Estudo de Jeremias 6:16 – Comentado e Explicado

Assim fala o Senhor: sustai vossos passos e escutai; informai-vos sobre os caminhos de outrora, vede qual a senda da salvação; segui-a, e encontrareis a quietude para vossas almas. Responderam, porém: Não a seguiremos!
Jeremias 6:16

Comentário de Albert Barnes

O sentido é: o profeta de Deus declarou que uma grande calamidade nacional está próxima. “Faça perguntas; permaneça nos caminhos; pergunte aos transeuntes. Seu país já foi próspero e abençoado. Tente aprender quais foram os caminhos trilhados naqueles dias que levaram seus ancestrais à felicidade. Escolha-os e ande sinceramente por ali, e assim encontre descanso para suas almas. ” Os pais cristãos costumam contrastar Cristo, o único caminho com os velhos caminhos, muitos em número e estreitos para entrar, que são a Lei e os profetas.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 6:16 . Permaneçam nos caminhos “Imitem o viajante, quando não puderem orientar seus passos; indague de que maneira os patriarcas de antigamente andavam: imitem suas práticas, nas quais você encontrará verdadeiro conforto e satisfação”. Veja Lowth e Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 6: 16-17 . Permaneçam nos caminhos, etc. – Ele agora dirige seu discurso ao povo e dá-lhes conselhos; por uma metáfora tirada dos viajantes, que, duvidando de seu caminho, permanecem parados e consideram se a direção que eles receberam de algum guia falso está correta ou não. Pergunte pelos caminhos antigos – Pergunte de que maneira os patriarcas, juízes, reis e profetas dos tempos antigos andaram e imitem suas práticas. E encontrareis descanso para suas almas – Você encontrará paz com Deus, estará seguro sob sua proteção e, em conseqüência disso, terá conforto e satisfação em suas próprias mentes. Ver Mateus 11: 28-29 . Mas eles disseram: Não caminharemos por ela . Se eles não disseram isso em palavras expressas, essa era a linguagem de suas ações: embora os profetas os tivessem orientado no caminho certo, e embora soubessem que outros haviam experimentado isso. portanto, eles não seriam persuadidos a andar nela, mas recusaram deliberadamente as bênçãos oferecidas a eles. Também pus vigias sobre você – dei-lhe profetas, como tantos vigias, para adverti-lo dos males que o ameaçavam. E eles cumpriram fielmente seu dever, advertindo-o de seus pecados e dando-lhe uma advertência fiel dos julgamentos que eles trariam sobre você; dizendo: Ouve o som da trombeta – isto é, o aviso que lhe é dado de se aproximar do perigo. Era costume, naqueles dias e países, manter vigias continuamente colocados em torres altas ou em colinas, que observavam o país por todo o lado, para impedir qualquer invasão repentina e hostil, notificando antecipadamente sua aparência ao som de trombeta. “Portanto, os profetas, que eram os observadores das maneiras do povo, e que tinham notado de Deus antecipadamente quais males estavam por vir, a menos que impedidos pelo arrependimento e pela mudança de vida, são chamados vigias”.

Comentário de Adam Clarke

Assim diz o Senhor: Permaneça nos caminhos, e veja – Vamos observar a metáfora. Um viajante está indo para uma cidade específica; ele chega a um lugar onde a estrada se divide em vários caminhos, ele tem medo de se perder; ele para, e tenta descobrir o caminho certo: ele não pode consertar sua escolha. Por fim, ele vê outro viajante; ele pergunta, obtém instruções adequadas – prossegue em sua jornada – chega ao local desejado – e repousa após o cansaço. Há um excelente sermão sobre essas palavras nas obras de nosso primeiro poeta, Geoffrey Chaucer; está entre os Contos de Canterbury e é chamado de Chaucerer’s Tale. Acho que o texto foi lido por ele como aparece no meu antigo EM. Bíblia: – Standith em weies e vê, e pede das olde pathes; Qual é o bom weie? e gótico nele, e gee schul fynden refreschimg a sua alma é. A alma precisa de descanso; só pode encontrar isso andando no bom caminho. O bom caminho é o que tem sido pisado pelos santos desde o princípio: é o caminho antigo, o caminho da fé e da santidade. Acredite, ame, obedeça; seja santo e seja feliz. Este é o caminho; vamos procurá-lo e caminhar nele. Mas essas pessoas más disseram: Não vamos entrar nela. Depois tomaram outro caminho, atravessaram o precipício e caíram na cova sem fundo; onde, em vez de descansar, encontram:

– um dilúvio ardente, alimentado

Com enxofre sempre em chamas, não consumido.

Comentário de John Calvin

O Profeta nos ensina aqui que a culpa do povo não pode ser atenuada como se eles tivessem pecado pela ignorância; pois eles foram avisados ??mais do que o necessário por Deus. O mesmo sentimento é encontrado em Isaías,

“Este é seu descanso; mas eles não quiseram ouvir. ” ( Isaías 28:12 .)

Mas nosso Profeta em geral condena os judeus; pois Deus lhes ordenara que se colocassem nos caminhos, que olhassem e investigassem respeitando todos os caminhos antigos. Ele usa uma semelhança: e não devemos duvidar de respeitar o caminho, uma vez que nos foi mostrado pela boca de Deus. Mas a impiedade do povo é exposta e reprovada, porque eles não abrem os olhos, quando Deus lhes mostrou o caminho e lhes permitiu uma livre escolha: pois ele introduz Deus aqui, não estritamente como quem manda, mas como alguém que mostra tanta indulgência, que as pessoas eram livres para escolher a maneira que aprovavam e pensavam melhor. Quando Deus lida tão gentilmente com os homens e, com tanta condescendência, coloca diante deles o que é útil e conveniente, é a ingratidão mais básica rejeitar essa bondade da parte de Deus.

Agora entendemos o desígnio do Profeta ao dizer que Deus lhes ordenara que se colocassem no caminho e considerassem o que era melhor a ser feito. Considere, ele diz, e você encontrará descanso, isto é, para que encontre descanso (pois os copulativos aqui denotam o fim) para suas almas (177) Aqui o Profeta quer dizer que permaneceu apenas com os judeus para garantir a prosperidade e um estado quieto; pois se eles tivessem obedecido ao conselho de Deus, lhes seria proporcionado descanso: em suma, ele quer dizer que eles eram infelizes por sua própria vontade; pois Deus lhes havia apresentado a perspectiva de uma condição feliz, mas esse favor havia sido desprezado por eles e desprezado, como essas palavras íntimas. E eles disseram: Não andaremos nela

Vemos que a perversidade do povo é aqui descoberta; porque de outra forma eles poderiam ter objetado e dito que haviam sido enganados e que, se tivessem sido avisados ??a tempo, teriam obedecido a conselhos bons e sábios. Para cortar essa alça, Jeremias diz que eles, por maldade deliberada, rejeitaram o restante oferecido por Deus: eles disseram: Não vamos andar nela. Esta resolução mostra que eles permaneceram obstinadamente em seus pecados; para que o resto, que estava ao seu alcance, não fosse escolhido por eles.

Esta passagem contém uma verdade valiosa: a fé sempre nos traz paz com Deus, e isso não apenas porque nos leva a concordar com a misericórdia de Deus e, assim, como Paulo nos ensina ( Romanos 5: 1 ) produz isso como fruto perpétuo; mas porque somente a vontade de Deus é suficiente para apaziguar nossa mente. Quem então abraça de coração a verdade como vinda de Deus, está em paz; pois Deus nunca faz o seu próprio povo flutuar enquanto ele se dirige a ele, mas mostra a eles como a grande estabilidade pertence à sua verdade. Se foi assim nos termos da Lei e dos Profetas, como vimos em Isaías, quanto mais obteremos descanso sob Cristo, desde que nos submetamos à sua palavra; pois ele próprio prometeu: “Vinde a mim todos os que trabalham e estão pesados, e eu os refrigerei.” E você encontrará descanso, ele diz aqui, para suas almas. Essa passagem serve para elogiar essa verdade celestial, de que serve para pacificar as consciências, para que não haja perplexidade nem dúvida. Segue-se –

A representação é a dos viajantes que, quando duvidosos quanto ao caminho certo, devem permanecer, isto é, parar, olhar e também perguntar. Havia vários caminhos antigos diante deles, mas eles deveriam perguntar qual era o bom caminho e caminhar por ele. Foi isso que Jeová por seus profetas exortou o povo a fazer, que tinha falsos profetas entre eles; mas eles se recusaram a fazê-lo. É uma relação do que Deus havia feito,

Assim Jeová disse: “Permaneçam-se pelos caminhos e olhem, e perguntem, quanto aos caminhos da antiguidade: Onde está, o bom caminho; E andai nela, e achareis descanso para as vossas almas: ”Mas eles disseram:“ Não andaremos nela ”.

Havia muitos caminhos antigos, ou antigos, como ainda existem; mas havia um bom caminho, o caminho da palavra de Deus. Que o caminho é antigo não prova que é bom. Os caminhos do erro são tão antigos quanto o caminho da verdade. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

Fique de pé, etc. Um apelo gracioso para evitar a calamidade ameaçada, como em Jeremias 2: 2 .

caminhos antigos. Compare Jeremias 18:15 .

bom = certo.

encontre descanso. Compare Mateus 11:29 , Mateus 11:30 ; onde um convite e uma promessa semelhantes são dados àqueles que “aprenderão” . Seguindo igualmente uma ameaça anterior de julgamento. Compare Deuteronômio 28:65 .

suas almas = vocês mesmos (enfático). Hebraico. nephesh.

Comentário de John Wesley

Assim diz o SENHOR: Permaneçam nos caminhos, e vejam, e peçam os caminhos antigos, onde está o bom caminho, e andem por ali, e encontrareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não caminharemos por ela.

Stand – Ele agora dirige seu discurso ao povo e dá-lhes conselhos; por uma metáfora tirada dos viajantes, que está em dúvida sobre seu caminho, permanece parada e considera se a direção que eles receberam de algum guia falso, está certa ou não.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *