Estudo de João 1:10 – Comentado e Explicado

Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu.
João 1:10

Comentário de Albert Barnes

Ele estava no mundo – Isso se refere, provavelmente, não à sua pré-existência, mas ao fato de que ele se encarnou; que ele habitava entre os seres humanos.

E o mundo foi feito por ele – Esta é uma repetição do que é dito em João 1: 3 . Não apenas “homens”, mas todas as coisas materiais, foram feitas por ele. Esses fatos são mencionados aqui para fazer o que é dito imediatamente depois de mais impressionante, ou seja, que os homens não o receberam. As provas que ele forneceu de que deveriam recebê-lo eram:

1. Aqueles dados enquanto ele estava “no mundo” – os milagres que ele realizou e suas instruções; e,

2.O fato de o “mundo ter sido feito por ele”. Foi notável que o mundo não conheceu ou aprovou seu próprio Criador.

O mundo não o conhecia – a palavra “sabia” às vezes é usada no sentido de “aprovar” ou “amar”, Salmo 1: 6 ; Mateus 7:23 . Nesse sentido, pode ser usado aqui. O mundo não o amou nem o aprovou, mas o rejeitou e o matou. Ou pode significar que eles não entenderam ou sabiam que ele era o Messias; pois se os judeus soubessem e cressem que ele era o Messias, não o teriam matado, 1 Coríntios 2: 8 ; “Se eles soubessem, não teriam crucificado o Senhor da glória.” No entanto, eles poderiam saber disso e, portanto, não eram os menos culpados.

Comentário de E.W. Bullinger

foi feito = surgiu.

sabia. Grego. ginosko. App-132. Uma das palavras características deste evangelho. Veja a pág. 1511

Comentário de John Calvin

10. Ele estava no mundo . Ele acusa os homens de ingratidão, por sua própria vontade, por assim dizer, que estavam tão cegos, que a causa da luz que eles desfrutavam lhes era desconhecida. Isso se estende a todas as idades do mundo; pois antes que Cristo se manifestasse na carne, seu poder era mostrado em toda parte; e, portanto, esses efeitos diários devem corrigir a estupidez dos homens. O que pode ser mais irracional do que tirar água de um riacho corrente e nunca pensar na fonte da qual esse riacho flui? Segue-se que nenhuma desculpa adequada pode ser encontrada para a ignorância do mundo em não conhecer a Cristo, antes que ele se manifestasse na carne; pois surgiu da indolência e estupidez perversa daqueles que tinham oportunidades de vê-Lo sempre presente por seu poder. O todo pode ser resumido dizendo que Cristo nunca esteve tão ausente do mundo, mas que os homens, despertados por seus raios, deveriam ter levantado os olhos para ele. Portanto, segue-se que a culpa deve ser imputada a si mesmos.

Comentário de Adam Clarke

Ele estava no mundo – desde o início – ele governou o universo – regulou sua Igreja – falada por seus profetas – e muitas vezes, como o anjo ou mensageiro de Jeová, apareceu a eles e aos patriarcas.

O mundo não o conhecia – ??t?? ??? e??? – não o reconheceu; pois os governantes judeus sabiam muito bem que ele era um professor vindo de Deus; mas eles não escolheram reconhecê-lo como tal. Os homens amam o mundo, e esse amor os impede de conhecer quem o fez, embora ele tenha feito isso apenas para se tornar conhecido. Cristo, por quem todas as coisas foram feitas, João 1: 3 , e por quem todas as coisas são continuamente sustentadas, Colossenses 1:16 , Colossenses 1:17 ; Hebreus 1: 3 , tem caminho em todos os lugares, está continuamente se manifestando por sua providência e por sua graça, e ainda assim o coração tolo do homem não o considera! Veja o motivo, João 3:19 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

João 1:10 . Ele estava no mundo, etc. – A Palavra e o Filho de Deus desceram à terra; e embora o mundo tenha sido feito por ele, sendo todos os habitantes obra de suas mãos, ainda assim, esse mundo, ou seja, aqueles habitantes dele, não o conheciam e o reconheciam como seu Criador, e como a Palavra enviada para revelar a vontade de Deus para eles. Isso está em oposição à doutrina de Cerinto (artigo 5.). Veja as Inferências e Reflexões neste capítulo.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “)

Comentário de John Wesley

Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conhecia.

Ele estava no mundo – mesmo desde a criação.

Referências Cruzadas

Gênesis 11:6 – E disse o Senhor: “Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer.

Gênesis 16:13 – Este foi o nome que ela deu ao Senhor que lhe havia falado: “Tu és o Deus que me vê”, pois dissera: “Teria eu visto Aquele que me vê? “

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 18:33 – Tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa.

Exodo 3:4 – O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele.

Jeremias 10:11 – “Digam-lhes isto: ‘Esses deuses, que não fizeram nem os céus nem a terra, desaparecerão da terra e de debaixo dos céus’. “

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

João 1:3 – Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.

João 1:5 – A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 5:17 – Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.

João 17:25 – “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

Atos dos Apóstolos 14:17 – Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações”.

Atos dos Apóstolos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.

1 Coríntios 1:21 – Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.

1 Coríntios 2:8 – Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 11:3 – Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *