Estudo de Efésios 5:8 – Comentado e Explicado

Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes.
Efésios 5:8

Comentário de Albert Barnes

Pois às vezes eras trevas – veja Efésios 2: 11-12 ; 1 Coríntios 6:11 nota. O significado aqui é que eles mesmos foram afundados na mesma ignorância e praticaram as mesmas abominações.

Mas agora sois luz no Senhor – Luz é o emblema da felicidade, conhecimento, santidade. O significado é que eles foram esclarecidos pelo Senhor para ver o mal dessas práticas e que, portanto, deveriam abandoná-las.

Caminhe como filhos da luz – veja as notas em Mateus 1: 1 , sobre o uso da palavra “filho” ou “filhos”. O significado aqui é que eles deveriam viver como se tornaram aqueles que foram iluminados para ver o mal do pecado e a beleza da virtude e da religião; compare João 12:36 , onde a mesma frase ocorre.

Comentário de E.W. Bullinger

as vezes = uma vez.

escuridão . A escuridão da cegueira. Compare Efésios 4:18 .

luz . Não na luz, mas tendo recebido a Luz, são luz. App-130.

Senhor . App-98.

filhos App-108.

Comentário de John Calvin

8. Pois outrora eras trevas. Os preceitos que se seguem imediatamente derivam maior peso dos motivos com os quais eles se misturam. Tendo falado dos incrédulos e alertado os efésios a não se tornarem participantes de seus crimes e destruição, ele argumenta ainda mais, que eles deveriam diferir amplamente da vida e conduta daqueles homens. Ao mesmo tempo, a fim de protegê-los contra a ingratidão a Deus, ele atualiza a lembrança de suas próprias vidas passadas. “Você deveria”, ele diz, “ser pessoas muito diferentes do que você era anteriormente; porque das trevas Deus te fez iluminar. Escuridão é o nome aqui dado a toda a natureza do homem antes da regeneração; pois onde o brilho de Deus não brilha, não há nada além de trevas temíveis. Luz, novamente, é o nome dado àqueles que são iluminados pelo Espírito de Deus; pois imediatamente depois, no mesmo sentido, ele os chama de filhos da luz, e conclui que eles devem andar na luz, porque pela misericórdia de Deus foram resgatados das trevas. Observe aqui que se diz que somos luz no Senhor, porque, enquanto estamos fora de Cristo, tudo está sob o domínio de Satanás, a quem sabemos ser o príncipe das trevas.

Comentário de Adam Clarke

While ye lived in darkness, ye lived in these crimes. Pois às vezes eras ( p?te , anteriormente) trevas – Enquanto vivias nas trevas, vivias nesses crimes.

Mas agora sois luz no Senhor – Quando estavas em trevas pagãs, servistes diversos desejos e prazeres, mas agora tendes a luz – a sabedoria e o ensino que vêm de Deus; portanto, andem como filhos da luz – vejam o mundo que não sois escravos da carne, mas servos racionais, livres e dispostos do Altíssimo; seguidores não brutais de deuses do diabo.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 5: 8 . Às vezes eras trevas São Paulo, para expressar a grande escuridão em que os gentios estavam, os chama de trevas em si. O reino de Satanás sobre o mundo gentio era um reino de trevas. Veja cap. Efésios 6:12 . E assim, por outro lado, achamos que Jesus é pronunciado por Simeão como uma luz para aliviar os gentios, Lucas 2:32 . O parêntese em Efésios 5: 9 serve para nos dar o sentido literal de tudo o que é exigido aqui pelo apóstolo nesse discurso alegórico da luz. Ver Colossenses 1: 12-13

Comentário de John Wesley

Pois às vezes eras trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.

Você já foi trevas – cegueira total e ignorância.

Caminhe como filhos da luz – Adequadamente ao seu conhecimento atual.

Referências Cruzadas

Salmos 74:20 – Dá atenção à tua aliança, porque de antros de violência se enchem os lugares sombrios do país.

Isaías 2:5 – Venha, ó descendência de Jacó, andemos na luz do Senhor!

Isaías 9:2 – O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.

Isaías 42:6 – “Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,

Isaías 42:16 – Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as coisas que farei; não os abandonarei.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 49:9 – para dizer aos cativos: “Saiam”, e para aqueles que estão nas trevas: “Apareçam! ” “Eles se apascentarão junto aos caminhos e acharão pastagem em toda colina estéril.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Isaías 60:2 – Olhe! A escuridão cobre a terra, dessas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a sua glória.

Isaías 60:3 – As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do sua alvorecer.

Isaías 60:19 – O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória.

Jeremias 13:16 – Dêem glória ao Senhor, ao seu Deus, antes que ele traga trevas, antes que os pés de vocês tropecem nas colinas ao escurecer. Vocês esperam a luz, mas ele fará dela uma escuridão profunda sim, ele a transformará em densas trevas.

Mateus 4:16 – o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”.

Lucas 1:79 – para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz”.

Lucas 16:8 – “O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz.

João 1:4 – Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

João 1:9 – Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.

João 8:12 – Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

João 12:36 – Creiam na luz enquanto vocês a têm, para que se tornem filhos da luz”. Terminando de falar, Jesus saiu e ocultou-se deles.

João 12:46 – Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Romanos 1:21 – porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

Romanos 2:19 – se está convencido de que é guia de cegos, luz para os que estão em trevas,

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

2 Coríntios 6:14 – Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?

Gálatas 5:25 – Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

Efésios 2:11 – Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que

Efésios 4:18 – Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 6:12 – pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Colossenses 1:13 – Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

1 Tessalonicenses 5:4 – Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 2:8 – No entanto, eu lhes escrevo um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz.

1 João 2:9 – Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *