Estudo de João 1:3 – Comentado e Explicado

Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.
João 1:3

Comentário de Albert Barnes

Todas as coisas – o universo. A expressão não pode ser limitada a qualquer parte do universo. Expressa apropriadamente tudo o que existe – todas as vastas massas de mundos materiais e todos os animais e coisas, grandes ou pequenas, que compõem esses mundos. Ver Apocalipse 4:11 ; Hebreus 1: 2 ; Colossenses 1:16 .

Foram feitas – A palavra original é do verbo “ser” e significa “era” por ele; mas expressa aqui a ideia de criação. Não altera o sentido de dizer se “foram ‘por ele” ou “foram criados por ele”. A palavra é freqüentemente usada no sentido de “criar” ou formar a partir do nada. Ver Tiago 3: 9 ; e Gênesis 2: 4 ; Isaías 48: 7 ; na Septuaginta.

Por ele – Neste lugar, afirma-se que a “criação” foi efetuada pelo “Verbo”, ou o Filho de Deus. Em Gênesis 1: 1 , diz-se que o Ser que criou os céus e a terra era Deus. No Salmo 102: 25-28 , este trabalho é atribuído ao Senhor. A “Palavra”, ou o Filho de Deus, é, portanto, apropriadamente chamada de “Deus”. O trabalho de “criação” é uniformemente atribuído nas Escrituras à Segunda Pessoa da Trindade. Veja Colossenses 1:16 ; Hebreus 1: 2 , Hebreus 1:10 . Por isso, evidentemente, entende-se que ele era o agente, ou a causa eficiente, pela qual o universo foi feito. Não há prova superior de onipotência que a obra da criação; e, portanto, Deus freqüentemente apela a esse trabalho para provar que ele é o Deus verdadeiro, em oposição aos ídolos. Ver Isaías 40: 18-28 ; Jeremias 10: 3-16 ; Salmo 24: 2 ; Salmo 39:11 ; Provérbios 3:19 . É absurdo dizer que Deus pode investir uma criatura com onipotência. Se Ele pode tornar onipotente uma criatura, pode torná-lo onisciente e, da mesma maneira, torná-lo onipresente, infinitamente sábio e bom; isto é, Ele pode investir uma criatura com todos os seus próprios atributos, ou fazer outro ser como Ele próprio, ou, o que é a mesma coisa, pode haver dois deuses, ou tantos deuses quanto ele escolher fazer. Mas isso é um absurdo! O Ser, portanto, que “criou” todas as coisas deve ser divino; e, como essa obra é atribuída a Jesus Cristo, e como é uniforme nas Escrituras declaradas como obra de Deus, Jesus Cristo é, portanto, igual ao Pai.

Sem ele – sem sua agência; o seu aviso; o esforço de seu poder. Compare Mateus 10:29 . Essa é uma maneira forte de falar, destinada a confirmar, além da possibilidade de dúvida, o que ele acabara de dizer. Ele diz, portanto, em geral, que todas as coisas foram feitas por Cristo. Nesta parte do verso, ele tira toda a dúvida e afirma que “não houve exceção”; que não havia nada, por menor que fosse ou sem importância, que não fosse feito por ele. Dessa maneira, ele confirma o que disse no primeiro verso. Cristo não foi meramente chamado Deus, mas ele fez as obras de Deus, e, portanto, o nome é usado em seu sentido apropriado como implicando a suprema divindade. Para esse mesmo teste, o próprio Jesus apelou como prova de que ele era divino. João 10:37 , “se eu não fizer as obras de meu Pai, não acredite em mim”. João 5:17 , “meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho”.

Comentário de E.W. Bullinger

Todas as coisas. Referindo-se aos infinitos detalhes da criação. ”

foram feitos = surgiram. Não é a mesma palavra que em João 1: 1 .

por = até. Grego. dia. App-104. João 1: 1 . Como em Romanos 11:36 . Colossenses 1:16 . Hebreus 1: 2 .

e sem , etc. Observe a figura do discurso Pleonasmo. App-6.

sem = aparte de.

foi = surgiu. Não é a mesma palavra que em João 1: 1 .

nada = nem uma coisa. Oude grego , composto de ou. App-105.

foi feito = veio a existir.

Comentário de John Calvin

3. Todas as coisas foram feitas por ele . Tendo afirmado que o Discurso é Deus, e tendo afirmado sua essência eterna, ele agora prova sua Divindade a partir de suas obras. E esse é o conhecimento prático, ao qual devemos nos acostumar principalmente; pois o mero nome de Deus atribuído a Cristo nos afetará pouco, se nossa fé não achar que é assim por experiência. Em referência ao Filho de Deus, ele faz uma afirmação que se aplica estrita e adequadamente à sua pessoa. Às vezes, de fato, Paulo simplesmente declara que todas as coisas são de Deus ( Romanos 11:36 ), mas sempre que o Filho é comparado com o Pai, ele geralmente se distingue por essa marca. Por conseguinte, o modo comum de expressão é empregado aqui: o Pai fez todas as coisas pelo Filho e todas as coisas são de Deus através do Filho. Agora, o desígnio do evangelista é, como já disse, mostrar que assim que o mundo foi criado, o Discurso de Deus surgiu em operação externa; por ter sido incompreensível em sua essência, ele se tornou publicamente conhecido pelo efeito de seu poder. De fato, existem alguns, mesmo entre filósofos, que fazem Deus ser o mestre-construtor do mundo, de maneira a atribuir-lhe inteligência ao enquadrar esta obra. Até agora eles estão certos, pois concordam com as Escrituras; mas como eles voam imediatamente para especulações frívolas, não há razão para desejarmos ansiosamente ter seus testemunhos; mas, pelo contrário, devemos ficar satisfeitos com essa declaração inspirada, sabendo muito bem que ela transmite muito mais do que nossa mente é capaz de compreender.

E sem ele nada do que foi feito foi feito . Embora exista uma variedade de leituras nesta passagem, ainda assim, por minha parte, não hesito em tomá-la continuamente assim: nada foi feito ; e nisso quase todos os manuscritos gregos, ou pelo menos os que são mais aprovados, concordam; além disso, o sentido exige isso. Aqueles que separam as palavras que foram feitas da cláusula anterior, de modo a conectá-las à seguinte, trazem um sentido forçado: o que foi feito estava em sua vida ; isto é, viveu ou foi sustentado na vida. (13) Mas eles nunca mostrarão que esse modo de expressão é, em qualquer caso, aplicado às criaturas. Agostinho, que é excessivamente viciado na filosofia de Platão, é levado, segundo o costume, à doutrina das idéias; que antes de Deus criar o mundo, ele tinha a forma de todo o edifício concebido em sua mente; e assim a vida daquelas coisas que ainda não existiam estava em Cristo, porque a criação do mundo foi designada nele. Mas quão amplamente isso é diferente da intenção do evangelista, veremos imediatamente.

Volto agora à cláusula anterior. Isso não é uma redundância defeituosa, ( pe??tt?????a ) como parece ser; pois, como Satanás se esforça, por todos os métodos possíveis, para tirar qualquer coisa de Cristo, o evangelista pretendia declarar expressamente, que daquelas coisas que foram feitas não há exceção.

Comentário de Adam Clarke

Todas as coisas foram feitas por ele – isto é, por este Logos. Em Gênesis 1: 1 , diz-se que Deus criou todas as coisas: neste versículo, diz-se que Cristo criou todas as coisas: o mesmo Espírito infalível falou em Moisés e nos evangelistas: portanto, Cristo e o Pai são um. Dizer que Cristo fez todas as coisas por um poder delegado de Deus é absurdo; porque a coisa é impossível. Criação significa fazer com que exista um ser que não existia anteriormente: este é evidentemente um trabalho que só pode ser realizado pela onipotência. Agora, Deus não pode delegar sua onipotência a outro: se isso fosse possível, aquele a quem essa onipotência estava delegada se tornaria, em conseqüência, Deus; e aquele de quem fora delegado deixaria de ser assim: pois é impossível que existam dois seres onipotentes.

Nessas passagens importantes, percebo que muitos homens eminentemente instruídos diferem de mim: parece que eles não podem ser da minha opinião e sinto que não posso ser deles. Que Ele, que é a Luz e a Verdade, os guie a mim e a toda a verdade!

Comentário de Thomas Coke

João 1: 3 . Todas as coisas foram feitas por ele; Embora a palavra make seja capaz de um sentido amplo, ainda assim, como em outras passagens, Jesus disse ter criado todas as coisas, Colossenses 1:16 , não podemos duvidar que São João use a palavra e?e?et? no sentido da criação, um significado que muitas vezes tem nas escrituras judaicas. É verdade que esta e as outras passagens que falam de Cristo fazendo todas as coisas são explicadas por alguns de que ele erigiu a dispensação cristã. Mas seja observado aqui, de uma vez por todas, que se a explicação sociniana dos textos, que atribuem ao Senhor Jesus os nomes, perfeições e ações do Deus verdadeiro, for admitida, será impossível afastar os evangelistas de a imputação de ter posto no caminho do homem a mais violenta tentação de idolatria: pois é sabido que, como em todas as épocas, os homens têm sido extremamente propensos a adorar falsos deuses, por isso era o vício predominante do mundo gentio quando o Novo Testamento foi escrito: que a mais grosseira corrupção da moral já fluiu dessa primavera venenosa, Romanos 1:24 ; Romanos 1:32 e que destruir a idolatria e levar a humanidade ao culto espiritual do Deus verdadeiro foi o grande fim proposto por Deus em todas as revelações que ele fez de si mesmo aos homens. Sendo assim, deve-se imaginar que o próprio Cristo, que trouxe a última e melhor revelação da vontade divina, ou seus apóstolos, que cometeram essa revelação por escrito, em qualquer ocasião usariam tais expressões, como em seu significado claro e óbvio não poderia deixar de levar os crentes nessa revelação a atribuir a Cristo os nomes, perfeições e ações do verdadeiro Deus, e a pagar-lhe adoração divina como o verdadeiro Deus; enquanto na realidade não significavam mais do que ele ter sido milagrosamente formado, comissionado para entregar uma nova religião ao mundo, dotado do poder de milagres e, em consideração à sua morte exemplar, ressuscitado da sepultura e honras divinas conferidas a ele? Em vez de reformar o mundo, isso deveria ter posto em seu caminho uma tentação à idolatria que eles não poderiam resistir; nem o efeito foi outro que não era de se esperar: pois a generalidade, mesmo dos cristãos nominais, movidos por essas expressões, sempre considerou Cristo como Deus, e o honrou em conformidade, como o Deus que fez todas as coisas, e sem quem nada do que foi feito foi feito: “nem tanto quanto uma única coisa ( ??de e? ) tendo existência, seja entre as mais nobres ou piores obras de Deus, foi feita sem ele. “Mas, se todas as coisas foram feitas por ele, ele não pode ser ele mesmo o número de coisas que foram feitas: ele é, portanto, superior a todos os criados. Além disso, deve-se lembrar que no Antigo Testamento a criação dos céus e da terra é freqüentemente mencionada como prerrogativa do Deus verdadeiro, pelo qual ele se distingue dos ídolos pagãos. particularmente e distintamente a dignidade, mas especialmente a divindade de Cristo, foi, em primeiro lugar, dar o devido peso à doutrina fundamental de sua expiação e, em segundo lugar, suscitar na humanidade a mais profunda veneração por suas instruções: e sem dúvida aquele que é o A Palavra de Deus, o intérprete dos conselhos divinos, e quem é Deus, deve ser ouvida com a mais profunda atenção e obedecida com a mais implícita submissão.É esta circunstância – que o Filho de Deus, que é G desceu do céu à terra e instituiu pessoalmente a religião cristã – o que lhe confere uma dignidade além de qualquer coisa que possa ser imaginada pelos homens. Seria obra de um tratado, e não de uma nota, representar a doutrina judaica da criação de todas as coisas pelo Logos divino , ao qual, em vez de ao platônico, pode haver alguma referência aqui.

Comentário de John Wesley

Todas as coisas foram feitas por ele; e sem ele nada do que foi feito foi feito.

Todas as coisas além de Deus foram feitas, e todas as coisas que foram feitas, foram feitas pela Palavra. Em João 1: 1,2 é descrito o estado das coisas antes da criação: João 1: 3 , Na criação: João 1: 4 , No tempo da inocência do homem: João 1: 5 , No tempo da corrupção do homem.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:1 – No princípio Deus criou os céus e a terra.

Gênesis 1:26 – Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

Salmos 33:6 – Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.

Salmos 102:25 – No princípio firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Isaías 45:12 – Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas.

Isaías 45:18 – Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

João 1:10 – Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.

João 5:17 – Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.

Efésios 3:9 – e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.

Colossenses 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 1:10 – E também diz: “No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Hebreus 3:3 – Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma forma que o construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa.

Apocalipse 4:11 – “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *