Estudo de Colossenses 1:16 – Comentado e Explicado

Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele.
Colossenses 1:16

Comentário de Albert Barnes

Pois por ele todas as coisas foram criadas – Essa é uma das razões pelas quais ele é chamado “a imagem de Deus” e “primogênito”. Ele nos faz conhecer a Deus por seu poder criativo, e pelo mesmo poder na criação mostra que ele é exaltado sobre todas as coisas como o Filho de Deus. A frase usada aqui pelo apóstolo é universal. Ele não declara que criou todas as coisas no reino espiritual de Deus, ou que organizou os eventos da dispensação do evangelho, como supõem os socinianos (veja Crellius); mas que tudo foi criado por ele. Uma forma de expressão semelhante ocorre em João 1: 3 ; veja as notas nesse versículo. Não poderia haver uma declaração mais explícita de que o universo foi criado por Cristo, além disso. Como se a simples declaração nos termos mais abrangentes não fosse suficiente, o apóstolo entra em uma especificação das coisas existentes no céu e na terra, e assim varia a declaração como se fosse para evitar a possibilidade de erro.

Que estão no céu – A divisão do universo em “céu e terra” é natural e óbvia, pois é a que é aparente; ver Gênesis 1: 1 . O céu, então, de acordo com esta divisão, abraçará todo o universo, exceto a terra; e incluirá os corpos celestes e seus habitantes, os mundos distantes, bem como o céu, mais estritamente assim chamados, onde Deus reside. A declaração, então, é que todas as coisas que estavam nos mundos acima de nós eram obra de seu poder criativo.

E que estão na terra – Todos os animais, plantas, minerais, águas, fogos ocultos, etc. Tudo o que a terra contém.

Visível e invisível – Vemos apenas uma pequena parte do universo. Os anjos que não podemos ver. Os habitantes de mundos distantes não podemos ver. Não, existem multidões de mundos que, mesmo com os melhores instrumentos, não podemos ver. No entanto, é dito que todas essas coisas foram criadas por Cristo.

Se eles são tronos – Se essas coisas invisíveis são tronos. A referência é às fileiras de anjos, aqui chamados tronos, domínios, etc .; veja as notas em Efésios 1:21 . A palavra “tronos” não ocorre em paralelo em Efésios; mas não há dúvida de que a referência é a uma ordem de seres angélicos, como aqueles aos quais se confiava domínio e poder. As outras ordens enumeradas aqui também são mencionadas em Efésios 1:21 .

Todas as coisas foram criadas por ele – A repetição e a declaração variada aqui são projetadas para expressar a verdade com ênfase, e para que não houvesse a possibilidade de erro ou mal-entendido; compare as notas em João 1: 1-3 . A importância da doutrina e o fato de que provavelmente foi negada por falsos mestres, ou de que eles mantinham opiniões filosóficas que tendiam à sua negação prática, são as razões pelas quais o apóstolo mora tão particularmente nesse ponto.

E para ele – para sua glória; para os fins que ele projetou. Havia uma referência a si mesmo na obra da criação, assim como, quando um homem constrói uma casa, é com referência a alguns objetivos importantes que ele contempla, referentes a si mesmo. O universo foi construído pelo Grande para ser sua própria propriedade; para ser o teatro no qual ele cumpriria seus propósitos e exibisse suas perfeições. Particularmente a terra foi feita pelo Filho de Deus para ser o lugar onde ele se encarnaria e exibia as maravilhas do amor redentor. Não poderia haver uma declaração mais positiva do que esta: que o universo foi criado por Cristo; e, se assim for, ele é divino. A obra da criação é o esforço do mais alto poder, do qual podemos formar uma concepção, e é freqüentemente apelada nas Escrituras por Deus para provar que ele é divino, em contraste com os ídolos. Se, portanto, essa passagem for entendida literalmente, ela resolverá a questão sobre a divindade de Cristo. Consequentemente, os unitaristas se esforçaram para mostrar que a criação aqui referida é uma criação moral; que se refere ao arranjo de assuntos na igreja cristã, ou ao reino de Deus na terra, e não à criação do universo material. Essa interpretação foi adotada mesmo por Grotius, que supõe que se refere ao arranjo pelo qual todas as coisas são ajustadas na nova criação, e pelo qual anjos e homens são reconciliados. Pelas “coisas do céu e da terra”, alguns expositores unitários entenderam os judeus e os gentios, que são reconciliados pelo evangelho; outros, pelas coisas do céu, entendem os anjos e, pelas coisas da terra, os homens, que são trazidos à harmonia pelo plano de salvação do evangelho. Mas as objeções a essa interpretação são insuperáveis:

(1) A palavra “criado” não é usada nesse sentido adequadamente e não pode ser. Que isso possa significar organizar, ordenar, é verdade; mas não é usado no sentido de reconciliar ou de harmonizar coisas discordantes. Para a grande massa de homens, que não tem teoria para sustentar, isso seria entendido em seu sentido natural e óbvio, como denotando a criação literal.

(2) a afirmação é de que o poder “criativo” de Cristo foi exercido sobre “todas as coisas”. Não se refere apenas a anjos, ou a homens, ou a judeus, ou a gentios; é em relação a “tudo no céu e na terra”; isto é, para todo o universo. Por que uma declaração tão universal deveria denotar meramente a criação inteligente?

(3) com que propriedade, ou em que sentido tolerável, a expressão “coisas no céu e coisas na terra” pode ser aplicada aos judeus e gentios? Em que sentido pode-se dizer que eles são “visíveis e invisíveis?” E, se a linguagem pudesse ser usada dessa maneira, como o fato de Cristo ser o meio de reconciliá-los pode ser uma razão pela qual ele deve ser chamado de “a imagem do Deus invisível?”

(4) se é entendido uma criação moral, uma renovação das coisas, uma mudança de natureza, como isso pode ser aplicado aos anjos? Cristo os criou de novo? Ele mudou sua natureza e caráter? Bons anjos não podem precisar de uma renovação espiritual; e Cristo não veio para converter anjos caídos, e para trazê-los em harmonia com o resto do universo.

(5) a frase aqui empregada, de “criar todas as coisas no céu e na terra”, nunca é usada em outro lugar para denotar uma criação moral ou espiritual. Expressa adequadamente a criação do universo. É uma linguagem surpreendentemente semelhante à usada por Moisés, Gênesis 1: 1 ; e seria assim compreendido pela grande massa da humanidade. Se assim é, então Cristo é divino, e podemos ver nesta grande obra uma boa razão pela qual ele é chamado de “a imagem do Deus invisível” e por que ele está à frente do universo – o primogênito de a criação. É porque, através dele, Deus é conhecido por nós na obra da criação; e porque, sendo o grande agente desse trabalho, há uma propriedade de que ele ocupe essa posição à frente de todas as coisas.

Comentário de E.W. Bullinger

For = Porque.

por, App-104.

dentro App-104.

terra. App-129.

visível . Grego. horates. Só aqui.

domínios , etc. Ver Efésios 1:21 .

para. App-104.

Comentário de John Calvin

16. Visível e invisível . Esses dois tipos foram incluídos na distinção anterior das coisas celestes e terrenas ; mas como Paulo pretendia principalmente fazer essa afirmação em referência a Anjos, ele agora faz menção a coisas invisíveis. Portanto, não apenas aquelas criaturas celestes visíveis aos nossos olhos, mas também as criaturas espirituais, foram criadas pelo Filho de Deus. O que se segue imediatamente, sejam tronos , etc. , é como se ele tivesse dito – “por qualquer nome que eles sejam chamados”.

Por tronos, alguns entendem Anjos . Sou, no entanto, de opinião, que o palácio celestial da majestade de Deus se refere ao termo, que não devemos imaginar que seja como a nossa mente possa conceber, mas que seja adequado ao próprio Deus. Vemos o sol e a lua, e todo o adorno do céu, mas a glória do reino de Deus está oculta da nossa percepção, porque é espiritual e acima dos céus. Em suma, vamos entender pelo termo tronos aquela sede da abençoada imortalidade que está isenta de toda mudança.

Pelos outros termos, ele sem dúvida descreve os anjos. Ele os chama de poderes, principados e domínios, não como se eles influenciassem algum reino separado, ou fossem dotados de um poder peculiar, (305) mas porque são os ministros do poder e domínio divinos. (306) É habitual, porém, que, na medida em que Deus manifesta seu poder nas criaturas, seus nomes sejam, nessa proporção, transferidos para eles. Assim, ele é o único Senhor e Pai , mas esses também são chamados de senhores e pais a quem ele dignifica com esta honra. Por isso, os anjos, assim como os juízes, são chamados deuses . (307) Portanto, nesta passagem também, os anjos são sinalizados por títulos magníficos, que íntimos, não o que eles podem fazer de si mesmos ou separados de Deus, mas o que Deus faz por eles e que funções ele lhes atribuiu. Essas coisas nos tornam entendidas de maneira a não prejudicar nada somente a glória de Deus; pois ele não comunica seu poder aos anjos para diminuir o seu; ele não trabalha com eles de maneira a renunciar a seu poder; ele não deseja que sua glória brilhe neles, de modo a ser obscurecida em si mesmo. Paulo, no entanto, elabora intencionalmente a dignidade dos anjos em termos tão magníficos, que ninguém pode pensar que ela se coloca no caminho de somente Cristo ter a preeminência sobre eles. Ele faz uso, portanto, desses termos, como se fosse uma concessão, como se ele tivesse dito, que toda a excelência deles não prejudica nada de Cristo (308), por mais honrosos que sejam os títulos com os quais são adornados. Quanto aos que filosofam sobre esses termos com sutileza excessiva, para que possam extrair deles as diferentes ordens dos anjos, que se deliciem com suas guloseimas, mas certamente estão muito distantes do desígnio de Paulo.

Comentário de Adam Clarke

Pois por ele foram criadas todas as coisas, etc. – Esses dois versículos contêm partes do mesmo assunto. Esforçarei-me por distinguir as afirmações do apóstolo e raciocinar delas de maneira que as premissas pareçam justificar, sem apelar a nenhuma outra escritura em prova da doutrina que eu suponho que esses versículos vindiquem.

Quatro coisas aqui são afirmadas:

  1. Que Jesus Cristo é o Criador do universo; de todas as coisas visíveis e invisíveis; de todas as coisas que tiveram um começo, se elas existem no tempo ou na eternidade.
  • Que tudo o que foi criado foi criado para si; que ele era o único fim de seu próprio trabalho.
  • Que ele era anterior a toda criação, a todos os seres, seja no mundo visível ou invisível.
  • Que ele é o preservador e governador de todas as coisas; pois por ele todas as coisas consistem.
  • Agora, permitindo que São Paulo tenha entendido os termos que ele usou, ele deve ter considerado Jesus Cristo como sendo verdadeira e corretamente Deus.

      I. Criação é o trabalho apropriado de um Ser infinito, ilimitado e não-originado; possuidor de todas as perfeições em seus graus mais elevados; capaz de conhecer, querer e trabalhar infinitamente, ilimitadamente e sem controle: e como criação significa a produção do ser onde tudo era absoluta não-identidade, por isso implica necessariamente que o Criador agiu de e de si mesmo; pois, como anteriormente a esta criação, não havia ser, conseqüentemente, ele não poderia ser acionado por qualquer motivo, razão ou impulso, sem ele mesmo; o que argumentaria que havia algum ser para produzir o motivo ou impulso, ou para dar a razão. A criação, portanto, é a obra daquele que não é originário, infinito, ilimitado e eterno. Mas Jesus Cristo é o Criador de todas as coisas, portanto, Jesus Cristo deve ser, de acordo com a construção clara das palavras do apóstolo, verdadeira e corretamente Deus.

    II Como antes da criação não havia outro ser senão Deus, consequentemente a grande Primeira Causa deve, no esforço de sua energia criativa, ter respeito somente a si mesmo; pois ele não podia ter mais respeito pelo que não existia, do que poderia ser movido pela inexistência a produzir existência ou criação. O Criador, portanto, deve fazer tudo por si mesmo.

    Caso se oponha que Cristo criou oficialmente ou por delegação, eu respondo: Isso é impossível; pois, como a criação requer poder absoluto e ilimitado, ou onipotência, só pode haver um Criador; porque é impossível que possa haver dois ou mais onipotentes, infinitos ou eternos. Portanto, é evidente que a criação não pode ser efetuada oficialmente, ou por delegação, pois isso implicaria um Ser conferindo o cargo e delegando esse poder; e que o Ser a quem foi delegado era um Ser dependente; consequentemente, não-originário e eterno; mas essa é a natureza da criação que é absurda.

  • A coisa é impossível em si mesma, porque nenhum ser limitado poderia produzir uma obra que requer necessariamente onipotência.
  • É impossível, porque, se a onipotência é delegada, aquele a quem é delegada não a teve antes e aquele que a delega deixa de tê-la e, consequentemente, deixa de ser Deus; e o outro a quem foi delegado se torna Deus, porque atributos como aqueles com os quais ele deve ser investido são essenciais à natureza de Deus. Nesta suposição, Deus deixa de existir, embora infinito e eterno, e outro não naturalmente infinito e eterno se torne tal; e assim um Ser infinito e eterno deixa de existir, e outro Ser infinito e eterno é produzido no tempo e tem um começo que é absurdo. Portanto, como Cristo é o Criador, ele não criou por delegação ou de maneira oficial.
  • Novamente, se ele tivesse criado por delegação ou oficialmente, teria sido por esse Ser que lhe deu esse cargo e delegou a ele o poder necessário; mas o texto diz que todas as coisas foram feitas por ele e por ele, o que é uma demonstração de que o apóstolo entendeu que Jesus Cristo era verdadeira e essencialmente Deus.

    III Como toda criação necessariamente existe no tempo e teve um começo, e houve uma duração infinita em que não existia, o que quer que tenha sido anterior ou anterior a isso não deve fazer parte da criação; e o Ser que existia antes da criação, e antes de todas as coisas – toda a existência de todo tipo, deve ser o Deus não-originado e eterno: mas São Paulo diz que Jesus Cristo estava antes de todas as coisas; logo, o apóstolo concebeu Jesus Cristo para ser verdadeira e essencialmente Deus.

      IV Como todo efeito depende de sua causa, e não pode existir sem ela; então a criação, que é um efeito do poder e habilidade do Criador, só pode existir e ser preservada por uma continuação daquela energia que primeiro lhe deu ser. Portanto, Deus, como Preservador, é tão necessário para a continuidade de todas as coisas, como Deus, o Criador, foi para sua produção original. Mas esse poder de preservação ou continuidade é aqui atribuído a Cristo, pois o apóstolo diz: E por ele todas as coisas consistem; pois, como todo ser derivou dele como causa, todo ser deve subsistir por ele, pois o efeito subsiste por e através de sua causa. Essa é outra prova de que o apóstolo considerava Jesus Cristo verdadeiro e corretamente Deus, pois atribui a ele a preservação de todas as coisas criadas, cuja propriedade de preservação pertence somente a Deus; logo, Jesus Cristo é, de acordo com o significado óbvio óbvio de toda expressão neste texto, verdadeiro, propriamente, independente e essencialmente Deus.

    Tais são os raciocínios a que a simples letra desses dois versículos necessariamente me leva. Possuo que é possível que tenha interpretado mal esse assunto terrível, pois humanum est errare et nescire ; mas não tenho consciência da menor falha intencional do argumento. Tomando, portanto, o apóstolo como um homem sem inspiração, dando sua própria visão do autor da religião cristã, parece, além de toda controvérsia, que ele próprio acreditava que Cristo Jesus era Deus; mas considerando-o escrevendo sob a inspiração do Espírito Santo, temos, desde o claro significado gramatical das palavras que ele usou, a demonstração mais completa (pois o Espírito de Deus não pode mentir) de que aquele que morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação, e em cujo sangue temos redenção, Deus estava sobre todos. E como somente Deus pode dar salvação aos homens, e somente Deus pode remeter o pecado; portanto, com a mais estrita propriedade somos ordenados a crer no Senhor Jesus, com a certeza de que seremos salvos. Glória a Deus por este presente indizível! Veja meu discurso sobre este assunto.

    Comentário de Thomas Coke

    Colossenses 1:16 . Sejam tronos, etc. – Veja Efésios 3:10 . Para ele, no final do versículo, significa estar sujeito a ele – ser criado especialmente para sua glória. Isso é justificado pelo que é dito, Colossenses 1:18, que em todas as coisas ele pode ter a preeminência.

    Comentário de John Wesley

    Pois por ele foram criadas todas as coisas que estão no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, domínios ou principados ou poderes; todas as coisas foram criadas por ele e para ele:

    For – Isso explica a última parte do verso anterior. Através implica algo anterior às partículas por e para; denotando o começo, o progresso e o fim.

    Ele – Esta palavra, frequentemente repetida, significa sua suprema majestade e exclui toda criatura.

    Foram criadas todas as coisas que estão no céu – e o próprio céu. Mas os habitantes são nomeados, porque mais nobres que a casa.

    Invisível – As várias espécies das quais estão subordinadas. Os tronos são superiores aos domínios; principados, aos poderes. Talvez os dois últimos possam expressar seu ofício em relação a outras criaturas: os dois primeiros podem se referir a Deus, que os faz seus carros e, por assim dizer, solta suas asas.

    Referências Cruzadas

    Deuteronômio 4:39 – Reconheçam isso hoje, e ponham no coração que o Senhor é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Não há nenhum outro.

    1 Crônicas 29:11 – Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.

    Salmos 102:25 – No princípio firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

    Provérbios 16:4 – O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo.

    Isaías 40:9 – Você, que traz boas novas a Sião, suba num alto monte. Você, que traz boas novas a Jerusalém, erga a sua voz com fortes gritos, erga-a, não tenha medo; diga às cidades de Judá: “Aqui está o seu Deus! “

    Isaías 43:21 – ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor”.

    Isaías 44:24 – “Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo,

    João 1:3 – Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.

    Romanos 8:38 – Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,

    Romanos 11:36 – Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.

    1 Coríntios 8:6 – para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

    Efésios 1:10 – isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

    Efésios 1:21 – muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.

    Efésios 3:9 – e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.

    Efésios 3:10 – A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,

    Efésios 6:12 – pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

    Filipenses 2:10 – para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,

    Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

    Colossenses 1:20 – e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

    Colossenses 2:10 – e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

    Colossenses 2:15 – e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

    Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

    Hebreus 1:10 – E também diz: “No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

    Hebreus 2:10 – Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.

    Hebreus 3:3 – Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma forma que o construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa.

    1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

    Apocalipse 5:13 – Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: “Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre! “

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *