Estudo de 1 Pedro 2:9 – Comentado e Explicado

But *ye* {are} a chosen race, a kingly priesthood, a holy nation, a people for a possession, that ye might set forth the excellencies of him who has called you out of darkness to his wonderful light;
1 Pedro 2:9

Comentário de Albert Barnes

Mas vós sois uma geração escolhida – em contraste com aqueles que, por sua desobediência, rejeitaram o Salvador como fundamento da esperança. O povo de Deus é frequentemente representado como seu povo escolhido ou eleito. Veja as notas em 1 Pedro 1: 2 .

Um sacerdócio real – Veja as anotações em 1 Pedro 2: 5 . O significado disso é, provavelmente, que eles “ao mesmo tempo levaram a dignidade dos reis e a santidade dos sacerdotes” – Doddridge. Compare Apocalipse 1: 6 ; “E nos fez reis e sacerdotes para Deus.” Veja também Isaías 61: 6 ; “Mas sereis chamados sacerdotes do Senhor; os homens chamarão ministros do nosso Deus. ” Pode ser, no entanto, que a palavra real seja usada apenas para denotar a dignidade do ofício sacerdotal que eles sustentaram, ou que eles constituíram, por assim dizer, uma nação inteira ou um reino de sacerdotes. Eles eram um reino sobre o qual ele presidia, e todos eram sacerdotes; para que se pudesse dizer que eles eram um reino de sacerdotes – um reino no qual todos os súditos estavam empenhados em oferecer sacrifício a Deus. A expressão parece ser retirada de Êxodo 19: 6 – “E vós sereis para mim um reino de sacerdotes” – e é uma linguagem que alguém que foi educado como judeu provavelmente empregaria para estabelecer a dignidade daqueles a quem ele considerava o povo de Deus.

Uma nação santa – isso também é retirado de Êxodo 19: 6 . Os hebreus eram considerados uma nação consagrada a Deus; e agora que foram rejeitados ou rejeitados por sua desobediência, a mesma linguagem foi aplicada corretamente às pessoas que Deus havia escolhido em seu lugar – a igreja cristã.

Um povo peculiar – Compare as notas em Tito 2:14 . A margem aqui é comprada. A palavra “peculiar”, em sua aceitação comum agora, significaria que eles se distinguiam dos outros ou eram singulares. A leitura na margem significaria que eles foram comprados ou resgatados. Ambas as coisas são assim, mas nenhuma delas expressa o sentido exato do original. O grego ?a?? e?? pe??p???s?? laos eis peripoiesin) significa “um povo em possessão”; isto é, como pertencente a Deus. Eles são um povo que ele assegurou como posse ou como seu; um povo, portanto, que pertence a ele e a nenhum outro. Nesse sentido, eles são especiais como sendo Dele; e, sendo assim, pode-se inferir que eles deveriam ser especiais no sentido de serem diferentes dos outros (únicos) em seu modo de vida. Mas essa ideia não está necessariamente no texto. Parece haver aqui também uma alusão a Êxodo 19: 5 ; Sereis um tesouro peculiar comigo (Septuaginta ?a?? pe????s??? laos periousios) acima de todas as pessoas.”

Para mostrar os louvores a ele – Margem, “virtudes”. A palavra grega ( ??et? arete) significa propriamente “boa qualidade, excelência” de qualquer tipo. Significa aqui as excelências de Deus – Sua bondade, Seus feitos maravilhosos, ou aquelas coisas que tornam apropriado louvá-Lo. Isso mostra um grande objeto pelo qual eles foram resgatados. Era para que proclamassem a glória de Deus e mantivessem a lembrança de Seus feitos maravilhosos na terra. Isso deve ser feito:

(a) por atribuições apropriadas de louvor a ele no culto público, familiar e social;

(b) sendo sempre amigos declarados de Deus, sempre prontos para justificar Seu governo e seus caminhos;

(c) esforçando-se por tornar conhecidas Suas excelências a todos aqueles que O ignoram; e,

(d) por uma vida que proclamará constantemente Seu louvor – como o sol, a lua, as estrelas, as colinas, as correntes, as flores, mostrando o que Deus faz. A vida consistente de um cristão dedicado é uma constante manifestação do louvor a Deus, mostrando a todos que o Deus que o fez assim é digno de ser amado.

Quem te chamou das trevas para sua maravilhosa luz – Na palavra chamada, veja as notas em Efésios 4: 1 . As trevas são o emblema da ignorância, pecado e miséria, e se referem aqui à condição delas antes da conversão; a luz é o emblema do oposto e é uma bela representação do estado daqueles que são levados ao conhecimento do evangelho. Veja as notas em Atos 26:18 . A palavra maravilhoso significa maravilhoso; e a idéia é que a luz do evangelho era tal que era incomum, ou não se encontrava em outro lugar, pois isso excita a maravilha ou a surpresa que não estamos acostumados a ver. A referência primária aqui é, sem dúvida, para aqueles que foram pagãos e para a grande mudança que foi produzida por terem sido trazidos ao conhecimento da verdade, conforme revelado no evangelho; e, com relação a isso, ninguém pode duvidar que um estado merecesse ser caracterizado como escuridão e o outro como luz. O contraste foi tão grande quanto o da meia-noite ao meio-dia. Mas o que é dito aqui é substancialmente correto para todos os que são convertidos e, com frequência, é tão impressionante quanto aos que foram criados em terras cristãs, como aos que viveram entre os pagãos. A mudança na conversão geralmente é tão grande e tão rápida, as opiniões e sentimentos são tão diferentes antes e depois da conversão, que parece uma transição repentina da meia-noite para o meio-dia. Em todos os casos, também, da verdadeira conversão, embora a mudança possa não ser tão impressionante ou aparentemente tão repentina, há uma mudança na qual isso pode ser considerado como uma descrição substancialmente precisa. Em muitos casos, o convertido pode adotar essa linguagem em toda a sua plenitude, como descritivo de sua própria conversão; em todos os casos de conversão genuína, é verdade que cada um pode dizer que foi chamado de um estado em que sua mente era sombria para uma em que é comparativamente clara.

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 2: 9-10 . Mas vós – que nascemos de novo de uma semente incorruptível e purificamos suas almas obedecendo à verdade, etc. ( 1 Pedro 1: 22-23 ) e provamos que o Senhor é misericordioso ( 1 Pedro 2: 3 ,) e são edificados sobre ele como histórias animadas; vós, que portamos esse caráter, somos uma geração escolhidae??e?t?? ?e??? , uma raça eleita; todos esses, e somente esses, têm esse título e outros títulos de importância semelhante no Novo Testamento. Veja em Efésios 1: 3-7 ; 2 Tessalonicenses 2: 13-14 . Um sacerdócio real – Reis e sacerdotes para Deus, Apocalipse 1: 6 . Como príncipes, você tem poder com Deus e vitória sobre o pecado e Satanás, o mundo e a carne; como sacerdotes, vós sois consagrados a Deus com o propósito de oferecer sacrifícios espirituais; uma nação santa – sob Cristo, seu rei; um povo peculiar ou adquirido, como ?a?? e?? pe??p???s?? é renderizado na margem; isto é, um povo que, sendo comprado pelo sangue de Cristo e dedicado a Deus e aceito de Deus, é levado a um pacto com ele e é dele em um sentido peculiar. Veja em Tito 2:14 ; para que você demonstre – Em seu espírito e conduta, em todos os seus temperamentos, palavras e obras; os louvores – ta? a?eta? , as virtudes, isto é, as perfeições; a sabedoria, poder, bondade, verdade, justiça, misericórdia, santidade, amor; dele – Cristo, ou o Pai, em e através de Cristo; que te chamou das trevas – Desse estado de ignorância e erro, pecado e miséria, no qual você estava anteriormente envolvido; em sua maravilhosa luz – A luz do conhecimento, sabedoria, santidade e felicidade, para a qual você agora é trazido. Que no passado não eram um povo – (muito menos o povo de Deus), mas dispersavam indivíduos de muitas nações. Esta é uma citação de Oséias 2:23 , onde a conversão dos gentios é predita, como o apóstolo Paulo nos informa, Romanos 9:25 . Sobre as quais as passagens veem as notas; que anteriormente não obtiveram misericórdia – Nomeadamente, a misericórdia de Deus que perdoa e salva; mas agora – Em conseqüência do arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus Cristo; obtiveram misericórdia – São perdoados, aceitos e feitos filhos de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

geração = raça. Grego. genos. Veja 1 Coríntios 12:10 (tipo).

real . Grego. basileios. Só aqui. Compare Tiago 2: 8 . Apocalipse 1: 6 ; Apocalipse 5:10 .

nação . Grego. ethnos . Plural, geralmente traduzido como “gentios” , em plural

um povo peculiar = um povo (grego. laos. Ver Atos 2:47 ) para posse ou aquisição (App-104.) Grego. peripoiese. Ver Efésios 1:14 .

mostrar adiante . Grego. exangello. Só aqui.

louvores = virtudes. Ver Filipenses 1: 4 , Filipenses 1: 8 .

fora de . App-104.

em . App-104.

luz . App-130.

Comentário de John Calvin

9 Mas vós sois uma geração ou raça escolhida . Ele novamente os separa dos incrédulos, para que, pelo exemplo deles (como costuma ser o caso), eles se afastem da fé. Como, portanto, é irracional que aqueles que Deus separou do mundo se misturem com os ímpios, Pedro aqui lembra aos fiéis a grande honra que haviam sido levantados, e também a que propósito haviam sido chamados. Mas, com os mesmos altos títulos que ele confere a eles, Moisés honrou o povo antigo ( Êxodo 19: 6 😉 mas o objetivo do apóstolo era mostrar que eles haviam recuperado novamente, por meio de Cristo, a grande dignidade e honra da qual eles tinham caído. Ao mesmo tempo, é verdade que Deus deu aos pais um gosto terreno apenas dessas bênçãos e que elas são realmente dadas em Cristo.

O significado então é, como se ele tivesse dito,

“Moisés chamou antigamente seus pais de nação santa, reino sacerdotal e povo peculiar de Deus: todos esses títulos elevados agora pertencem muito mais justamente a você; portanto, você deve tomar cuidado para que sua incredulidade não lhe roube. ” ( Êxodo 19: 6 )

Enquanto isso, entretanto, como a maior parte da nação era incrédula, o apóstolo indiretamente coloca os judeus crentes em oposição a todo o resto, embora eles os excedessem em número, como se ele dissesse, que esses eram apenas filhos de Abraão, que creu em Cristo, e que eles apenas possuíam todas as bênçãos que Deus teve por um privilégio singular concedido a toda a nação.

Ele os chama de raça escolhida, porque Deus, passando por outros, os adotou como se fosse de uma maneira especial. Eles também eram uma nação santa; pois Deus os havia consagrado a si mesmo e destinado a levar uma vida pura e santa. Ele ainda os chama de povo peculiar, ou povo de aquisição , para que lhe sejam possessão ou herança peculiar; pois tomo as palavras simplesmente neste sentido, que o Senhor nos chamou, para que ele nos possua como seus, e se dedique a ele. Este significado é provado pelas palavras de Moisés,

“Se guardardes a minha aliança, sereis para mim um tesouro peculiar além de todas as outras nações.” ( Êxodo 19: 5. )

Existe no sacerdócio real uma impressionante inversão das palavras de Moisés; pois ele diz: “um reino sacerdotal”, mas a mesma coisa se entende. Então, o que Pedro sugeriu foi: “Moisés chamou seus pais de um reino sagrado, porque todo o povo gozava como se fosse uma liberdade real, e do corpo deles foram escolhidos os sacerdotes; portanto, ambas as dignidades se uniram: mas agora sois sacerdotes da realeza e, de fato, de uma maneira mais excelente, porque cada um de vocês é consagrado em Cristo, para que sejais associados do seu reino e participantes do seu reino. sacerdócio. Embora, então, os pais tivessem algo parecido com o que você tem; todavia vós os superais. Pois depois que o muro de divisão foi derrubado por Cristo, agora estamos reunidos em todas as nações, e o Senhor concede esses altos títulos a todos a quem ele faz seu povo. ”

Há ainda, quanto a esses benefícios, um contraste entre nós e o resto da humanidade, a ser considerado: e, portanto, parece mais plenamente quão incomparável é a bondade de Deus para conosco; pois ele nos santifica, que por natureza somos poluídos; ele nos escolheu, quando não encontrou nada em nós além de imundície e vileza; ele faz sua possessão peculiar de resíduos inúteis; ele confere a honra do sacerdócio aos profanos; ele traz os vassalos de Satanás, do pecado e da morte, para o desfrute da liberdade real.

Que você deve manifestar ou declarar . Ele indica cuidadosamente o fim de nosso chamado, para que ele possa nos estimular a dar a glória a Deus. E a soma do que ele diz é que Deus nos favoreceu com esses imensos benefícios e os manifesta constantemente, para que sua glória por nós seja conhecida: pois por louvores ou virtudes, ele entende sabedoria, bondade, poder, justiça, e tudo mais, no qual a glória de Deus brilha. Além disso, cabe a nós declarar essas virtudes ou excelências não apenas pela nossa língua, mas também por toda a nossa vida. Essa doutrina deve ser objeto de meditação diária, e deve ser continuamente lembrada por nós, que todas as bênçãos de Deus com as quais ele nos favorece se destinam a esse fim, para que sua glória possa ser proclamada por nós.

Também devemos observar o que ele diz, que fomos chamados das trevas para a maravilhosa ou maravilhosa luz de Deus ; pois com essas palavras ele amplifica a grandeza da graça divina. Se o Senhor tivesse nos dado luz enquanto a procurávamos, teria sido um favor; mas era um favor muito maior, nos tirar do labirinto da ignorância e do abismo das trevas. Portanto, devemos aprender qual é a condição do homem, antes que ele seja traduzido para o reino de Deus. E é isso que Isaías diz:

“As trevas cobrirão a terra, e as trevas densas o povo; mas sobre ti o Senhor será visto, e a sua glória em ti brilhará. ” ( Isaías 60: 2. )

E, na verdade, não podemos deixar de afundar nas trevas, depois de nos afastarmos de Deus, nossa única luz. Veja mais sobre esse assunto no segundo capítulo da Epístola aos Efésios.

Comentário de Adam Clarke

Vós sois uma geração escolhida – Os títulos anteriormente dados a toda a Igreja Judaica, ou seja, a todos os israelitas sem exceção, todos os que estavam na aliança de Deus por circuncisão, fossem pessoas santas ou não, são dados aqui aos cristãos em geral do mesmo jeito; isto é, a todos os que creram em Cristo, sejam judeus ou gentios, e que receberam o batismo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Os israelitas eram uma raça escolhida ou eleita, para ser um povo especial ao Senhor seu Deus, acima de todas as pessoas que estavam sobre a face da terra, Deuteronômio 7: 6 .

Eles também eram um sacerdócio real, ou o que Moisés chama de reino de sacerdotes, Êxodo 19: 6 . Pois todos foram chamados ao sacrifício a Deus; e ele é representado para ser o rei daquele povo e pai daqueles de quem ele era rei; portanto, eles eram todos da realeza.

Eles eram uma nação santa, Êxodo 19: 6 ; pois foram separados de todas as pessoas da terra, para que pudessem adorar o único Deus verdadeiro e abster-se das abominações que estavam no mundo pagão.

Eles também eram um povo peculiar, ?a?? e?? pe??p???s?? , um povo comprado; Seg?? segullah , uma propriedade privada, pertencente a Deus Todo-Poderoso, Deuteronômio 7: 6 ; nenhum outro tem nenhum direito neles, e eles estão sob obrigação somente de Deus. Todas essas coisas o apóstolo se aplica aos cristãos, a quem de fato eles pertencem, em seu espírito e essência, de tal maneira que não podiam pertencer aos hebreus da antiguidade. Mas eles foram chamados para esse estado de salvação das trevas – idolatria, superstição e impiedade, à sua maravilhosa luz – a dispensação do Evangelho, que, em referência às descobertas que havia feito de Deus, sua natureza, vontade e promessas graciosas em relação à humanidade, diferia tanto da dispensação anterior dos judeus, quanto a luz do sol do meridiano do fraco brilho de uma estrela. E eles tinham esses privilégios para mostrar os louvores dAquele que os havia chamado; a?eta? , as virtudes, aquelas perfeições da sabedoria, justiça, verdade e bondade de Deus, que brilharam mais ilustrativamente na dispensação cristã. Estes eles deveriam exibir em uma vida santa e útil, sendo transformados à imagem de Deus e andando como o próprio Cristo andava.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 2: 9 . Mas vós sois uma geração escolhida, um sacerdócio real, Isso importa que eles sejam de uma só espécie através de seu novo nascimento; como os israelitas, que por fora chamavam os escolhidos de Deus, eram todos descendentes de Abraão segundo a carne; assim, os que realmente crêem no Senhor Jesus, são todos eles, por regeneração, um povo. Eles são de uma nação, pertencentes à mesma terra abençoada da promessa, todos os cidadãos da nova Jerusalém, sim, todos os filhos da mesma família, dos quais Jesus Cristo, a raiz de Jessé, é o rebanho, que é o grande rei, e o grande Sumo Sacerdote. E assim eles são um sacerdócio real. Não há devolução de sua realeza ou sacerdócio a ninguém, como é em si mesmo; pois sua dignidade adequada é suprema e incomunicável, e não há sucessão em sua ordem; mas aqueles que dele descendem derivam dele, por esse novo original, essa dupla dignidade, da maneira como são capazes disso, para serem igualmente reis e sacerdotes, como ele é ambos.

Uma nação santa, etc. – “Vocês também são uma sociedade santa formada em um corpo espiritual, como uma nação reunida sob Cristo vosso Senhor e Rei, santificada por seu Espírito, governada por suas leis e embarcada na mesma causa comum e interesse: e você é um povo peculiar, que, de acordo com suas dignidades, privilégios, bênçãos e obrigações, pode mostrar real e intencionalmente a glória de divinevirtues e perfeições; e pode mostrar, em palavras e ações, sua honra e louvor, que o chamou por sua graça, e o libertou das trevas da ignorância e erro, pecado e miséria, nas quais você estava anteriormente envolvido; e o trouxe para a luz mais maravilhosa e afetante da verdade e graça, santidade e conforto , que ele fez brilhar em seus corações: ( 2 Coríntios 4: 6. ) ”

Comentário de Scofield

sacerdócio

O sacerdócio do Novo Testamento, Resumo:

(1) Até que a lei fosse dada, o chefe de cada família era o sacerdote da família Gênesis 8:20 ; Gênesis 26:25 ; Gênesis 31:54 .

(2) Quando a lei foi proposta, a promessa de perfeita obediência era que Israel seria para Deus “um reino de sacerdotes” Êxodo 19: 6 . mas Israel violou a lei, e Deus fechou o ofício sacerdotal da família Aarônica, nomeando a tribo de Levi para ministrar a eles, constituindo assim o típico sacerdócio Êxodo 28: 1 .

(3) Na dispensação da graça, todos os crentes são incondicionalmente constituídos como um “reino de sacerdotes” 1 Pedro 2: 9 ; Apocalipse 1: 6 a distinção que Israel não conseguiu por obras. O sacerdócio do crente é, portanto, um direito de nascimento; assim como todo descendente de Arão nasceu no sacerdócio Hebreus 5: 1 .

(4) O principal privilégio de um sacerdote é o acesso a Deus. Sob a lei, o sumo sacerdote só podia entrar “no mais santo de todos”, e isso uma vez por ano Hebreus 9: 7 , mas quando Cristo morria, o véu, tipo do corpo humano de Cristo Hebreus 10:20 era rasgado, de modo que agora o sacerdotes-crentes, igualmente com Cristo, o sumo sacerdote, têm acesso a Deus nos mais sagrados Hebreus 10: 19-22 .

O sumo sacerdote está lá corpóreo Hebreus 4: 14-16 ; Hebreus 9:24 ; Hebreus 10: 19-22 .

(5) No exercício de seu cargo, o crente-sacerdote do Novo Testamento é

(1) um sacrificador que oferece um triplo sacrifício: (a) seu próprio corpo vivo. Romanos 12: 1 ; Filipenses 2:17 ; 2 Timóteo 4: 6 ; 1 João 3:16 ; Tiago 1:27 (b) louvor a Deus, “o fruto dos lábios que menciona Seu nome” (RV), a ser oferecido “continuamente”; Hebreus 13:15 ; Êxodo 25:22Comungarei contigo de cima do propiciatório”); (c) sua substância; Hebreus 13:16 ; Romanos 12:13 ; Gálatas 6: 6 ; 3 João 1: 5-8 ; Hebreus 13: 2 ; Gálatas 6:10 ; Tito 3:14 .

(2) O sacerdote do NT também é intercessor 1 Timóteo 2: 1 ; Colossenses 4:12

Comentário de John Wesley

Mas vós sois uma geração escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo peculiar; para que manifeste os louvores daquele que te chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Mas vós – que cremos em Cristo, somos – em um sentido mais elevado do que nunca os judeus foram. Uma raça escolhida ou eleita, um sacerdócio real – “Reis e sacerdotes para Deus”, Apocalipse 1: 6 . Como príncipes, tendes poder com Deus e vitória sobre o pecado, o mundo e o diabo; como sacerdotes, sois consagrados a Deus por oferecer sacrifícios espirituais. Vós, os cristãos somos como uma nação santa, sob Cristo vosso rei.

Um povo comprado – Quem é sua propriedade peculiar.

Para que você possa mostrar – Por todo o seu comportamento, para toda a humanidade.

As virtudes – A excelente glória, a misericórdia, a sabedoria e o poder dele, Cristo, que o chamou das trevas da ignorância, erro, pecado e miséria.

Referências Cruzadas

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Deuteronômio 4:20 – A vocês, o Senhor tomou e os tirou da fornalha de fundir ferro, do Egito, para serem o povo de sua herança, como hoje se pode ver.

Deuteronômio 7:6 – Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 10:15 – No entanto, o Senhor se afeiçoou aos seus antepassados e os amou, e a vocês, descendentes deles, escolheu entre todas as nações, como hoje se vê.

Deuteronômio 14:2 – pois vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 26:18 – E hoje o Senhor declarou que vocês são o seu povo, o seu tesouro pessoal, conforme ele prometeu, e que vocês terão que guardar todos os seus mandamentos.

Salmos 22:30 – A posteridade o servirá; gerações futuras ouvirão falar do Senhor,

Salmos 33:12 – Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!

Salmos 73:15 – Se eu tivesse dito “falarei com eles”, teria traído os teus filhos.

Salmos 106:5 – para que eu possa testemunhar o bem-estar dos teus escolhidos, alegrar-me com a alegria do teu povo, e louvar-te junto com a tua herança.

Isaías 9:2 – O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.

Isaías 26:2 – Abram as portas para que entre a nação justa, a nação que se mantém fiel.

Isaías 41:8 – “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,

Isaías 43:21 – ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor”.

Isaías 44:1 – “Mas escute agora, Jacó, meu servo, Israel, a quem escolhi.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Isaías 61:6 – Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e no que era o orgulho delas vocês se orgulharão.

Isaías 66:21 – e também escolherei alguns deles para serem sacerdotes e levitas”, diz o Senhor.

Mateus 4:16 – o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”.

Mateus 5:16 – Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

Lucas 1:79 – para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz”.

João 17:19 – Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Atos dos Apóstolos 26:28 – Então Agripa disse a Paulo: “Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? “

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

1 Coríntios 3:17 – Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 1:14 – que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

Efésios 3:21 – a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!

Efésios 5:8 – Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,

Filipenses 2:15 – para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

Filipenses 3:14 – prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Colossenses 1:13 – Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

1 Tessalonicenses 5:4 – Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 4:11 – Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

Apocalipse 1:6 – e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.

Apocalipse 5:10 – Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra”.

Apocalipse 20:6 – Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *