas de vingança, os judeus ainda poderiam ter levantado uma objeção e dito: “De nada nos beneficiará que Deus seja um juiz severo em relação a nossos inimigos, se quisermos permanecer sob sua tirania”. Então o Profeta mostra que a destruição de Babilônia estaria relacionada com a libertação do povo escolhido; e, assim, ele aponta, por assim dizer, a razão pela qual Babilônia deveria ser destruída, mesmo por causa do povo escolhido, para que os exilados miseráveis ??tenham coragem, e não duvidem, mas que Deus seria por fim propício, como Jeremias lhes havia testemunhado, tendo, como vimos, prefixado o prazo de setenta anos. Ele foi ridicularizado pelos judeus, que se haviam habituado tanto à dureza de coração, que não contavam como nada, ou pelo menos consideravam fábulas, todas as repreensões e ameaças de Deus, e também deram ouvidos, como vimos, ao lisonjas dos falsos profetas.

Jeremias agora promete que Deus seria o libertador deles após o tempo do exílio, do qual ele havia falado. Assim, percebemos o desígnio dessa passagem, na qual o Profeta, depois de se referir à destruição de Babilônia, faz uma transição repentina e se refere à misericórdia de Deus, que ele mostraria aos judeus depois de terem sofrido uma punição justa: naqueles dias , ele diz, e naquele momento – ele acrescenta o tempo determinado, para que os judeus não duvidassem, mas que os caldeus fossem subjugados, porque Deus os havia designado para a destruição.

Ele diz: Vem os filhos de Israel, eles e os filhos de Judá juntos ; e ele diz isso, para que eles ainda possam suspender seus desejos. Ele elogia aqui a grandeza do favor de Deus, porque a condição da Igreja seria melhor após o exílio do que era antes. As dez tribos, como sabemos, haviam se separado do reino de Judá; e essa separação era como se fosse a ruptura do corpo. Pois Deus havia adotado a semente de Abraão para esse fim, para que eles fossem um corpo sob uma cabeça; mas deliberadamente fizeram uma deserção, de modo que ambos os reinos foram mutilados. O reino de Israel tornou-se realmente amaldiçoado, pois se separara da família de Davi, e essa separação era de certa maneira uma negação ímpia de Deus. Como então os filhos de Israel se alienaram da Igreja, e o reino das dez tribos se tornou espúrio, sua condição era sem dúvida miserável (embora os judeus e os israelitas fossem igualmente inebriados por suas próprias concupiscências).

Mas o que nosso Profeta diz agora? Eles voltarão juntos, os filhos de Israel e os filhos de Judá ; isto é, Deus não apenas reunirá os dispersos, mas também aplicará tal remédio, para que não haja mais separação; mas que, pelo contrário, uma concordância fraterna prevalecerá entre as dez tribos e a tribo de Judá, quando Deus as restaurará novamente para si mesmo. Agora, então, percebemos o que o Profeta tinha em vista: há, de fato, aqui uma comparação implícita entre o estado anterior e o que eles ainda mal podiam esperar após o retorno do exílio; pois não há nada melhor do que a concordância fraterna, como é dito nos Salmos,

“Quão bom e quão agradável é para os irmãos
habitar juntos em unidade “. ( Salmos 133: 1 )

Para o reino e o sacerdócio, as promessas, por assim dizer, da segurança do povo, não poderiam permanecer juntas, sem a união dos israelitas com os judeus. Mas eles estavam há muito afastados um do outro, de modo que o principal favor de Deus havia sido extinto por essa separação. O Profeta diz agora que eles se uniriam .

E acrescenta: Indo e chorando eles virão. Isso pode parecer contrário ao que é dito nos Salmos,

“Irão irão e chorarão como os que semeiam; mas, vindo, virão com alegria, carregando seus punhados. ” ( Salmos 126: 6 )

O Profeta diz aqui, que eles virão com lágrimas . Como essas duas coisas podem ser consistentes? mesmo porque o choro pode ser tomado por aquilo que flui da alegria ou da admiração; pois sabemos que as lágrimas jorram não apenas pela tristeza, mas também pela alegria; além disso, quando algo inesperado acontece, lágrimas fluem de nossos olhos. Podemos então tomar as palavras do Profeta nesse sentido, de que eles viriam chorando, porque então encontrariam Deus misericordioso com eles. Mas é melhor considerar a tristeza como simplesmente pretendida; e as duas coisas podem assim ser reconciliadas – que os judeus viriam com alegria e também com tristeza, não apenas porque a memória de seu exílio não poderia ser imediatamente obliterada de suas mentes, mas porque lhes convinha lembrar de seus pecados: eles viram o templo derrubado, a terra desperdiçada – vistas suficientes para tirar lágrimas cem vezes das mais difíceis. De um lado, havia motivos de alegria; e, por outro, motivos de lágrimas. Sabemos que houve lágrimas derramadas; pois o Profeta Ageu nos diz expressamente que os anciãos, que haviam visto o antigo Templo, foram muito derrubados, porque não havia a glória que eles tinham visto. ( Ageu 2: 0 )

Seja como for, o Profeta quer dizer que, embora o retorno não ocorra sem muitos problemas, os judeus ainda virão; vindo , ele diz, eles virão , isto é, vão eles irão, e chorarão , como é dito nos Salmos, que eles virão pelo deserto e lugares secos. ( Salmos 84: 6. ) O significado, então, é que, embora a jornada fosse árdua e trabalhosa, os judeus retornariam com entusiasmo ao seu próprio país, de modo que nenhum trabalho os cansaria tanto a ponto de fazê-los desistir de suas vidas. curso.

Ele sustenta o principal, que eles viriam buscar seu Deus. Sua mudança de lugar teria sido inútil, se não tivessem sido animados com o desejo de adorar a Deus; pois a adoração havia cessado durante o tempo do exílio, como é dito novamente em outro Salmo,

“Como devemos cantar canções para o nosso Deus em uma terra estrangeira?” ( Salmos 137: 4 )

Então o Profeta aqui os lembra que o favor de Deus seria real e completo, porque os judeus não apenas retornariam ao seu país para possuí-lo, mas também estabeleceriam a adoração a Deus e habitariam como ele estavam sob sua proteção. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

Naqueles dias. Essa profecia aguarda seu cumprimento. A conquista da Medo-Pérsia não a esgotou.

filhos = filhos.

juntos. Outra prova de que essa profecia se refere ao futuro. Ainda não cumprido.

indo e chorando. Hebraico = chorando enquanto viajam, assim eles devem continuar.

chorando. Por seus pecados passados. Compare Jeremias 31: 9 , Jeremias 31:18 . Joel 2:12 . Zacarias 12: 10-14 . Apocalipse 1: 7 .

o Senhor. Hebraico. Jeová. (com eth). App-4.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Comentário de John Wesley

Naqueles dias, e naquele tempo, diz o SENHOR, os filhos de Israel virão, eles e os filhos de Judá juntos, indo e chorando; eles irão e buscarão o SENHOR, seu Deus.

Naqueles dias – Nos dias em que Deus começará a executar julgamento sobre Babilônia (que era no tempo de Ciro), os filhos de Judá sairão do cativeiro, e alguns dos filhos de Israel ouvindo que seus irmãos haviam saído da Babilônia, também subirá dos vários lugares em que foram colocados pelos assírios: chorando por seus pecados ou por alegria por Deus lhes mostrar tanta misericórdia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *