Estudo de 1 João 4:9 – Comentado e Explicado

Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele.
1 João 4:9

Comentário de Albert Barnes

Nisto se manifestou o amor de Deus – isto é, de maneira eminente, ou essa foi a prova mais sinalizada disso. O apóstolo não quer dizer que foi manifestado de nenhuma outra maneira, mas que esse foi um exemplo tão proeminente de seu amor, que todas as outras manifestações dele pareciam absorvidas e perdidas.

Porque que Deus enviou seu único Filho … – Veja as notas em João 3:16 .

Que possamos viver através dele – Ele morreu para que pudéssemos ter vida eterna através dos méritos de seu sacrifício. A “medida” desse amor, então, que foi manifestada no presente de um Salvador, deve ser encontrada,

(1) no valor da alma;

(2) em sua exposição à morte eterna;

(3) na grandeza do presente;

(4) na grandeza de suas tristezas por nós; e,

(5) na bem-aventurança imortal e alegria a que ele nos elevará.

Quem pode estimar tudo isso? Todas essas coisas se engrandecem quando nos aproximamos da eternidade; e naquela eternidade para a qual vamos, salvos ou perdidos, teremos uma visão sempre crescente do maravilhoso amor de Deus.

Comentário de Joseph Benson

1 João 4: 9 . Nisto se manifestou o amor de Deus – Nomeadamente, mais eminentemente do que todos os outros exemplos; porque Deus enviou seu mundo unigênito ao mundo – isto é, evidentemente, enviou a ele, que era seu filho unigênito antes de ser enviado. “Isso”, como Macknight justamente observa. “É uma alusão às palavras de nosso Senhor, João 3:16 , Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho unigênito, etc. Cristo é chamado Filho unigênito de Deus, para distingui-lo de todos os outros, que nas Escrituras são chamados filhos de Deus; e aumentar nossa idéia do amor de Deus para nós, dando a uma pessoa com tanta dignidade e tão amada por Deus, a morrer por nós. Supõe-se que, ao dar a Cristo o título de Filho unigênito de Deus nesta passagem, o apóstolo pretendeu anular o erro de Ebion e Cerinto, que afirmaram que Cristo não era o Filho de Deus por natureza, mas que, como outros homens bons , ele foi homenageado com o título de Filho de Deus por causa de suas virtudes; em que opinião esses heresiarcas foram seguidos por alguns nos tempos modernos. Eles, no entanto, que sustentam essa opinião devem mostrar uma razão pela qual o epíteto do unigênito é apropriado a Cristo. ” Que possamos viver através dele – Que a sentença de condenação à segunda morte, à qual éramos detestáveis, possa ser revertida, e que, sendo justificada pela fé viva e regenerada pelo Espírito vivificador de Deus, possamos viver uma vida espiritual no favor divino, e em união com Cristo aqui, e pode ser conduzido para a vida eterna no futuro.

Comentário de E.W. Bullinger

manifestado . App-106.

em direção a = dentro. App-104. A esfera em que a manifestação ocorre.

unigênito . Ver João 1:14 .

Filho . App-108.

isso = para que isso. Grego. hina .

ao vivo . Compare o App-170.

Comentário de John Calvin

9 Nisto se manifestou , ou apareceu . Temos o amor de Deus para conosco testemunhado também por muitas outras provas. Pois, se for perguntado, por que o mundo foi criado, por que fomos colocados nele para possuir o domínio da terra, por que somos preservados na vida para desfrutar de inúmeras bênçãos, por que somos dotados de luz e entendimento, nenhum outro a razão pode ser aduzida, exceto o amor gratuito de Deus. Mas o apóstolo aqui escolheu a principal evidência disso, e o que supera todas as outras coisas. Pois não era apenas um amor incomensurável, que Deus não poupou seu próprio Filho, que por sua morte ele poderia nos restaurar a vida; mas foi a bondade a mais maravilhosa, que deveria encher nossas mentes com a maior maravilha e espanto. Cristo, então, é uma prova tão ilustre e singular do amor divino para conosco que, sempre que o olhamos, ele nos confirma totalmente a verdade de que Deus é amor.

Ele o chama de seu unigênito , por uma questão de amplificação. Pois nisto ele mostrou mais claramente como nos amou de maneira singular, porque expôs seu único Filho à morte por nossa causa. Enquanto isso, aquele que é seu único Filho por natureza, cria muitos filhos por graça e adoção, mesmo todos os que, pela fé, estão unidos ao seu corpo. Ele expressa o fim pelo qual Cristo foi enviado pelo Pai, para que possamos viver através dele, pois sem ele todos estamos mortos, mas com a sua vinda ele trouxe vida para nós; e, exceto que nossa incredulidade impede o efeito de sua graça, sentimos isso em nós mesmos.

Comentário de Adam Clarke

Nisso se manifestou o amor de Deus – A missão de Jesus Cristo foi a prova mais completa de que Deus poderia dar, ou que o homem poderia receber, de seu infinito amor ao mundo.

Que possamos viver através dele – O mundo inteiro foi condenado à morte por causa do pecado; e todo indivíduo estava morto em ofensas e pecados; e Jesus veio para morrer no lugar do mundo, e para vivificar todo crente, para que todos vivessem àquele que morreu por eles e ressuscitou. Essa é outra forte alusão a João 3:16 ; Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna; onde o leitor é solicitado a ver a nota em João 3:16 .

Comentário de Thomas Coke

1 João 4: 9 . Nisto se manifestou o amor de Deus, etc. – Todas as bênçãos da Providência são efeitos do amor divino ao homem; mas São João disse, 1 João 4: 8 que Deus é o próprio Amor; e para ilustrar isso, ele apresenta aqui a mais notável prova e exemplo do amor de Deus ao homem. O amor de Deus era a fonte e a origem do plano de nossa redenção: o eterno Filho de Deus, por seu paciente sofrimento e perfeita obediência à morte, comprado ou obtido por seu grande Pai, para ser a pessoa que deveria ser honrada em levar este glorioso plano de execução, que com o tempo ele terminará da maneira mais completa para todos os seus santos fiéis. Deus enviando seu Filho ao mundo, inclui sua morte por nós; ver 1 João 4:10 . Ele se tornou o grande sacrifício vicário e, através da completa expiação que ele fez, Deus Pai agora pode ser justo, e ainda assim um justificador daqueles que crêem em Jesus. Aqueles falsos profetas que negaram que Jesus tivesse um corpo real, e realmente sofressem e morressem, retiraram inteiramente o amor que Deus manifestou, ao enviar seu único e querido Filho para morrer, para que pudéssemos viver através dele. Eles não apenas invalidaram a força do exemplo de Cristo, e o mérito infinito de sua expiação, mas, conseqüentemente, a grandeza de seu amor, que apareceu de maneira mais ilustrativa em seus sofrimentos dispostos e alegres morrendo por nós: e não admira que aqueles que assim enervado o amor tanto do Pai como do Filho, não deve ser movido por exemplos infinitamente amigáveis ??para amar seus irmãos cristãos.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Referências Cruzadas

Salmos 2:7 – Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Marcos 12:6 – “Faltava-lhe ainda um para enviar: seu filho amado. Por fim o enviou, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’.

Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:18 – Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 6:29 – Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”.

João 6:51 – Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

João 6:57 – Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

João 8:29 – Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada”.

João 8:42 – Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

João 10:10 – O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

Hebreus 1:5 – Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”?

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

1 João 4:10 – Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *