Estudo de Salmos 33:12 – Comentado e Explicado

Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus, e o povo que ele escolheu para sua herança.
Salmos 33:12

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurada a nação – Para o significado da palavra “bem-aventurada”, veja as notas no Salmo 1: 1 . A idéia aqui é que a nação mencionada é feliz ou que sua condição é desejável. O que é verdade para uma nação também é verdadeiro para um indivíduo.

De quem Deus é o Senhor – De quem Deus é o Senhor – pois isso está no hebraico original. Ou seja, a nação que adora o Senhor e está sob sua proteção. Diz-se evidentemente que isso distingue uma nação daquelas que adoravam falsos deuses ou ídolos. Tal nação é abençoada ou feliz, porque:

(a) Ele é um Deus real, o Deus verdadeiro, e não uma imaginação ou ficção;

(b) porque Suas leis são justas e boas, e sua observância sempre tenderá a promover o bem-estar e a prosperidade pública;

(c) porque Sua proteção será concedida a tal nação; e

(d) porque Sua adoração e a influência de Sua religião tenderão a difundir virtude, inteligência, pureza e verdade sobre uma terra e, assim, promoverão seu bem-estar.

E o povo que ele escolheu para sua própria herança – escolhido para ser “dele”; ou, Sua porção. A principal referência aqui é, sem dúvida, o povo hebreu, chamado de “herança”: Deuteronômio 4:20 ; Deuteronômio 9:26 ; Deuteronômio 32: 9 ; Salmo 74: 2 ; Salmo 78:62 , Salmo 78:71 ; ou “herança”, Salmo 94: 5 ; Jeremias 12: 7 , Jeremias 12: 9 ; mas o que é afirmado aqui sobre esse povo também é verdadeiro para todas as outras pessoas que adoram o Deus verdadeiro.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 33:12 . Bem-aventurada a nação, etc. – Ver o Senhor é tão grande e glorioso em sabedoria, poder e bondade, como acaba de ser observado; na medida em que precisam, deve ser muito infeliz que sejam estranhos ou inimigos para ele; tão três vezes felizes são o povo de Israel, que, embora sejam desprezados pelos gentios, são escolhidos por este Deus todo-poderoso para ser sua porção peculiar, amigos e servos.

Comentário de E.W. Bullinger

Abençoado = Quão feliz. Veja App-63. Compare Salmos 144: 15 .

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Abençoada é a nação – quão feliz é a nação que tem ???? Jeová por seu ????? Elohim ; o Senhor auto-existente e eterno por sua aliança com Deus; alguém que deveria se unir a ele por conexões e amarra os mais poderosos e carinhosos! A palavra ????? Elohim , que traduzimos Deus, refere-se à economia em que Deus se manifesta na carne.

O povo que ele escolheu – os judeus, que foram eleitos para ser sua herança, a quem ele preservou como tal por dois mil anos, e a quem ele reprovou por causa de sua incredulidade e rebelião, e elegeu os gentios em seu lugar.

Comentário de John Calvin

12. Bem-aventurado o povo cujo Deus é Jeová. Este versículo concorda excelentemente com o precedente, porque seria de pouca valia observar o que é dito sobre a estabilidade do conselho de Deus se esse conselho não se referisse a nós. O profeta, portanto, ao proclamar que são abençoados a quem Deus recebe em sua proteção, lembra-nos que o conselho que ele acabara de mencionar não é um segredo que permanece sempre oculto em Deus, mas é exibido na existência e proteção da Igreja. , e pode ser visto. Assim, vemos que não são aqueles que especulam friamente sobre o poder de Deus, mas somente aqueles que o aplicam em benefício próprio, que reconhecem corretamente a Deus como o governador do mundo. Além disso, quando o salmista coloca toda a nossa bem-aventurança nisso, que Jeová é nosso Deus, ao tocar na fonte do amor divino para conosco, ele compreende, em uma palavra, o que quer que seja desejado para tornar a vida feliz. Pois quando Deus condescende em cuidar de nossa salvação, nos acalentar sob suas asas, suprir nossas necessidades, ajudar-nos em todos os nossos perigos, tudo isso depende da nossa adoção por ele. Mas, para que não se pense que os homens obtêm um bem tão grande por seus próprios esforços e indústria, Davi nos ensina expressamente que procede da fonte do amor gracioso de Deus em eleger que somos considerados o povo de Deus. Na verdade, é verdade que, na pessoa de Adão, os homens foram criados a princípio com o mesmo propósito de serem filhos de Deus; mas o afastamento que se seguiu ao pecado nos privou dessa grande bênção. Até que Deus, portanto, nos adote livremente, somos todos por natureza miseráveis, e não temos outra entrada ou meio para alcançar a felicidade, a não ser isto, que Deus, para seu próprio prazer, deve escolher aqueles que são totalmente indignos. Parece, portanto, quão tolamente eles corrompem essa passagem, que transfere para os homens o que o profeta aqui atribui a Deus, como se os homens escolhessem Deus por sua herança. Tenho, de fato, que é pela fé que distinguimos o Deus verdadeiro dos ídolos; mas esse princípio sempre deve ser mantido firme, de que não temos nenhum interesse nele, a menos que ele nos impeça por sua graça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *