Estudo de 1 Tessalonicenses 5:4 – Comentado e Explicado

Mas vós, irmãos, não estais em trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão.
1 Tessalonicenses 5:4

Comentário de Albert Barnes

Mas vós, irmãos, não estais nas trevas, para que esse dia os domine como ladrão – A alusão aqui é à maneira pela qual um ladrão ou ladrão cumpre seu propósito. Ele vem à noite, quando as pessoas estão dormindo. Então, diz o apóstolo, o Senhor virá para os ímpios. Eles são como aqueles que dormem quando o ladrão vem sobre eles. Mas não é assim com os cristãos. Eles são, em relação à chegada do dia do Senhor, como as pessoas que estão acordadas quando o ladrão chega. Eles podiam ver sua abordagem e se preparar para isso, para que não os pegasse de surpresa.

Comentário de E.W. Bullinger

isso = para que isso. Grego. hina .

ultrapassar . Grego. katalambano. Ver João 1: 5 .

Comentário de John Calvin

4 Mas vós, irmãos . Ele agora os adverte sobre o que é o dever dos crentes, de que eles esperem ansiosamente até o dia de hoje, embora seja remoto. E é isso que se pretende na metáfora do dia e da luz . A vinda de Cristo surpreenderá aqueles que descuidam da indulgência, porque, envoltos em trevas, nada vêem, pois nenhuma escuridão é mais densa que a ignorância de Deus. Nós, por outro lado, a quem Cristo brilhou pela fé de seu evangelho, diferimos muito deles, pois a expressão de Isaías é verdadeiramente realizada em nós, que

enquanto as trevas cobrem a terra, o Senhor surge sobre nós e sua glória é vista em nós. ( Isaías 60: 2 )

Ele nos adverte, portanto, que era uma coisa imprópria que devêssemos ser pegos por Cristo dormindo, por assim dizer, ou sem ver nada, enquanto a chama cheia de luz está brilhando sobre nós. Ele os chama de filhos da luz , de acordo com o idioma hebraico, como significado – mobiliados com luz; como também as crianças do dia , ou seja, aqueles que apreciam a luz do dia. (594) E isso ele confirma novamente, quando diz que não somos da noite nem das trevas , porque o Senhor nos resgatou dela. Pois é como se ele dissesse que não fomos iluminados pelo Senhor com vista a andarmos nas trevas.

Comentário de Adam Clarke

Mas vós, irmãos, não estais em trevas – Provavelmente St. Paul refere-se a uma noção de que era muito prevalente entre os judeus, viz .: para que Deus julgar as nações, no tempo da noite, quando totalmente segura e descuidado; mas ele iria julgar os judeus no tempo do dia, quando empregado na leitura e realizar as palavras da lei. As palavras Midrash Tehilim, sobre o Salmo 9: 8, são os seguintes: Quando o abençoado santo Deus julgará os gentios, que será no período da noite, em que deve estar dormindo em suas transgressões; mas quando ele julgará os israelitas, será no tempo do dia, quando eles estão ocupados no estudo da lei. Esta máxima do apóstolo parece ter em vista na 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e versos. (1 Ts 5: 4-8;)

Comentário de John Wesley

Mas vós, irmãos, não estais nas trevas, para que aquele dia vos tome como ladrão.

Não estais nas trevas – Dormindo seguro no pecado.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 19:6 – Do contrário, o vingador da vítima poderia persegui-lo enfurecido e alcançá-lo, caso a distância fosse grande demais, e poderia matá-lo, muito embora este não merecesse morrer, pois não havia inimizade entre ele e o seu próximo.

Deuteronômio 28:15 – Entretanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão:

Deuteronômio 28:45 – Todas essas maldições cairão sobre vocês. Elas o perseguirão e o alcançarão até que sejam destruídos, porque não obedeceram ao Senhor, ao seu Deus, nem guardaram os mandamentos e decretos que ele lhes deu.

Jeremias 42:16 – a guerra que vocês temem os alcançará, e a fome que receiam os seguirá até o Egito, e lá vocês morrerão.

Oséias 10:9 – “Desde os dias de Gibeá, você tem pecado, ó Israel, e não mudou. Acaso a guerra não os alcançou em Gibeá por causa dos malfeitores?

Zacarias 1:6 – Mas as minhas palavras e os meus decretos, que ordenei aos meus servos, os profetas, alcançaram os seus antepassados e os levaram a converter-se e a dizer: ‘O Senhor dos Exércitos fez conosco o que os nossos caminhos e práticas mereciam, conforme prometeu’ “.

Romanos 13:11 – Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos.

Colossenses 1:13 – Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 João 2:8 – No entanto, eu lhes escrevo um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *