Estudo de Colossenses 1:20 – Comentado e Explicado

e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus.
Colossenses 1:20

Comentário de Albert Barnes

E tendo feito a paz – Margem, “fazendo”. O grego também suportará. O significado é que, por sua expiação, ele produz reconciliação entre aqueles que foram alienados um do outro; veja as notas em Efésios 2:14 . Aqui não significa que ele tenha efetivamente alcançado a paz com sua morte, mas que ele havia estabelecido os alicerces para isso; ele fez o que garantiria isso.

Pelo sangue da cruz – pelo sangue derramado na cruz. Aquele sangue, fazendo expiação pelo pecado, era o meio de fazer a reconciliação entre Deus e o homem. Sobre o significado da palavra “sangue”, usada nesta conexão, veja as notas em Romanos 3:25 .

Por ele reconciliar todas as coisas consigo mesmo – Sobre o significado da palavra reconciliar, veja Mateus 5:24 , nota; Romanos 5:10 , nota, e 2 Coríntios 5:18 , nota. Quando se diz que “agradou ao Pai por Cristo reconciliar todas as coisas consigo mesmo”, a declaração deve ser entendida com alguma limitação.

(1) refere-se apenas às coisas que estão no céu e na terra – pois somente essas são especificadas. Nada é dito sobre os habitantes do inferno, sejam anjos caídos ou espíritos de homens maus que estão lá.

(2) não pode significar que todas as coisas sejam realmente reconciliadas – pois isso nunca foi verdade. Multidões na terra permaneceram alienadas de Deus e viveram e morreram seus inimigos.

(3) pode significar, então, apenas que ele executou um plano que foi adaptado a isso; que, se aplicado de maneira justa e adequada, o sangue da cruz era ajustado para garantir uma reconciliação completa entre o céu e a terra. Não havia inimigo que não estivesse preparado para se reconciliar com Deus; não havia culpa, agora produzindo alienação, a qual não podia lavar.

Sejam coisas na terra, ou coisas no céu – isto é, para produzir harmonia entre as coisas no céu e na terra; para que todas as coisas sejam reconciliadas com ele, ou para que haja harmonia entre o céu e a terra. O significado não é que “as coisas no céu” foram alienadas de Deus, mas que houve alienação no universo que afetou o céu, e o objetivo era produzir novamente concórdia e amor universais. Substancialmente o mesmo sentimento é encontrado em Efésios 1:10 ; veja as notas nesse versículo. Muito foi escrito sobre o significado dessa expressão, e uma grande variedade de opiniões foi recebida sobre ela. É melhor, sempre, a menos que a necessidade exija uma interpretação diferente, tomar as palavras na sua significação usual. Se essa regra for adotada aqui, “coisas no céu” se referirão a Deus e aos anjos, e talvez inclua os princípios do governo divino: “Coisas na terra”, abraçará os homens e as várias coisas na terra que estão agora em desacordo com Deus e com o céu. Entre eles, ele é projetado para produzir harmonia pelo sangue da cruz ou pela expiação. Como no céu, nada está errado; como não é desejável que algo mude lá, toda a mudança que ocorrer para produzir reconciliação deve ser da parte dos homens e das coisas deste mundo. O único efeito do sangue da expiação nas “coisas” do céu na efetivação da reconciliação é tornar consistente que Deus esteja em paz com os pecadores. O efeito na terra é dispor o pecador à vontade de se reconciliar; levá-lo a deixar de lado sua inimizade; mudar seu coração e efetuar uma mudança nos pontos de vista e princípios prevalecentes na Terra que estão agora em desacordo com Deus e seu governo. Quando isso for feito, haverá harmonia entre o céu e a terra, e um mundo alienado será posto em conformidade com as leis e o governo do Criador.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

tendo feito a paz . Grego. eireeopoieo. Só aqui. O substantivo Mateus 5: 9 .

através. App-104. Colossenses 1: 1 .

reconciliar . Veja Efésios 2:16 e App-196.

Comentário de John Calvin

20. E por ele reconciliar todas as coisas consigo mesmo. Esta também é uma magnífica recomendação de Cristo, de que não podemos estar unidos a Deus senão por meio dele. Em primeiro lugar, consideremos que nossa felicidade consiste em nos apegar a Deus, e que, por outro lado, não há nada mais miserável do que ficar alienado dele. Ele declara, portanto, que somos abençoados somente por Cristo, na medida em que ele é o vínculo de nossa conexão com Deus e, por outro lado, que, fora dele, somos muito infelizes, porque estamos afastados de Deus. . (311) No entanto, tenhamos em mente que o que ele atribui a Cristo lhe pertence peculiarmente, para que nenhuma parte desse louvor possa ser transferida para outra. (312) Portanto, devemos considerar que os contrastes a essas coisas devem ser entendidos – que, se essa é a prerrogativa de Cristo, ela não pertence a outros. Com um propósito definido, ele discute com aqueles que imaginavam que os anjos eram pacificadores, por meio dos quais o acesso a Deus poderia ser aberto.

Fazendo as pazes através do sangue de sua cruz. Ele fala do Pai, – que ele foi feito propício às suas criaturas pelo sangue de Cristo. Agora ele chama isso de sangue da cruz , na medida em que foi a promessa e o preço da constituição de nossa paz com Deus, porque foi derramado sobre a cruz. Pois era necessário que o Filho de Deus fosse uma vítima expiatória e suportasse a punição do pecado, para que pudéssemos ser a justiça de Deus nele . ( 2 Coríntios 5:21 .) O sangue da cruz, portanto, significa o sangue do sacrifício que foi oferecido na cruz por acalmar a ira de Deus.

Ao acrescentar por ele, ele não pretendia expressar nada de novo, mas expressar de maneira mais distinta o que havia declarado anteriormente e impressioná-lo ainda mais profundamente em suas mentes – que somente Cristo é o autor da reconciliação, a fim de excluir todos os outros significa. Pois não há outro que tenha sido crucificado para nós. Por isso, é ele sozinho, por quem e por quem temos Deus propício para nós.

Tanto na terra como no céu. Se você está inclinado a entender isso como se referindo apenas a criaturas racionais, isso significa homens e anjos. É verdade que não houve absurdo em estendê-lo a todos, sem exceção; mas para que eu não esteja sob a necessidade de filosofar com muita sutileza, prefiro entender isso como se referindo a anjos e homens; e quanto a este último, não há dificuldade quanto à necessidade de um pacificador à vista de Deus. Quanto aos anjos, no entanto, há uma questão não fácil de solução. Para que ocasião existe a reconciliação, onde não há discórdia ou ódio? Muitos, influenciados por essa consideração, explicaram a passagem diante de nós dessa maneira – que os anjos foram levados a acordo com os homens e que, por esse meio, as criaturas celestes foram restauradas para favorecer as criaturas terrenas. Outro significado, no entanto, é transmitido pelas palavras de Paulo, que Deus se reconciliou consigo mesmo . Essa explicação, portanto, é forçada.

Resta ver que é a reconciliação de anjos e homens. Eu digo que os homens foram reconciliados com Deus, porque antes estavam alienados dele pelo pecado, e porque o teriam como juiz em sua ruína (313) , se a graça do mediador não tivesse interposto por apaziguar sua ira. Portanto, a natureza da paz entre Deus e os homens era essa: as inimizades foram abolidas por meio de Cristo e, assim, Deus se tornou um Pai, em vez de um Juiz.

Entre Deus e os anjos, o estado das coisas é muito diferente, pois não havia (314) nenhuma revolta, nenhum pecado e, conseqüentemente, nenhuma separação. Era necessário, no entanto, que os anjos também estivessem em paz com Deus, pois, sendo criaturas, não estavam além do risco de cair, se não tivessem sido confirmados pela graça de Cristo. Isso, no entanto, não é de pouca importância para a perpetuidade da paz com Deus, ter uma posição fixa na justiça, de modo a não ter mais nenhum medo de queda ou revolta. Além disso, nessa mesma obediência que eles prestam a Deus, não existe perfeição absoluta que dê satisfação a Deus em todos os aspectos, e sem a necessidade de perdão. E isso além de qualquer dúvida é o que se entende por essa afirmação em Jó 4:18 : Ele encontrará iniqüidade em seus anjos . Pois se é explicado como se referindo ao diabo, que coisa poderosa era? Mas o Espírito declara ali que a maior pureza é vil (315) se for comparada à justiça de Deus. Devemos, portanto, concluir que não existe, por parte dos anjos, tanta retidão que seja suficiente para que estejam totalmente unidos a Deus. Eles precisam, portanto, de um pacificador, por cuja graça possam se apegar totalmente a Deus. Por isso, é com propriedade que Paulo declara, que a graça de Cristo não reside apenas entre a humanidade e, por outro lado, torna comum também aos anjos. Tampouco há injustiça feita aos anjos, ao enviá-los a um mediador, para que, através de sua bondade, tenham uma paz bem fundamentada com Deus.

Alguém, sob o pretexto da universalidade da expressão, (316) deve fazer uma pergunta em referência aos demônios, se Cristo também é o seu pacificador? Eu respondo: Não, nem mesmo dos homens maus: embora confesse que há uma diferença, na medida em que o benefício da redenção é oferecido aos segundos, mas não aos primeiros. (317) Isso, no entanto, nada tem a ver com as palavras de Paulo, que incluem nada além disso, que é somente através de Cristo, que todas as criaturas que têm alguma conexão com Deus se apegam a ele.

Comentário de Adam Clarke

E, tendo feito a paz através do sangue de sua cruz – Paz entre Deus e o homem; para o homem estar em estado pecaminoso, e não havendo paz para os iníquos, era necessária uma reconciliação para restaurar a paz entre o céu e a terra; mas a paz não poderia ser feita sem uma expiação pelo pecado, e a conseqüência mostra que o sangue de Cristo derramado na cruz era necessário para fazer essa expiação.

Para reconciliar todas as coisas consigo mesmo – A inimizade estava da parte da criatura; embora Deus esteja zangado com os ímpios todos os dias, ele nunca está disposto a ser reconciliado. Mas o homem, cuja mente carnal é inimizade para com Deus, é naturalmente avesso a essa reconciliação; requer, portanto, o sangue da cruz para expiar o pecado, e a influência do Espírito para reconciliar o transgressor com aquele contra quem ele ofendeu! Veja as notas em 2 Coríntios 5:19 , etc.

Coisas na terra, ou coisas no céu – Muito foi dito nesta cláusula muito obscura; mas, como é meu objetivo não escrever dissertações, mas fazer anotações, não apresentarei as opiniões de homens instruídos, que têm tanta ingenuidade quanto variedade para recomendá-las. Se a frase não for um tipo de frase coletiva para significar todo o mundo, ou toda a humanidade, como o Dr. Hammond supôs que as coisas no céu possam se referir, segundo alguns, àquelas pessoas que morreram sob a dispensação do Antigo Testamento e que poderiam não tem um título para a glória, mas através da morte sacrificial de Cristo: e o apóstolo pode ter pretendido que eles simplesmente mostrassem que, sem esse sacrifício, nenhum ser humano poderia ser salvo, não apenas aqueles que estavam na Terra e para quem em suas vidas. gerações sucessivas o Evangelho deve ser pregado, mas mesmo aqueles que morreram antes da encarnação; e, como aqueles que eram fiéis estavam agora em um estado de bem-aventurança, eles não poderiam ter chegado lá, mas através do sangue da cruz, pois o sangue de bezerros e bodes não poderia tirar o pecado. Afinal, o apóstolo provavelmente significa judeus e gentios; o estado do primeiro sendo sempre considerado uma espécie de estado divino ou celestial, enquanto o segundo era considerado meramente terreno, sem qualquer mistura de bem espiritual ou celestial. É certo que grande parte do desígnio de nosso Senhor, em sua encarnação e morte, era reconciliar os judeus e os gentios, e fazê-los se unir a si mesmo, o grande pastor e bispo das almas. Que a inimizade dos judeus era grande contra os gentios é bem conhecida, e que os gentios os mantinham em desprezo supremo não é menos. Era, portanto, um objeto digno da misericórdia de Deus formar um esquema que pudesse reconciliar essas duas grandes divisões da humanidade; e, como era seu objetivo reconciliar e torná-los um, aprendemos com essa circunstância, e com muitas outras, que seu objetivo era salvar toda a raça humana.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 1:20 . E tendo feito a paz, etc. – E por ele reconciliar todas as coisas da mesma maneira ( tendo feito a paz pelo sangue de sua cruz ) por ele, eu digo, etc. O Dr. Whitby faria com que ele fizesse todas as coisas amigáveis ??nele, fazendo as pazes com o sangue de sua cruz. Mas se tomarmos as palavras em seu sentido literal, elas significam que por ele Deus reconciliou todas as coisas umas com as outras, sejam as coisas na terra, ie . Judeus e gentios, ou coisas no céu, ie . espíritos celestes, que agora estão reconciliados com todos os santos glorificados e com todos os que crêem na terra, e incorporados a eles em uma sociedade santa e feliz: pois quando uma brecha começa entre Deus e o homem, os anjos, como súditos fiéis, devem se unir com Deus contra o homem rebelde, e esteja pronto para agir como inimigo para ele, desde que ele continue sendo um inimigo para Deus. Ver Efésios 1:10 .

Comentário de John Wesley

E, tendo feito a paz através do sangue de sua cruz, por ele reconciliar todas as coisas consigo mesmo; por ele, digo, sejam coisas na terra ou no céu.

Através do sangue da cruz – O sangue derramado sobre ele.

Se as coisas na terra – Aqui a inimizade começou: portanto, isso é mencionado primeiro.

Ou coisas no céu – Aqueles que agora estão no paraíso; os santos que morreram antes de Cristo chegar.

Referências Cruzadas

Levítico 6:30 – Mas toda oferta pelo pecado, cujo sangue for trazido para a Tenda do Encontro para propiciação no Lugar Santo, não será comida; terá que ser queimada”.

Salmos 85:10 – O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Ezequiel 45:17 – Será dever do príncipe fornecer os holocaustos, as ofertas de cereal e as ofertas derramadas nas festas, nas luas novas e nos sábados, em todas as festas fixas da nação de Israel. Ele fornecerá as ofertas pelo pecado, as ofertas de cereal, os holocaustos e as ofertas de comunhão para fazer propiciação em favor da nação de Israel.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Miquéias 5:2 – “Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

Miquéias 5:5 – Ele será a sua paz. Quando os assírios invadirem a nossa terra e marcharem sobre as nossas fortalezas, levantaremos contra eles sete pastores, até oito líderes escolhidos.

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Lucas 2:14 – “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.

Atos dos Apóstolos 10:30 – Cornélio respondeu: “Há quatro dias eu estava em minha casa orando a esta hora, às três horas da tarde. De repente, colocou-se diante de mim um homem com roupas resplandecentes

Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

Efésios 1:10 – isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Efésios 2:13 – Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.

Filipenses 2:10 – para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,

Colossenses 1:21 – Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.

Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *