Estudo de 2 Pedro 1:3 – Comentado e Explicado

O poder divino deu-nos tudo o que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua glória e sua virtude.
2 Pedro 1:3

Comentário de Albert Barnes

De acordo com o seu poder divino nos ter dado – Todos os efeitos do evangelho no coração humano são, nas Escrituras, atribuídos ao poder de Deus. Veja as notas em Romanos 1:16 . Não há meios morais que já tenham sido usados ??que tenham tanto poder quanto o evangelho; nenhuma através da qual Deus fez tanto ao mudar o caráter e afetar o destino do homem.

Todas as coisas que pertencem à vida e à piedade – A referência aqui na palavra “vida” é sem dúvida a vida da religião; a vida da alma transmitida pelo evangelho. A palavra “piedade” é sinônimo de piedade. A frase “segundo como” ( ?? hos) parece estar relacionada à sentença de 2 Pedro 1: 5: “Visto que ele nos conferiu esses privilégios e promessas relacionadas à vida e à piedade, somos obrigados a obter tudo o que está implícito nessas coisas, para dar toda a diligência para adicionar à nossa fé, conhecimento ”etc.

Através do conhecimento dele – Por um conhecimento adequado com ele, ou pelo tipo certo de conhecimento dele. Notas, João 17: 3 .

Isso nos chamou à glória e virtude – Margem: “por”. Grego, “através da glória”, etc. Doddridge supõe que isso significa que ele fez isso “pelo fortalecimento da virtude e energia de seu espírito”. Rosenmuller a traduz como “por uma benignidade gloriosa”. O Dr. Robinson (Lexicon) a processa, “através de uma exibição gloriosa de sua eficiência”. A objeção que alguém sente a essa tradução surge unicamente da palavra “virtude”, do fato de que não estamos acostumados a aplicar essa palavra a Deus. Mas a palavra original ( ??et? arete) não é tão limitada em sua significação quanto a palavra em inglês, mas é uma palavra que denota uma boa qualidade ou excelência de qualquer tipo. Nos clássicos antigos, é usado para denotar masculinidade, vigor, coragem, bravura, fortaleza; e a palavra preferiria denotar “energia” ou “poder” de algum tipo, do que aquilo que comumente entendemos por virtude, e seria, portanto, adequadamente aplicado à “energia” ou “eficiência” que Deus demonstrou na obra de nossa salvação. De fato, quando aplicado à excelência moral, como em 2 Pedro 1: 5 , deste capítulo, e freqüentemente em outros lugares, talvez seja com referência à “energia, ousadia, vigor” ou “coragem” que é evidenciou a superação de nossas más propensões e a resistência a seduções e tentações. De acordo com essa interpretação, a passagem ensina que é “por uma gloriosa eficiência divina” que somos chamados ao reino de Deus.

Comentário de Joseph Benson

2 Pedro 1: 3-4 . Como o seu poder divino nos deu todas as coisas – Há uma alegria maravilhosa neste exórdio, que começa com a própria exortação; que pertencem à vida e piedade – À vida natural atual e à continuação e aumento da vida espiritual, denominada aqui piedade; através do conhecimento – O conhecimento divino e salvador; dele – Cristo; que nos chamou para a glória – glória eterna no além, como o fim; e à virtude – ou santidade, como o caminho que leva a ela. Ou fortaleza, um ramo particular da santidade, (freqüentemente entendido pela palavra a?et? ,) pode ser pretendido aqui, como é a mesma palavra, 2 Pedro 1: 5 . A frase original, no entanto, d?a d???? ?a? a?et?? , é literalmente, por, ou através da glória e virtude; isto é, como alguns entendem, por seu poder glorioso; ou a efusão gloriosa e poderosa do Espírito, como Whitby entende as palavras. Por meio do qual – Por meio do qual poder glorioso ou selo ilustre estabeleceu a declaração do evangelho; ou, como alguns renderizariam d? ?? , por causa de quais coisas; isto é, para que possamos alcançar essa glória e virtude; nos são dadas grandes e preciosas promessas – Nomeadamente, as promessas do evangelho, que ele chama de grandes e preciosas, porque as coisas prometidas são as mais grandiosas que podem ser concebidas pela mente humana, e infinitamente mais valiosas do que quaisquer prazeres ou expectativas atuais : promessas do perdão do pecado, da aceitação de Deus, de seu favor peculiar, adoção em sua família e ser tratado como seus filhos e filhas; favorecido com liberdade de acesso a ele e relações sexuais com ele; com direção nas dificuldades, proteção nos perigos, socorro nas tentações, conforto nos problemas, suprimento de todos os nossos desejos e garantia de que todas as coisas devem funcionar para o nosso bem; promessas do Espírito de adoção, de regeneração e santificação, a serem enviadas aos nossos corações como penhor e penhor de nossa felicidade futura; e, para coroar o todo, a promessa de vida eterna, felicidade e glória. Ambas as promessas e as coisas prometidas, que se seguem no seu devido tempo, são aqui intencionadas; que por estes – Pela consideração e fé nessas promessas verdadeiras e fiéis, e as grandes e gloriosas bênçãos exibidas e garantidas a crentes verdadeiros e perseverantes, assim, você pode ser encorajado e induzido a renunciar ao mundo e ao pecado , com toda inclinação e afeição, desígnio e desejo corruptos, e sejam feitos participantes da natureza divina – De uma natureza nova, santa e celestial, derivada de Deus, pela influência do Espírito dele, renovando-o à sua imagem e dando-lhe comunhão consigo mesmo para habitar em Deus e Deus em você; ter escapado da corrupção que existe no mundo – Os costumes, hábitos, princípios e práticas corruptos encontrados nos homens do mundo, através do desejo, a saber , desejo irregular e desordenado, desejo de coisas ilegais ou desejo imoderado de coisas lícitas, aquela fonte frutífera de pecado e miséria.

Comentário de E.W. Bullinger

divino . Grego. theios. Veja Atos 17:29 .

poder . App-172.

dado = foi dado. É o mesmo passivo perfeito traduzido “é dado” em 2 Pedro 1: 4 . Grego. Doreo. Veja Marcos 15:45 .

tudo = (como) tudo.

que pertencem a = para. App-104.

vida . App-170.

piedade . Ver 1 Timóteo 2: 2 .

através . App-104. 2 Pedro 1: 1 .

tem . Omitir.

para = para o próprio, como os textos.

glória . Veja a pág. 1511

virtude . Ver Filipenses 1: 4 , Filipenses 1: 8 .

Comentário de John Calvin

3. De acordo com seu poder divino. Ele se refere à infinita bondade de Deus que eles já haviam experimentado, para que pudessem entendê-la mais plenamente no futuro. Pois ele continua o curso de sua benevolência perpetuamente até o fim, exceto quando nós mesmos o interrompemos por nossa incredulidade; pois ele possui poder inesgotável e vontade igual de fazer o bem. Por isso, o apóstolo anima com justiça os fiéis a nutrir boa esperança pela consideração dos benefícios anteriores de Deus. (146) Para o mesmo propósito é a amplificação que ele faz; pois ele poderia ter falado mais simplesmente: “Como ele nos deu todas as coisas livremente”. Mas, ao mencionar “poder divino”, ele se eleva mais alto, ou seja, que Deus desdobrou copiosamente os imensos recursos de seu poder. Mas a última cláusula pode ser referida a Cristo, assim como ao Pai, mas ambas são adequadas. No entanto, pode ser aplicado de maneira mais adequada a Cristo, como se ele tivesse dito, que a graça que nos é transmitida por ele é uma evidência da divindade, porque não poderia ter sido feita pela humanidade.

Isso diz respeito à vida e piedade , ou, quanto à vida e piedade . Alguns pensam que a vida atual é aqui, como a piedade segue como o presente mais excelente; como se, com essas duas palavras, Pedro pretendesse provar o quão benéfico e abundante Deus é para com os fiéis, que ele os trouxe à luz, que ele lhes fornece todas as coisas necessárias para a preservação de uma vida terrena e que ele também os renovou a uma vida espiritual, adornando-os com piedade. Mas essa distinção é estranha à mente de Pedro, pois assim que mencionou a vida, ele imediatamente acrescentou piedade, que é como se fosse sua alma; pois Deus realmente nos dá vida, quando ele nos renova para a obediência da justiça. Portanto, Pedro não fala aqui dos dons naturais de Deus, mas apenas menciona as coisas que ele confere peculiarmente aos seus eleitos acima da ordem comum da natureza. (147)

Que nascemos homens, que somos dotados de razão e conhecimento, que nossa vida é suprida com o apoio necessário – tudo isso é realmente de Deus. Como, no entanto, os homens, pervertidos em suas mentes e ingratos, não consideram essas várias coisas, que são chamadas de presentes da natureza, entre os benefícios de Deus, a condição comum da vida humana não é aqui mencionada, mas as dotações peculiares da nova e vida espiritual, que derivam sua origem do reino de Cristo. Mas como tudo o que é necessário para a piedade e a salvação deve ser considerado entre os dons sobrenaturais de Deus, que os homens aprendam a não arrogar nada para si mesmos, mas humildemente peçam a Deus tudo o que vêem que estão querendo, e atribuam a ele qualquer bem que possam ter. ter. Para Pedro aqui, ao atribuir toda a piedade, e tudo ajuda à salvação, ao poder divino de Cristo, tira-os da natureza comum dos homens, de modo que ele deixa para nós nem mesmo a menor partícula de qualquer virtude ou mérito .

Através do conhecimento dele . Ele agora descreve a maneira pela qual Deus nos torna participantes de tão grandes bênçãos, mesmo se tornando conhecido por nós pelo evangelho. Pois o conhecimento de Deus é o começo da vida e a primeira entrada na piedade. Em resumo, os dons espirituais não podem ser dados para a salvação, até que, sendo iluminados pela doutrina do evangelho, somos levados a conhecer a Deus. Mas ele faz de Deus o autor desse conhecimento, porque nunca vamos a ele, exceto quando chamados. Portanto, a causa eficaz da fé não é a perspicácia de nossa mente, mas o chamado de Deus. E ele não fala apenas do chamado externo, que por si só é ineficaz; mas da vocação interior, efetuada pelo poder oculto do Espírito, quando Deus não apenas soa em nossos ouvidos pela voz do homem, mas atrai interiormente nossos corações para si mesmo por seu próprio Espírito.

Para glória e virtude, ou, por sua própria glória e poder . Algumas cópias têm ?d?a d??? , “por sua própria glória”, e é assim prestada pelo velho intérprete; e essa leitura eu prefiro, porque a frase parece assim fluir melhor. Pois era o objetivo de Pedro atribuir expressamente todo o elogio de nossa salvação a Deus, para que possamos saber que devemos tudo a Ele. E isso é mais claramente expresso por essas palavras: que ele nos chamou por sua própria glória e poder.No entanto, a outra leitura, embora mais obscura, tende à mesma coisa, pois ele nos ensina que somos cobertos de vergonha e totalmente cruéis, até que Deus nos veste de glória e nos adorna com virtude.Ele ainda sugere que o efeito de chamar os eleitos é: restaure a eles a imagem gloriosa de Deus e renove-os em santidade e justiça.

Comentário de Adam Clarke

Como seu poder Divino – Seu poder, ao qual nenhum poder pode resistir, porque é Divino – aquilo que pertence apropriadamente à divindade infinita.

Foi -nos dado – ?ed???µe??? · Ele nos deu os dons; ou, nos presenteou, como traduz o Dr. Macknight, que observa que se refere aos dons que o Espírito Santo comunicou aos apóstolos, para capacitá-los a trazer homens à vida e à piedade; quais eram

  1. Um conhecimento completo das doutrinas do Evangelho.
  • Poder para pregar e defender suas doutrinas em linguagem adequada, à qual seus adversários não foram capazes de contradizer ou resistir.
  • Sabedoria para orientá-los sobre como se comportar em todos os casos, onde e quando trabalhar; e o assunto adequado a todos os casos diferentes e a toda variedade de pessoas.
  • Poderes milagrosos, para que, em todas as ocasiões apropriadas e necessárias, possam realizar milagres para a confirmação de suas doutrinas e missão.
  • Pela vida e piedade, podemos entender,

      1. uma vida piedosa; ou,

    2. vida eterna como o fim, e piedade o caminho para ela; ou,

      3. o que era essencialmente necessário para a vida atual, comida, roupas, etc., e o que era necessário para a vida futura.

    Como estavam em um estado de sofrimento, e provavelmente muitos deles eram estranhos nesses lugares, mal se pode dizer que eles tinham todas as coisas que diziam respeito à vida; e, no entanto, Deus havia trabalhado em favor deles, para que nenhum deles perecesse, seja por falta de comida ou de vestuário. E quanto ao que era necessário para a piedade, eles tinham isso do ministério do Evangelho, que parece ainda ter continuado entre eles, e os dons do Espírito Santo que não foram retirados; e o que era mais necessário em termos de cautela pessoal, conforto e instrução, foi fornecido por meio dessas duas epístolas.

    Isso nos chamou para a glória e a virtude – A virtude ou a coragem como meio; e glória – o reino dos céus, como o fim. É dessa maneira que essas palavras são comumente entendidas, e esse sentido é bastante claro, mas a construção é dura. Outros traduziram d?a d???? ?a? a?et?? , por sua gloriosa benignidade, um hebraísmo para d?a t?? e?d???? a?et?? · e leram todo o versículo assim: Deus, por seu próprio poder, nos concedeu tudo o que é necessário para uma vida e piedade felizes, nos chamando ao conhecimento de si mesmo, por sua própria bondade infinita. É certo que a palavra a?et? , que traduzimos virtude ou coragem, é usada, 1 Pedro 2: 9 , para expressar a perfeição da natureza Divina: para que você possa mostrar ta? a?eta? , as virtudes ou perfeições daquele que tem chamou você das trevas para a sua maravilhosa luz.

    Mas há aqui várias leituras que são de considerável importância e que, pelas autoridades pelas quais são apoiadas, parecem genuínas: ??? ?a?esa?t?? ?µa? ?d?a d??? ?a? a?et? , através do conhecimento daquele que nos chamou por si próprio glória e poder, ou por seu próprio poder glorioso. Esta é a leitura do AC, vários outros; e, de fato, dos coptas, armênios, siríacos, etiópicos, vulgatas, cirilos, cassiodorus etc.

    Comentário de Thomas Coke

    2 Pedro 1: 3 . De acordo com o seu poder divino alguns leram este versículo entre parênteses, como um pensamento incidental, e assim conectaram os versos 2 e 4. Outros conectariam isso com o versículo anterior: – Graça e paz sejam multiplicadas para você, no ou pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor; conforme seu poder divino nos concedeu todas as coisas pertinentes, etc. Mas, terminando a saudação no versículo anterior, a epístola parece começar aqui, e a conexão continua disso a 2 Pedro 1: 5 . & c. Pois não há redenção até que você chegue ao início de 2 Pedro 1: 5 . “Seu poder divino, tendo-nos dado todas as coisas relativas à vida e à piedade, portanto, dando toda a diligência a essa mesma coisa, acrescente à sua virtude a fé”. A vida e a piedade são, de uma maneira usual, colocadas para uma vida piedosa. Deus lhes dera todas as coisas pertencentes a uma vida piedosa: não era devido a nenhum mérito neles, mas em parte à graça divina: era o dom de Deus. Whitby supõe que as palavras sejam um hendyades e as entende como “uma efusão gloriosa e poderosa do Espírito”.

    Comentário de John Wesley

    Conforme seu poder divino nos deu todas as coisas que pertencem à vida e à piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou para a glória e a virtude:

    Como o seu poder divino nos deu todas as coisas – Há uma alegria maravilhosa neste exórdio, que começa com a exortação em si.

    Isso diz respeito à vida e à piedade – À vida atual e natural, e à continuidade e aumento da vida espiritual. Através desse conhecimento divino dele – de Cristo.

    Quem nos chamou por – Seu próprio poder glorioso, para a glória eterna, como o fim; pela virtude ou fortaleza cristã, como meio.

    Referências Cruzadas

    Rute 3:11 – Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.

    Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

    Salmos 110:3 – Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

    Provérbios 12:4 – A mulher exemplar é a coroa do seu marido, mas a de comportamento vergonhoso é como câncer em seus ossos.

    Provérbios 31:10 – Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.

    Provérbios 31:29 – “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”.

    Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

    João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

    João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

    Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

    Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

    Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

    1 Coríntios 1:9 – Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

    1 Coríntios 3:21 – Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês,

    2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

    Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

    Efésios 4:1 – Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

    Efésios 4:4 – Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;

    Filipenses 4:8 – Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

    Colossenses 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

    1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

    1 Tessalonicenses 4:7 – Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

    2 Tessalonicenses 2:14 – Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

    1 Timóteo 4:8 – O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.

    2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

    Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

    1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

    1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

    1 Pedro 2:21 – Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

    1 Pedro 3:9 – Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.

    1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

    2 Pedro 1:2 – Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.

    2 Pedro 1:5 – Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *