Estudo de Isaías 2:5 – Comentado e Explicado

Casa de Jacó, vinde, caminhemos à luz do Senhor.
Isaías 2:5

Comentário de Albert Barnes

Ó casa de Jacó – Este é um endereço direto, ou exortação, do profeta aos judeus. É feito em vista do fato de que Deus tinha propósitos graciosos para com eles. Ele pretendia distingui-los, tornando-os a fonte de bênçãos para todas as nações. Como esse deveria ser o alto destino deles, ele os exorta a se dedicarem a ele e a viver em sua honra. A palavra “casa” aqui significa “família ou nação”. A frase é aplicada aos judeus porque suas tribos eram descendentes dos doze filhos de Jacó.

Vamos andar – vamos “viver”. A palavra “andar” é frequentemente usada para denotar vida ou conduta humana; compare Isaías 2: 3 ; Romanos 6: 4 ; Romanos 8: 1 ; 1 Coríntios 5: 7 ; Gálatas 6 : 16 ,…

À luz do Senhor – O sentido disso é: obedecemos aos mandamentos do Senhor; ou, como o caldeu expressa: ‘Andemos na doutrina da lei do Senhor’. A idéia pode ser assim expressa: ‹Não andemos nas trevas e nos erros do pecado e da idolatria, mas na luz ou instrução que Deus lança sobre nós por sua lei. Ele nos ensina o que devemos fazer e vamos obedecê-lo. “Luz” é freqüentemente, nas Escrituras, assim posto para instrução ou ensino; compare a nota em Mateus 4:16 ; nota em João 1: 4 ; note também em Efésios 5: 8 .

Comentário de Thomas Coke

Isaías 2: 5 . Ó casa de Jacó, etc. – A segunda parte deste discurso contém uma exortação ao povo para se arrepender, com uma queixa de seu estado corrupto e uma denúncia do julgamento divino: no qual temos, primeiro, uma transição de um cena para o outro, Isaías 2: 5 . Em segundo lugar, uma nova cena é aberta, e o estado atual do povo judeu é descrito: Isaías 2: 6-9 . Terceiro, o mais severo julgamento penal de Deus, a ser infligido a esses homens em um tempo determinado, é estabelecido de Isaías 2: 9 a Isaías 2: 8 do cap. 3: Quarto, esse julgamento de Deus é explicado e justificado, cap. Isaías 3: 8 ao cap. Isaías 4: 2 . O presente versículo deve ser entendido como um discurso do profeta para que os homens de seu tempo se desviem de seus males e se apliquem acima de todas as coisas ao estudo da lei divina, aqui entendida pela luz do Senhor, incluindo também a luz do Espírito de Deus iluminando a Palavra.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 2: 5 . Ó casa de Jacó, venha! – Visto que os gentios estarão prontos e decididos a procurar e servir ao Senhor, e a se excitarem, deixe isso obrigar e provocar vocês, israelitas, a se unirem, ou melhor, ir adiante deles neste bom trabalho. “O profeta”, diz Lowth, “se dirige aos judeus dos tempos posteriores, que deveriam viver quando as boas novas do evangelho fossem publicadas; e exorta-os a fazer uso dos meios de graça que Deus lhes daria tão abundantemente, e não continuar teimosos e refratários, como seus antepassados, cuja desobediência deles o levou a abandoná-los, como segue, Isaías 2: 6 . E andemos na luz do Senhor – tenha cuidado para não rejeitar a luz, que será tão clara, que até os gentios cegos a discernirão. ”

Comentário de E.W. Bullinger

casa de Jacob. Geralmente tem respeito à semente natural de Jacó, enquanto Israel tem consideração ao espiritual. Veja notas em Gênesis 33:28 ; Gênesis 43: 6 ; Gênesis 45:26 , Gênesis 45:28 . ), and three after Isa 40: ( Isaiah 46:3 ; Isaiah 48:1 ; Isaiah 58:1 ). A expressão ocorre nove vezes em Isaías, seis antes de Isa 40: ( Isaías 2: 6 , Isaías 2: 6 ; Isaías 8:17 ; Isaías 10:20 ; Isaías 14: 1 ; Isaías 29:22 ) e três depois de Isa 40 : ( Isaías 46: 3 ; Isaías 48: 1 ; Isaías 58: 1 ). Veja App-79.

Comentário de John Calvin

5. Ó casa de Jacó Ele repreende fortemente os judeus, dando o exemplo dos gentios; pois, como conseqüência da expansão de seu reino, Deus daria lei a todas as nações do monte Sião, de modo a introduzi-las no corpo do povo escolhido, nada poderia ser mais estranho do que a revolta da casa de Jacó. ele, e que, quando estranhos se aproximavam, os membros da casa, que deveriam ter sido os primeiros, deveriam se retirar. Portanto, isso não é apenas uma exortação extremamente veemente, mas também uma queixa pesada e aguda. Conseqüentemente, ele se dirige a eles por um nome honroso, dizendo: Ó casa de Jacó, venha; para que ele possa expressar com mais força a ingratidão deles, que apareceu por torcer que, embora estivessem no primogênito da Igreja, eles renunciaram totalmente ao direito de herança que possuíam em comum com os outros.

Há, portanto, uma comparação implícita, como se ele tivesse dito: “Eis que os gentios correm juntos para o monte Sião, e cada um exorta e exorta ao próximo; eles se submetem para receber instruções de Deus, e para serem reprovados por ele, e por que vocês, israelitas, vocês que são a herança de Deus, por que recuam? Os gentios devem se submeter a Deus, e você deve se recusar a reconhecer sua autoridade? Uma luz tão grande foi acesa em todas as partes do mundo, e você não deve ser iluminado por ela? Tantas águas fluirão, e você não beberá? Que loucura é essa: quando os gentios correm tão ansiosamente, você fica parado na ociosidade?

E andaremos na luz do Senhor. Quando ele acrescenta que caminharemos , ele quer dizer que a luz é colocada diante de seus pés, mas que a desconsideram fechando os olhos e até a extinguem na medida em que estão em seu poder; e ainda assim seu brilho atrai para nações distantes.

Comentário de John Wesley

Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor.

A luz – Preste atenção para que você não rejeite a luz que é tão clara que até os gentios cegos a discernirão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *