Estudo de Jeremias 10:10 – Comentado e Explicado

O Senhor, ao contrário, é verdadeiramente Deus, Deus vivo, eterno rei. Treme a terra ante a sua cólera, e os povos pagãos não podem suportar sua ira.
Jeremias 10:10

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 10:10 . Mas o Senhor – hebreu, Jeová, é o verdadeiro Deus – um ser muito diferente desses ídolos. Ele é o Deus vivo – as imagens são coisas mortas e sem sentido; mas Jeová é a própria vida, e o autor e fonte da vida e do entendimento; e todas as criaturas que vivem, vivem nele e por ele. E um rei eterno – O monarca absoluto sobre todas as criaturas, seus donos e governantes, tendo um direito incontestável de comandar e de eliminá-las. E os conselhos do seu reino foram eternos, e a sua continuação será eterna. Ele é o rei da eternidade. Os ídolos a quem chamam de reis são apenas de ontem e serão abolidos em breve; e os reis da terra, que os preparam para serem adorados, estarão em breve no pó; mas o Senhor reinará para sempre, teu Deus, ó Sião, em todas as gerações. À sua ira, a terra tremerá – Mesmo o mais forte e mais forte dos reis da terra, mais ainda, a própria terra, com a mesma firmeza que é fixada, quando bem entender, é obrigada a tremer e as pedras a tremer. E as nações, embora se unam para lutar com ele, e unam suas forças contra ele, serão consideradas totalmente incapazes, não apenas para resistir, mas também para suportar sua indignação.

Comentário de Adam Clarke

Mas o Senhor – A palavra original deve ser preservada, mas concordamos em pronunciá-la: ???? Yehová é o Deus verdadeiro. Ele é sem começo e sem fim. Isso é verdade para não haver mais ninguém.

Ele é o Deus vivo – Seu ser é subivado; e ele dá vida a todos. Ele é a própria fonte de onde toda a vida é derivada.

E um rei eterno – como ele fez, ele governa todas as coisas. Sua influência é sentida tanto nos céus quanto na terra.

À sua ira, a terra tremerá – Todas as tempestades, tempestades, tornados e terremotos são os efeitos de seu poder; e quando as nações são destruídas ou viradas de cabeça para baixo, é o efeito de seu descontentamento.

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui exulta e triunfa em nome de seu Deus, como se tivesse vencido e posto em fuga as noções errôneas dos pagãos: pois havia falado, ao que parece, com desprezo de seus erros grosseiros, e mostrou que os sábios do mundo eram extremamente escoceses, tão encantados com madeira e pedra. Ele agora exalta altamente a glória de Deus e diz: Mas Jeová é Deus; isto é, que as nações adorem seus deuses, que recitem fábulas quanto ao seu poder e atribuam-lhes falsamente muitos milagres; mas Jeová, ele diz, é Deus Quando todas as coisas são examinadas fielmente, parecerá evidente que Ele é o único Deus verdadeiro, e que todos os deuses dos pagãos desaparecerão em nada. Este é, então, o significado do Profeta, como se ele tivesse dito: o próprio Deus é abundante em pôr em fuga todos os erros dos pagãos, quando sua majestade aparece; pois seu brilho é tão grande que não será reduzido a nada que o mundo admire.

Ele então acrescenta a verdade. Ele coloca a verdade aqui em oposição às vaidades. Ele dissera que a madeira era o ensino das vaidades; ele agora diz: Deus é verdade eterna; isto é, ele não precisa de ornamentos adventícios; eles mascaram, diz ele, os ídolos dos pagãos, estão vestidos e enfeitados; mas estas coisas não têm nada real: Jeová é Deus a verdade; isto é, Deus empresta nada de qualquer outra coisa, mas está satisfeito consigo mesmo, e seu poder possui autoridade suficiente. Deus então é verdade, e Deus, ele diz, é vida. Depois de dizer que Deus tem verdadeira e sólida glória em si mesmo, ele acrescenta outra prova, tirada do que é conhecido pelos homens, mesmo que Deus é vida; pois, embora Deus seja incompreensível em si mesmo, ele não apenas põe diante de nossos olhos evidências de seu brilho, mas também se torna, de certa maneira, o objeto de sentir, como Paulo diz em Atos 14:17 . O que ele quis dizer é que, embora os homens fossem cegos, ainda podiam sentir Deus. Embora os cegos não tenham visão, eles podem encontrar o caminho sentindo; eles percorrem um corredor ou uma sala e, sentindo a porta; e quando desejam entrar em uma sala, encontram a porta pelos mesmos meios. Mas não há necessidade, diz Paulo, de nos afastarmos de nós mesmos; pois todo aquele que se examinar encontrará Deus dentro; porque nele vivemos, nos movemos e existimos. ( Atos 17:28 .) Deveríamos, então, objetar e dizer que Deus é incompreensível e que não podemos ascender à altura de Sua glória, sem dúvida há vida em nós e, como temos vida, temos evidências de sua divindade; pois quem é tão desprovido de razão que diz que vive por si mesmo? Desde então, os homens não vivem por si mesmos, mas obtêm a vida como favor de outrem; segue-se que Deus habita neles. (11)

Agora, então, o Profeta, depois de falar da essência de Deus, desce ao que é mais evidente. E, sem dúvida, é um conhecimento real de Deus, não quando especulamos no ar como os filósofos, mas quando sabemos por experiência que existe um Deus verdadeiro – como? porque nós existimos. Nós existimos não de nós mesmos, mas dentro e através de outro, ou seja, através do único Deus verdadeiro. Daqui resulta que a vida humana é uma prova clara de um Deus supremo. Deus então é a vida e o rei dos séculos. Pois, como o mundo também foi criado, como os anos sucedem, e como há nesta revolução variedade e ainda uma ordem tão perfeita, quem não vê nisso tudo a glória de Deus? Agora, então, também percebemos por que o Profeta chama Deus de Rei dos séculos

Ele então acrescenta: Através de sua fúria tremerá a terra, e as nações não sustentarão sua ira. Como ele não pôde ter sucesso com os pagãos, ele adverte os judeus a não provocarem a ira de Deus, que será o juiz de todo. mundo, e destruirá os incrédulos, por mais cegos que sejam na escuridão. Ele então adverte os judeus a não fecharem os olhos para a glória, que estava mais aberta a eles. Mas os gentios poderiam, pelas obras da natureza, conhecer a Deus e eram indesculpáveis; todavia, o conhecimento dele foi esclarecido aos judeus pela lei. Por essa razão, Jeremias diz: “Embora os incrédulos agora desprezem ousadamente a Deus, ainda assim, quando ele aparecer como o juiz do mundo, toda a terra deve necessariamente tremer e não será capaz de suportar sua presença, embora agora eles orgulhosamente censurem religião verdadeira.”

Mas não foi sem razão que o Profeta se esforçou tanto nesse assunto; pois as dez tribos haviam sido levadas ao exílio, e os assírios e caldeus triunfaram sobre o próprio Deus, como se ele tivesse sido vencido, na medida em que não defendia o reino de Israel, que estava sob seus cuidados e proteção; e os miseráveis ??israelitas não podiam deixar de se desesperar quando se sentiam tão angustiados e cruelmente tratados e oprimidos pela tirania mais descarada; pois o que eles poderiam ter pensado, senão que não tinham sido objetos do cuidado de Deus e que suas promessas eram vãs, ou que ele não possuía poder suficiente para preservá-las? É, portanto, por essa razão que o Profeta agora exalta tanto o poder e a glória de Deus, isto é, que suas calamidades podem não os demitir e prostrar a fé daqueles que pensavam que foram abandonados.

E isso será mais evidente no versículo a seguir, onde o Profeta usa a linguagem caldee; e este é o único verso em todo o livro escrito em Caldeu; e os caldeus diferem muito do hebraico. Já vimos antes que Daniel escreveu em Caldeu, quando falou de coisas relativas aos caldeus; mas quando ele se dirigiu ao seu próprio povo e anunciou profecias, pertencentes especialmente à Igreja de Deus, ele escreveu em hebraico. Portanto, o livro de Daniel está escrito em hebraico, exceto naquelas partes que ele desejava ser compreendidas pelos caldeus; e o profeta também está neste lugar.

“Mas Jeová, Deus, a verdade , ele, Deus , a vida e Rei eterno;
À sua ira tremerá a terra, e não suportará as nações a sua indignação. ”

É comum em hebraico colocar substantivos para adjetivos; despojado dessa peculiaridade, e o futuro sendo levado para o presente, o versículo seria executado assim:

“Mas Jeová, o verdadeiro Deus, é ele, o Deus vivo e o rei eterno;
A sua ira estremece a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. ”

“O verdadeiro Deus” e “o Deus vivo” é a versão da Vulgata e do Targum; mas o do siríaco e árabe., “o Deus da verdade” e “o Deus dos vivos”, mas sem dúvida incorreto. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

o Deus vivo. Ambas as palavras no plural, referindo-se ao Deus trino.

rei eterno = rei dos tempos, ou da eternidade.

Comentário de John Wesley

Mas o SENHOR é o Deus verdadeiro, ele é o Deus vivo e um rei eterno: na sua ira a terra tremerá, e as nações não poderão suportar a sua indignação.

Mas – Todos estes são apenas falsos deuses.

Viver – São quase todos os mortos e pedras mortas, Jeová é o único Deus vivo, tendo vida em si mesmo e dando vida a todas as outras coisas.

Um rei eterno – o tempo devora a todos, mas o Deus verdadeiro é eterno.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *