Estudo de Salmos 2:7 – Comentado e Explicado

Vou publicar o decreto do Senhor. Disse-me o Senhor: Tu és meu filho, eu hoje te gerei.
Salmos 2:7

Comentário de Albert Barnes

Vou declarar o decreto – Temos aqui outra mudança no orador. O próprio Ungido é apresentado como declarando o grande propósito que foi formado em relação a ele, e referindo-se à promessa que foi feita a ele, como o fundamento do propósito do Senhor Salmo 2: 6 para colocá-lo no monte de Sião. . A primeira estrofe ou estrofe Salmo 2: 1-3 é encerrada com uma declaração feita pelos rebeldes de sua intenção ou design; o segundo Salmo 2: 4-6, com uma declaração do propósito do Senhor; o terceiro é introduzido por esta declaração do próprio Messias. A mudança de quem fala dá um interesse dramático a todo o salmo. Não há dúvida de que a palavra “eu” aqui se refere ao Messias. A palavra decreto – ?? chôq – significa apropriadamente algo decretado, prescrito, nomeado. Veja Jó 23:14 . Compare Gênesis 47:26 ; Êxodo 12:24 . Assim, é equivalente a lei, estatuto, ordenança. Aqui se refere não a uma lei que ele deveria obedecer, mas a uma ordenança ou estatuto respeitando seu reinado: o propósito solene do Senhor em relação ao reino que o Messias deveria estabelecer; a constituição do seu reino. Isso, como mostra a explicação, implicava duas coisas:

(a) que ele deveria ser considerado e reconhecido como seu Filho, ou ter essa categoria e dignidade Salmos 2: 7 ; e

(b) que o pagão e as partes mais remotas da terra lhe fossem dadas em possessão, ou que seu reinado se estenderia por todo o mundo Salmo 2: 8 .

A palavra “declarar” aqui significa que ele daria expressão ou agora ele próprio faria uma declaração explicando a razão pela qual Yahweh havia decidido estabelecê-lo como rei em sua colina sagrada de Sião. Existe uma grande beleza em introduzir o próprio Messias como fazendo esta declaração, apresentando-a agora na forma de uma aliança ou promessa solene. A determinação do Senhor Salmo 2: 6 de estabelecê-lo como rei em sua colina sagrada é, portanto, vista não como arbitrária, mas como cumprimento de uma promessa solene feita muito antes, e é, portanto, uma ilustração de sua fidelidade e verdade à aliança. “O Senhor me disse.” Disse o Senhor. Ver Salmo 2: 2 , Salmo 2: 4 . Ele não tem intimidade quando disse isso, mas a interpretação correta é que foi antes que o propósito fosse levado a cabo para executá-lo como rei em Sião; isto é, conforme aplicável ao Messias, antes de ele se encarnar ou se manifestar para executar seu propósito na Terra. Está implícito, portanto, que foi em algum estado anterior e que ele surgiu em virtude da promessa de que seria reconhecido como o Filho de Deus. A passagem não pode ser entendida como se referindo a Cristo sem admitir sua existência anterior à encarnação, pois tudo o que se segue é manifestamente o resultado da posição exaltada que Deus pretendia dar a ele como seu Filho, ou como resultado da promessa feita a ele então.

Tu és meu Filho – isto é, o Senhor o declarou ser seu Filho; ele havia conferido a ele a posição e a dignidade razoavelmente envolvidas no título O Filho de Deus. Sobre o significado geral disso, e o que está implícito nele, veja Mateus 1: 1 , nota; Hebreus 1: 2 , nota; Hebreus 1: 5 , nota; Romanos 1: 4 , nota; e João 5:18 , note. , Romans 8:19 ; Philemon 2:15 ; 1 John 3:1 ); A frase “filhos de Deus” é usada em outros lugares com freqüência para denotar os santos, filhos de Deus ou homens eminentes por posição e poder (compare Gênesis 6: 2 , Gênesis 6: 4 ; Jó 1: 6 ; Oséias 1:10 ; João 1:12 ; Romanos 8:14 , Romanos 8:19 ; Filêmon 2:15 ; 1 João 3: 1 ); e uma vez para denotar anjos Jó 38: 7 ; mas a denominação “O Filho de Deus” não é apropriada nas Escrituras para ninguém, exceto o Messias. Isso não ocorre antes disso no Antigo Testamento, e ocorre apenas uma vez depois disso, Daniel 3:25 . Veja as notas nessa passagem. Isso torna seu uso no caso diante de nós o mais notável e justifica o raciocínio do autor da epístola aos Hebreus Hebreus 1: 5 quanto ao seu significado. O verdadeiro sentido, portanto, de acordo com o uso hebraico e de acordo com o significado apropriado do termo, é que ele mantinha uma relação com Deus que só podia ser comparada àquela que um filho entre homens sustenta a seu pai; e que o termo, assim usado, implica razoavelmente uma igualdade na natureza com o próprio Deus. É um termo que não seria aplicado a um mero homem; é tal que não é aplicado aos anjos Hebreus 1: 5 ; e, portanto, deve implicar uma natureza superior a qualquer um.

Este dia – Sobre a aplicação disso no Novo Testamento, veja as notas em Atos 13:33 e as notas em Hebreus 1: 5 . A passagem inteira tem sido frequentemente apelada em apoio à doutrina da “geração eterna” de Cristo, significando que ele foi “gerado” desde a eternidade; isto é, que sua natureza divina era, em certo sentido, uma emanação do Pai, e que isso é da eternidade. Qualquer que seja o pensamento dessa doutrina, no entanto, tanto quanto à sua inteligibilidade ou à sua verdade, não há nada no uso da frase “hoje em dia” ou na aplicação da passagem no Novo Testamento Atos 13:33 ; Hebreus 1: 5 , para sustentá-lo. A linguagem, de fato, na conexão em que é encontrada, demonstra, como observado acima, demonstra que ele tinha uma pré-existência, uma vez que é endereçada a ele como resultado de um decreto ou convênio feito com ele por Yahweh, e como fundamento do propósito de colocá-lo como rei na colina de Sião. As palavras “neste dia” naturalmente se referem àquela época em que esse “decreto” foi feito ou que esse pacto foi formado; e como isso foi antes da criação do mundo, deve implicar que ele já existia.

O tempo referido pelo significado da palavra é que, quando estava determinado a coroá-lo como o Messias. Isso se baseia na relação que subsiste entre ele e o Senhor, e está implícita quando, nessa relação, ele é chamado de “Filho”; mas não determina nada sobre o momento em que essa relação começou. O Senhor, na passagem, é considerado como declarando seu propósito de torná-lo rei em Sião, e a linguagem é a de uma consagração solene ao ofício real. Ele está falando disso como um propósito antes de vir ao mundo; foi executado, ou efetivado, por sua ressurreição dos mortos e pela exaltação resultante disso. Compare Atos 13:33 e Efésios 1: 20-22 . Considerado, então, como promessa ou propósito, refere-se ao período anterior à encarnação; considerado relativo à execução desse propósito, refere-se ao tempo em que ele foi ressuscitado dentre os mortos e exaltado sobre todas as coisas como rei em Sião. Em nenhum dos casos as palavras “hoje” podem ser interpretadas como significando o mesmo que a eternidade, ou a partir da eternidade; e, portanto, eles não podem determinar nada que respeite a doutrina da “geração eterna”.

Eu te gerei – isto é, no assunto mencionado, de modo que seria apropriado aplicar a ele a frase “meu Filho” e constituí-lo “rei” em Sião. O significado é que ele havia constituído o relacionamento de Pai e Filho no caso, que era apropriado que a denominação “Filho” lhe fosse dada e que ele fosse considerado e tratado como tal. Alexander: “O significado essencial da frase“ eu te gerei ”é simplesmente este:“ eu sou seu pai ”. Naturalmente, isso deve ser entendido de acordo com a natureza de Deus, e não devemos trazer à interpretação as idéias que entram nesse relacionamento humano. Isso significa que, em algum sentido apropriado – algum sentido apropriado à Deidade -, essa relação foi constituída para justificar essa referência ao mais terno e importante de todos os relacionamentos humanos. Em que sentido isso é, é um assunto justo de investigação, mas não é apropriado supor que seja algo como um sentido literal, ou que não possa haver outro sentido da passagem além do que está implícito no texto acima. doutrina nomeada, pois não pode ser literal, e há outras idéias que podem ser transmitidas pela frase que não a de “geração eterna”. A palavra traduzida “gerado” ( ??? yâlad ) não determina nada certamente quanto ao modo em que esse relacionamento foi formado. Significa corretamente:

(1) gerar, gerar como mãe, Gênesis 4: 1 ;

(2) gerar, como pai, Gênesis 4:18 ; e depois

(3) quando aplicada a Deus, é usada no sentido de criar – ou de criar ou formar, de modo que o resultado seria a existência de uma relação que poderia ser comparada à de um pai e um filho.

Deuteronômio 32:18 : “da rocha que te gerou, és indiferente.” Compare Jeremias 2:27 : “Dizendo a um bloco (ídolo): Tu és meu pai, tu me geraste.” Assim, Paulo diz, 1 Coríntios 4:15 : “Em Cristo Jesus, eu te criei através do Evangelho.” O significado completo, portanto, desta palavra seria alcançado se fosse suposto que o Senhor tivesse dado ao Messias esse lugar e se classificasse de tal maneira que fosse apropriado falar de si mesmo como o Pai e do Ungido como o Filho. E não havia o suficiente para designá-lo para esse alto cargo; em enviá-lo ao mundo; em ressuscitá-lo dentre os mortos; em colocá-lo à sua mão direita – nomeando-o como rei e senhor – para justificar esse idioma? Não é exatamente isso que está sendo considerado? É apropriado, então, em conexão com esta passagem, iniciar a pergunta sobre sua geração eterna? Compare as notas em Romanos 1: 4 . Sobre esta passagem, Calvino diz ( in loc .): “Eu sei que essa passagem é explicada por muitos como referente à eterna geração de Cristo, que sustenta que no advérbio hoje existe, por assim dizer, um ato perpétuo além dos limites. de tempo, denotado. Mas o apóstolo Paulo é um intérprete mais fiel e competente dessa profecia, que em Atos 13:33 nos lembra do que chamei de gloriosa demonstração de Cristo. Dizia-se que ele era gerado, portanto, não que ele pudesse ser o Filho de Deus, pelo qual ele poderia começar a ser assim, mas que ele poderia se manifestar no mundo como tal. Finalmente, essa geração não deve ser entendida da relação mútua do Pai e do Filho, mas significa apenas que aquele que desde o princípio estava escondido no seio do Pai e que estava obscurecido pela lei, desde o tempo em que ele se manifestou com clara indicação de sua posição, foi reconhecido como o Filho de Deus, como é dito em João 1:14 . ” Assim, o professor Alexander, embora suponha que isso se baseie em uma relação eterna entre o Pai e o Filho, diz: “Hoje em dia eu te gerei, pode ser considerado como se referindo apenas à coroação do Messias, que é ideal”. vol. i., p. 15. O resultado da exposição desta passagem pode, portanto, ser assim declarado:

(a) O termo “Filho”, como usado aqui, é uma denominação especial do Messias – um termo aplicável a ele em um sentido em que não pode ser dado a nenhum outro ser.

(b) Como usado aqui, e como em outros lugares, supõe sua existência antes da encarnação.

(c) Seu uso aqui, e o propósito formado, implica que ele existia antes que esse propósito fosse formado, para que pudesse ser abordado pessoalmente e para que lhe fosse feita uma promessa.

(d) O termo “Filho” não é usado aqui em referência a essa relação anterior, e não determina nada quanto ao modo de seu ser anterior – seja desde a eternidade, essencialmente na natureza de Deus; ou se em algum sentido misterioso gerado; ou seja como uma emanação da Deidade; ou se criado.

(e) O termo, como Calvin sugere, e mantido pelo Prof. Alexander, refere-se aqui apenas ao fato de ele ser constituído rei – ao ato de coroação – sempre que isso ocorreu.

(f) Isso, de fato, ocorreu quando ele ressuscitou dentre os mortos e quando foi exaltado à destra de Deus no céu Atos 13:33 , de modo que a aplicação da passagem por Paulo nos Atos concorda com a resultado ao qual somos guiados pela interpretação justa da passagem.

(g) A passagem, portanto, não determina nada, de um jeito ou de outro, respeitando a doutrina da geração eterna e, portanto, não pode ser usada como prova dessa doutrina.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 2: 7 . Vou declarar o decreto Ou, vou falar de um decreto. Davi, tendo apresentado Deus como declarando que falaria com a confusão de seus inimigos, e os convencesse de que o tornara rei em Sião, diz ainda, para encorajar seus súditos, que ele se relacionaria com eles o propósito de Deus a respeito dele, e as garantias graciosas que ele teve o prazer de conceder a ele. O decreto relativo a Davi foi o seguinte: Tu és meu filho, etc. O próprio Deus era propriamente rei sobre Israel; Salmos 89:18 . Davi denomina ele, seu Deus e seu rei; Salmos 68:24 mas ele declarou a respeito de Davi: Tu és meu filho. – Eu farei dele meu primogênito; Salmos 89:27 , ou seja, dando-lhe os direitos de primogenitura e promovendo-o como tal ao reino. Reis em geral e magistrados são deuses estilizados e filhos do Altíssimo, nas escrituras; Ps. lxxxii, 1. 6 e por escritores profanos. Veja Callim. Hino. em Jov. v. 80. Mas há uma propriedade peculiar nessa expressão: Tu és meu filho, como usado por Davi; porque Deus o fez, em grande medida, fixando-o no trono e tornando-o hereditário em sua família, cedeu e transferiu o reino e o governo, que eram originalmente em si, para Davi e sua posteridade; tornando-o, por assim dizer, seu filho e sucessor no reino. Quando Deus acrescenta, eu te gerei, não é outra expressão que denota o mesmo que tu és meu filho, mas implica que ele seja feito filho e herdeiro por adoção. Esta descrição para denotar a adoção de qualquer pessoa por, e sua co-parceria com outra pessoa ou sucessão ao seu reino, não é peculiar aos escritos sagrados. Veja o Panegyric de Plínio sobre Trajano, cap. 6, 7 etc. As palavras deste dia, suponho, denotam o dia em que Davi recebeu o decreto ou constituição divina pela mão de Natã. Entendo que este seja o significado literal das palavras, pois elas pertencem a Davi pessoalmente; mas como pertencem a ele em seu sucessor mais ilustre, eles ainda têm um significado mais nobre. Eles são citados por São Paulo, em seu sermão aos judeus de Antioquia, como preditivo da ressurreição de Cristo; e pelo autor aos hebreus aplicado a ele como uma prova de que ele era melhorado, isto é, exaltado a maior honra e dignidade do que os anjos, por sua ressurreição e vida sem fim. Hebreus 1: 5 . Deus, tendo declarado que ele era seu Filho com poder, por sua ressurreição dos mortos, e sessão à direita da Majestade no alto. Veja Romanos 1: 4 e Atos 4:25, que contém uma prova completa de que este Salmo foi escrito por Davi.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 2: 7 . Eu declararei – ou publicarei, que todas as pessoas envolvidas possam tomar conhecimento e se submeter a ele, se escaparem dos julgamentos divinos que serão executados nos refratários e desobedientes; o decreto – A vontade e designação de Deus com relação ao meu avanço ao trono de Judá e Israel, e a do Messias, minha semente, ao império universal sobre toda a humanidade, e a respeito da submissão e obediência que devem ser pagas a ele. O Senhor me disse: Tu és meu Filho Essas palavras, de alguma forma, podem ser ditas, ou de Davi, não apenas porque os reis em geral e os magistrados são deuses e filhos do Altíssimo; mas porque quando Deus, que era propriamente rei de Israel, fixou Davi no trono daquele reino e o tornou hereditário em sua família, ele cedeu e transferiu o governo e, portanto, os direitos de primogenitura para ele , fazendo com que ele, por assim dizer, seu filho e sucessor no reino, de acordo com os Salmos 89:27 , eu o farei meu primogênito, mais alto que os reis da terra. Mas certamente as palavras pertencem muito mais apropriadamente a Cristo, que é comumente conhecido por esse título, Filho de Deus, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, e a quem esse título é expressamente apropriado pelo Espírito Santo, que é o melhor intérprete de suas próprias palavras, Atos 13:33 ; Hebreus 1: 5 ; Hebreus 5: 5 . Este dia eu te gerei – Isso também é aplicado por alguns a Davi, entendendo, até hoje, o dia de sua posse, quando se pode dizer que ele foi gerado por Deus, na medida em que ele foi ressuscitado e libertado de todos os seus calamidades e angústias, que eram uma espécie de morte, trazidas e avançadas para um novo tipo de vida, de estado real e dignidade: e assim era o dia do nascimento, embora não de sua pessoa, mas de seu reino; enquanto os imperadores romanos celebravam um duplo dia de nascimento, primeiro o dia em que nasceram e depois o dia em que foram promovidos ao império. Mas isso, deve-se reconhecer, é um sentido rebuscado e duvidoso: e, portanto, não deve ser permitido pelas regras da interpretação legítima, uma vez que as palavras podem, muito mais apropriadamente, ser aplicadas a Cristo. E, assim aplicado, pode ser entendido, também: 1º, do que tem sido denominado sua geração eterna, ou filiação, neste dia, significando desde toda a eternidade, que pode ser considerada como bem descrita por este dia, não havendo sucessão, não ontem, não amanhã, na eternidade; mas todos sendo como um dia contínuo, ou momento sem mudança ou fluxo: ou, 2d, da manifestação da filiação eterna de Cristo no tempo; o que foi feito tanto em seu nascimento quanto em sua vida, quando ele foi o Filho de Deus foi demonstrado pelo testemunho do anjo, Lucas 1:32 , pelo de Deus Pai, Mateus 3:17 ; Mateus 17: 5 ; e por suas próprias palavras e obras; e em sua ressurreição, que parece ser aqui principalmente planejada, de qual dia esse mesmo lugar é exposto, Atos 13:33 ; quando Cristo foi, da maneira mais solene, declarado ser o Filho de Deus com poder, Romanos 1: 4 . E neste dia, ou época, Cristo pode muito bem ser dito que foi gerado por Deus Pai, 1º, porque a ressurreição dos mortos está nas Escrituras chamada regeneração ou segundo nascimento, Mateus 19:28 . , sendo uma restituição do próprio ser que o homem recebeu em seu primeiro nascimento: 2d, porque, a esse respeito, Cristo é chamado: o primogênito e o primogênito dentre os mortos; e, 3d, por causa dessa observação comum, que as coisas são frequentemente é dito que isso é feito nas Escrituras quando apenas são declarados, ou manifestados, como sendo feitos: ver Gênesis 41:13 ; Jeremias 1:10 ; Ezequiel 43: 3 .

Comentário de E.W. Bullinger

o = para a.

Tu és meu Filho. Citado em Atos 13:33 . Hebreus 1: 5 ; Hebreus 5: 5 . Esta é a fórmula divina para a unção. Compare Mateus 3:17 , para Profeta; Mateus 17: 5 , para Sacerdote; e Hebreus 1: 5 , Hebreus 1: 6 , para o rei.

Te gerou. Figura de linguagem Anthropopatheia (App-6). Refere-se à ressurreição ( Atos 13:33 . Romanos 1: 3 , Romanos 1: 4. Colossenses 1:18 . Apocalipse 1: 5 ).

Comentário de Adam Clarke

Vou declarar o decreto – Essas palavras devem ter sido ditas pelo Messias. Declararei ao mundo o decreto, o propósito de Deus para resgatá-los pelo meu sangue e santificá-los pelo meu Espírito. Minha morte provará que a expiação requerida foi feita; minha ressurreição provará que essa expiação foi aceita.

Tu és o meu Filho – feito homem, nascido de uma mulher pela energia criativa do Espírito Santo, para que possas sentir e sofrer pelo homem, e ser o primogênito de muitos irmãos.

Este dia eu te gerei – Pela tua ressurreição, tu és declarado o Filho de Deus, e? d??aµe? , pelo poder milagroso, sendo ressuscitado dentre os mortos. Assim, por tua natividade maravilhosa e sobrenatural, morte extraordinária e ressurreição milagrosa, tu és declarado ser o Filho de Deus. E como naquele Filho habitava toda a plenitude da Divindade, todos os sofrimentos e a morte dessa natureza humana foram carimbados com uma eficácia infinitamente meritória. Temos a autoridade de São Paulo para aplicar à ressurreição de nosso Senhor estas palavras: “Tu és meu Filho; hoje te gerei;” – veja Atos 13:33 ; ver também Hebreus 5: 6 ; – e o homem deve realmente ser um intérprete ousado das Escrituras, que daria um brilho diferente ao do apóstolo. É sabido que as palavras “Tu és meu Filho; hoje eu te gerei” foram produzidas por muitos como uma prova da eterna geração do Filho de Deus. Sobre o assunto em si, já dei minha opinião em minha nota de Lucas 1:35 , da qual não recuo a largura de um fio de cabelo. Ainda assim, é necessário dedicar alguns momentos à cláusula diante de nós. A palavra ???? haiyom , Hoje, não faz parte dos escritos sagrados usados ??para expressar a eternidade, ou qualquer coisa em referência a ela; nem pode ter tal significado. Hoje é uma designação absoluta do presente e exclui igualmente o tempo passado e o tempo futuro; e nunca pode, por qualquer figura ou latitude de construção permitida, ser aplicada para expressar a eternidade. Mas por que então o Espírito Divino usa a palavra gerada em referência à declaração da inauguração do Messias ao seu reino e ao estar sentado à direita de Deus? Claramente, para mostrar aos judeus e aos gentios que esse Homem de dores, esse Pária da sociedade, essa Pessoa que foi processada como blasfemador de Deus e crucificada como inimiga da paz pública e traidora do governo, não é menos que aquela Palavra eterna, que estava no princípio com Deus, que era Deus, e em quem habitava toda a plenitude da Divindade corporalmente: que essa Pessoa rejeitada era ele para quem na plenitude do tempo um corpo foi preparado, gerado pelo exclusivo poder do Altíssimo no ventre de uma virgem imaculada, corpo que ele deu à morte como oferta pelo pecado para a redenção do mundo; e tendo ressuscitado da morte, declarado que era o Filho de Deus milagrosamente gerado, e agora deu mais provas disso, levantando o Deus-homem à sua mão direita.

A palavra ????? yalidti , “eu gerei”, é aqui tomada no sentido de manifestar, exibir ou declarar; e, nesse sentido, São Paulo ( Romanos 1: 3 , Romanos 1: 4 😉 evidentemente alude ao falar de “Jesus Cristo, que foi feito da semente de Davi segundo a carne, t?? ???s?e?t?? ???? e? d??aµe?, ?ata ??e?µa a???s????, e? a?astase?? ?e???? ; e declarou (exibido ou determinado) ser o Filho de Deus com poder, de acordo com o Espírito de santidade. ” Esta pessoa muito rejeitada, eu hoje, ressuscitando-a dentre os mortos e colocando-a à minha mão direita, dando-lhe todo o poder no céu e na terra, declaro ser meu Filho, o amado em quem me comprazo. Portanto, ouça-o, creia nele e obedeça-o; pois não há redenção senão através do seu sangue; nenhuma salvação senão em seu nome; nenhuma ressurreição para a vida eterna, mas através de sua ressurreição, ascensão e poderosa intercessão na minha mão direita. Tu és meu Filho; Hoje declarei e te manifestei ser tal. Era absolutamente necessário para a salvação dos homens, e a credibilidade do Evangelho, que a origem sobrenatural da humanidade de Jesus Cristo fosse manifestada e demonstrada. Por isso, encontramos escritores inspirados esforçando-se para mostrar que ele nasceu de uma mulher e dessa mulher pelo poder soberano do Deus eterno. Isso justificava o caráter da bem-aventurada virgem, mostrava a natureza humana de Cristo imaculada, e que, mesmo com relação a essa natureza, ele estava qualificado para ser um sacrifício expiatório adequado e mediador entre Deus e o homem. Não preciso dizer ao leitor instruído que o verbo hebraico ??? yalad , para gerar, é freqüentemente usado em referência a coisas inanimadas, para significar sua produção ou a exibição das coisas produzidas. Em Gênesis 2: 4 ; : Estas são as gerações, ?????? toledoth , dos céus e da terra; esta é a ordem na qual Deus os produziu e os exibiu. Veja Hebreus e Eng. Concord., Venema, etc.

Comentário de John Calvin

7. Declararei, etc. Davi, para tirar toda a pretensão de ignorância de seus inimigos, assume o cargo de pregador, a fim de publicar o decreto de Deus; ou pelo menos ele protesta que não subiu ao trono sem uma prova clara e clara de seu chamado; como se ele dissesse, eu não avancei publicamente, sem consideração, para usurpar o reino, mas trouxe comigo o mandamento de Deus, sem o qual, eu teria agido presunçosamente, avançando para uma posição tão honrosa. Mas isso foi mais verdadeiramente realizado em Cristo e, sem dúvida, Davi, sob a influência do espírito de profecia, tinha uma referência especial a ele. Pois assim todos os ímpios se tornam indesculpáveis, porque Cristo provou ter sido dotado de um poder legal de Deus, não apenas por seus milagres, mas pela pregação do evangelho. De fato, o mesmo testemunho ressoa por todo o mundo. Os apóstolos primeiro, e depois deles pastores e mestres, prestaram testemunho de que Cristo foi feito rei por Deus Pai; mas, como agiram como embaixadores no lugar de Cristo, Ele afirma correta e corretamente a si mesmo, o que foi feito por eles. Conseqüentemente, Paulo ( Efésios 2:17 ) atribui a Cristo o que os ministros do evangelho fizeram em seu nome. “Ele veio”, diz ele, “e pregou a paz aos que estavam longe, e aos que estavam perto”. Nisto, também, a autoridade do evangelho é mais bem estabelecida, porque, embora seja publicada por outros, não deixa de ser o evangelho de Cristo. Portanto, com frequência, ao ouvir o evangelho pregado pelos homens, devemos considerar que não são eles que falam, mas Cristo que fala por eles. E essa é uma vantagem singular: que Cristo nos atraia com amor por sua própria voz, para que de maneira alguma duvide da majestade de seu reino.

Por esse motivo, devemos tomar mais cuidado com a recusa perversa do edito que ele publica: Tu és meu Filho . Davi, de fato, poderia com propriedade ser chamado filho de Deus por causa de sua dignidade real, assim como sabemos que os príncipes, por serem elevados acima dos outros, são chamados deuses e filhos de Deus. Mas aqui Deus, pelo título singularmente alto com o qual ele honra Davi, o exalta não apenas acima de todos os homens mortais, mas também acima dos anjos. Isso o apóstolo ( Hebreus 1: 5 ) considera com sabedoria e diligência quando ele nos diz que essa linguagem nunca foi usada com relação a nenhum dos anjos. Davi, considerado individualmente, era inferior aos anjos, mas, na medida em que representava a pessoa de Cristo, ele é muito bem escolhido, muito acima deles. Pelo Filho de Deus neste lugar, portanto, não devemos entender um filho dentre muitos, mas seu Filho unigênito, que somente ele deve ter a preeminência no céu e na terra. Quando Deus diz: eu te gerei, deve ser entendido como referindo-se à compreensão dos homens ou ao seu conhecimento; pois Davi foi gerado por Deus quando a escolha dele de ser rei se manifestou claramente. As palavras deste dia, portanto, denotam o tempo dessa manifestação; pois assim que se soube que ele foi nomeado rei por nomeação divina, ele saiu como alguém que havia sido recentemente gerado por Deus, uma vez que uma honra tão grande não poderia pertencer a uma pessoa particular. A mesma explicação deve ser dada das palavras aplicadas a Cristo. Não se diz que ele seja gerado em nenhum outro sentido senão porque o Pai prestou testemunho a ele como sendo seu próprio Filho. Estou consciente de que esta passagem foi explicada por muitos como se referindo à eterna geração de Cristo; e pelas palavras deste dia, eles raciocinaram engenhosamente como se denotassem um ato eterno sem nenhuma relação com o tempo. Mas Paulo, que é um intérprete mais fiel e mais qualificado dessa profecia, em Atos 13:33 , chama nossa atenção para a manifestação da glória celestial de Cristo da qual eu falei. Essa expressão, a ser gerada, não implica, portanto, que ele então começou a ser o Filho de Deus, mas que seu ser assim foi então manifestado ao mundo. Finalmente, essa geração não deve ser entendida pelo amor mútuo que existe entre o Pai e o Filho; significa apenas que Aquele que estava escondido desde o princípio no seio sagrado do Pai, e que depois fora obscurecido pela lei, era conhecido por ser o Filho de Deus desde o momento em que saiu com fé e fé. marcas evidentes de filiação, de acordo com o que é dito em João 1:14 , “vimos a sua glória como a única gerada do Pai”. Entretanto, devemos ter em mente o que Paulo ensina ( Romanos 1: 4 ) que ele foi declarado o Filho de Deus com poder quando ressuscitou dos mortos, e, portanto, o que é dito aqui uma alusão principal ao dia de sua ressurreição. Mas, seja qual for o momento específico da alusão, o Espírito Santo aqui aponta o tempo solene e apropriado de sua manifestação, assim como ele faz depois com essas palavras.

“Este é o dia que o Senhor fez;
nos alegraremos e nos alegraremos ”. ( Salmos 118: 24 )

Comentário de John Wesley

Eu declararei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho; Hoje te gerei.

O decreto – A vontade e nomeação de Deus sobre isso.

Meu pecado – Que de alguma forma pode ser dito, ou de Davi, ainda mais apropriadamente pertence a Cristo, que é comumente conhecido por esse título no Antigo e no Novo Testamento, e a quem esse título é expressamente apropriado pelo fantasma sagrado, que é o melhor intérprete de suas próprias palavras, Atos 13:33 ; Hebreus 1: 5 .

Este dia – Isso também pode ser entendido: 1. De sua geração eterna. Este dia, de toda a eternidade, que é bem descrito até hoje, porque na eternidade não há sucessão, nem ontem, nem amanhã, mas é tudo como um dia ou momento contínuo, sem mudança ou fluxo; ou 2. Da manifestação da eterna filiação de Cristo no tempo; o que foi feito tanto em seu nascimento como em sua vida, quando ele era filho de Deus, foi demonstrado pelo testemunho do anjo, Lucas 1:32 , e de Deus, o Pai, Mateus 3:17 ; 17: 5, e por suas próprias palavras e obras; e em sua ressurreição, que parece estar aqui principalmente planejada, de qual dia esse mesmo lugar é exposto, Atos 13:33 . Quando Cristo foi declarado da maneira mais solene como filho de Deus com poder, Romanos 1: 4 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *