Estudo de Mateus 11:28 – Comentado e Explicado

Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:28

Comentário de Albert Barnes

Todos vocês que trabalham e estão sobrecarregados – O Salvador aqui, talvez, se refere principalmente aos judeus, que gemeram sob o peso de suas leis cerimoniais e das tradições dos anciãos, Atos 15:10 . Ele lhes diz que, vindo a ele e adotando o novo sistema de religião, eles seriam libertados desses ritos e cerimônias onerosos. Contudo, não resta dúvida de que ele pretendia aqui abordar principalmente o pobre, perdido e arruinado pecador: o homem “sobrecarregado” com a consciência de suas transgressões, tremendo de perigo e buscando libertação. Para tal há alívio. Cristo diz para eles virem a ele, crerem nele, e confiarem nele, e somente nele, para a salvação. Fazendo isso, ele lhes dará descanso – descanso de seus pecados, dos alarmes da consciência, dos terrores da lei e dos medos da morte eterna.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 11:28 . Vinde a mim – Nosso Senhor aqui mostra a quem ele tem o prazer de revelar o Pai, e as coisas ditas acima foram escondidas dos sábios e prudentes; àqueles que trabalham ou estão cansados, como ??p???te? podem ser prestados, e são pesados; ou seja, aqueles que estão cansados ??da escravidão do pecado e de Satanás, e do amor do mundo e da busca de suas vaidades, e desejo e trabalho após um estado de reconciliação e paz com Deus, e descansam nele; e quem, até que desfrutem dessas bênçãos, está carregado de um sentimento de culpa e poder de seus pecados, e do desagrado de Deus devido a eles por causa disso. Para estes, e também para os que estão sobrecarregados com as angústias da vida e várias provações, Jesus graciosamente diz: Vinde a mim – A palavra original, de?te , vem, não expressa tanto uma ordem, mas um pedido amigável; um familiar exortando, desejando e implorando a uma pessoa para fazer qualquer coisa, particularmente o que é agradável, e que lhe seria proveitoso se feito. Vir a Cristo é aplicar a ele com fé e oração as bênçãos que vemos que queremos. E eu – somente eu (pois ninguém mais pode) lhe darei livremente (o que você não pode comprar) descanso, a saber, da culpa do pecado por justificação, e do poder do pecado pela santificação; descanso, de um sentimento da ira de Deus e de uma consciência acusadora, em paz com Deus e paz de espírito; descanse, de todas as afeições carnais e cuidados mundanos infrutíferos, inquietações e labores, no amor de Deus derramado em seus corações; e descanse no meio das aflições, provações e problemas da vida, com plena certeza de que todas as coisas funcionarão para o seu bem e que, embora no mundo você possa ter tribulações, em mim você terá paz. Alguns comentaristas, pelo restante deste convite, entendem que estão livres dos onerosos serviços da lei que Cristo concedeu aos homens através da promulgação do evangelho. E deve-se reconhecer que essa interpretação é favorecida pela cláusula subsequente, na qual os homens são convidados a assumir o jugo e o fardo de Cristo, a partir da consideração de que são leves e fáceis, ou seja, em comparação com o jugo de Moisés. Não há razão, no entanto, para confinar o resto da alma aqui oferecida a esse privilégio particular do cristianismo. É mais natural pensar que ele compreende todas as bênçãos do evangelho. O cristianismo, quando abraçado na fé e no amor, e possuído na vida e no poder dele, dá descanso à alma, porque, primeiro, informa claramente o julgamento dos pontos mais importantes, removendo todas as dúvidas a respeito deles; 2d, estabelece a vontade na escolha do que é para sua felicidade; 3d, controla e regula as paixões e as mantém sujeitas à paz e ao amor de Deus. Filipenses 4: 7 ; Colossenses 3: 14-15 . Veja o sermão de Dodd neste texto.

Comentário de E.W. Bullinger

Venha, etc. Aqui Cristo se refere, não a pecados, mas a serviço; não para culpar, mas para trabalhar; não para a consciência, mas para o coração; não ao arrependimento, mas ao aprendizado; não para encontrar perdão, mas para encontrar descanso.

todos. Aqui limitado àqueles que procuram “descanso” .

trabalho = labuta.

pesado = sobrecarregado.

dar. Seu descanso é dado. O nosso deve ser encontrado em Seu presente. Não temos ninguém para dar.

Comentário de John Calvin

28. Venha a mim todo esse trabalho que Ele agora gentilmente convida para si mesmo aqueles a quem reconhece serem adequados para se tornarem seus discípulos. Embora ele esteja pronto para revelar o Pai a todos, a maior parte é descuidada em procurá-lo, porque não são afetados pela convicção de suas necessidades. Os hipócritas não se preocupam com Cristo, porque estão intoxicados com sua própria justiça, e não têm fome nem sede ( Mateus 5: 6 ) por sua graça. Aqueles que são devotados ao mundo não atribuem valor à vida celestial. Seria em vão, portanto, para Cristo convidar qualquer uma dessas classes, e, portanto, ele se volta para os miseráveis ??e aflitos. Ele fala deles como trabalhando, ou gemendo sob um fardo, e geralmente não significa aqueles que são oprimidos com tristeza e aborrecimentos, mas aqueles que são oprimidos por seus pecados, que estão cheios de alarme pela ira de Deus e estão prontos afundar sob um peso tão pesado . Existem vários métodos, de fato, pelos quais Deus humilha seus eleitos; mas como a maior parte dos que estão carregados de aflições ainda permanece obstinada e rebelde, Cristo quer dizer por pessoas que trabalham e sobrecarregam, aqueles cujas consciências estão angustiadas pela exposição à morte eterna e que são tão interiormente pressionados por suas misérias que desmaiar; pois esse desmaio os prepara para receber sua graça. Ele nos diz que a razão pela qual a maioria dos homens despreza sua graça é que eles não são sensíveis à sua pobreza; mas que não há razão para que seu orgulho ou loucura devam impedir almas aflitas que anseiam por alívio.

Vamos, portanto, dar adeus a todos que, enredados pelas armadilhas de Satanás, ou estão convencidos de que possuem uma justiça de Cristo, ou imaginam que são felizes neste mundo. Que nossas misérias nos levem a buscar a Cristo; e como ele não admite nada para o gozo de seu descanso, a não ser aqueles que se afundam no fardo, aprendamos que não há veneno mais mortal do que a preguiça que é produzida em nós, seja pela felicidade terrena, seja por uma falsa e enganosa opinião de nossa própria justiça e virtude. Que cada um de nós trabalhe seriamente para despertar, primeiro, sacudindo vigorosamente os luxos do mundo; e, em segundo lugar, deixando de lado toda falsa confiança. Agora, embora essa preparação para a vinda de Cristo os faça como homens mortos, (71) ainda deve ser observado que é um dom do Espírito Santo, porque é o começo do arrependimento, ao qual ninguém aspira por si próprio. força. Cristo não pretendia mostrar o que o homem pode fazer por si mesmo, mas apenas nos informar quais devem ser os sentimentos daqueles que o procuram.

Aqueles que limitam o fardo e o trabalho às cerimônias da Lei, têm uma visão muito estreita do significado de Cristo. Eu reconheço que a lei era intoleravelmente pesada e sobrecarregava as almas dos adoradores; mas devemos ter em mente o que eu disse, que Cristo estende a mão a todos os aflitos e, assim, estabelece uma distinção entre seus discípulos e aqueles que desprezam o Evangelho. Mas devemos atender à universalidade da expressão; pois Cristo incluía todos, sem exceção, que trabalham e estão sobrecarregados, para que ninguém possa fechar a porta contra si mesmo por dúvidas perversas. (72) E, no entanto, todas essas pessoas são poucas em número; pois, entre a multidão inumerável daqueles que perecem, poucos sabem que estão perecendo. O alívio que ele promete consiste no perdão gratuito dos pecados, que por si só nos dá paz.

Comentário de Adam Clarke

Vinde a mim – Esta frase na nova aliança implica simplesmente crer em Cristo e se tornar seu discípulo ou seguidor.

Todos vocês que trabalham e estão sobrecarregados – A metáfora aqui parece ser tirada de um homem que tem uma grande carga sobre ele, que ele deve levar a um determinado lugar: cada passo que ele dá reduz sua força e torna sua carga a mais opressivo. No entanto, deve ser continuado; e ele trabalha, faz todos os esforços para alcançar o local onde deve ser estabelecido. Uma pessoa amável que passa e, vendo sua angústia, oferece aliviá-lo de sua carga, para que ele possa descansar.

Os judeus, fortemente carregados com os onerosos ritos da instituição mosaica, tornaram-se ainda mais opressivos pelas adições feitas pelos escribas e fariseus, que, segundo nosso Senhor ( Mateus 23: 4 ;), estavam sujeitos a encargos pesados; e o trabalho, pela observância da lei, de tornar-se agradáveis ??a Deus, é aqui convidado a depor sua carga e receber a salvação obtida por eles por Cristo.

Os pecadores, cansados ??dos caminhos da iniqüidade, também são convidados a vir a este Cristo e encontrar alívio rápido.

Penitentes, sobrecarregados com a culpa de seus crimes, podem chegar a este sacrifício e encontrar perdão instantâneo.

Os crentes, gravemente tentados e oprimidos pelos restos da mente carnal, podem chegar a este sangue, que purifica toda injustiça; e, purificados de todo pecado, e poderosamente socorridos em toda tentação, encontrarão descanso ininterrupto neste Salvador completo.

Todos são convidados a vir, e todos têm descanso prometido. Se poucos encontram descanso do pecado e afeições vis, é porque poucos vêm a Cristo para recebê-lo.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 11:28 . Vinde a mim, etc. – Nosso Salvador aqui mostra a quem tem o prazer de revelar essas coisas. Aquecido com o mais ardente amor aos homens, ele graciosamente convida todos os que estão cansados ??da escravidão do pecado e desejam estar em um estado de reconciliação com Deus, a procurá-lo ou a crer nele: não porque esperava alguma vantagem. deles, mas porque ele sabia como dar-lhes alívio, e estava disposto a fazê-lo, sem qualquer outro motivo, mas apenas para satisfazer o imenso desejo que ele tinha de lhes fazer bem. Neste convite, nosso Senhor parece ter olhado para Isaías 50: 4, onde o Messias é apresentado, dizendo: O Senhor Deus me deu a língua dos eruditos, para que eu saiba falar uma palavra a seu tempo, está cansado, pois ter todas as coisas entregues a ele do Pai é paralelo ao fato de o Senhor lhe dar a língua dos eruditos; e convidar todos os que trabalham e estão pesados, é o fim mencionado pelo profeta para o qual a língua dos eruditos lhe foi dada; e esta, possivelmente, é a razão pela qual muitos críticos, pelo descanso oferecido neste convite, entendem que a liberdade dos onerosos serviços da lei que Cristo concedeu aos homens, através da promulgação do evangelho, denominada na profecia falando uma palavra na estação para aquele que está cansado; e deve-se reconhecer que essa interpretação é favorecida pela cláusula subsequente, na qual os homens são convidados a assumir o jugo de Cristo, pela consideração de que é fácil, em comparação com o jugo de Moisés; e seu fardo, pela consideração de que é leve, em comparação com os preceitos cerimoniais da lei. Não há razão, no entanto, para confinar o resto da alma aqui oferecida, a esse privilégio particular da religião cristã; é mais natural pensar que ele compreende todas as bênçãos do evangelho. O Dr. Doddridge bem parafrashou: “Todos vocês que trabalham e são pesados, seja com as angústias da vida ou com o sentimento de culpa (ver Salmos 32: 4. ) Ou com a carga de observâncias cerimoniais”. Foi bem observado que o cristianismo, acompanhado pelo poder da graça divina, repousa a alma, porque, primeiro, informa claramente o julgamento dos pontos mais importantes, eliminando todas as dúvidas a respeito deles; porque em segundo lugar, estabelece a vontade na escolha do que é para a sua felicidade; porque em terceiro lugar, dirige as paixões corretamente, e as mantém sob bom governo. Veja a reflexão

Comentário de John Wesley

Vinde a mim todos os que trabalham e estão pesados, e eu vos darei descanso.

Venha a mim – Aqui ele mostra a quem tem o prazer de revelar essas coisas para os cansados ??e pesados; vós que trabalhais – Depois de descansar em Deus: e estarmos pesados ??- Com a culpa e o poder do pecado: e eu te darei descanso – somente eu (pois ninguém mais pode) te darei livremente (o que você não pode comprar) descansar do culpa do pecado pela justificação, e do poder do pecado pela santificação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *