Estudo de Lucas 1:79 – Comentado e Explicado

que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz.
Lucas 1:79

Comentário de Albert Barnes

Para dar luz … – Veja as notas em Mateus 4:16 .

Para guiar nossos pés … – A figura nesses versículos é tirada de viajantes que, sendo ultrapassados ??à noite, não sabem o que fazer e que esperam pacientemente pela luz da manhã, para que saibam que caminho seguir. Então o homem vagou. Então ele ficou à noite. Então ele se sentou na sombra da morte. Portanto, ele não sabia para onde ir até o Sol da justiça nascer, e então a luz brilhou intensamente em seu caminho, e a estrada estava aberta para a prometida terra de descanso – para o céu.

Esta canção de Zacarias é extremamente bonita. Expressa com elegância os grandes pontos do plano de redenção e a misericórdia de Deus em prover esse plano. Essa misericórdia é “ótima”. É digno de louvor – de nossas mais altas e mais altas canções de ação de graças; pois estávamos na sombra da morte – pecadores, miseráveis, errantes – e a luz surgiu, o evangelho veio, e as pessoas podem se alegrar na esperança da vida eterna.

Comentário de Joseph Benson

1:79 . Para dar luz aos que estão nas trevas – O Messias em sua vinda iluminaria com o conhecimento da salvação as nações gentias, que haviam vivido na ignorância e na iniquidade, a causa da morte. Para guiar nossos pés no caminho da paz – E ele guiaria os pés, mesmo dos judeus, no caminho de encontrar paz com Deus, paz de espírito e verdadeira felicidade, tornando-os mais perfeitamente familiarizados com o método de salvação e a vontade de Deus a respeito deles. Frases como trevas e sombras da morte descrevem com propriedade peculiar o estado ignorante e miserável do mundo gentio: e, provavelmente, a cláusula anterior pode ser destinada principalmente a eles. Porém, como é dito que a pregação de Cristo aos judeus na Galiléia, Mateus 4: 14-16 , é uma realização de Isaías 9: 1-2 , a que Zacarias aqui parece se referir, não devemos limitar o sentido dela apenas ao Gentios; pois de fato o caráter e as circunstâncias tristes dos judeus nessa época se adequavam muito bem à representação aqui feita. Tais são as tensões elevadas em que esse homem piedoso, sob a extraordinária influência do Espírito Santo, descreveu as grandes bênçãos que a humanidade deveria gozar com a vinda da semente prometida a Adão, Abraão e Davi.

Comentário de E.W. Bullinger

dê luz para = brilhar.

a sombra da morte. Um hebraísmo. Zalmaveth. Jó 10:21 ; Jó 38:17 . Salmos 23: 4 ; Salmos 107: 10 . Isaías 9: 2 . Mateus 4:16 , etc.

guia = direto. Wycliffe tem “vestido” , através da cômoda francesa O. para organizar, ainda preservada como um termo militar inglês.

Comentário de Thomas Coke

1:79 . Aqueles que estão nas trevas, etc. – Essas frases, com propriedade peculiar, descrevem o estado ignorante e miserável do mundo gentio, e talvez a parte anterior do versículo possa se referir a elas. Mas como a pregação de Cristo aos judeus na Galiléia; (pois foi quase inteiramente aos judeus que ele pregou): Mateus 4: 14-16 é um feito de Isaías 9: 1-2, ao qual provavelmente Zacarias aqui se refere provavelmente, não devemos limitar o sentido apenas aos gentios. ; pois, de fato, o triste caráter e as circunstâncias dos judeus naquele tempo, como descrito por Josefo, se adequam bem à representação aqui feita.

Referências Cruzadas

Jó 3:5 – Chamem-no de volta as trevas e a mais densa escuridão; coloque-se uma nuvem sobre ele e o negrume aterrorize a sua luz.

Jó 10:22 – para a terra tenebrosa como a noite, terra de trevas e de caos, onde até mesmo a luz é trevas”.

Salmos 23:4 – Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

Salmos 25:8 – Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores.

Salmos 25:12 – Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir.

Salmos 44:19 – Todavia, tu nos esmagaste e fizeste de nós um covil de chacais e de densas trevas nos cobriste.

Salmos 85:10 – O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.

Salmos 107:10 – Assentaram-se nas trevas e na sombra mortal, aflitos, acorrentados,

Salmos 107:14 – Ele os tirou das trevas e da sombra mortal, e quebrou as correntes que os prendiam.

Provérbios 3:17 – Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz.

Provérbios 8:20 – Ando pelo caminho da retidão, pelas veredas da justiça,

Isaías 9:2 – O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.

Isaías 42:7 – para abrir os olhos aos cegos, para libertar da prisão os cativos e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão.

Isaías 42:16 – Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as coisas que farei; não os abandonarei.

Isaías 48:17 – Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir.

Isaías 48:22 – “Não há paz alguma para os ímpios”, diz o Senhor.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 49:9 – para dizer aos cativos: “Saiam”, e para aqueles que estão nas trevas: “Apareçam! ” “Eles se apascentarão junto aos caminhos e acharão pastagem em toda colina estéril.

Isaías 57:19 – criando louvor nos lábios dos pranteadores de Israel. Paz, paz, aos de longe e aos de perto”, diz o Senhor. “Quanto a ele, eu o curarei. “

Isaías 59:8 – Não conhecem o caminho da paz; não há justiça em suas veredas. Eles as transformaram em caminhos tortuosos; quem andar por eles não conhecerá a paz.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Jeremias 2:6 – Eles não perguntaram: ‘Onde está o Senhor, que nos trouxe do Egito e nos conduziu pelo deserto, por uma terra árida e cheia de covas, terra de seca e de trevas, terra pela qual ninguém passa e onde ninguém vive? ’

Jeremias 6:16 – Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”. Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’

Mateus 4:16 – o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”.

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Lucas 2:32 – luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

João 1:9 – Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.

João 8:12 – Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

João 9:5 – Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.

João 12:46 – Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Romanos 3:17 – e não conhecem o caminho da paz”.

Efésios 5:8 – Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,

1 Tessalonicenses 5:4 – Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.

1 João 1:5 – Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *