Estudo de Daniel 7:14 – Comentado e Explicado

A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído.
Daniel 7:14

Comentário de Albert Barnes

E foi-lhe dado domínio – isto é, por quem é representado como o “Ancião dos dias”. A interpretação correta disso é que ele recebeu o domínio dele. Esta é a representação uniforme no Novo Testamento. Compare Mateus 28:18 ; João 3:35 ; 1 Coríntios 15:27 . A palavra domínio aqui significa regra ou autoridade – como os exercícios de um príncipe. Ele foi designado para um reino como príncipe ou governante.

E glória – Essa é a glória ou honra apropriada para quem está à frente de um império assim.

E um reino – Ou seja, ele reinaria. Ele teria soberania. A natureza e a extensão desse reino são imediatamente designadas como uma que seria universal e perpétua. O que está corretamente implícito nesta linguagem quanto à questão de saber se será literal e visível, será considerado adequadamente no final do versículo. Tudo o que é necessário notar aqui é que é prometido em todo lugar no Antigo Testamento que o Messias seria um rei e teria um reino. Compare o Salmo 2: 1-12 ; Isaías 9: 6-7 .

Que todas as pessoas, nações e idiomas o sirvam – Seria universal; abraçaria todas as nações. A linguagem aqui é aquela que enfaticamente denota universalidade. Veja as notas em Daniel 3: 4 ; Daniel 4: 1 . Isso implica que esse reino se estenderia sobre todas as nações da terra, e devemos procurar o cumprimento disso somente em um reinado tão universal do Messias.

Seu domínio é um domínio eterno … – Os outros, representados pelos quatro animais, todos morreriam, mas isso seria permanente e eterno. Nada o destruiria. Não teria, como a maioria dos reinos da Terra, qualquer fraqueza interna ou fonte de discórdia que seria a causa de sua destruição, nem haveria poder externo que a invadisse ou derrubasse. Esta declaração não afirma nada sobre a forma em que o reino existiria, mas apenas afirma o fato de que o faria. Respeitando o reino do Messias, ao qual isso sem dúvida se refere, a mesma coisa é repetida e uniformemente afirmada no Novo Testamento. Compare Mateus 16:18 ; Hebreus 12:28 ; Apocalipse 11:15 . A forma e a maneira pela qual isso ocorrerá são mais completamente desenvolvidas no Novo Testamento; na visão vista por Daniel, apenas o fato é afirmado.

Surge agora a pergunta: qual seria o cumprimento dessa previsão a respeito do reino que será dado aos santos? O que, a partir da linguagem usada na visão, devemos ser legitimamente autorizados a esperar que ocorra na Terra? Em relação a essas questões, há apenas duas visões que podem ser adotadas, e a interpretação da passagem deve sustentar uma ou outra.

(a) Um é o que supõe que isso será literalmente cumprido no sentido de que o Filho de Deus, o Messias, reinará pessoalmente na Terra. De acordo com isso, ele virá para estabelecer um reino visível e glorioso, fazendo de Jerusalém sua capital e balançando seu cetro pelo mundo. Todas as nações e pessoas estarão sujeitas a ele; toda autoridade será exercida por seu povo debaixo dele.

(b) De acordo com a outra visão, haverá um reino espiritual do Filho de Deus sobre a terra; isto é, os princípios de sua religião prevalecerão em todos os lugares, e os justos governarão, e as leis do Redentor serão obedecidas em todos os lugares. Haverá tal prevalência de seu evangelho no coração de todos – governantes e pessoas; o evangelho modificará todas as leis, controlará todos os costumes e removerá todos os abusos e todas as formas do mal; os homens estarão tão geralmente sob a influência desse evangelho, que se pode dizer que Ele reina na terra, ou que o governo realmente administrado é dele.

Em relação a essas diferentes visões e à verdadeira interpretação da passagem, pode-se observar:

(1) Que não devemos procurar o cumprimento literal disso; não devemos esperar que o que é descrito aqui ocorra literalmente. O todo é evidentemente uma representação simbólica, e a satisfação pode ser encontrada em algo que o símbolo denota adequadamente. Ninguém pode fingir que deve haver uma posição real no trono, por alguém na forma de um homem velho – “o Ancião dos dias” – ou que deve haver uma vinda literal a ele por alguém “como o Filho do homem ”, para receber um reino. Mas se uma parte da representação não deve ser literalmente interpretada, por que a outra deveria ser? Pode-se acrescentar que em nenhum lugar se diz que isso literalmente ocorreria.

(2) Tudo o que está bastante implícito aqui é encontrado nesta última interpretação. Essa prevalência dos princípios do evangelho encontraria a força da linguagem, e cada parte da visão encontraria uma real realização nisso.

(a) O fato de que procede de Deus – representado como “o Ancião dos dias”.

(b) O fato de que é dado por ele, ou que o reino é entregue por ele ao Messias.

(c) O fato de o Messias ter esse reino; isto é, que ele reinaria na terra, nos corações e vidas dos homens.

(d) O fato de que esse reino seria universal – estendendo-se a todas as pessoas.

(e) E o fato de que seria perpétuo; isto é, que se estenderia até o fim dos tempos, ou a consumação de todas as coisas aqui, e que seria então eterno nos céus.

Para uma ilustração muito completa e ampla dessa passagem – tão ampla e ampla que substitua a necessidade de qualquer ilustração adicional aqui, consulte as notas em Daniel 2: 44-45 .

Comentário de Thomas Coke

Daniel 7:14 . Foi-lhe dado domínio Todos esses reinos serão destruídos por sua vez, mas o reino do Messias permanecerá para sempre. Foi em alusão a essa profecia que o anjo disse sobre Jesus antes de ser concebido no ventre: Ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre, e do seu reino não haverá fim, Lucas 1:33 . De que maneira essas grandes mudanças serão finalmente e completamente efetuadas, no momento não podemos dizer, mas no caminho da conjectura. Vemos os restos dos dez chifres que surgiram do império romano: (veja Daniel 7:24 .) Vemos o chifre pequeno ainda subsistindo, embora não com força e vigor completos, mas, como esperamos, no declínio e tendendo rapidamente a uma dissolução. E, tendo visto tantas dessas informações cumpridas, não podemos ter motivos para duvidar que o restante também será cumprido na época oportuna; embora possamos conjecturar apenas no momento, como Cristo se manifestará em glória; como o pequeno chifre com o corpo do quarto animal será dado à chama ardente, ou como os santos tomarão o reino e o possuirão para sempre. Veja Bishop Newton, p. 493

Comentário de Joseph Benson

Daniel 7:14 . Foi-lhe dado domínio, etc. – “Todos esses reinos, por sua vez, serão destruídos, mas o reino do Messias permanecerá para sempre. Foi em alusão a essa profecia que o anjo disse de Jesus, antes de ser concebido no ventre, Lucas 1:33 : Ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre, e do seu reino não haverá fim. De que maneira essas grandes mudanças serão efetuadas, não podemos pretender dizer, pois Deus não teve o prazer de revelá-las. Vemos os restos dos dez chifres que surgiram do império romano. Vemos o chifre pequeno ainda subsistindo, embora não com força e vigor completos, mas como esperamos no declínio e tendendo a uma dissolução. E, tendo visto tantas dessas informações cumpridas, não podemos ter motivos para duvidar que o restante também será cumprido na época oportuna; embora não possamos enquadrar nenhuma concepção de como Cristo se manifestará em glória; como o chifre pequeno, com o corpo do quarto animal, será dado à chama ardente; ou como os santos tomarão o reino e o possuirão para todo o sempre. É a natureza de tais profecias, que não devem ser perfeitamente entendidas até que sejam cumpridas. O melhor comentário sobre eles será a conclusão. – Bispo Newton.

Comentário de Scofield

ele

Daniel 7:13 ; Daniel 7:14 é idêntico a Apocalipse 5: 1-7 e antecede o cumprimento de Daniel 2:34 ; Daniel 2:35 .; Daniel 7:13 ; Daniel 7:14 ; Apocalipse 5: 1-7 descreve a investidura do Filho do Homem e do Filho de Davi com a autoridade do reino, enquanto Daniel 2:34 ; Daniel 2:35 descreve o golpe esmagador (Armagedom, Apocalipse 16:14, que destrói o poder mundial dos gentios, abrindo caminho para o estabelecimento real do reino dos céus; Daniel 2:34 ; Daniel 2:35 ; Apocalipse 19 : 19-21 são o mesmo evento.

Comentário de Adam Clarke

E foi-lhe dado domínio – Isso também se aplica ao nosso Senhor Jesus, depois de sua ressurreição, Mateus 28:18 .

Seu domínio é um domínio eterno – o cristianismo aumentará e prevalecerá até o fim do mundo. Veja as passagens paralelas na margem.

Comentário de E.W. Bullinger

foi dado, etc. = a Ele foi dado, & c.

pessoas = povos.

um domínio eterno . Veja os versículos: Daniel 7:18 , Daniel 7:27 , Daniel 7:35 , Daniel 2:44 ; Daniel 4: 3 ; Daniel 6:26 . Salmos 45: 6 ; Salmos 145: 13 ; Salmos 146: 10 . Isaías 9: 7 . Obadias 1:21 . Miquéias 4: 7 . 1:33 . João 12:34 . Hebreus 1: 8 .

Comentário de John Calvin

O profeta; confirma e explica mais claramente neste versículo o que ele havia dito no primeiro. Pois podemos coletar a partir dele como o personagem mencionado anteriormente chegou ao Ancião dos dias, que é Deus, a saber, porque o poder foi dado a ele. Pois, embora Cristo verdadeiramente tenha subido ao céu ( Mateus 28:18 ), ainda assim devemos ponderar claramente o propósito de fazê-lo. Era adquirir o poder supremo no céu e na terra, como ele mesmo diz. E Paulo também menciona esse propósito no primeiro e no segundo capítulos de Efésios. ( Efésios 1:21 ; Efésios 2: 7. ) Cristo deixou o mundo e ascendeu ao Pai; primeiro, subjugar todos os poderes a si mesmo e tornar os anjos obedientes; depois, restringir o diabo e proteger e preservar a Igreja por sua ajuda, bem como todos os eleitos de Deus Pai. Portanto, Daniel agora procede com o que ele disse anteriormente sobre a abordagem de Cristo a Deus. Daí a loucura daqueles que argumentam contra Cristo; ser Deus verdadeiro e eterno, porque se diz que ele chegou ao Ancião dos dias, é refutado. Antes de tudo, como dissemos, isso é entendido pela pessoa do Mediador; Em seguida, todas as dúvidas são tiradas quando o Profeta acrescenta: Poder foi dado a ele . Veja, portanto, uma certa explicação. Não vamos dizer que foi concedido em relação ao seu ser e ser chamado de Deus. Foi-lhe dado como Mediador, como Deus manifesto em carne e com respeito à sua natureza humana. Observamos quão bem todas essas coisas concordam, quando o Profeta aqui diz: O poder principal foi dado a Cristo Devemos, portanto, manter sua referência a essa manifestação, porque Cristo foi desde o início a vida dos homens, o mundo foi criado por ele, e sua energia sempre a sustentava ( João 1: 4 😉 mas lhe foi dado poder para nos informar como Deus reinou por meio de sua mão. Se fôssemos obrigados a buscar a Deus sem um mediador, sua distância seria muito grande, mas quando um mediador se encontra conosco e se oferece a nós em nossa natureza humana, tal é a proximidade entre Deus e nós, que nossa fé passa facilmente além do mundo e penetra nos próprios céus. Por essa razão, portanto, todo poder, honra e reino foram dados a Cristo. Ele também acrescenta: Todas as nações o servirão , isto é, elas poderão servi-lo; pois a cópula deve ser traduzida assim: – Que todas as nações, pessoas e línguas o sirvam. Mostramos como isso deve ser entendido adequadamente do início do reinado de Cristo e não deve estar conectado ao seu fechamento final, pois muitos intérpretes forçam e pressionam a passagem. Enquanto isso, devemos acrescentar que os eventos que o Profeta aqui narra ainda não estão completos; mas isso deve ser familiar a todos os piedosos, pois sempre que o reino de Cristo é tratado, sua glória exaltada magnificamente, como se agora estivesse absolutamente completa em todas as suas partes. Não é de surpreender que, de acordo com o uso frequente e perpétuo das Escrituras, o Profeta diga que foi dado poder a Cristo, para subjugar todas as pessoas, nações e idiomas a si mesmo, como é dito nos Salmos 110: 1 , – Jeová disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos o escabelo dos teus pés. Vemos, então, como Cristo foi elevado a seu próprio império para governar sua Igreja em nome e com o poder de seu Pai, enquanto ao mesmo tempo muitos inimigos se levantam contra ele. Ainda assim, a obstinação do diabo e de todos os homens ímpios continua, embora Cristo governe o céu e a terra e seja o rei supremo diante de quem todo joelho está dobrado. Também sabemos como é marcante a diferença entre o início de seu reino e sua conclusão final. Qualquer que seja o significado, essa visão combina muito bem com muitas afirmações de Cristo, onde ele dá testemunho do poder que o Pai lhe deu. ( Mateus 28:18 , e em outros lugares) Ele não fala aqui do último julgamento, mas está apenas nos ensinando, o objeto de sua ascensão ao céu.

Este ponto de vista o Profeta confirma dizendo, que seu domínio é o domínio de uma era, que é tirada rapidamente, e que seu reino nunca pode ser corrompido ou abolido. Pois com essas palavras ele ensina familiar e abertamente, por que Cristo é o Rei Supremo, a saber, para o governo perpétuo de sua Igreja neste mundo. Devemos olhar para o céu com muita ação sempre que o estado da Igreja estiver em consideração, pois sua felicidade não é terrena, nem perecível, nem temporária, embora nada de sublunar seja firme ou perpétuo. Mas quando o Profeta diz que o domínio de Cristo é eterno, ele sem dúvida significa a resistência constante de sua monarquia, até o fim do mundo, quando ele deve reunir seu povo para uma vida feliz e uma herança eterna. Embora, portanto, a imortalidade celeste seja compreendida sob essas palavras, em uma passagem anterior o Profeta apontou a existência perpétua da Igreja neste mundo, porque Cristo a defenderá, embora diariamente sujeita a inúmeras causas de destruição. E quem não afirmaria a perecer quase diária da Igreja, se Deus não a preservasse maravilhosamente pela mão de seu único Filho? Por isso, é correto entender a frase: Seu reino será o reino de uma era. E assim não recebemos consolo comum, quando vemos a Igreja sacudida em meio a várias flutuações e quase enterrada e devorada por naufrágios contínuos, mas Cristo está sempre estendendo a mão para preservá-la e salvá-la de todas as espécies tristes e horríveis de destruição. Segue agora, –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *