Estudo de 1 Tessalonicenses 1:9 – Comentado e Explicado

De fato, a nosso respeito, conta-se por toda parte qual foi o acolhimento que da vossa parte tivemos, e como abandonastes os ídolos e vos convertestes a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro,
1 Tessalonicenses 1:9

Comentário de Albert Barnes

Pois eles mesmos – Aqueles que o visitaram e aqueles a quem você enviou; todas as pessoas testemunham sua piedade. O apóstolo parece se referir a todos os que ele conheceu ou ouviu falar “em todos os lugares”, que disseram algo sobre os tessalonicenses. Eles foram unânimes em prestar testemunho de sua fidelidade e piedade.

Mostre-nos que tipo de participação nós tivemos para você – O testemunho que eles prestam a você é, de fato, testemunho da maneira pela qual pregamos o evangelho, e nos humilhamos quando estávamos com você. Isso mostra que estávamos concentrados no trabalho de nosso mestre e que não fomos motivados por motivos egoístas ou sinistros. O argumento é que esses efeitos não poderiam ter sido produzidos entre eles se Paulo, Silas e seus colegas de trabalho fossem impostores. Sua conversão sadia para Deus; sua mudança da idolatria para a verdadeira religião e o zelo que resultaram de sua conversão foram um argumento ao qual Paulo e seus colegas de trabalho poderiam apelar em prova de sua sinceridade e de serem enviados por Deus. Paulo costuma fazer um apelo semelhante; compare notas sobre 2 Coríntios 3: 2-3 . É certo que muitos dos judeus em Tessalônica, quando Paulo e seus colegas de trabalho estavam lá, os consideravam impostores Atos 17: 6 , Atos 17: 8 , e há todas as razões para supor que, depois que deixaram a cidade, eles tentaria manter essa impressão entre as pessoas. Para enfrentar isso, Paulo agora diz que sua conversão indubitável em uma vida de santidade e zelo sob seu ministério era um argumento irrespondível de que não era assim. Como os impostores e enganadores podem ter sido os meios para produzir tais efeitos?

E como você se voltou para Deus pelos ídolos – Ou seja, sob nossa pregação. Isso prova que a igreja era composta em grande parte daqueles que foram convertidos da idolatria sob a pregação de Paulo; compare Introdução. 4. O significado aqui é que aqueles que vieram deles, ou aqueles que os visitaram, prestaram testemunho abundante do fato de que haviam mudado de ídolos para a adoração ao Deus verdadeiro; compare as notas 1 Coríntios 12: 2 ; Gálatas 1: 8 .

Para servir ao Deus vivo e verdadeiro – Ele é chamado de “Deus vivo” em oposição aos ídolos – que são representados como mortos, mudos, surdos e cegos; compare o Salmo 135: 15-17 ; observa Isaías 44: 10-17 ; Mateus 16:16 ; João 5:26 ; Atos 14:15 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

shew = relatório.

de . App-104.

entrando . Grego. eisodos. Veja Atos 13:24 .

até . App-104.

para . O mesmo que “até” , acima.

ídolos . Isso mostra que esses convertidos eram principalmente gentios. Os judeus eram amargamente hostis. Atos 17: 4-6 , Atos 17:13 .

servir . App-190.

o = a.

verdade . App-175.

Comentário de John Calvin

Ele diz que o relatório de sua conversão obteve grande renome em todos os lugares. O que ele menciona sobre como entrar entre eles se refere ao poder do Espírito, pelo qual Deus havia sinalizado seu evangelho. (510) Ele diz, no entanto, que ambas as coisas são relatadas livremente entre outras nações, como coisas dignas de serem mencionadas. No detalhe a seguir, ele mostra primeiro qual é a condição da humanidade, antes que o Senhor os ilumine pela doutrina de seu evangelho; e ainda mais, para que fim ele nos instruiu e qual é o fruto do evangelho. Pois, embora nem todos adorem ídolos, todos são viciados em idolatria e imersos em cegueira e loucura. Portanto, é devido à bondade de Deus que estamos isentos das imposições do diabo e de todo tipo de superstição. Alguns, de fato, ele se converte mais cedo, outros mais tarde, mas como a alienação é comum a todos, é necessário que sejamos convertidos a Deus, antes que possamos servir a Deus. A partir disso, também reunimos a essência e a natureza da verdadeira fé, na medida em que ninguém dá o devido crédito a Deus, a não ser o homem, que renuncia à vaidade de seu próprio entendimento, abraça e recebe a pura adoração a Deus.

9 Para o Deus vivo . Este é o fim da conversão genuína. Vemos, de fato, que muitas deixam de superstições, que, no entanto, depois de dar esse passo, estão tão longe de progredir na piedade, que caem no que é pior. Por terem desprezado todo o respeito a Deus, entregam-se a um desprezo profano e brutal. (511) Assim, nos tempos antigos, as superstições do vulgar eram ridicularizadas por Epicuro, Diógenes, o Cínico e similares, mas de tal maneira que misturavam a adoração a Deus, de modo a não fazer diferença entre ela e o absurdo. ninharias. Por isso, devemos tomar cuidado, para que a redução dos erros não seja seguida pela queda da edificação da fé. Além disso, o apóstolo, ao atribuir a Deus os epítetos verdadeiros e vivos , indiretamente censura os ídolos como mortos e invenções inúteis, e como falsamente chamados deuses. Ele faz com que o fim da conversão seja o que eu notei – para que eles possam servir a Deus . Portanto, a doutrina do evangelho tende a isso, a fim de nos induzir a servir e obedecer a Deus. Enquanto somos servos do pecado , estamos livres da justiça ( Romanos 6:20 ), enquanto nos divertimos e vagamos para cima e para baixo, isentos de qualquer jugo. Portanto, ninguém se converte adequadamente a Deus, a não ser o homem que aprendeu a se submeter totalmente a ele.

Como, porém, é algo que é mais do que simplesmente difícil, em uma corrupção tão grande da nossa natureza, ele mostra ao mesmo tempo o que é que nos retém e nos confirma no temor de Deus e obediência a ele – esperando para cristo Pois, a menos que sejamos instigados à esperança da vida eterna, o mundo rapidamente nos atrairá para si. Pois, como é apenas a confiança na bondade Divina que nos induz a servir a Deus, é apenas a expectativa da redenção final que nos impede de ceder. (512) Portanto, todo aquele que perseverar no curso da vida santa, aplique toda a sua mente à expectativa da vinda de Cristo. Também é digno de nota que ele usa a expressão que espera por Cristo , em vez da esperança da salvação eterna. Pois, sem dúvida, sem Cristo, somos arruinados e desesperados, mas quando Cristo se mostra, vida e prosperidade ao mesmo tempo brilham sobre nós. (513) Lembremos, porém, que isso é dito exclusivamente aos crentes, pois, quanto aos ímpios, como ele se tornará o juiz deles, para que eles não possam fazer nada além de tremer em procurá-lo.

É a isso que ele posteriormente se une – que Cristo nos livra da ira vindoura . Pois isso é sentido por ninguém, exceto aqueles que, sendo reconciliados com Deus pela fé, já têm consciência pacificada; caso contrário, (514) seu nome é terrível. É verdade que Cristo nos libertou por sua morte da ira de Deus, mas a importância dessa libertação se tornará aparente no último dia. (515) Esta afirmação, no entanto, consiste em dois departamentos. A primeira é que a ira de Deus e a destruição eterna são iminentes sobre a raça humana, na medida em que todos pecaram e carecem da glória de Deus . ( Romanos 3:23 ) A segunda é que não há como escapar senão pela graça de Cristo; pois não é sem boas razões que Paulo atribui a ele esse cargo. É, no entanto, um presente inestimável, que os piedosos, sempre que se faz menção de julgamento, sabem que Cristo virá como Redentor para eles.

Além disso, ele diz enfaticamente, a ira que está por vir , a fim de despertar mentes piedosas, para que não deixem de olhar para a vida atual. Pois, como a fé é olhar para as coisas que não aparecem ( Hebreus 11: 1 ), nada é menos adequado do que estimarmos a ira de Deus, conforme alguém é afligido no mundo; como nada é mais absurdo do que se apossar das bênçãos transitórias de que desfrutamos, para que possamos formar uma estimativa do favor de Deus. Enquanto, portanto, por um lado, os ímpios se divertem à vontade, e por outro lado, perdemos a miséria, aprendemos a temer a vingança de Deus, que está oculta aos olhos da carne, e tomamos nossa satisfação nas delícias secretas da vida espiritual. (516)

Comentário de Adam Clarke

Como você se voltou para Deus a partir de ídolos – Isso não podia ser falado nem pelos judeus nem pelas pessoas devotas, mas pelos gregos pagãos, e assim parece que a maioria da Igreja foi formada. Veja o que é dito sobre esse assunto no prefácio desta epístola.

Servir ao Deus vivo e verdadeiro – O Deus vivo; em oposição aos ídolos, que eram estoques ou pedras inanimados, ou representações de homens mortos.

O Deus verdadeiro – Em oposição a todo o sistema de idolatria, que era falso nos objetos de sua adoração, falso em suas pretensões, falso em suas promessas e falso em todas as suas perspectivas.

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 1: 9 . Pois eles mesmos nos mostram “Pois até nossos inimigos, assim como os cristãos, podem contar e falar disso, não sem admiração e espanto, que dons incomuns que nós mesmos tínhamos, e comunicamos a você, e que caloroso recepção que encontramos na nossa primeira chegada “.

Comentário de John Wesley

Pois eles mesmos nos mostram que tipo de ingresso tínhamos para você e como você se voltou para Deus de ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro;

Para eles mesmos – As pessoas onde quer que estejamos.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 5:26 – Pois, que homem mortal chegou a ouvir a voz do Deus vivo falando de dentro do fogo, como nós o ouvimos, e sobreviveu?

1 Samuel 17:26 – Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? “

1 Samuel 17:36 – Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.

Salmos 42:2 – A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?

Salmos 84:2 – A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.

Isaías 2:17 – A arrogância dos homens será abatida, e o seu orgulho será humilhado. Somente o Senhor será exaltado naquele dia,

Isaías 37:4 – Talvez o Senhor, o seu Deus, ouça as palavras do comandante de campo, a quem o seu senhor, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor, o seu Deus, o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, ore pelo remanescente que ainda sobrevive”.

Isaías 37:17 – Dá ouvidos, Senhor, e ouve; abre os teus olhos, Senhor, e vê; escuta todas as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Daniel 6:26 – “Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará.

Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

Sofonias 2:11 – O Senhor será terrível com eles, quando destruir todos os deuses da terra. As nações de todo o mundo o adorarão, cada uma em sua própria terra.

Zacarias 8:20 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão,

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Atos dos Apóstolos 14:15 – “Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.

Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

Romanos 9:26 – e: “Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’. “

1 Coríntios 12:2 – Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Gálatas 4:8 – Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

1 Tessalonicenses 2:1 – Irmãos, vocês mesmos sabem que a visita que lhes fizemos não foi inútil.

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

1 Timóteo 4:10 – Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.

Hebreus 12:22 – Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,

Apocalipse 17:2 – com quem os reis da terra se prostituíram; os habitantes da terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *