Estudo de Isaías 57:19 – Comentado e Explicado

vou fazer assomar aos lábios dos aflitos a ação de graças. Paz, paz àquele que está longe e àquele que está perto.
Isaías 57:19

Comentário de Albert Barnes

Crio o fruto dos lábios – os caldeus e os siríacos traduzem isso: ‘As palavras dos lábios’. O ‘fruto’ dos lábios é o que os lábios produzem, isto é, palavras; e a referência aqui é sem dúvida oferecida por louvor e ação de graças. Veja Hebreus 13:15 ; onde a frase “fruto dos lábios” ( ?a?p?? ?e????? karpos cheileon ) é explicada como significando elogios. Compare Oséias 14: 2 , onde a expressão ‘renderemos os bezerros dos lábios’ significa que eles ofereceriam louvor. O sentido aqui é que Deus concedeu as bênçãos que tornavam a ação de graças adequada e, assim, ele ‘criou o fruto dos lábios’.

Paz, paz – O grande tema do dia de ação de graças seria a paz. A paz aqui mencionada provavelmente tinha uma referência primária à cessação das calamidades que logo dominariam a nação judaica e sua restauração novamente em sua própria terra. Mas toda a tensão da passagem também mostra que o profeta tinha uma verdade mais geral em sua opinião, e que ele se refere àquela paz que difundiria alegria entre todos os que estavam longe e aqueles que estavam por perto. Paulo evidentemente alude a essa passagem em Efésios 2: 14-17 . Assim entendida, a referência mais geral é à paz. que o Messias introduziria e que lançaria as bases para o gozo e o louvor universal (compare as anotações em Isaías 2: 4 ; Isaías 9: 5 ).

Para aquele que está longe – Aplicado pelo apóstolo Paulo aos gentios, que são representados como estando longe de Deus, ou como estrangeiros ou estrangeiros para ele Efésios 2:17 .

E àquele que está próximo – isto é, ao povo judeu Efésios 2:17 , representado como estando comparativamente próximo de Deus no desfrute de privilégios religiosos.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 57:19 . Eu crio o fruto dos lábios, etc. – O significado é “que Deus levantaria neste momento, por sua graça, pregadores do evangelho puro e genuíno”; quem, segundo o exemplo dos tempos apostólicos, deve pregar poderosamente essa verdade genuína e evangélica, que traz paz e tranquilidade às consciências perturbadas, reconciliação de Deus com o pecador crente, através do sangue de Jesus Cristo; e, portanto, é enfaticamente chamado de evangelho da paz. Essa pregação deles deve se estender por toda parte, e deve pertencer a todas as pessoas e nações sem distinção; e por esse meio a igreja deve ser verdadeiramente curada e restaurada. Ver Efésios 2:17 ; Efésios 6:15 .

Comentário de Adam Clarke

Eu crio o fruto dos lábios – “O sacrifício de louvor”, diz São Paulo, Hebreus 13:15 , “é o fruto dos lábios”. Deus cria esse fruto dos lábios, dando novo assunto e causa de ação de graças por suas misericórdias conferidas àqueles entre seu povo, que reconhecem e lamentam suas transgressões, e retornam a ele. O grande tema da ação de graças é a paz, a reconciliação e o perdão, oferecidos aos que estão próximos e aos que estão longe, não apenas aos judeus, mas também aos gentios, como São Paulo mais de uma vez aplica esses termos, Efésios 2:13 , Efésios 2:17 . Veja também Atos 2:39 .

Paz ao que está longe “Ou seja, ao penitente; e ao que está próximo, ou seja, ao justo”. – Kimchi.

Comentário de John Calvin

19. Eu crio o fruto dos lábios. Esta é uma explicação da declaração anterior, ou da maneira pela qual o Senhor dará consolo a esse povo. É porque ele promete e oferece paz a eles; pois com “o fruto dos lábios” ele quer dizer que fará com que eles ouçam as boas-novas da paz, pelas quais serão cheias de alegria.

Paz, paz. Penso que ele fala da publicação da “paz”, cujo ministério foi comprometido com os profetas, e depois foi ordenado aos apóstolos e outros ministros do Evangelho; como Paulo ensina que eles “são embaixadores de Cristo, para reconciliar os homens com Deus”. ( 2 Coríntios 5:20 ) A repetição da palavra “Paz” pretende expressar não apenas certeza, mas também continuidade ininterrupta. Como se ele tivesse dito: “Agora você ouve nada além de ameaças terríveis. A doutrina da graça e salvação é silenciosa, porque você é incapaz disso. Tal é a sua obstinação que devo lidar com você por ameaças e terrores. Mas um dia restaurarei a doutrina da ‘paz’ e abrirei os lábios dos profetas, para que eles a proclamem. ”

Para aqueles que estão longe. Isso é acrescentado, porque as pessoas que foram levadas para o cativeiro não pensavam que essas coisas lhes pertenciam (porque estavam “distantes”), mas talvez àquelas que estavam em casa; pois o cativeiro era uma espécie de rejeição. Mas o Profeta prediz que, embora estejam a uma grande distância, eles serão participantes dessa graça.

E eu o curo. Por fim, ele acrescenta o fim ou efeito que o Senhor decide curar o povo; isto é, para torná-los sãos e salvos. Portanto, inferimos o que observei um pouco antes, que tudo o que se relaciona com a plena e perfeita felicidade da Igreja é absolutamente um dom de Deus.

Paulo parece ter olhado para esta passagem, quando diz que Cristo

“Trouxe paz aos que estão próximos e aos que estão longe.” ( Efésios 2:17 )

Ele fala de gentios e judeus; pois os judeus estavam “próximos”, porque Deus havia feito um pacto com eles; mas os gentios estavam “distantes”, porque eram estranhos a essa aliança. Mas o Profeta parece falar apenas de judeus.

Eu respondo, Paulo adere ao verdadeiro significado do Profeta, se o todo for examinado cuidadosamente; porque os judeus dizem, nesta passagem, que estão “distantes”, porque o Senhor parecia tê-los expulsado de sua casa; e nesse aspecto eles se pareciam com os gentios. Visto que, portanto, no momento da rejeição, não havia diferença entre eles e os gentios, Paulo, colocando ambos, por assim dizer, na mesma posição, justamente os colocou no mesmo nível dos judeus, e assim aplicado para eles o que o Profeta havia falado sobre os judeus; como, de uma maneira não diferente, ele em outros lugares aplica aos gentios uma passagem em Oséias. ( Romanos 9:25 ; Oséias 1:10 )

Comentário de John Wesley

Eu crio o fruto dos lábios; Paz, paz para quem está longe, e para quem está perto, diz o SENHOR; e eu vou curá-lo.

Eu crio – produzirei pelo meu todo-poderoso poder.

Paz – A paz que não é realizada pelas mãos dos homens, mas apenas pelos lábios ou pela palavra de Deus. A duplicação da palavra significa a certeza e abundância desta paz.

Longe – Para os gentios que estão longe de Deus, bem como para os judeus, que são chamados um povo próximo a Deus, Salmo 148: 14 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *