Estudo de 1 Pedro 4:11 – Comentado e Explicado

a palavra, para anunciar as mensagens de Deus; um ministério, para exercê-lo com uma força divina, a fim de que em todas as coisas Deus seja glorificado por Jesus Cristo. A ele seja dada a glória e o poder por toda a eternidade! Amém.
1 Pedro 4:11

Comentário de Albert Barnes

Se alguém fala – Como pregador, referindo-se aqui particularmente ao ofício do ministério.

Que ele fale como os oráculos de Deus – Como os oráculos de Deus falam; isto é, de acordo com a verdade que Deus revelou, e com um impressionante senso da responsabilidade de entregar uma mensagem dele. A palavra traduzida como “oráculos” ( ????a logia) significa, propriamente, algo “falado” ou “proferido”; então qualquer coisa proferida por Deus – uma comunicação divina – uma revelação. Veja a nota de Romanos 3: 2 ; Nota de Hebreus 5:12 . Veja o dever geral aqui inculcado ilustrado detalhadamente nas notas em Romanos 12: 6-8 . A passagem aqui tem uma forte semelhança com a de Romanos.

Se algum homem ministro – d?a???e? diakoneiIsto pode se referir, tanto quanto à palavra, ao ofício de um diácono ou a qualquer serviço que um presta a outro. Ver 1 Pedro 4:10 . A palavra geralmente se refere ao serviço em geral; comparecimento a outro ou auxílio prestado a outro; à distribuição de esmolas, etc. Parece provável que a palavra aqui não se refira ao ofício de um diácono como tal, porque a especialidade desse ofício era se encarregar dos pobres da igreja e dos fundos previstos eles (veja Atos 6: 2-3 😉 mas o apóstolo aqui diz que eles a quem ele se referiu deveriam “ministrar conforme a capacidade que Deus dá”, o que parece implicar que era antes distribuir o que era deles, do que o que lhes foi cometido pela igreja. A palavra pode se referir a qualquer auxílio que prestamos a outras pessoas na igreja, como distribuição de esmolas, assistência a doentes, etc. Compare as anotações em Romanos 12: 7-8 .

Quanto à habilidade que Deus dá – Em relação à propriedade, talento, força, influência, etc. Este é o limite de toda obrigação. Ninguém é obrigado a ir além de sua capacidade; todo mundo é obrigado a chegar a ele. Compare Marcos 14: 8 ; 17:10 .

Que Deus em todas as coisas seja glorificado – Que ele seja honrado; isto é, fazendo todo o bem que podemos aos outros e, assim, mostrando o poder de sua religião. Veja as notas em 1 Coríntios 10:31 .

Através de Jesus Cristo – Isto é, como o meio através do qual todas as sagradas influências vêm, pelas quais Deus é honrado.

Para quem – isto é, para Deus; pois ele é o principal assunto da sentença. O apóstolo diz que em todas as coisas ele deve ser glorificado por nós e, em seguida, acrescenta nesta doxologia que ele é digno de ser assim honrado. Compare Apocalipse 1: 6 ; Veja as notas em 2 Timóteo 4:18 . Muitos, no entanto, supõem que a referência aqui é ao Filho de Deus. Que isso seria verdade para ele, e apropriado, veja as notas em Romanos 9: 5 .

Comentário de E.W. Bullinger

Se App-118.

qualquer homem . App-123.

falar . App-121.

como . ou seja, em harmonia com, de acordo.

oráculos . Veja Atos 7:38 .

habilidade . App-172.

. Ver 2 Coríntios 9:10 . Compare 2 Pedro 1: 5 .

através . App-104. 1 Pedro 4: 1 .

Jesus Cristo . App-98.

be = is.

louvor = a glória. Grego. doxa. Veja a pág. 1511

domínio = o domínio. App-172.

para sempre, etc. App-151. uma. Um resumo das operações Divinas em sua finalidade.

Comentário de John Calvin

11 Se alguém fala Como falou sobre o uso correto e fiel dos dons, ele especifica duas coisas como exemplos, e escolheu as que são as mais excelentes ou as mais renomadas. O ofício de ensino na Igreja é um exemplo notável do favor de Deus. Ele então ordena expressamente aos que são chamados a esse cargo que ajam fielmente; embora ele não fale aqui apenas do que devemos aos homens, mas também do que devemos a Deus, para que não o privemos de sua glória.

Aquele que fala, então, que é corretamente designado pela autoridade pública, fale como os oráculos de Deus; isto é, que com reverência, no temor de Deus e com sinceridade, cumpra a acusação que lhe foi confiada, considerando-se envolvido na obra de Deus e ministrando a palavra de Deus e não a sua. Pois ele ainda se refere à doutrina de que, quando conferimos alguma coisa aos irmãos, ministramos a eles por ordem de Deus o que ele nos concedeu para esse fim. E, de fato, se todos os que professam ser professores na Igreja considerarem devidamente essa coisa, haveria neles muito mais fidelidade e dedicação. Quão grande é essa coisa, que ao ensinar os oráculos de Deus, eles são representantes de Cristo! Daí vem então muito descuido e imprudência, porque a sagrada majestade da palavra de Deus não é lembrada, mas por poucos; e assim eles se entregam como uma mordomia mundana.

Enquanto isso, aprendemos com essas palavras de Pedro que não é lícito para quem se dedica ao ensino fazer qualquer outra coisa, mas entregar fielmente aos outros, como de mão em mão, a doutrina recebida de Deus; pois ele proíbe qualquer um de sair, exceto aquele que é instruído na palavra de Deus e que proclama oráculos infalíveis como se fossem da sua boca. Ele, portanto, não deixa espaço para invenções humanas; pois ele define brevemente a doutrina que deve ser ensinada na Igreja. Tampouco a partícula de semelhança é introduzida aqui com o objetivo de modificar a sentença, como se fosse suficiente professar que é a palavra de Deus que é ensinada. Este era, de fato, comumente o caso anteriormente com falsos profetas; e vemos neste dia com que arrogância o Papa e seus seguidores cobrem com essa pretensão todas as suas tradições ímpias. Mas Pedro não pretendia ensinar aos pastores hipocrisia como essa, fingir que eles tinham de Deus qualquer doutrina que lhes agradasse anunciar, mas, ele adotou um argumento do próprio assunto, para exortá-los à sobriedade e mansidão, uma reverência a Deus e uma atenção sincera ao trabalho deles.

Se alguém ministra Esta segunda cláusula se estende mais amplamente, inclui o ofício de ensino. Mas como demorou muito tempo para enumerar cada uma das obras ministeriais, ele preferiu resumidamente falar delas todas juntas, como se dissesse: “Qualquer parte do fardo que você carrega na Igreja, saiba que não pode fazer nada. mas o que foi dado tempo pelo Senhor, e que você não é mais que um instrumento de Deus: lembre-se, então, de não abusar da graça de Deus exaltando a si mesmo; tome cuidado para não suprimir o poder de Deus, que se manifesta e se manifesta no ministério para a salvação dos irmãos. ” Que ele então ministre como pelo poder de Deus, isto é, que ele não considere nada como seu, mas que humildemente preste serviço a Deus e à sua Igreja.

Que Deus em todas as coisas possa ser glorificado Quando ele diz: Ao todo, a palavra pode estar no gênero masculino ou no neutro; e assim homens ou dons podem ser entendidos, e ambos os significados são igualmente adequados. O sentido é que Deus não nos adorna com seus dons, para que ele se roube e se faça como um ídolo vazio, transferindo para nós sua própria glória, mas que, pelo contrário, sua própria glória possa brilhar em toda parte ; e que é, portanto, uma profanação sacrílega dos dons de Deus quando os homens se propõem a qualquer outro objetivo que não seja glorificar a Deus. Ele diz através de Jesus Cristo, porque , seja qual for o poder que temos para ministrar, ele somente o concede a nós; pois ele é a cabeça, com a qual todo o corpo está conectado por juntas e amarras, e aumenta no Senhor, conforme ele fornece força a cada membro.

A quem seja louvor ou glória . Alguns se referem a Cristo; mas o contexto exige que seja aplicado de fato a Deus; pois ele confirma a última exortação, porque Deus justamente reivindica toda a glória; e, portanto, os homens tiram impiedosamente dele o que é seu, quando obscurecem em qualquer coisa ou em parte a sua glória.

Comentário de Adam Clarke

Se alguém fala – Para explicar ou fazer cumprir a palavra de Deus e edificar seu próximo, faça-o como aqueles a quem os oráculos vivos foram cometidos: eles falaram como foram inspirados pelo Espírito Santo. Aqueles, portanto, na Pontus, etc., que se comprometeram a ensinar aos outros, devem falar pela mesma influência; ou, se não estiver sob essa influência imediata, deve falar como ou de acordo com os oráculos já proferidos, fundamentando todas as suas exortações e doutrinas em alguma parte da revelação já dada. Esse mandamento é enviado a todo homem na terra em ordens sagradas, em ordens sagradas fingidas ou em ordens sagradas. Seu ensino deve ser o que os oráculos de Deus, as Escrituras Sagradas, ensinam e autenticam.

Da habilidade que Deus dá – Talvez o ministério aqui possa se referir ao cuidado dos pobres, e a habilidade é o quantum de meios que Deus pode ter colocado em suas mãos; e devem ministrar isso como vindo imediatamente de Deus, e levar as mentes dos pobres a considerá-lo como seu benfeitor, para que em todas as coisas seja glorificado por meio de Cristo Jesus. Isso está implícito na essência de qualquer ato de caridade: o ator não é o autor, Deus é o autor; e o pobre homem deve ser ensinado a considerá-lo como seu benfeitor imediato. Aqueles que dão algo de si mesmos roubam a Deus; pois para ele o louvor a todo bem, e o domínio sobre todos os homens e coisas, pertencem para todo o sempre.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 4:11 . Se alguém fala, etc. – São Pedro, no versículo anterior, falou dos dons do Espírito Santo, que foram distribuídos entre os cristãos em grande diversidade -, e recomendou a todos que usassem seu próprio espírito espiritual. presentes para o bem da igreja – neste versículo ele recorre a detalhes e instâncias nos dois ofícios de um pastor ou professor, e um diácono, que eram muito comuns naquela época, não apenas escolhidos pela direção do Espírito , mas que da mesma forma receberam ajuda extraordinária de Deus, para direcioná-los e ajudá-los no desempenho de seu cargo específico. Talvez São Pedro, usando a palavra ????a, oráculos, pode aludir à consulta do sumo sacerdote pelo oráculo de Urim e Tumim. Quando ele perguntou dessa maneira, o oráculo divino deu respostas aos filhos de Israel, e esse oráculo, no LXX. é freqüentemente chamado de ?????? . O professor ou ministro da igreja cristã deveria falar como dar respostas ao povo, proferir oráculos divinos ou ensinar a palavra de Deus, não dos homens. O original de se algum homem ministro pode ser prestado, se alguém oficiar ou servir como diácono, deixe-o, etc. Veja Atos 6: 2 .

Comentário de John Wesley

Se alguém fala, fale como os oráculos de Deus; se alguém ministrar, faça-o como da habilidade que Deus dá: para que Deus em todas as coisas seja glorificado por Jesus Cristo, a quem haja louvor e domínio para todo o sempre. Amém.

Se alguém fala, deixe-o – Em toda a conversa, pública e privada.

Fale como os oráculos de Deus – Deixe todas as suas palavras estarem de acordo com esse padrão, tanto quanto à matéria e à maneira, principalmente em público. Por essa marca, podemos sempre saber quem são, até agora, os verdadeiros ou falsos profetas. Os oráculos de Deus ensinam que os homens devem se arrepender, crer, obedecer. Aquele que trata da fé e deixa de fora o arrependimento, ou não ordena a santidade prática aos crentes, não fala como os oráculos de Deus: ele não prega a Cristo, pense tão alto em si mesmo quanto quiser.

Se algum homem ministra – Sirva seu irmão apaixonado, seja em momentos especiais ou temporais.

Que ele ministre a partir da habilidade que Deus concede – isto é, humildemente e diligentemente, atribuindo todo o seu poder a Deus e usando-o com sua força.

De quem é a glória – de sua sabedoria, que nos ensina a falar.

E o poder – O que nos permite agir.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 29:11 – Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.

Salmos 145:13 – O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz.

Isaías 8:20 – Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!

Jeremias 23:22 – Mas se eles tivessem comparecido ao meu conselho, anunciariam as minhas palavras ao meu povo e teriam feito com que se convertessem do seu mau procedimento e das suas obras más.

Daniel 4:3 – Como são grandes os seus sinais, como são poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino eterno; o seu domínio dura de geração em geração.

Daniel 4:34 – Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

Daniel 7:14 – A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

Atos dos Apóstolos 7:38 – Ele estava na congregação, no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos antepassados, e recebeu palavras vivas, para transmiti-las a nós.

Romanos 3:2 – Muita, em todos os sentidos! Principalmente porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus.

Romanos 12:6 – Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.

Romanos 16:27 – ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.

1 Coríntios 3:10 – Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.

1 Coríntios 6:20 – Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

1 Coríntios 10:31 – Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

1 Coríntios 12:4 – Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

2 Coríntios 9:13 – Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros.

Efésios 3:20 – Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,

Efésios 3:21 – a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!

Efésios 4:29 – Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

Efésios 5:20 – dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Filipenses 1:11 – cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Filipenses 2:11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Colossenses 4:6 – O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

Hebreus 5:12 – De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!

Tiago 1:19 – Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,

Tiago 1:26 – Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!

Tiago 3:1 – Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

1 Pedro 4:10 – Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

1 Pedro 5:11 – A ele seja o poder para todo o sempre. Amém.

Judas 1:25 – ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 5:12 – e cantavam em alta voz: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *