Estudo de Salmos 25:11 – Comentado e Explicado

Por amor de vosso nome, Senhor, perdoai meu pecado, por maior que seja.
Salmos 25:11

Comentário de Albert Barnes

Por amor do teu nome, ó Senhor – Veja as notas no Salmo 23: 3 . A idéia aqui é que Deus faria isso por conta própria ou pela honra de seu próprio nome. Esta é uma razão e uma das principais razões pelas quais Deus perdoa a iniquidade. É que a honra de Seu nome pode ser promovida; para que Seu caráter glorioso seja exibido; para que ele se mostre ao universo misericordioso e gracioso. Existem, sem dúvida, outras razões pelas quais Ele perdoa o pecado – razões extraídas da influência que o ato de misericórdia terá sobre o bem-estar do universo; mas ainda a principal razão é que Sua própria honra será promovida e Seu verdadeiro caráter assim tornado conhecido. Veja as notas em Isaías 43:25 ; notas em Isaías 48: 9 . Compare o Salmo 6: 4 ; e Salmo 25: 7 .

Perdoe a minha iniquidade – Esta oração parece ter sido feita em vista das transgressões lembradas de seus primeiros anos, Salmo 25: 7 . Esses pecados lembrados aparentemente pressionaram sua mente por todo o salmo, e foram a principal razão das súplicas que ocorrem nele. Compare o Salmo 25: 16-18 .

Pois é ótimo – como esta tradução se destaca, o fato de seu pecado ter sido grande foi uma razão pela qual Deus deveria perdoá-lo. Esta é uma razão, porque:

(a) seria sentido que o pecado era tão grande que não podia ser removido por ninguém além de Deus, e que, a menos que “perdoado”, afundaria a alma na morte; e

(b) porque o mero fato de sua magnitude tenderia a ilustrar a misericórdia do Senhor.

Sem dúvida, essas são razões pelas quais podemos orar pelo perdão do pecado; mas pode-se duvidar se esta é a idéia exata do salmista e se a palavra “embora” não expressaria melhor o verdadeiro sentido – “embora seja grande”. É verdade que o sentido geral da partícula aqui traduzida como “para” – ?? ki^y – é “porque” ou “desde;” mas também pode significar “embora”, como em Êxodo 13:17 , “Deus não os guiou pelo caminho dos filisteus, embora – ( ?? ki^y ) – estivesse perto”, isto é, estava mais próximo ou foi a maneira mais direta. Assim, em Deuteronômio 29:19 , “porém terei paz – ( k ? ki^y ) – eu ando na imaginação do meu coração.” Também Josué 17:18 : “Mas expulsarás os cananeus – ( k ? ki^y ) – eles têm carros de ferro e são fortes.” Assim entendida, a oração do salmista aqui é que Deus perdoe suas ofensas “embora” elas sejam tão grandes. Sua mente está fixada na “grandeza” das ofensas; sobre os obstáculos no caminho do perdão; por sua própria indignidade; pelo fato de que ele não tinha pretensão de misericórdia; e ele apresenta esse apelo forte e sincero de que Deus teria piedade dele “embora” seus pecados fossem tão numerosos e tão agravados. Nesta oração todos podem se juntar; esta é uma petição cuja força todos os verdadeiros penitentes sentem profundamente.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 25:11 . Por amor do teu nome – isto é, para a honra da tua bondade e verdade, que aqui se refere, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande – e, portanto, somente um Deus tão misericordioso e gracioso como tu és capaz de perdoá-lo, e nada além de teu próprio nome pode te levar a fazê-lo; e o perdão disso se tornará um Deus tão grande e bom, e tenderá muito à ilustração da tua glória, à medida que a grandeza e o desespero da doença promovem a honra e o louvor do médico que a cura; ou isso pode ser instado, não como um argumento para mover Deus, mas como a razão que o levou a orar tão sinceramente por perdão: como se ele tivesse dito: É ótimo, e, portanto, sou desfeita, para sempre desfeita, se infinita. a misericórdia não se interpõe para perdoá-la. Ou, vejo que é ótimo, reconheço que é assim, e sou penitente por isso e, portanto, de acordo com tuas promessas ao penitente, perdoe-o. Ou, embora seja ótimo, como a partícula ?? , chi, geralmente é renderizada. Possivelmente ele fala de seu pecado contra Urias e Bate-Seba.

Comentário de E.W. Bullinger

nome “s. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Perdão. Este é o primeiro apelo nos Salmos. Veja nota em “Selá” ( Salmos 24:10 ). O verso central deste salmo. Compare Salmos 25:18 .

Comentário de Adam Clarke

Por amor do teu nome, ó Senhor, perdão – pequei; Eu preciso de piedade; não há razão para mostrá-lo, mas o que você tira da bondade de sua própria natureza.

Comentário de John Calvin

11. Por amor do teu nome, ó Jeová! Como no texto original, o copulativo e é inserido entre as duas cláusulas deste versículo, alguns pensam que a primeira cláusula está incompleta e que alguma palavra deve ser fornecida; e então eles lêem estas palavras: Sê misericordioso com a minha iniqüidade, etc., como uma sentença distinta por si só. E assim, de acordo com a opinião deles, o sentido seria: Senhor, embora eu não tenha cumprido completamente sua aliança, ainda assim, por esse motivo, não deixe de mostrar sua bondade para comigo; e que a minha iniqüidade não impeça que a tua bondade se estenda para mim, perdoa-a graciosamente. Mas sou da opinião de outros, que consideram que o copulativo está aqui, como em muitos outros lugares, supérfluo, para que todo o versículo possa formar uma frase conectada. Quanto ao tempo do verbo, há também uma diversidade de opiniões entre os intérpretes. Alguns o tornam no tempo passado, assim, Tu tens sido misericordioso, como se Davi aqui desse graças a Deus porque ele perdoou seu pecado. Mas a outra interpretação, que é a mais geralmente recebida, também é a mais correta, a saber, que Davi, para obter perdão, recorre novamente à misericórdia de Deus como seu único refúgio. A letra ? , vau, que é equivalente ae, muitas vezes tem a força de mudar o tempo nos verbos hebraicos, de modo que o tempo futuro é freqüentemente tomado no sentido do optativo. Além disso, conecto este versículo com o anterior desta maneira: O profeta, tendo refletido sobre isso, que Deus é bondoso e fiel àqueles que o servem, agora examina seu próprio coração e reconhece que ele não pode ser considerado como seu número. , a menos que Deus lhe conceda o perdão de seus pecados; e, portanto, ele se submete à oração por perdão: como nos Salmos 19:13 , depois de ter falado da recompensa que é oferecida aos fiéis que guardam a lei, ele imediatamente exclama: “Quem pode entender seus erros?” Consequentemente, embora Davi não ignore que Deus promete liberalmente conceder àqueles que mantêm sua aliança tudo o que diz respeito a uma vida de felicidade, ainda assim, ao mesmo tempo, considerando a que distância ele está ainda da perfeita justiça da lei , ele não deposita sua confiança nela, mas busca um remédio para as múltiplas ofensas pelas quais se sente culpado. E assim, para que Deus possa contar-nos o número de seus servos, devemos sempre procurá-lo, pedindo-lhe, segundo o exemplo de Davi, em sua bondade paterna, suportar nossas enfermidades, porque, sem Para a livre remissão de nossos pecados, não temos motivos para esperar recompensa por nossas obras. Ao mesmo tempo, observe-se que, para mostrar mais claramente que ele depende inteiramente da graça gratuita de Deus, diz ele expressamente, pelo amor de seu nome; quer dizer com isso que Deus, tantas vezes quanto dá o direito de perdoar seu povo, não o faz por nenhuma outra causa senão o seu próprio prazer; assim como ele havia dito um pouco antes, no mesmo verso, por amor de Deus. Ele também foi forçado, por uma consideração da magnitude de sua ofensa, a invocar o nome de Deus: pois ele imediatamente acrescenta, por meio de confissão, porque minha iniquidade é grande, ou múltipla, (para a palavra ?? , rab, pode ser traduzido de ambos os modos;) como se ele tivesse dito: Meus pecados são, de fato, como um fardo pesado que me domina, para que a multidão ou enormidade deles possa muito bem me privar de toda esperança de perdão; mas, Senhor, a glória infinita do teu nome não permitirá que você me rejeite.

Comentário de John Wesley

Por amor do teu nome, ó Senhor, perdoa a minha iniqüidade; pois é ótimo.

Para – ou, no entanto (como essa partícula é frequentemente renderizada), ela é ótima. Possivelmente ele fala de seu pecado contra Urias e Bate-Seba. Ótimo – ou muito ou mais. Pois a palavra hebraica significa grande e muito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *