Estudo de Efésios 3:9 – Comentado e Explicado

e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou.
Efésios 3:9

Comentário de Albert Barnes

E para fazer todos os homens verem – Para que toda a família humana veja a glória de Deus no plano da salvação. Até agora, a revelação de seu caráter e planos havia sido confinada aos judeus. Agora, era seu projeto que toda a raça se familiarizasse com ela.

Qual é a comunhão do mistério – em vez de “comunhão” aqui – ???????a koinonia- most mss. e versões lêem ??????µ?a oikonomia- “dispensação”; veja Mill. Essa leitura é adotada por Griesbach, Tittman, Rosenmuller, Koppe e é considerada pela maioria dos críticos como sendo a leitura genuína. O erro pode ter sido facilmente cometido por um transcritor. O significado então seria “esclarecer tudo a respeito da dispensação ritual deste mistério”; isto é, fazer com que todos compreendam a maneira pela qual essa grande verdade do plano de salvação é comunicada às pessoas. Se a palavra “comunhão” deve ser mantida, significa que essa doutrina, ou conselho secreto de Deus, era agora “comum” a todos os crentes. Não deveria ser confinado a nenhuma classe ou categoria de pessoas. Locke a traduz, “e fazer com que todas as pessoas percebam como esse mistério passa a ser comunicado ao mundo”. O Dr. Whately (Erros do Romanismo, capítulo ii. Seção 1) torna isso a participação comum do mistério; ” isto é, de verdades anteriormente desconhecidas e que não podiam ser conhecidas pelos poderes não auxiliados pelo homem, mas que agora eram abertas pela dispensação graciosa da Divina Providência; não mais oculto, ou confinado a poucos, mas a ser compartilhado por todos.

A alusão, segundo ele, é aos mistérios das antigas religiões pagãs; e ele supõe que o apóstolo pretende contrastar esses “mistérios” com o cristianismo. Nesses “mistérios” havia uma distinção entre os iniciados e os não iniciados. Houve uma revelação para alguns dos adoradores, de certos segredos sagrados dos quais outros foram excluídos. Havia em alguns dos mistérios, como as elensinianas, doutrinas “grandes e menores” nas quais pessoas diferentes foram iniciadas. Em forte contraste com estes, o “grande mistério” no cristianismo foi divulgado a todos. Foi escondido de ninguém e não houve distinção entre aqueles que foram iniciados. Nenhuma verdade revelada por Deus foi contida em qualquer parte, mas houve uma participação comum de todos. O cristianismo não tem verdades ocultas apenas para uma parte de seus amigos; não possui doutrinas “reservadas”; não tem verdades a serem confiadas apenas a um sacerdócio sagrado. Suas doutrinas devem ser publicadas no mundo inteiro, e todo seguidor de Cristo deve participar de todos os benefícios das verdades que Cristo revelou. É difícil determinar qual é a leitura verdadeira e isso não é muito importante. O senso geral é que Paulo se sentiu chamado ao ministério para que todas as pessoas pudessem entender agora que a salvação era livre para todos – uma verdade que estava oculta há séculos. Tendo essa grande verdade, ele sentiu que tinha uma mensagem de valor incalculável para a humanidade, e estava desejoso de ir proclamar isso ao mundo inteiro. Sobre a palavra “mistério”, veja as notas em Efésios 1: 9 .

Foi escondido em Deus – com Deus. Foi escondido em seu peito. O plano foi formado, mas ainda não havia sido divulgado.

Quem criou todas as coisas – Isso é bastante claro; mas não é tão claro por que a declaração é introduzida neste local. Locke e Rosenmuller supõem que se refere à nova criação, e que o sentido é que Deus enquadra e gerencia essa nova criação totalmente por Jesus Cristo. Mas a expressão contém uma verdade de maior importância e naturalmente transmite a idéia de que todas as coisas foram feitas por Deus, e que isso era apenas uma parte de sua grande e universal agência. O significado é que Deus formou todas as coisas e que esse propósito de estender a salvação ao mundo fazia parte de seu grande plano e estava sob seu controle.

Por Jesus Cristo – Como está em nosso texto grego comum, bem como em nossa versão em inglês, há uma semelhança impressionante entre a passagem e a de Colossenses 1: 15-16 . Mas a frase está faltando na Vulgata, no siríaco, no copta e em várias das antigas sra. Mill observa que provavelmente foi inserido aqui por algum transcritor da passagem paralela em Colossenses 1:16 ; e é rejeitado como uma interpolação por Griesbach. Não é um material “muito”, quer seja retido neste local ou não, pois o mesmo sentimento é abundantemente ensinado em outro lugar; ver João 1: 3 ; Colossenses 1:16 ; Hebreus 1: 2 . Se é para ser retido, o sentimento é que o Filho de Deus – a segunda pessoa da Trindade – foi o grande e imediato agente na criação do universo.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

E . . Deus = E para esclarecer tudo sobre qual é a mordomia (comprometida comigo) do mistério (App-193) que foi escondido das eras de Deus.

faço . . . veja = esclarecer. Ver Efésios 1:18 .

comunhão . Os textos leem oikonomia ( Efésios 3: 2 ), em vez de koinonia.

a partir de . . . mundo = a partir dos tempos. App-151.

escondeu . Grego. apokrupto. Ver 1 Coríntios 2: 7 .

criado . Ver Efésios 2:10 .

por Jesus Cristo . Os textos omitem.

Comentário de John Calvin

9. Qual é a comunhão do mistério. A publicação do evangelho é chamada de comunhão, porque é a vontade de Deus que seu propósito, que antes era oculto, agora seja compartilhado pelos homens. Existe uma metáfora apropriada nas palavras f?t?sa? p??ta?, para iluminar todos os homens – transmitindo o pensamento de que, em seu apostolado, a graça de Deus brilha com o brilho do meio dia.

O qual foi escondido em Deus. Pretende-se, como antes, evitar o preconceito da novidade – opor-se à imprudência dos homens, que consideram impróprio que permaneçam na ignorância de qualquer coisa. Quem questionará o direito que Deus tem de ocultar seus próprios propósitos, até que ele tenha prazer em comunicá-los aos homens? Que presunção, sim, que loucura é essa, não admitir que Deus é mais sábio do que nós! Lembremo-nos, portanto, que nossa imprudência deve receber um cheque, sempre que a altura sem limites da presciência divina for apresentada à nossa visão. Essa também é a razão pela qual ele as chama de riquezas insondáveis ??de Cristo; sugerindo que esse assunto, embora exceda nossa capacidade, deve ser contemplado com reverência e admiração.

Quem criou todas as coisas por Jesus Cristo. Isso não pode ser entendido tão adequadamente da primeira criação como da renovação espiritual. É, sem dúvida, verdade, e é frequentemente declarado nas Escrituras, que pela Palavra de Deus todas as coisas foram criadas; mas a conexão da passagem nos coloca sob a necessidade de entender por ela aquela renovação que é compreendida na benção da redenção. Mas pode, talvez, ser pensado que o apóstolo está ilustrando essa renovação, por um argumento extraído da criação. “Por Cristo, como Deus, o Pai criou ( João 1: 3 ) todas as coisas; e por que, então, deveríamos nos perguntar, se por Cristo, como mediador, todos os gentios agora são trazidos de volta a um corpo? ” Não tenho objeções a esse ponto de vista. Um argumento semelhante é usado por ele em outra epístola.

“Pois Deus, que ordenou que a luz brilhasse das trevas, é o mesmo que brilhou em nossos corações, para dar a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.”
( 2 Coríntios 4: 6. )

Da criação do mundo, ele conclui que é obra de Deus iluminar as trevas; mas o que era visível no primeiro caso é atribuído ao Espírito, quando ele vem falar do reino de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

E fazer todos os homens verem – ?a? f?t?sa? pa?ta? · E iluminar tudo; dar informações aos judeus e gentios; proporcionar-lhes uma suficiência de luz, para que possam discernir distintamente os grandes objetos exibidos neste evangelho.

Qual é a comunhão do mistério – A palavra ???????a , que traduzimos corretamente comunhão, foi usada entre os gregos para significar suas comunidades religiosas; aqui pode íntima a associação de judeus e gentios em uma igreja ou corpo, e seu acordo naquele glorioso mistério que agora estava tão completamente aberto em relação à salvação de ambos. Mas, em vez de ???????a , comunhão, ??????µ?a , dispensação ou economia, é a leitura do ABCDEFG e mais de cinquenta outros; ambos os siríacos, coptas, etíopes, armênios, eslavos, vulgatas e italas, com o chefe dos pais gregos. Algumas das melhores edições impressas do texto grego têm a mesma leitura, e isso em nosso texto comum tem muito pouca autoridade para apoiá-lo. Dispensação ou economia é muito mais favorável ao escopo da declaração do apóstolo neste local; ele desejava mostrar-lhes a economia desse mistério de levar judeus e gentios à salvação pela fé em Cristo Jesus, que Deus desde o princípio do mundo havia escondido em sua própria mente infinita, e não achou apropriado revelar mesmo quando projetou a criação do mundo, que respeitava a economia da redenção humana. E embora o mundo tenha sido feito por Jesus Cristo, o grande Redentor, ainda naquele período essa revelação do poder de Deus, o desígnio de salvar homens, cuja queda a sabedoria infinita havia previsto, não foi então revelado. Esta leitura Griesbach recebeu no texto.

Quem criou todas as coisas por Jesus Cristo – Alguns críticos muito criteriosos são de opinião de que isso não se refere à criação material; e que devemos entender o todo como se referindo à formação de todas as dispensações de graça, misericórdia e verdade de Deus, que foram planejadas, gerenciadas e executadas por Cristo, desde a fundação do mundo até os dias atuais. Mas as palavras d?a ??s?? ???st?? , de Jesus Cristo, estão faltando no ABCD * FG, e em várias outras; também em siríaco, árabe de Erpen, copta, etíope, Vulgata e Itala; como também em vários pais. Griesbach jogou as palavras para fora do texto; e o professor White diz que ” certissime delenda ” são indiscutivelmente falsas. O texto, portanto, deve ser lido: que desde o princípio do mundo estava escondido em Deus, que criou todas as coisas. Nenhuma inferioridade de Cristo pode ser argumentada a partir de uma cláusula de cuja falsidade existe a evidência mais forte.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 3: 9 . O qual, escondido em Deus, é evidente que aqui há uma alusão ao enterro de um tesouro em algum lugar secreto; (comp. Mateus 13:44, onde a mesma palavra é usada;) pois também pode haver na palavra a?e?????ast??, insondável, Efésios 3: 8, que significa corretamente, o que não pode ser rastreado; e é certo que, embora algo agora seja conhecido sobre esse glorioso mistério, ainda exista uma parte incomparavelmente maior, sobre a qual sabemos apenas em geral que é um tesouro rico, sem saber particularmente o que é ou quanto é. Locke, em uma nota elaborada, alega, como Diodati fez antes dele, que a última cláusula deste versículo se refere não à criação do mundo, mas à sua renovação; (ver cap. Efésios 2:10 .) e, portanto, pode ser considerado uma sugestão, de que o Pai sempre pretendeu que o Filho tivesse a honra de formar todas as coisas de novo; e, portanto, ocultou o mistério até depois da vinda de Cristo. Mas as palavras, se tomadas no sentido mais amplo, contêm uma verdade certa e uma verdade pertinente.

Comentário de John Wesley

E fazer com que todos os homens vejam qual é a comunhão do mistério, que desde o princípio do mundo se escondeu em Deus, que criou todas as coisas por Jesus Cristo:

Qual é a comunhão do mistério – Quais são essas bênçãos misteriosas das quais todos os crentes participam juntos. Que foi, em grande medida, escondido da eternidade por Deus, que, para abrir caminho para o livre exercício de seu amor, criou todas as coisas – Esse é o fundamento de todas as suas dispensações.

Referências Cruzadas

Salmos 33:6 – Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.

Isaías 44:24 – “Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo,

Mateus 10:27 – O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.

Mateus 13:35 – cumprindo-se, assim, o que fora dito pelo profeta: “Abrirei minha boca em parábolas, Proclamarei coisas ocultas Desde a criação do mundo”.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 5:17 – Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.

João 5:19 – Jesus lhes deu esta resposta: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

Atos dos Apóstolos 15:18 – conhecidas desde os tempos antigos.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

1 Coríntios 2:7 – Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Efésios 1:9 – E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,

Efésios 3:3 – isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi brevemente.

Colossenses 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Colossenses 1:26 – o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

2 Timóteo 4:17 – Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 3:3 – Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma forma que o construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa.

1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Apocalipse 14:6 – Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o evangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo.

Apocalipse 17:8 – A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *