Estudo de 1 Coríntios 2:7 – Comentado e Explicado

Pregamos a sabedoria de Deus, misteriosa e secreta, que Deus predeterminou antes de existir o tempo, para a nossa glória.
1 Coríntios 2:7

Comentário de Albert Barnes

Mas nós falamos – nós que pregamos o evangelho.

A sabedoria de Deus – Ensinamos ou proclamamos o plano sábio de Deus para a salvação das pessoas; tornamos conhecida a sabedoria divina em relação ao esquema da redenção humana. Este plano era de Deus, em oposição a outros planos que eram de seres humanos.

Em um mistério, até a sabedoria oculta – en? µ?st???? t?? ?p??e???µµ???? en musterio ten apokekrummenenAs palavras “par” e “sabedoria” nesta tradução foram fornecidas pelos nossos tradutores; e o sentido seria mais evidente se fossem omitidos, e a tradução deveria ser feita literalmente: “Proclamamos a sabedoria divina escondida em um mistério”. O apóstolo não diz que a pregação deles era misteriosa, nem que a doutrina deles era ininteligível, mas ele se refere ao fato de que essa sabedoria havia sido “escondida em um mistério” das pessoas até aquele momento, mas depois foi revelada pelo evangelho. Em outras palavras, ele não diz que o que eles declararam estava oculto em um mistério, mas que eles deram a conhecer a sabedoria divina que havia sido escondida da mente das pessoas. A palavra “mistério” conosco é comumente usada no sentido daquilo que está além da compreensão; e é freqüentemente aplicado a doutrinas que exibem dificuldades que não somos capazes de explicar.

Mas este não é o sentido em que é comumente usado nas Escrituras; veja a nota em Mateus 13:11 ; compare Campbell nos Evangelhos , Dissertação 9; parte 1. A palavra denota corretamente o que é “oculto” ou “oculto”; aquilo que ainda não foi divulgado; e é aplicado àquelas verdades que até a revelação de Jesus Cristo foram ocultadas das pessoas, que estavam ocultas sob tipos e sombras obscuras ou profecias, ou que haviam sido totalmente não reveladas e desconhecidas para o mundo. A palavra se opõe ao que é revelado, não ao que é em si claro. As doutrinas às quais a palavra se refere podem ser por si só claras e simples, mas ficam ocultas em mistério até serem reveladas. A partir dessa idéia radical da palavra “mistério”, ela passou a ser aplicada não apenas às doutrinas que não haviam sido divulgadas, mas também às que eram em si profundas e difíceis daquelas que são enigmáticas e obscuras; 1 Coríntios 14: 2 ; 1 Timóteo 3:16 .

É aplicado também aos desígnios e propósitos secretos de Deus; Apocalipse 10: 7 . A palavra é mais comumente aplicada por Paulo ao desígnio secreto e há muito oculto de Deus para tornar conhecido seu evangelho aos gentios; derrubar o muro entre eles e os judeus; e espalhar as bênçãos da verdadeira religião em todos os lugares; Romanos 11:25 ; Romanos 16:25 ; Efésios 1: 9 ; Efésios 3: 9 ; Efésios 6:19 . Aqui, evidentemente, significa a beleza e excelência da pessoa e dos planos de Jesus Cristo, mas que eram de fato desconhecidos pelos príncipes deste mundo. Não implica, necessariamente, que eles não possam tê-los entendido, nem que sejam ininteligíveis, mas que, de fato, seja qual for a causa, foram ocultados deles. Paulo diz 1 Coríntios 2: 8 , que se eles conhecessem sua sabedoria, não o crucificariam – o que implica pelo menos que não era em si ininteligível; e ele ainda diz que esse mistério foi revelado aos cristãos pelo Espírito de Deus, o que prova que ele não se refere aqui ao que é ininteligível; 1 Coríntios 2:10 . “O apóstolo aqui tem especialmente em vista o onisciente conselho de Deus para a salvação das pessoas por Jesus Cristo, nos escritos do Antigo Testamento apenas obscuramente significados, e na generalidade de pessoas totalmente desconhecidas” – Bloomfield.

Que Deus ordenou – Que plano, tão cheio de sabedoria, Deus designou em seu próprio propósito antes da fundação do mundo; isto é, era um plano que, desde a eternidade, ele decidiu executar. Não era um dispositivo novo; não havia sido levantado para servir uma ocasião; mas era um plano profundo no eterno conselho de Deus, no qual ele tinha os olhos fixos para sempre. Esta passagem prova que Deus tinha um plano e que esse plano era eterno. Isso é tudo o que está envolvido na doutrina dos decretos ou propósitos eternos. E se Deus tinha um plano sobre isso, há a mesma razão para pensar que ele tinha um plano em relação a todas as coisas.

Para nossa glória – Para que possamos ser honrados ou glorificados. Isso pode se referir à honra que foi colocada sobre os cristãos nesta vida, ao ser admitida nos privilégios dos filhos de Deus; ou, mais provavelmente, ao “peso eterno da glória” que permanece para eles no céu; 2 Coríntios 4:17 . Um plano desse plano era elevar os remidos à “glória, honra e imortalidade”. Deveria aumentar muito nossa gratidão a Deus, por ser um assunto de desígnio eterno; que ele sempre prezou esse propósito; e que ele nos amou com tanto amor, e buscou nossa felicidade e salvação com tanta intensidade que, para realizá-lo, estava disposto a dar seu próprio Filho para morrer na cruz.

Comentário de E.W. Bullinger

mistério . App-193.

escondido . A mesma palavra que em Lucas 10:21 . Efésios 3: 9 . Colossenses 1:26 .

ordenado = pré-ordenado. Grego. proorizo. Veja Atos 4:28 .

antes . App-104. Compare Romanos 16:25 . Efésios 1: 4 . 2 Timóteo 1: 9 .

mundo = idades, como em 1 Coríntios 2: 6 .

até . App-104.

Comentário de John Calvin

7. A sabedoria de Deus em um mistério Ele atribui a razão pela qual a doutrina do evangelho não é apreciada pelos príncipes deste mundo – porque está envolvida em mistérios e, consequentemente, está oculta. perspicácia do intelecto humano, para que, a qualquer altura, aqueles que são considerados homens de intelecto superior possam elevar sua visão, eles nunca podem alcançar sua altura elevada, enquanto, entretanto, desprezam sua maldade, como se estivesse prostrada a seus pés. A conseqüência é que, quanto mais orgulhosamente o desprezam, mais afastam-se de conhecê-lo – mais ainda, são removidos a uma distância tão grande que são impedidos de vê-lo.

Que Deus ordenou. Paulo, tendo dito que o evangelho era uma coisa oculta , havia um perigo de que os crentes, ao ouvir isso, ficassem horrorizados com a dificuldade e se retirassem em desespero. Conseqüentemente, ele encontra esse perigo e declara que, apesar de tudo, nos foi designado para que pudéssemos aproveitá-lo. Para que ninguém, eu digo, considere que ele não tem nada a ver com a sabedoria oculta , ou imagine que seja ilegal direcionar seus olhos para ela, por não estar ao alcance da capacidade humana, ele ensina que isso tem sido comunicados a nós de acordo com o eterno conselho de Deus. Ao mesmo tempo, ele tem algo ainda mais distante, pois, por uma comparação implícita, exalta a graça que foi aberta pelo advento de Cristo e nos distingue acima de nossos pais, que viviam sob a lei. Sobre esse ponto, falei mais amplamente no final do último capítulo dos romanos. Antes de tudo, ele argumenta sobre o que Deus havia ordenado , pois, se Deus não designou nada em vão, segue-se que não seremos perdedores ouvindo o evangelho que ele designou para nós, pois ele se acomoda à nossa capacidade em dirigindo-se a nós. De acordo com isso, Isaías ( Isaías 45:19 ) diz:

“Eu não falei em um lugar à espreita ou em um canto escuro. (114)
Em vão eu não disse à semente de Jacó: Buscai-me.

Em segundo lugar , com o objetivo de tornar o evangelho atraente e nos seduzir a um desejo de conhecê-lo, ele argumenta ainda mais longe do desígnio que Deus tinha em vista ao nos dar – “ para nossa glória . Também nesta expressão, ele parece fazer uma comparação entre nós e os pais, nosso Pai celestial não concedeu a eles a honra que ele reservou para o advento de seu Filho. (115)

Comentário de Adam Clarke

A sabedoria de Deus em um mistério – O Evangelho de Jesus Cristo, que havia sido relativamente escondido da fundação do mundo (o estabelecimento da economia judaica, como essa frase costuma significar), embora designado desde o início para ser revelado em a plenitude do tempo. Pois, embora esse evangelho tenha sido, em certo sentido, anunciado pelos profetas e prefigurado pela lei, é certo que mesmo o mais inteligente dos governantes judeus, seus médicos, escribas e fariseus, não tinha conhecimento adequado de isto; portanto, ainda era um mistério para eles e para os outros, até que foi tão gloriosamente revelado pela pregação dos apóstolos.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 2: 7 . Falamos a sabedoria de Deus A sabedoria de Deus é usada aqui para a doutrina do Evangelho, vindo imediatamente de Deus pela revelação de seu Espírito; e, neste capítulo, ele se opõe a todo conhecimento, descobertas e melhorias de qualquer natureza, atingíveis pela indústria, partes e estudos humanos, tudo o que ele chama de sabedoria do mundo e sabedoria do homem; – assim, distinguir o conhecimento do Evangelho, derivado totalmente da revelação, e não poderia ser diferente de todos os outros conhecimentos. O que o Espírito de Deus havia revelado do Evangelho durante os tempos da lei era tão pouco compreendido pelos judeus, em cujos escritos sagrados estava contido, que poderia muito bem ser chamado a sabedoria de Deus em um mistério, ou seja, digamos, declarado em profecias obscuras e expressões e tipos misteriosos. Embora isso seja indubitavelmente assim, como parece o que os judeus pensavam e faziam, quando Jesus, o Messias, respondendo exatamente o que lhe fora predito, veio entre eles, mas pela sabedoria de Deus em um mistério, no qual estava escondido. proposto por Deus antes do estabelecimento da economia judaica, São Paulo parece mais particularmente dizer o que os gentios e, conseqüentemente, os coríntios, estavam mais preocupados; viz. O propósito de Deus de chamar os gentios para serem seu povo sob o Messias; que, embora revelado no Antigo Testamento, ainda não era nem um pouco compreendido até os tempos do Evangelho e da pregação de São Paulo, o Apóstolo dos Gentios, que , portanto, ele freqüentemente chama de mistério. will give light to this. A leitura e comparação de Romanos 16: 25-26 , Efésios 3: 3-9 , Efésios 6: 19-20 , Colossenses 1: 26-27 , Colossenses 2: 1-8 e Colossenses 4: 3-4 darão luz a isso . A que me deixo observar, sobre o uso da palavra sabedoria aqui, que São Paulo, falando do chamado de Deus aos gentios, não pode, ao mencioná-lo, tolerar expressões de sua admiração pela grande e incompreensível sabedoria de Deus nela. Ver Efésios 3: 8 ; Efésios 3:10 , Romanos 11:33 . O termo ??? t?? a?????, significa adequadamente, antes dos tempos; e acho que pode ser duvidoso que essas palavras, antes do mundo, representem exatamente o sentido do lugar. Aquele a???, ou a???e? , não deve ser traduzido para o mundo, pois em muitos lugares em que estou, darei um exemplo convincente, dentre muitos que possam ser trazidos, viz. Efésios 3: 9 em comparação com Colossenses 1:26 . As palavras em Colossenses são: t? µ?ste???? t? ap??e???µµe??? ap? a?????, assim traduzido na tradução para o inglês, que está oculta desde tempos remotos; mas em Efésios 3: 9, um lugar paralelo, as mesmas palavras t?? µ?st????? t?? ap??e???µµe??? ap? t?? a?????, são traduzidos: O mistério que desde o princípio do mundo se escondeu; considerando que é evidente em Colossenses 1:26 que ap? t?? a?????, não significa a época ou o início da ocultação, mas aqueles de quem ela foi ocultada. É claro que o apóstolo, no versículo imediatamente anterior, e o seguinte a este que temos diante de nós, fala dos judeus; e, portanto, a frase p?? t?? a????? aqui, pode ser bem entendido como significando antes da idade dos judeus; e então ap a?????, dos tempos dos judeus, nos outros dois textos mencionados. Por que a palavra a???e?, nesses e em outros lugares, (como Lucas 1:70 , Atos 3:21 e em outros lugares), deve ser apropriado para a era dos judeus, pode ser devido à sua contagem por eras ou jubileus. Veja o Sr. Locke, e o criterioso tratado do Dr. Burthogge, “Cristianismo um mistério revelado”, 100. 2. p. 17

Comentário de Scofield

mistério (ver Scofield “ Mateus 13:11 “) .

predestinação ordenada , trad. predestinado, Romanos 8:29 ; Romanos 8:30 ; Efésios 1: 5 ; Efésios 1:11 ; Atos 4:28 .

mundo predeterminado antes dos tempos. Cf. Veja a margem ref., Romanos 16:25 , (Veja Scofield “ Romanos 16:25 “) .

Comentário de John Wesley

Mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria oculta que Deus ordenou perante o mundo para nossa glória:

Mas falamos da misteriosa sabedoria de Deus, que foi ocultada por muitas eras de todo o mundo e ainda está oculta até de “bebês em Cristo”; muito mais de todos os incrédulos.

Que Deus ordenou diante do mundo – Até agora, isso não vem a nada, como a sabedoria mundana.

Para nossa glória – Surgindo da glória de nosso Senhor, e depois ser revelado quando toda a glória mundana desaparecer.

Referências Cruzadas

Salmos 78:2 – Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado;

Isaías 48:6 – Você tem ouvido essas coisas; olhe para todas elas. Você não irá admiti-las? De agora em diante eu lhe contarei coisas novas, coisas ocultas, que você desconhece.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 13:35 – cumprindo-se, assim, o que fora dito pelo profeta: “Abrirei minha boca em parábolas, Proclamarei coisas ocultas Desde a criação do mundo”.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Efésios 3:4 – Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo.

Colossenses 1:26 – o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

1 Pedro 5:1 – Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *