Estudo de Salmos 107:10 – Comentado e Explicado

Outros estavam nas trevas e na sombra da morte, prisioneiros na miséria e em ferros,
Salmos 107:10

Comentário de Albert Barnes

Tais como sentar-se nas trevas – A referência nesses versículos Salmos 107: 10-14 é evidentemente aos filhos de Israel, quando na Babilônia; e o objetivo é mostrar a bondade de Deus para eles em seus problemas, e a ocasião que eles tiveram para elogiá-lo por esse motivo. “Sentar-se nas trevas” é significativo de grande ignorância (compare as notas em Lucas 1:79 ; notas em Isaías 9: 2 ); ou de aflição e angústia, pois as trevas são um emblema da calamidade.

E na sombra da morte – Uma sombra escura, sombria e fria como “Morte” se lançaria se ele estivesse entre nós e a luz. Veja as notas em Jó 3: 5 ; compare Jó 10:21 ; Salmo 23: 4 ; Salmo 44:19 ; Isaías 9: 2 . A referência é à triste e sombria residência dos hebreus na terra do cativeiro.

Estar preso na aflição e no ferro – cativos e escravos. Compare o Salmo 105: 18 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 107: 10-12 . Como sentar na escuridão, etc. – Em estado desconsolado e desamparado, em prisões ou masmorras escuras; preso na aflição e no ferro – Nos ferros aflitos ou graves: ou, nos cordões da aflição, como a expressão é Jó 36: 8 , e particularmente nos grilhões do ferro . Porque eles se rebelaram, etc. – Como uma punição justa pelos crimes que eles haviam cometido de maneira rebelde contra os mandamentos expressos de Deus, ou as ordens claras e frequentes de suas próprias consciências; que eram a voz do Altíssimo, dando-lhes um conselho saudável, embora o desprezassem e desprezassem; por isso ele derrubou o coração deles – O orgulho, a rebelião e a obstinação de seus corações; com trabalho – hebraico, hebraico, genérico, com dor ou angústia. Caíram e não havia quem o ajudasse – Caíram nas mãos dos inimigos e em misérias sem esperança e sem remédio. Então eles clamaram ao Senhor, etc. – No entanto, ao fazer seus pedidos ao Senhor e implorá-lo sinceramente para ter pena de sua condição miserável, ele teve o prazer de ouvir suas orações e salvá-las de suas angústias. “Nesta segunda parte do cenário divino, vemos um povo gemendo sob todas as misérias do cativeiro, privado de luz e liberdade, acorrentado em masmorras horríveis, e esperando o dia da execução. Essas calamidades são representadas como tendo causado sobre si mesmas, por sua rebelião contra Deus, que toma esse método de humilhá-las. Ele tem sucesso e os coloca de joelhos para Aquele que sozinho é capaz de libertá-los. Movido por seus gritos, ele exerce seu poder em favor deles e os liberta da casa da escravidão. Para um estado de servidão corporal, os israelitas, por suas transgressões, eram frequentemente reduzidos e muitas vezes experimentavam, mediante seu arrependimento, a bondade de Jeová em resgatá-los dela. Mas o cativeiro grande e universal é o do pecado e da morte; a grande e universal libertação, pela qual todos os remidos do Senhor devem louvar a sua misericórdia, é a de Jesus Cristo. ” Quando essa libertação é experimentada, embora em parte; quando o pecador, que clama seriamente ao Senhor por causa do pecado, é tirado da prisão de culpa, condenação e ira, e recebe o Espírito da vida de Cristo Jesus, libertando-o da lei ou poder dominante e restritivo do pecado e da morte; “Suas correntes, como as de São Pedro, caem com a palavra de seu libertador; ele é salvo de sua angústia; ele é trazido das trevas e da sombra da morte para a gloriosa luz e liberdade dos filhos de Deus. A alegria resultante de tal libertação será excedida somente pelo que ocorrerá nos corações e será expressa pelas vozes dos redimidos, no dia em que Cristo realizará também a redenção de seus corpos , como ele já efetuou. a sua, do poder da sepultura; quando ele partir em pedaços os portões de bronze e as barras adamantinas daquela prisão; pôr um fim para sempre à escravidão da corrupção e levar o cativeiro para os céus mais altos. ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

aflição = opressão.

Comentário de Adam Clarke

Então eles choram – O efeito produzido pela aflição como antes.

Comentário de Adam Clarke

Então eles choram – O efeito produzido pela aflição como antes.

Comentário de John Calvin

10. Aqueles que habitam nas trevas O Espírito de Deus menciona aqui outra espécie de perigo em que Deus descobre manifestamente seu poder e graça na proteção e libertação dos homens. O mundo, como eu disse, chama essas vicissitudes de esporte da fortuna; e dificilmente se pode encontrar um dentre cem que os atribui à providência superintendente de Deus. É um tipo muito diferente de sabedoria prática que Deus espera de nossas mãos; a saber, que devemos meditar em seus julgamentos em tempos de adversidade e em sua bondade em nos libertar dela. Pois certamente não é por mero acaso que uma pessoa caia nas mãos de inimigos ou ladrões; nem é por acaso que ele é resgatado deles. Mas é isso que devemos manter constantemente em vista, que todas as aflições são a vara de Deus e que, portanto, não há remédio para elas em nenhum outro lugar além de Sua graça. Se uma pessoa cair nas mãos de ladrões ou piratas, e não for assassinada instantaneamente, mas, desistindo de toda esperança de vida, espera a morte a todo momento; certamente a libertação de tal pessoa é uma prova impressionante da graça de Deus, que brilha mais ilustrativamente na proporção da escassez do número que foge. Assim, então, se um grande número perecer, essa circunstância não deve de maneira alguma diminuir os louvores a Deus. Por esse motivo, o profeta acusa todos aqueles de ingratidão, que, depois de maravilhosamente preservados, logo perdem de vista a libertação assim concedida a eles. E, para fortalecer a acusação, ele apresenta, como testemunho contra eles, seus suspiros e gritos. Pois quando estão em apuros, confessam sinceramente que Deus é seu libertador; como acontece, então, que essa confissão desapareça quando eles desfrutam de paz e sossego?

Comentário de John Wesley

Como os que estão sentados nas trevas e nas sombras da morte, sendo presos na aflição e no ferro;

Escuridão – Em prisões ou masmorras escuras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *