Estudo de Apocalipse 5:12 – Comentado e Explicado

bradando em alta voz: Digno é o Cordeiro imolado de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a glória, a honra e o louvor.
Apocalipse 5:12

Comentário de Albert Barnes

Dizendo em voz alta, Digno é o Cordeiro que foi morto – Veja as notas em Apocalipse 5: 2 , Apocalipse 5: 9 . A idéia aqui é que o fato de ele ter sido morto ou ter sido sacrificado pelo pecado era a base ou a razão do que aqui é atribuído a ele. Compare as notas em Apocalipse 5: 5 .

Para receber poder – Poder ou autoridade para governar todas as coisas. Compare notas sobre Mateus 28:18 . O significado aqui é que ele era digno de que essas coisas fossem atribuídas a ele, ou que deveriam ser tratadas e reconhecidas como possuindo-as. Uma parte dessas coisas era dele em virtude de sua própria natureza – como sabedoria, glória, riquezas; uma parte lhe foi conferida como resultado de seu trabalho – como domínio mediador sobre o universo, a honra resultante de seu trabalho, etc. Em vista de tudo o que ele era e de tudo o que fez, ele é falado aqui. de “digno” de todas essas coisas.

E riquezas – abundância. Ou seja, ele é digno de que tudo o que contribui para honra, glória e felicidade lhe seja conferido em abundância. Ele mesmo o proprietário original de todas as coisas, é adequado que ele seja reconhecido como tal; e tendo realizado o trabalho que ele tem, é apropriado que tudo o que possa ser feito para contribuir com sua honra seja considerado como dele.

E sabedoria – para que ele seja considerado eminentemente sábio; isto é, que, como resultado do trabalho que ele realizou, ele deve ser considerado capaz de escolher os melhores fins e os melhores meios para alcançá-los. O sentimento aqui referido é o que surge da contemplação da obra de salvação pelo Redentor, como uma obra eminentemente caracterizada pela sabedoria – sabedoria manifestada ao enfrentar os males da queda; em honrar a lei; em mostrar que a misericórdia é consistente com a justiça; e na adaptação de todo o plano ao caráter e às necessidades do homem. Se a sabedoria era exigida em algum lugar, era reconciliar um mundo perdido com Deus; se ele foi exibido em algum lugar, está nos arranjos para esse trabalho e em sua execução pelo Redentor. Veja as notas em 1 Coríntios 1:24 ; compare Mateus 13:54 ; Lucas 2:40 , Lucas 2:52 ; 1 Coríntios 1: 20-21 , 1 Coríntios 1:30 ; Efésios 1: 8 ; Efésios 3:10 .

E força – capacidade de realizar seus propósitos. Ou seja, é certo que ele deva ser considerado como tendo tal habilidade. Essa força ou poder se manifestou na superação do grande inimigo do homem; em seu controle de ventos, tempestades, doenças e demônios; em triunfar sobre a morte; em salvar seu povo.

E honra – Ele deve ser estimado e tratado com honra pelo que fez.

E glória – Esta palavra se refere a uma atribuição mais alta de louvor do que a palavra honra. Talvez isso possa se referir à honra que sentimos em nossos corações; isso na expressão disso pela linguagem do elogio.

E bênção – Tudo o que expressaria o desejo de que ele pudesse ser feliz, honrado e adorado. Abençoar alguém é desejar que ele tenha felicidade e prosperidade; para que ele seja bem sucedido, respeitado e honrado. Abençoar a Deus, ou atribuir-lhe bênção, é o estado em que o coração está cheio de amor e gratidão e deseja que ele possa ser honrado, amado e obedecido em todos os lugares como deveria. As palavras aqui expressam o desejo de que o universo atribuísse toda a honra ao Redentor, e que ele pudesse ser amado e adorado em toda parte.

Comentário de E.W. Bullinger

alto = ótimo.

poder = o poder. App-172.

e. Os repetidos “ands” nos versículos: Apocalipse 5:12 , Apocalipse 5:13 formam um notável Polissíndon (App-6). Em Apocalipse 5:12, a atribuição de sete vezes (App-10) é notada. Compare Apocalipse 4:11 .

força. App-172.

glória. Veja a pág. 1511

Comentário de Adam Clarke

Para receber poder – isto é, Jesus Cristo é digno de tomar, ?aße?? , por ter-lhe atribuído, poder – onipotência; riquezas – beneficência; sabedoria – onisciência; força – poder no exercício predominante; honra – a mais alta reputação pelo que ele fez; glória – o louvor devido a tais ações; e bênção – os agradecidos agradecimentos de toda a criação. Aqui estão sete espécies diferentes de louvor; e isso é exatamente agradável às formas rabínicas, que o autor deste livro mantém constantemente em vista. Veja Sepher Rasiel, fol. , might; ?????? hammamlakah , the kingdom; ?????? hattiphereth , the honor; ???? hannetsach , the victory; ????? vehahod , and the praise.” 39, 2: “A ti pertence ???? cabod , glória; ????? gedulah , magnitude; ????? geburah , poder; ?????? hammamlakah , o reino; ?????? hattifereth , a honra; ???? hannetsach , a vitória; ????? vehahod “.

Comentário de John Wesley

Dizendo em voz alta, Digno é o Cordeiro que foi morto para receber poder, riquezas, sabedoria, força, honra e glória e bênção.

Digno é o Cordeiro – Os anciãos disseram, Apocalipse 5: 9: “Digno és tu”. Eles eram mais quase aliados a ele do que os anjos.

Para receber o poder, … – Este aplauso sete vezes responde aos sete selos, dos quais os quatro primeiros descrevem todas as coisas visíveis, as últimas todas invisíveis, sujeitas ao Cordeiro. E cada uma dessas sete palavras tem uma semelhança com o selo que ela responde.

Referências Cruzadas

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

João 3:35 – O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

2 Coríntios 8:9 – Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

Apocalipse 4:11 – “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 7:12 – dizendo: “Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém! “

Apocalipse 19:1 – Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *