Estudo de 1 Coríntios 6:11 – Comentado e Explicado

Ao menos alguns de vós têm sido isso. Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.
1 Coríntios 6:11

Comentário de Albert Barnes

E tal – tais bêbados, pessoas lascivas e cobiças. Isso mostra:

(1) A graça suprema de Deus que poderia recuperar até essas pessoas de pecados tão degradantes e degradantes.

(2) mostra que não devemos nos desesperar em reivindicar as pessoas mais abandonadas e miseráveis.

(3) é bom que os cristãos olhem para o que eram antes. Produzirá:

a) humildade,

b) gratidão,

(c) senso adequado da soberana misericórdia de Deus,

(d) um desejo sincero de que outros possam ser recuperados e salvos da mesma maneira; compare Efésios 2: 1 , Efésios 2: 2 ; Efésios 5: 8 ; Colossenses 3: 7 ; Tito 3: 3 , Tito 3: 6 – O objetivo disso é lembrá-los do que eram e mostrar-lhes que estavam agora obrigados a levar uma vida melhor – por toda a misericórdia que Deus havia demonstrado ao recuperá-los de pecados tão degradantes, e de uma condição tão terrível.

Mas vós lavados – Hebreus 10:22 . Lavar é um emblema de purificação. Eles foram purificados pelo Espírito de Deus. Eles foram, de fato, batizados, e seu batismo era um emblema de purificação, mas o que aqui é particularmente referido não é o batismo, mas é algo que havia sido feito pelo Espírito de Deus e deve se referir a sua atuação no coração em limpá-los dessas poluições. Paulo aqui usa três palavras, “lavado, santificado, justificado”, para denotar os vários meios do Espírito Santo pelos quais eles foram recuperados do pecado. A primeira, a da lavagem, compreendo aquela obra do Espírito pela qual o processo de purificação foi iniciado na alma, e que foi especialmente representado no batismo – a obra de regeneração ou conversão a Deus. Pela ação do Espírito, a contaminação dessas poluições foi lavada ou removida – como a sujeira é removida pela ablução – A ação do Espírito Santo na regeneração é representada em outro lugar pela lavagem, Tito 3: 5 , “A lavagem da regeneração. ” compare Hebreus 10:22 .

Vocês são santificados – isso denota o processo progressivo e avançado de purificação que sucede à regeneração no cristão. A regeneração é o começo dela – seu fim é a pureza perfeita do cristão no céu; veja a nota em João 17:17 . Isso não significa que eles eram perfeitos – pois o raciocínio do apóstolo mostra que isso estava longe de ser o caso dos coríntios; mas que o trabalho estava avançando e que eles estavam de fato sob um processo de santificação.

Mas você está justificado – Seus pecados são perdoados e você é aceito como justo, e será tratado como tal por causa dos méritos do Senhor Jesus Cristo; veja a nota em Romanos 1:17 ; nota em Romanos 3: 25-26 ; nota em Romanos 4: 3 . O apóstolo não diz que isso foi o último na ordem do tempo, mas simplesmente diz que isso foi feito com eles. As pessoas são justificadas quando acreditam, e quando o trabalho de santificação começa na alma.

Em nome do Senhor Jesus – Ou seja, pelo Senhor Jesus; por sua autoridade, nomeação, influência; veja a nota em Atos 3: 6 . Tudo isso foi realizado através do Senhor Jesus; isto é, em seu nome o perdão dos pecados lhes foi proclamado Lucas 24:47 ; e por seus méritos, todos esses favores lhes foram conferidos.

E pelo Espírito de nosso Deus – O Espírito Santo. Tudo isso foi realizado por sua atuação no coração – Este versículo traz todo o assunto da redenção e declara da maneira mais enfática os vários estágios pelos quais um pecador é salvo, e por essa única passagem, um homem pode obter todos os o conhecimento essencial do plano de salvação. Tudo está condensado aqui em poucas palavras:

(1) Ele é por natureza um pecador miserável e poluído – sem mérito e sem esperança.

(2) ele é renovado pelo Espírito Santo e lavado pelo batismo.

(3) ele é justificado, perdoado e aceito como justo, somente pelos méritos do Senhor Jesus.

(4) ele é santificado – torna-se santificado – e mais e mais como Deus, e apto para o céu.

(5) tudo isso é feito pela ação do Espírito Santo.

(6) a obrigação daí resultante deve levar uma vida santa e abandonar o pecado em todas as formas.

Comentário de E.W. Bullinger

tal . Literalmente essas coisas.

alguns . App-123.

lavado . Grego. apolouo. App-136. Somente aqui e Atos 22:16 . Compare João 13:10 .

santificado . Grego. hagiazo. Ver João 17:17 .

justificado . App-191.

Senhor . App-98.

Jesus = Jesus Cristo. App-98.

Espírito . App-101.

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

11. E vós sois. Alguns acrescentam um termo de especialidade: Alguns de vocês eram alguns , como no grego a palavra t???? é adicionada; mas sou de opinião que o apóstolo fala de uma maneira geral. Considero esse termo redundante, de acordo com a prática dos gregos, que freqüentemente o utilizam por motivos de ornamento, não por restrição. Entretanto, não devemos entendê-lo como um todo, de modo a atribuir todos esses vícios a cada um deles, mas ele simplesmente quer dizer que ninguém está completamente livre desses vícios até que ele seja renovado por eles. o espírito. Pois devemos sustentar que a natureza do homem contém universalmente a semente de todos os males, mas que alguns vícios prevalecem e se descobrem mais em alguns do que em outros, de acordo com o que o Senhor traz para ver a depravação da carne por seus frutos.

Assim, Paulo, no primeiro capítulo de sua epístola aos romanos, acumula muitos tipos diferentes de vícios e crimes, que decorrem da ignorância de Deus, e daquela ingratidão, da qual ele mostrou que todos os incrédulos são culpados ( Romanos 1: 21 ) – não que todo incrédulo esteja infectado com todos esses vícios, mas que todos sejam responsáveis ??por eles, e ninguém seja isento de todos eles. Pois quem não é adúltero, peca de outra maneira. Assim também no terceiro capítulo, ele apresenta como aplicável aos filhos de Adão universalmente essas declarações –

a garganta é um sepulcro aberto; os pés são rápidos para derramar sangue; a língua é enganosa ou venenosa ( Romanos 3:13 ).

– não que todos sejam sanguinários e cruéis, ou que todos sejam traiçoeiros ou insultos; mas que, antes de sermos formados novamente por Deus, um está inclinado à crueldade, outro à traição, outro à impureza, outro ao engano; para que não haja ninguém em quem não exista algum vestígio da corrupção comum a todos; e somos todos nós, para um homem, por um afeto interno e secreto da mente, passível de todas as doenças, a menos que, na medida em que o Senhor interiormente os impeça de irromper abertamente. (342) O significado simples, portanto, é este: antes de serem regenerados pela graça, alguns dos coríntios eram cobiçosos , outros adúlteros , outros extorsores , outros efeminados , outros difamadores , mas agora, sendo libertados por Cristo, eles não eram mais assim.

O objetivo do apóstolo, no entanto, é humilhá-los, chamando à lembrança sua condição anterior; e, mais adiante, incitá-los a reconhecer a graça de Deus para com eles. Quanto maior a miséria é reconhecida, da qual escapamos pela bondade do Senhor, tanto mais brilha a magnitude de Sua graça. Ora, a recomendação da graça é uma fonte (343) de exortações, porque devemos prestar atenção diligente, para que não anulemos a bondade de Deus, que deve ser tão estimada. É como se ele tivesse dito: “Basta que Deus tenha tirado você daquela lama na qual você foi afundado”; como Pedro também diz,

“O tempo passado é suficiente para satisfazer as concupiscências
dos gentios. ” ( 1 Pedro 4: 3. )

Mas você está lavado. Ele faz uso de três termos para expressar uma e a mesma coisa, para que ele possa mais efetivamente impedi-los de voltar à condição da qual escaparam. Portanto, embora esses três termos tenham o mesmo significado geral, há, no entanto, grande força em sua própria variedade. Pois existe um contraste implícito entre lavagem e contaminação – santificação e poluição – justificação e culpa. Seu significado é que, uma vez justificados , eles não devem recair sobre si mesmos uma nova condenação – que, tendo sido santificados , não devem se poluir novamente – que, lavados , não devem se desonrar com novas contaminações, mas pelo contrário, visam a pureza, perseveram na verdadeira santidade e abominam suas poluições anteriores. E, portanto, inferimos qual é o propósito pelo qual Deus nos reconcilia consigo mesmo pelo perdão gratuito de nossos pecados. Embora eu tenha dito que uma coisa é expressa por três termos, não quero dizer que não exista diferença alguma em sua importância, pois, falando corretamente, Deus nos justifica quando nos liberta da condenação, por não nos imputar nossos pecados; Ele nos limpa quando apaga a lembrança de nossos pecados. Assim, esses dois termos diferem apenas a esse respeito: um é simples, enquanto o outro é figurativo; pois o termo lavagem é metafórico, o sangue de Cristo é comparado à água. Por outro lado, ele santifica renovando nossa natureza depravada por seu Espírito. Assim, a santificação está ligada à regeneração. Nesta passagem, no entanto, o apóstolo tinha simplesmente em vista exaltar, com muitas recomendações, a graça de Deus, que nos libertou da escravidão do pecado, para que possamos aprender com isso o quanto nos torna detestáveis ??tudo. que desperta contra nós a ira e a vingança de Deus.

Em nome do Senhor Jesus , etc. Com propriedade e elegância, ele distingue entre diferentes ofícios. Pois o sangue de Cristo é a causa da nossa purificação: a justiça e a santificação chegam até nós através de sua morte e ressurreição. Mas, como a purificação efetuada por Cristo e a conquista da justiça não têm nenhum benefício, exceto para aqueles que foram feitos participantes dessas bênçãos pela influência do Espírito Santo, é com propriedade que ele faz menção ao Espírito. conexão com Cristo. Cristo, então, é a fonte de todas as bênçãos que recebemos dele; obtemos todas as coisas; mas o próprio Cristo, com todas as suas bênçãos, é comunicado a nós pelo Espírito. Pois é pela fé que recebemos a Cristo e temos suas graças aplicadas a nós. O autor da fé é o Espírito.

Comentário de Adam Clarke

E alguns de vocês – Não foi com a perspectiva de colecionar santos que os apóstolos pregaram o Evangelho do reino. Somente os pecadores eram encontrados sobre a face da terra; eles pregavam que os pecadores podiam ser convertidos a Deus, feitos santos e constituídos em uma Igreja; e esse foi o efeito e também o objetivo de sua pregação.

Mas você está lavado – Vários supõem que a ordem em que as operações da graça de Deus ocorrem na alma é aqui invertida; mas eu tenho uma mente muito diferente. Tudo aparecerá aqui em sua ordem, quando entendermos os termos usados ??pelo apóstolo.

Ye são lavados, ape???sas?e ; você foi batizado na fé cristã e prometeu neste batismo adiar toda a imundície da carne e do espírito; e a lavagem de seus corpos é emblemática da purificação de suas almas.

Vós sois santificados – ???as??te ; de a , privativo e ?? , a terra; você está separado das coisas terrenas para se conectar com o espiritual. Vocês estão separados do tempo para se conectarem com a eternidade. Vocês estão separados dos ídolos para se unirem ao Deus vivo. Separação de usos comuns, terrenos ou pecaminosos, para ser totalmente empregada a serviço do Deus verdadeiro, é o significado ideal dessa palavra, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Foi por terem sido separados do mundo que se tornaram uma Igreja de Deus. Vós sois trabalhadores da iniqüidade e associados a trabalhadores da iniqüidade; mas agora você está separado deles e unido para realizar sua salvação com medo e tremendo diante de Deus.

Vocês são justificados – ?d??a????te · Vocês foram levados a um estado de graça diante de Deus; seus pecados foram apagados por meio de Cristo Jesus, o Espírito de Deus testemunhando o mesmo em sua consciência e continuando com a energia dele a grande obra de regeneração em seus corações. O processo aqui é claro e simples: –

  1. Paulo e seus irmãos apóstolos pregaram o Evangelho em Corinto e suplicaram ao povo que mudasse das trevas para a luz – das vaidades dos ídolos para o Deus vivo, e para crer no Senhor Jesus para remissão dos pecados.
  • As pessoas que ouviram foram convencidas das verdades divinas entregues pelo apóstolo e se reuniram para o batismo.
  • Eles foram batizados em nome do Senhor Jesus, e assim assumiram a profissão pública do Evangelho.
  • Sendo agora batizados na fé cristã, eles foram separados de ídolos e idólatras e foram incorporados à Igreja de Deus.
  • Como penitentes, eles foram levados ao Senhor Jesus para justificação, que receberam pela fé em seu sangue.
  • 6. Sendo justificados livremente – tendo seus pecados perdoados pela redenção que há em Jesus, eles receberam o Espírito de Deus para atestar essa obra gloriosa da graça em suas consciências; e assim tornou-se possuidor desse princípio de justiça, o verdadeiro fermento que levedaria toda a massa, produzindo aquela santidade universal sem a qual ninguém pode ver o Senhor.

    Comentário de Thomas Coke

    1 Coríntios 6:11 . Mas você é lavado “Você não é apenas batizado, mas a graça divina fez uma feliz mudança em seu estado e temperamento, e você é purificado e renovado, além de receber alta da condenação à qual era justamente antipático, em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito dele, a quem agora somos ensinados, através daquele Salvador comum, a chamar com complacência nosso Deus. “ Ver Hebreus 9: 10-23, cap. 1 Coríntios 10:10 ; 1 Coríntios 10:18 comparados.

    Comentário de Scofield

    são lavados foram, e assim por todo o verso.

    Justificação justificada . Gálatas 2:16 ; Lucas 18:14 ; Romanos 3:28 .

    Comentário de John Wesley

    E alguns de vocês eram tais: mas vós lavados, mas santificados, mas justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de nosso Deus.

    E alguns de vocês eram tais; mas vós estais lavados – Dessas abominações grosseiras; não, e sois interiormente santificados; não antes, mas em conseqüência de você estar justificado no nome – isto é, pelos méritos do Senhor Jesus, pelo qual seus pecados são perdoados.

    E pelo Espírito de nosso Deus – Por quem você é assim lavado e santificado.

    Referências Cruzadas

    Salmos 51:2 – Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.

    Salmos 51:7 – Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.

    Provérbios 30:12 – os que são puros aos seus próprios olhos e que ainda não foram purificados da sua impureza;

    Isaías 1:16 – Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,

    Isaías 45:25 – Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.

    Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

    Jeremias 4:14 – Ó Jerusalém, lave o mal do seu coração para que você seja salva. Até quando você vai acolher projetos malignos no íntimo?

    Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

    Lucas 18:14 – “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

    João 13:10 – Respondeu Jesus: “Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos”.

    Atos dos Apóstolos 13:39 – Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés.

    Atos dos Apóstolos 22:16 – E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

    Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

    Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

    Romanos 3:26 – mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

    Romanos 4:5 – Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.

    Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

    Romanos 5:9 – Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

    Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

    Romanos 8:30 – E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

    Romanos 8:33 – Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

    1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

    1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

    1 Coríntios 12:2 – Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos.

    Gálatas 2:16 – sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.

    Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

    Gálatas 3:11 – É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois “o justo viverá pela fé”.

    Gálatas 3:24 – Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.

    Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

    Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

    Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

    Efésios 5:8 – Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,

    Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

    Colossenses 3:5 – Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

    2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

    Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

    Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

    Tito 3:7 – Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

    Hebreus 2:11 – Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

    Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

    Tiago 2:21 – Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?

    1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

    1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

    1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

    1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

    Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

    Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *