Estudo de Salmos 85:10 – Comentado e Explicado

A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir, a justiça e a paz de novo se darão as mãos.
Salmos 85:10

Comentário de Albert Barnes

Misericórdia e verdade são reunidas – Ou seja, nas relações divinas mencionadas no salmo. Houve uma mistura de misericórdia e verdade nessas relações; ou, ambos foram manifestados; verdade, nas declarações divinas, ameaças e promessas; e misericórdia, em perdoar pecados e em poupar o povo. Não há contradição necessária entre verdade e misericórdia; isto é, um não conflita necessariamente com o outro, embora pareça estar em conflito com o outro quando a punição é ameaçada por crime, e ainda assim a misericórdia é mostrada ao ofensor – ou seja, onde a punição não é infligida, e a o ofensor é tratado como se não tivesse pecado. A esse respeito, a grande dificuldade em todos os governos humanos tem sido manter ambos; ser fiel à ameaça da lei e, ao mesmo tempo, perdoar os culpados. Os governos humanos nunca foram capazes de conciliar os dois.

Se o castigo é infligido até o limite da ameaça, não há manifestação de misericórdia; se a misericórdia é demonstrada, há um afastamento da justiça ou uma declaração de que as ameaças da lei não devem, em todos os casos, ser infligidas: isto é, existe, nessa medida, um abandono da justiça. Os governos humanos sempre sentiram a necessidade, em suas operações práticas, de algum dispositivo como uma expiação, pelo qual os dois pudessem ser misturados e ambos garantidos. Tal método de reconciliação ou de garantia de ambos os objetos – verdade, no cumprimento da ameaça e misericórdia para com o ofensor – nunca foi (e não poderia ser) atuado em uma administração humana. É somente no governo divino que isso foi realizado, onde uma consideração verdadeira e perfeita foi dada à verdade na ameaça e à misericórdia com os culpados por uma expiação. É verdade, de fato, que esta passagem não se refere à expiação feita pelo Redentor, mas dificilmente se pode encontrar uma ilustração melhor desse trabalho do que na linguagem usada aqui. Compare as notas em Romanos 3:26 . Veja também meu trabalho sobre a “expiação”, capítulos ii., Iii.

Justiça – Na manutenção da lei, ou na manifestação da justiça. Ou seja, neste caso, Deus havia mostrado sua justiça ao trazer essas calamidades ao povo por seus pecados. No trabalho do Redentor, isso foi feito por ele ser “ferido por nossas transgressões e ferido por nossas iniqüidades”; pelo fato de que “o castigo de nossa paz estava sobre ele” e que “o Senhor colocou sobre ele a iniqüidade de todos nós”. Isaías 53: 5-6 . “E paz.” Perdão; misericórdia; restauração a favor. No caso do povo hebreu, isso foi feito removendo as calamidades que seus pecados lhes haviam causado e retornando o favor. No trabalho de redenção, foi realizado pelo perdão do pecado e pela reconciliação com Deus.

Se beijaram – Como amigos e amantes fazem; como eles que estão separados há muito tempo; como fazem os que, depois de alienados e afastados, são novamente amigos. Da mesma maneira, parecia haver uma alienação – um afastamento – um estado de hostilidade – entre justiça e misericórdia, entre justiça e perdão, mas agora eles estão unidos como amigos separados e alienados, e se abraçam como amigos. Faz; isto é, eles se misturam em uma bela harmonia.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 85: 10-11 . Misericórdia e verdade, etc. – O favor e a justiça que Deus mostrou a seu povo, são considerados como descendo do céu e encontrando e abraçando a verdade e a prosperidade, brotando da terra: ou seja, assim que Deus estiver determinado a mostrar favor a seu povo, eles são imediatamente respondidos por prosperidade e abundância, como uma conseqüência necessária da verdade da promessa de Deus. Mas nesses dois versículos, de maneira mais eminente, significa-se a reconciliação da justiça e da misericórdia de Deus, e os felizes efeitos disso na terra, na vinda do Messias.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 85:10 . Misericórdia e verdade são encontradas juntas, etc. – Quando chegar esse tempo abençoado, aquelas virtudes que agora parecem banidas da sociedade humana serão restauradas e haverá uma feliz união de misericórdia ou benignidade, com verdade, veracidade e fidelidade; de retidão, ou justiça e eqüidade, com paz, ou paz e concórdia. Mas a passagem deve antes ser entendida por bênçãos de Deus, em vez de graças ou virtudes no homem; das quais bênçãos todo o contexto fala. E então o sentido é que a grande obra de redenção e salvação de Cristo deve manifestar e demonstrar claramente a misericórdia de Deus em redimir seu povo Israel, e no chamado e conversão dos gentios, sua verdade no cumprimento de suas promessas, especialmente a grande promessa. do Messias para vir em carne, que foi o fundamento de todas as outras promessas; sua justiça em punir o pecado na garantia dos pecadores, em fazer de seu Filho uma oferta pelo pecado por nós e em conferir justiça a criaturas culpadas e perdidas; e sua paz, ou reconciliação, aos pecadores penitentes e crentes, e aquela paz de consciência que a acompanha. “Assim, esses quatro atributos divinos, divididos na queda de Adão, se encontraram novamente no nascimento de Cristo. A misericórdia estava sempre inclinada a servir o homem, e a paz não podia ser sua inimiga; mas a verdade exigiu a realização da ameaça de Deus: A alma que pecar morrerá; e a justiça não podia deixar de dar a cada um o que lhe era devido. Jeová deve ser verdadeiro em todos os seus caminhos e justo em todas as suas obras. Agora, não há religião na terra, exceto o cristão, que pode satisfazer as demandas de todos esses reclamantes e restaurar uma união entre eles; o que pode mostrar como a palavra de Deus pode ser verdadeira, e sua obra justa e, apesar disso, o pecador encontra misericórdia e obtém paz. Mas um Deus encarnado reconciliou todas as coisas no céu e na terra. ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

conheceu. beijou. Figura do discurso Prosopopéia. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Misericórdia e verdade são reunidas – Seria mais simples traduzir o original:

?????? ???? ???

???? ????? ???

Chesed veemeth niphgashu ;

Tsedek veshalom nashaku , – ”

Misericórdia e verdade se encontraram no caminho

Justiça e paz se abraçaram. ”

Este é um texto notável, e muito foi dito sobre ele: mas há uma beleza nele que, penso, não foi notada.

Misericórdia e paz estão de um lado; verdade e justiça por outro. A verdade requer retidão; a misericórdia pede paz.

Eles se reúnem no caminho; um vai fazer inquisição pelo pecado, o outro a pedir reconciliação. Tendo cumprido, suas diferenças em certas considerações, não mencionadas aqui particularmente, são ajustadas; e suas reivindicações mútuas são combinadas em um interesse comum; em que a paz e a justiça se abraçam imediatamente. Assim, a justiça é dada à verdade e a paz é dada à misericórdia.

Agora, onde eles se conheceram? Em Cristo Jesus.

Quando eles foram reconciliados? Quando ele derramou sua vida no Calvário.

Comentário de John Calvin

10. Misericórdia e verdade se encontrarão. Aqui os verbos estão no tempo passado; mas é evidente do escopo da passagem que eles devem ser traduzidos para o futuro. Abraço cordialmente a opinião de muitos, de que temos aqui uma profecia referente ao reino de Cristo. Não há dúvida de que os fiéis ergueram os olhos para Ele, quando sua fé precisava de encorajamento e apoio em referência à restauração da Igreja; e especialmente após o retorno da Babilônia. Enquanto isso, o objetivo do profeta é mostrar quão abundantemente Deus lida com sua Igreja, depois que ele se reconcilia com ela. Os frutos que ele representa como brotando dessa reconciliação são, primeiro, que a misericórdia e a verdade se encontram; e, segundo, que a justiça e a paz se abraçam Dessas palavras, Agostinho deduz um belo sentimento, e um repleto do mais doce consolo: Que a misericórdia de Deus é a origem e a fonte de todas as suas promessas, de onde emite a justiça que nos é oferecido pelo evangelho, enquanto a partir dessa justiça procede a paz que obtemos pela fé, quando Deus nos justifica livremente. Segundo ele, a justiça é representada como olhar para baixo do céu, porque é o dom gratuito de Deus, e não adquirido pelo mérito das obras; e que vem do céu, porque não se encontra entre os homens, que por natureza são totalmente destituídos. Ele também explica a verdade que brota da terra como significado, que Deus fornece a evidência mais incontestável de sua fidelidade, para cumprir o que prometeu. Mas, como preferimos buscar a verdade sólida, do que exercitar nossa engenhosidade na busca de interpretações refinadas, vamos nos contentar com o significado natural da passagem, que é que misericórdia, verdade, paz e justiça formarão a grande e enobrecedora distinção do reino de Cristo. O profeta não proclama os louvores dos homens, mas elogia a graça que ele esperava antes, e suplicou somente a Deus; ensinando-nos assim a considerá-la uma verdade indubitável, que todas essas bênçãos fluem de Deus. Pela figura sinódica, algumas partes sendo colocadas para o todo, são descritas nessas quatro palavras todos os ingredientes da verdadeira felicidade. Quando a crueldade se enfurece com impunidade, quando a verdade se extingue, quando a justiça é oprimida e pisoteada, e quando todas as coisas estão envolvidas em confusão, não é melhor que o mundo termine do que esse estado de coisas? deve continuar? Daí decorre que nada pode contribuir mais efetivamente para a promoção de uma vida feliz do que essas quatro virtudes devem florescer e governar supremas. O reino de Cristo, em outras partes das Escrituras, é adornado com anexos quase semelhantes. Se, no entanto, alguém preferir entender misericórdia e verdade como se referindo a Deus, não tenho disposição para entrar em disputa com ele. (477) O surgimento da verdade da terra e o desprezo da justiça do céu, sem dúvida implicam, que a verdade e a justiça serão universalmente difundidas, tanto acima como abaixo, de modo a preencher o céu e a terra. Não se destina a atribuir algo diferente a cada um deles, mas a afirmar em geral, que não haverá cantos da terra onde essas qualidades não floresçam.

Comentário de John Wesley

Misericórdia e verdade são encontradas juntas; justiça e paz se beijaram.

Beijado – Essa grande obra de redenção de Cristo deve manifestar claramente a misericórdia de Deus em resgatar seu povo Israel e na conversão dos gentios; sua verdade em cumprir a grande promessa de enviar seu filho, sua justiça em punir o pecado, em seu filho e em conferir justiça a criaturas culpadas e perdidas; e sua paz ou reconciliação com os pecadores, e aquela paz de consciência que a acompanha.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *