Estudo de João 6:57 – Comentado e Explicado

Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.
João 6:57

Comentário de Albert Barnes

Eu vivo pelo Pai – Veja as notas em João 5:26 .

Comentário de E.W. Bullinger

As = De acordo como. Ver João 13:15 . 1 João 2: 6 ; 1 João 2: 4 .

viver. Veja nota em João 4:50 .

por = até. Grego. dia. App-104. João 6: 2 .

Comentário de John Calvin

57. Como o Pai vivo me enviou. Até agora, Cristo explicou a maneira pela qual devemos nos tornar participantes da vida. Ele agora fala da causa principal, pois a primeira fonte de vida está no Pai. Mas ele encontra uma objeção, pois pode-se pensar que ele tirou de Deus o que lhe pertencia, quando se fez a causa da vida. Ele se torna, portanto, o Autor da vida, de tal maneira que reconhece que houve outro que lhe deu o que ele administra a outros.

Observemos que esse discurso também é acomodado à capacidade daqueles a quem Cristo estava falando; pois é somente com relação à sua carne que ele se compara ao Pai. Pois, embora o Pai seja o começo da vida, o próprio Verbo eterno é estritamente a vida. Mas a Divindade eterna de Cristo não é o assunto presente; pois ele se mostra como se manifestou ao mundo, vestido com a nossa carne.

Eu também vivo por conta do Pai. Isso não se aplica à sua divindade simplesmente, nem à sua natureza humana de maneira simples e por si só, mas é uma descrição do Filho de Deus manifestado na carne. Além disso, sabemos que não é incomum para Cristo atribuir ao Pai todas as coisas divinas que ele tinha em si mesmo. Deve-se observar, no entanto, que ele aponta aqui três graus de vida. Na primeira fila está o Pai vivo, que é a fonte, mas remoto e oculto. Em seguida, segue o Filho, que é exibido para nós como uma fonte aberta e por quem a vida flui para nós. A terceira é a vida que tiramos dele. Agora percebemos o que é afirmado que equivale a isso: que Deus, o Pai, em quem a vida habita, está a uma grande distância de nós, e que Cristo, colocado entre nós, é a segunda causa de vida, para que, de outra forma, o que seria ser oculto em Deus pode proceder dele para nós.

Comentário de Adam Clarke

Então aquele que me come, até ele viverá por mim – Do qual aprendemos que a união entre Cristo e seus seguidores será semelhante à que subsiste entre Deus e Cristo.

Comentário de Thomas Coke

João 6:57 . Como o Pai vivo me enviou, etc. – “Como é minha comida e bebida fazer a vontade do Pai, que é a fonte e autor da vida e da felicidade; como eu nutro e deleito minha mente, como homem, com a execução pontual de todas as ordens que ele me deu quando me enviou ao mundo; assim , quem me come, aquele que cordial e perseverantemente acredita na minha doutrina, experimenta o poder das verdades que eu entrego e obedece aos meus preceitos. encontrar nele nutrição perpétua e refresco para sua alma. ”

Comentário de John Wesley

Como o Pai vivo me enviou, e eu vivo pelo Pai: assim quem me come, viverá por mim.

Eu vivo pelo Pai – Sendo um com ele.

Ele viverá por mim – sendo um comigo. União incrível!

Referências Cruzadas

Salmos 18:46 – O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, o meu Salvador!

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

João 5:26 – Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

1 Coríntios 15:22 – Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.

2 Coríntios 13:4 – Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

1 Tessalonicenses 1:9 – pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *