Estudo de Isaías 61:6 – Comentado e Explicado

a vós chamar-vos-ão sacerdotes do Senhor, de ministros de nosso Deus sereis qualificados. Vós vos alimentareis com as riquezas das nações, e brilhareis com sua opulência.
Isaías 61:6

Comentário de Albert Barnes

Mas vós sereis nomeados – A idéia aqui é literalmente: ‹Não haverá necessidade de você se envolver nos negócios da agricultura. Tudo isso será feito por outros; e você, como ministros de Deus, pode se envolver totalmente nos deveres da religião. O mundo será tributário para você e você apreciará as produções de todas as terras; e vocês podem, portanto, dedicar-se exclusivamente ao serviço do Senhor, como um reino de sacerdotes. Uma promessa semelhante ocorre em Êxodo 19: 6 : ‹E vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. ‘ A idéia é que haveria um certo grau de prosperidade espiritual, tão grande quanto se eles pudessem desfrutar de todas as produções de outros climas; como se todo serviço servil e laborioso fosse realizado por outros; e como se estivessem totalmente livres da necessidade de labuta, e pudessem dedicar-se exclusivamente aos serviços da religião.

Comereis as riquezas dos gentios – (Veja as notas em Isaías 60: 5-11 ).

E na glória deles – No que constitui a glória deles, ou no que eles consideram valioso; isto é, sua riqueza, seus talentos e seu poder.

Vocês devem se gabar? Houve uma variedade considerável de interpretações em relação ao significado da palavra usada aqui. Jerome o processa, Et in gloria earum superbietis . A Septuaginta: ‘Em sua riqueza sereis admirados’ ( ?a?µas??ses?e thaumasthesesthe ). Os caldeus e os siríacos declaram: ‘No seu esplendor gloriareis’. A palavra usada é ??? yâmar. Acredita-se que não ocorre em nenhum outro lugar, exceto em Jeremias 2:11 , duas vezes, onde é proposta ‘mudada’. ‹Por que uma nação mudou ( ?????? haheymiyr ) seus deuses, que ainda não são deuses? Mas meu povo mudou ( ???? hemiyr ) sua glória por aquilo que não aproveita. ‘ Na passagem diante de nós, é usada em Hithpael, e significa propriamente trocar-se com alguém. Aqui significa: ‘Em seu esplendor, tomaremos seus lugares’, isto é, desfrutaremos em seu lugar. Nós nos valeremos dela como se quiséssemos entrar em suas posses, e como se fossem nossas. O sentido é que deve enriquecer e adornar a igreja. Deve dividir os lugares, e todos pertencerão ao pênis de Deus – de acordo com o que tantas vezes foi dito por Isaías, que a riqueza do mundo se tornaria tributária para a igreja.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 61: 6-7 . Mas sereis chamados sacerdotes, etc. – Todo o seu corpo estará agora tão perto de Deus quanto antes os sacerdotes, e será um sacerdócio real, 1 Pedro 2: 9 . Isso é certamente verdade para todos os fiéis sob o evangelho; portanto, eles também têm seus sacrifícios espirituais, Romanos 12: 1 ; Hebreus 13: 15-16 ; 1 Pedro 2: 5 . Comereis as riquezas dos gentios – participai da sua abundância; e na glória deles se gloriarão – Você será altamente avançado pela adição de tudo o que é glorioso neles. O LXX. torne-o, e? t? p???t? a?t?? ?a?µas??ses?e , você será maravilhoso, ou objeto de admiração, através de suas riquezas; isto é, pela glória que eles lhe trarão, a saber, em riquezas, partes, aprendizado, cap. 60: 5, 11. Por vossa vergonha, tereis dupla honra; embora você tenha sido pouco considerado entre os gentios, agora você será altamente estimado por eles; você terá danos duplos. Veja no cap. 40: 2. Eles se regozijarão em sua porção – Nomeadamente, na honra que Deus lhes dará. É uma repetição daquilo que é afirmado na cláusula anterior. Portanto, ou melhor, porque, eles possuirão o dobro – Por causa da duplicação de sua porção; alegria eterna será para eles – alegria que continuará por muito tempo aqui, e será eterna no além. O significado desta previsão parece ser que, embora os primeiros cristãos devam ter uma grande parcela de vergonha ou ignomínia lançados sobre eles, ainda assim seus descendentes devem, em troca, receber uma parcela dupla de honra e glória. Isso aconteceu: o cristianismo, por ser considerado a maior infâmia e carregado de grande vergonha, ganhou a maior reputação quando Constantino se tornou imperador e recebeu as maiores honras que poderiam ser pagas, e foi, como era estavam cheios de glória, riquezas e honra. ”

Comentário de John Calvin

6. Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor. Este versículo lança um pouco mais de luz sobre o precedente; pois na segunda parte, o Profeta prediz que os crentes gozarão das riquezas dos gentios e serão ressuscitados para a glória como seus sucessores. Os judeus, de fato, aproveitam avidamente essas declarações e já devoram pela cobiça a riqueza de todas as nações, como se um dia a possuíssem, e se vangloriam como se a glória de todo o mundo se tornasse sua.

Mas há principalmente duas coisas que devem ser observadas nessas palavras, para que possamos entendê-las mais completamente. Primeiro, os profetas, quando desejam descrever a glória e a felicidade do Reino de Cristo, tomam emprestadas comparações dos assuntos humanos. Em segundo lugar, quando falam da Igreja, conectam a Cabeça aos membros de tal maneira que às vezes olham mais para a Cabeça do que para os membros. Não devemos entender o gozo da riqueza de outros como significando que aqueles que se converterem a Cristo se apoderarão da riqueza, ou glória ou categoria de outros, que é mais inconsistente com a verdadeira religião; mas porque todas as coisas serão colocadas sob o domínio de Cristo, para que somente ele tenha autoridade e domínio. E foi o que eu já disse, que ele olha para os membros e para o Chefe. Mas quando eles entram no poder de Cristo, são chamados nossos, porque Cristo não possui nada separado de sua Igreja.

Do mesmo modo, é dito em outro lugar ( Isaías 45:14 ) que os inimigos de Cristo “beijarão seus pés e suplicarão perdão”, embora isso seja feito na Igreja, na qual eles reconhecem a Cristo e se submetem à sua doutrina. Assim, Isaías mostra o que o Pai dará ao Filho, que tem autoridade legal sobre o mundo inteiro ( Mateus 28:18 ) e a quem

“Todas as coisas devem ser sujeitas.” ( Hebreus 2: 8 )

No entanto, não devemos omitir o que mencionei um pouco antes, que Deus dá grande e gentil apoio a seus eleitos no mundo, para que eles sintam que sua condição é muito melhor do que a dos incrédulos; pois, apesar de quererem muitas coisas, contentarem-se um pouco, agradecem alegremente a Deus, para que sua fome seja melhor do que toda a abundância de incrédulos.

Sacerdotes de Jeová. Por esse termo, ele mostra que a condição do povo deve ser muito mais excelente do que antigamente; como se ele tivesse dito: “Até agora o Senhor escolheu você para ser sua herança; mas ele te enfeitará com presentes muito mais excelentes, pois ele te elevará à honra do sacerdócio. ” Embora todo o povo fosse “um reino de sacerdotes” ( Êxodo 19: 6 ; Deuteronômio 33:10 ), sabemos que a tribo de Levi apenas cumpriu esse cargo; mas o Profeta declara que no futuro será comum a todos. Isso não foi manifestado, mas sob o reinado de Cristo. A restauração da Igreja, de fato, começou no momento em que o povo retornou da Babilônia; mas na vinda de Cristo os crentes foram finalmente adornados e honrados por essa dignidade; pois todos os santos foram consagrados a Cristo e cumprem esse ofício. A este pertencem as palavras de Pedro,

“Vocês são uma nação santa, um sacerdócio real.” ( 1 Pedro 2: 9 )

Qual é a natureza desse tipo de sacerdócio deve ser cuidadosamente observado; pois não devemos mais oferecer a Deus sacrifícios terrestres (166), mas os homens devem ser oferecidos e mortos em obediência a Cristo, como Paulo declara que matou os gentios pela espada do evangelho, para que daí em diante obedeçam ao Senhor. (167) ( Romanos 15:16 )

Daí inferir quão infantil é a loucura dos papistas, que abusam dessa passagem para provar seu sacerdócio; para o papa e seus lacaios ordenam sacerdotes a sacrificar a Cristo, não a ensinar ao povo. Mas Cristo se ofereceu “por eterna redenção” ( Hebreus 9:12 ), e somente ele exerceu esse sacerdócio e ordena que o sacerdote do sacrifício nos seja oferecido pela doutrina do Evangelho. Portanto, as pessoas que usurpam este ofício e desejam repetir o que ele completou são culpadas de sacrilégio.

Mas toda pessoa deve se oferecer ( Romanos 12: 1 ) e tudo o que tem, em sacrifício a Deus, para que possa exercer esse sacerdócio legal; e depois, os ministros, que foram especialmente chamados para esse ofício de ensino, devem usar a espada da palavra para matar homens e consagrá-los a Deus. Por fim, são ministros legais que, por si só, não tentam ou realizam nada, mas executam fiel e diligentemente os mandamentos que receberam de Deus.

Comentário de John Wesley

Mas sereis chamados sacerdotes do SENHOR; os homens os chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas dos gentios, e na glória deles vos gloriareis.

Os sacerdotes – Todo o corpo deles deve estar agora tão perto de Deus quanto os sacerdotes anteriormente, e será um sacerdócio real. Isso certamente é verdade para todos os fiéis sob o evangelho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *