Estudo de 2 Coríntios 8:9 – Comentado e Explicado

Vós conheceis a bondade de nosso Senhor Jesus Cristo. Sendo rico, se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer por sua pobreza.
2 Coríntios 8:9

Comentário de Albert Barnes

Pelo que você sabe … – O apóstolo Paulo estava acostumado a ilustrar todos os assuntos e a impor todos os deveres onde poderia ser feito, por uma referência à vida e aos sofrimentos do Senhor Jesus Cristo. O design deste versículo é aparente. É mostrar o dever de dar liberalmente aos objetos da benevolência, pelo fato de o Senhor Jesus estar disposto a ficar pobre para poder beneficiar os outros. A idéia é que aquele que era o Senhor e o proprietário do universo, e que possuía todas as coisas, estava disposto a deixar sua posição elevada no seio do Pai e tornar-se pobre, para que pudéssemos ficar ricos nas bênçãos de Deus. o evangelho, nos meios da graça e como herdeiros de todas as coisas; e que nós, que somos assim beneficiados, e que temos esse exemplo, devemos estar dispostos a nos separar de nossas posses terrenas para podermos beneficiar outros.

A graça – A benignidade, bondade, misericórdia, bondade. Sua vinda dessa maneira foi uma prova da mais alta benevolência.

Embora ele fosse rico – As riquezas do Redentor aqui mencionadas se opõem à pobreza que ele assumiu e manifestou quando habitava entre as pessoas. Isso implica:

(1) Sua pré-existência, porque ele ficou pobre. Ele tinha sido rico. No entanto, não neste mundo. Ele não deixou de lado a riqueza aqui na terra depois de possuí-la, pois não a possuía. Ele não era primeiro rico e depois pobre na terra, pois não possuía riqueza terrena. A interpretação sociniana é que ele era “rico em poder e no Espírito Santo”; mas não era verdade que ele deixou isso de lado e ficou pobre em qualquer um deles. Ele tinha poder, mesmo em sua pobreza, para acalmar as ondas e ressuscitar os mortos, e ele estava sempre cheio do Espírito Santo. A família dele era pobre; e seus pais eram pobres; e ele próprio era pobre a vida toda. Isso, então, deve se referir a um estado de riqueza antecedente antes de sua suposição da natureza humana; e a expressão é surpreendentemente paralela à de Filemon 2: 6 e segs. “Quem estava na forma de Deus, achou que não era roubo ser igual a Deus, mas não tinha reputação”, etc.

(2) ele era rico como o Senhor e o proprietário de todas as coisas. Ele foi o Criador de todos os João 1: 3 ; Colossenses 1:16 , e como Criador, ele tinha direito a todas as coisas e a disposição de todas as coisas. O direito mais absoluto que pode existir é o adquirido pelo ato da criação; e esse direito o Filho de Deus possuía sobre todo o ouro, prata, diamantes e pérolas; sobre toda a terra e terras; sobre todos os tesouros do oceano e sobre todos os mundos. A extensão e quantidade de suas riquezas, portanto, devem ser medidas pela extensão de seu domínio sobre o universo; e para estimar suas riquezas, portanto, devemos conceber o cetro que ele balança sobre os mundos distantes. Que riqueza tem o homem que pode ser comparado com as riquezas do Criador e Proprietário de todos? Quão pobre e inútil aparece todo o ouro que o homem pode acumular em comparação com a riqueza daquele de quem são a prata, o ouro e o gado nas mil colinas?

No entanto, por sua causa – isto é, por sua causa como parte da grande família que deveria ser redimida. Em que sentido foi por causa deles, o apóstolo acrescenta imediatamente quando ele diz que é que eles podem ser enriquecidos. Não foi por causa dele, mas foi por nossa.

Ele ficou pobre – Nos seguintes aspectos:

(1) Ele escolheu uma condição de pobreza, um nível de vida que geralmente era o da pobreza. Ele “assumiu a forma de servo”; Filemom 2: 7 .

(2) ele estava conectado com uma família pobre. Embora fosse da família e da linhagem de David Lucas 2: 4 , a família ainda estava em decadência e era pobre. No Antigo Testamento, ele é lindamente representado como um broto ou ventosa que parte da raiz de uma árvore deteriorada; veja minha nota sobre Isaías 11: 1 .

(3) toda a sua vida foi uma vida de pobreza. Ele não tinha casa; Lucas 9:58 . Ele escolheu ser dependente da caridade dos poucos amigos que desenhava ao seu redor, em vez de criar comida para o suprimento abundante de suas próprias necessidades. Ele não tinha fazendas ou plantações; ele não tinha palácios esplêndidos; ele não tinha dinheiro acumulado em cofres inúteis ou em bancos; ele não tinha propriedades para distribuir a seus amigos. Ele recomendou sua mãe quando morreu à atenção caridosa de um de seus discípulos João 19:27 , e todas as suas propriedades pessoais parecem ter sido as vestes que ele usava e que foram divididas entre os soldados que o crucificaram. Nada é mais notável do que a diferença entre os planos do Senhor Jesus e os de muitos de seus seguidores e amigos professos. Ele não formou nenhum plano para ficar rico e sempre falava com a mais profunda seriedade dos perigos que acompanham um esforço para acumular propriedades. Ele estava entre os mais pobres dos filhos de pessoas em sua vida; e poucas foram as pessoas na terra que não tiveram tanto quanto ele teve que deixar para os amigos sobreviventes ou para excitar a cupidez daqueles que deviam ser herdeiros de suas propriedades quando mortos.

(4) ele morreu pobre. Ele não fez nenhuma vontade em relação a sua propriedade, pois não tinha ninguém a quem dispor. Ele sabia muito bem o efeito que se seguiria se tivesse acumulado riqueza e deixado que ela fosse dividida entre seus seguidores. Eles eram muito imperfeitos; e mesmo ao redor da cruz pode ter havido discussões ansiosas e, talvez, brigas por causa disso, como geralmente há agora sobre o caixão e a sepultura não revelada de um pai rico e tolo que morreu. Jesus pretendia que seus discípulos nunca se desviassem da grande obra para a qual ele os chamava por qualquer riqueza que os deixasse; e ele não lhes deixou nem uma lembrança como um memorial de seu nome. Tudo isso é o mais notável de duas considerações:

(a) Que ele tinha em seu poder escolher a maneira pela qual ele viria. Ele pode ter chegado na condição de um esplêndido príncipe. Ele poderia ter andado em uma carruagem com facilidade ou morado em um magnífico palácio. Ele poderia ter vivido com mais do que a magnificência de um príncipe oriental e ter deixado para seus seguidores tesouros maiores do que os de Creso ou Salomão. Mas ele escolheu não fazer isso.

(b) Seria tão correto e apropriado para ele acumular riquezas e buscar bens principescos, como para qualquer um de seus seguidores. O que é certo para eles teria sido certo para ele. As pessoas freqüentemente confundem esse assunto; e embora não seja possível demonstrar que todos os seus seguidores deveriam ter o objetivo de ser tão pobres quanto ele, ainda assim é indubitavelmente verdade que ele quis dizer que seu exemplo deveria operar constantemente para verificar o desejo de acumular riqueza. Nele era voluntário; em nós deve haver sempre a disposição de ser pobre, se tal for a vontade de Deus; antes, deveria preferir estar em circunstâncias moderadas para que sejamos assim como o Redentor.

Para que, através de sua pobreza, seja rico – isto é, tenha riquezas duradouras e eternas, as riquezas do favor eterno de Deus. Isso inclui:

(1) A posse atual de um interesse no próprio Redentor. “Você vê esses campos estendidos?” disse o dono de uma vasta plantação a um amigo. “Eles são meus. Tudo isso é meu. “Você vê aquele pobre chalé?” foi a resposta do amigo enquanto ele dirigia sua atenção para a morada de uma viúva pobre. “Ela tem mais do que tudo isso. Ela tem Cristo como sua porção; e isso é mais do que tudo. ” Quem tem interesse no Redentor possui uma possessão que é mais valiosa do que tudo o que os príncipes podem conceder.

(2) a herança de uma herança eterna, a perspectiva de glória imortal; Romanos 8:17 .

(3) tesouros eternos no céu. Assim, o Salvador compara as bênçãos celestiais com tesouros; Mateus 6:20 . A riqueza eterna e ilimitada é deles no céu; e elevar-nos a essa herança abençoada foi a intenção do Redentor de consentir em tornar-se pobre. O apóstolo diz que isso foi garantido por sua pobreza. Isso inclui provavelmente as duas seguintes coisas, a saber,

(a) Que era pela influência moral do fato de que ele era pobre que as pessoas fossem abençoadas que ele planejou pelo seu exemplo para neutralizar o efeito da riqueza; ensinar às pessoas que isso não era o objetivo; que havia propósitos de vida mais importantes do que obter dinheiro; e fornecer uma repreensão perpétua para aqueles que pretendem acumular riquezas. O exemplo do Redentor fica assim diante de toda a igreja e do mundo como um memorial vivo e constante da verdade de que as pessoas precisam de outras coisas além da riqueza; e que existem objetos que exigem tempo e influência além da acumulação de propriedades. É bom ter esse exemplo; é bom ter diante de nós o exemplo de alguém que nunca formou nenhum plano de lucro e que viveu constantemente acima do mundo. Em um mundo em que o ganho é o grande objetivo, em que todas as pessoas estão formando planos para isso, é bom ter um grande modelo que demonstre continuamente a loucura dele e que aponte para coisas melhores.

(b) A palavra “pobreza” aqui pode incluir mais do que uma mera falta de propriedade. Pode significar todas as circunstâncias de sua baixa condição e humilde condição; seus sofrimentos e suas aflições. Todo o trem de suas privações foi incluído nisso; e a idéia é que ele se entregou a essa condição humilde, a fim de que por seus sofrimentos ele pudesse conseguir para nós uma parte no reino dos céus. Sua pobreza fazia parte dos sofrimentos incluídos no trabalho da expiação. Pois não foram apenas os sofrimentos do jardim ou as dores da cruz que constituíram a expiação; foram as séries de dores e atos dolorosos de humilhação que tão densamente lotaram sua vida. Por tudo isso, ele planejou que sejamos ricos; e em vista de tudo isso, o argumento do apóstolo é que devemos estar dispostos a negar a nós mesmos a fazer o bem aos outros.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

saber . Grego. ginosko. App-132.

Jesus Cristo . App-98.

por sua causa = por conta de (grego. dia. App-106. 2 Coríntios 8: 2 ) você.

ficou pobre. Grego. ptocheuo. Só aqui. Compare o App-127.

Comentário de John Calvin

9. Pois você conhece a graça. Tendo mencionado o amor, ele aduz a Cristo como um padrão perfeitamente perfeito e singular. “Embora ele fosse rico”, diz ele, “ele renunciou à posse de todas as bênçãos, para nos enriquecer com sua pobreza.” Depois, ele não declara com que finalidade menciona isso, mas deixa que seja considerado por eles; pois ninguém pode senão perceber que, por este exemplo, somos despertados para a beneficência, para que não nos poupemos, quando ajuda é oferecida a nossos irmãos.

Cristo era rico, porque ele era Deus, sob cujo poder e autoridade todas as coisas são; e mais ainda, em nossa natureza humana, que ele vestiu, como o apóstolo testemunha ( Hebreus 1: 2 ; Hebreus 2: 8 ), ele era o herdeiro de todas as coisas, na medida em que ele foi colocado por seu Pai sobre todas as coisas. criaturas, e todas as coisas foram colocadas sob seus pés. Ele, no entanto, ficou pobre, porque se absteve de possuir e, assim, renunciou ao seu direito por um tempo. Vemos que miséria e penúria em relação a todas as coisas o aguardavam imediatamente ao sair do ventre de sua mãe. Ouvimos o que ele mesmo diz ( Lucas 9:58 ,)

As raposas têm covis e os pássaros do ar têm ninhos; o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Por isso, ele consagrou a pobreza em sua própria pessoa, para que os crentes não possam mais encará-la com horror. Por sua pobreza, ele enriqueceu a todos nós para esse fim – para que não sintamos dificuldade em tirar da abundância o que podemos expor a nossos irmãos.

Comentário de Adam Clarke

Pois conheces a graça de nosso Senhor Jesus Cristo – este foi o argumento mais forte de todos; e é instado em casa pelo apóstolo com endereço admirável.

Vocês sabem – Vocês conhecem o amor inefável de Deus ao enviar Jesus Cristo ao mundo; e conhecereis a graça – a infinita benevolência do próprio Cristo.

Isso, embora ele fosse rico – O possuidor, como ele foi o criador, dos céus e da terra; por sua causa, ele ficou pobre – esvaziou-se e não fez reputação; assumiu a forma de servo, e se humilhou até a morte, até a morte da cruz; para que, através de sua pobreza – através de sua humilhação e morte, sejamos ricos – recupere sua herança perdida e seja enriquecido com toda a graça de seu Espírito Santo, e finalmente levado à sua glória eterna.

Se Jesus Cristo, como alguns afirmam, era apenas um mero homem, em que sentido ele poderia ser considerado rico? Sua família era pobre em Belém; seus pais também eram muito pobres; ele próprio nunca possuía nenhuma propriedade entre os homens, do estábulo à cruz; nem tinha nada para legar em sua morte, a não ser sua paz. E de que maneira a pobreza de um homem poderia enriquecer uma multidão? Essas são perguntas que, no esquema sociniano, nunca podem ser respondidas satisfatoriamente.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 8: 9 . Vocês conhecem a graça de nosso Senhor, etc. – Antes, a munificência ou liberalidade ; a significação em que São Paulo usa a palavra ?a??? frequentemente neste capítulo. Heylin processa, a recompensa.

Comentário de John Wesley

Pois conheces a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, embora ele fosse rico, ainda assim por vossa causa ele se tornou pobre, para que, através da sua pobreza, pudesse ser rico.

Pois você sabe – E esse conhecimento é a verdadeira fonte de amor.

A graça – O amor mais sincero, mais livre e mais abundante.

Ele ficou pobre – Ao se tornar homem, em toda a sua vida; em sua morte.

Rico – A favor e imagem de Deus.

Referências Cruzadas

Salmos 102:25 – No princípio firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Isaías 53:2 – Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

Isaías 62:1 – Por amor de Sião eu não sossegarei, por amor de Jerusalém não descansarei enquanto a sua justiça não resplandecer como a alvorada, e a sua salvação, como as chamas de uma tocha.

Isaías 65:8 – Assim diz o Senhor: “Quando ainda se acha suco num cacho de uvas, os homens dizem: ‘Não o destruam, pois ainda há algo bom’; assim farei em favor dos meus servos; não os destruirei totalmente.

Mateus 8:20 – Jesus respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”.

Mateus 17:27 – Mas, para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu”.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Marcos 6:3 – Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs? ” E ficavam escandalizados por causa dele.

Lucas 2:7 – e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Lucas 8:3 – Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens.

Lucas 9:58 – Jesus respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”.

Lucas 16:11 – Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 1:10 – Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 12:30 – Jesus disse: “Esta voz veio por causa de vocês, e não por minha causa.

João 16:15 – Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

João 17:19 – Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

Romanos 11:12 – Mas se a transgressão deles significa riqueza para o mundo, e o seu fracasso, riqueza para os gentios, quanto mais significará a sua plenitude!

1 Coríntios 1:4 – Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus.

1 Coríntios 3:21 – Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês,

1 Coríntios 15:47 – O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu.

2 Coríntios 6:10 – entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

2 Coríntios 13:14 – A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Efésios 3:19 – e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Filipenses 2:6 – que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Colossenses 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

1 Timóteo 6:18 – Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 1:6 – E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: “Todos os anjos de Deus o adorem”.

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

Apocalipse 3:18 – Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.

Apocalipse 21:7 – O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *