Estudo de Oséias 1:10 – Comentado e Explicado

Os filhos de Israel serão tão numerosos como a areia do mar, que não se pode medir nem contar. Em lugar de se lhes dizer: Lo-Ami, serão chamados Filhos do Deus vivo.
Oséias 1:10

Comentário de Albert Barnes

Contudo – (literalmente e) o número dos filhos de Israel … A luz brota das trevas; alegria pela tristeza; misericórdia por castigo; vida fora da morte. E, assim, as Sagradas Escrituras geralmente, sob ameaça de punição, prometem bênçãos ao penitente. O que Deus tira, ele substitui pela usura; coisas do tempo por coisas eternas; bens externos e presentes e privilégios por dentro; um reino terrestre pelo céu. Tanto Pedro 1 Pedro 2:10 como Paulo Romanos 9: 25-26 nos dizem que essa profecia já está, em Cristo, cumprida naqueles de Israel, que eram o verdadeiro Israel ou dos gentios, para quem a promessa foi feita Gênesis 22:18 : “Na tua descendência serão abençoadas todas as nações” e que, sejam judeus ou gentios, creram nele. Os gentios foram adotados na Igreja, que, no dia de Pentecostes, era formada pelos judeus, e na qual judeus e gentios se tornaram um em Cristo Gálatas 3:28 . No entanto, somente dos judeus, “muitas dezenas de milhares de pessoas em Jerusalém acreditam” em Atos 21:20 , mas Pedro e Tiago escrevem “aos dispersos das dez tribos” Tiago 1: 1 ; 1 Pedro 1: 1 ; e os próprios apóstolos eram judeus. Embora, então, aqueles judeus que cressem em Cristo fossem poucos em comparação com aqueles que O rejeitaram, eles eram, em si mesmos, muitos e, através daqueles que, em Cristo Jesus, foram “gerados por eles através do Evangelho” 1 Coríntios 4:15 , eles eram inúmeros. No entanto, essa profecia, embora cumprida em parte, será, de acordo com Paulo Romanos 11: 25-26 , ainda mais completamente cumprida no final.

No lugar em que foi dito – (ou onde será dito, ou seja, a princípio) a eles, você não é o meu povo; ali, posteriormente, lhes será dito: vocês são filhos de o Deus vivo As duas épocas aqui mencionadas pelo profeta ainda eram futuras, pois Israel, apesar de terem apostatado por Deus, ainda não havia sido deserdado por Deus, que ainda lhes enviava profetas, para recuperá-los. Eles deixaram de pertencer ao povo de Deus, quando, dispersos no exterior, não tinham parte nos sacrifícios, nem na adoração no templo, nem nos profetas, nem na reconciliação típica pelo pecado. Deus não os notou mais do que os pagãos. O profeta então fala de dois futuros; um, quando lhes será dito: “vós não sois meu povo”; e um futuro ainda mais, no qual ele deveria dizer: “vós sois filhos do Deus vivo”. O lugar de ambos era o mesmo. O local de sua rejeição, a dispersão, seria o local de sua restauração. E, assim, Pedro diz que essa Escritura foi cumprida neles, enquanto ainda “se espalhava pelo Pontus, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia”. The place, then, where they shall be called the “sons of the living God,” is, wheresoever they should believe in Christ. Although separated in body, they were united by faith. And so it shall be unto the end. “Nothing now constraineth to go up to Jerusalem, and still to seek for the temple of stones, for neither will they worship God, as aforetime, by sacrifices of sheep or oxen; but their worship will be faith in Christ and in His commandments, and the sanctification in the Spirit, and the regeneration through Holy Baptism, making the glory of sonship their’s, who are worthy thereof and are called thereto by the Lord”.

It shall be said, ye are the sons of the living God – It was the special sin of Israel, the source of all his other sins, that he had left the “living God,” to serve dead idols. In the times of the Gospel, not only should he own God as his God, but he should have the greatest of all gifts, that the living God, the fountain of all life, of the life of nature, of grace, of glory, should be his Father, and as being his Father, should communicate to him that life, which he has and is. For He who is life, imparts life. God doth not only pour into the souls of His elect, grace and faith, hope and love, or all the manifold gifts of His Spirit, but He, the living God, maketh them to he His living sons, by His Spirit dwelling in them, by whom He adopteth them as His sons, through whom He giveth them grace. For by His Spirit He adopteth them as sons. “We have received the spirit of adoption of sows, whereby we cry, Abba, Father. And if sons, then heirs; heirs of God and joint-heirs of Christ” Romans 8:15 .

God not only giveth us grace, but adopteth us as sons. He not only accounteth us, but He maketh us sons; He maketh us sons, not outwardly, but inwardly; not by inward grace only, but by His Spirit: not only by the birth from the Spirit, but in the Only-Begotten Son; sons of God, because members of Christ, the Son of God; sons of God, by adoption, as Christ is by Nature; but actual sons of God, as Christ is actually and eternally the Son of God. God is our Father, not by nature, but by grace; yet He is really our Father, since we are born of Him, “sons of the living God,” born of the Spirit. He giveth us of His Substance, His Nature, although not by nature; not united with us, (as it is, personally, with His Son,) but dwelling in us, and making us “partakers of the Divine Nature.” “Sons of the living God” must be living by Him and to Him, by His life, yea, through Himself living in them, as our Saviour saith, “If any man love Me, he will keep My words, and My Father will love him, and We will come unto him, and make Our abode with him” John 14:23 .

Comentário de Thomas Coke

Oséias 1:10 . No entanto, o número, etc. – Embora Deus rejeite as dez tribos, no entanto, em seu devido tempo, suprirá sua perda, trazendo um grande número de verdadeiros israelitas para a igreja, não apenas dos judeus, mas também dos gentios; e fazendo com que aqueles que antes eram estranhos à aliança de prometerem herdeiros com os judeus. O profeta se refere claramente à restauração e admissão final dos judeus na igreja de Cristo. Pois essas expressões são magníficas demais para serem entendidas, exceto o resgate final dos judeus do poder do Anticristo nos últimos tempos, pelo Deus encarnado que destrói o inimigo com o brilho de sua vinda; dos quais a destruição do exército de Senaqueribe nos dias de Ezequias poderia ser um tipo, mas não era nada mais. Pode parecer, talvez, que a profecia indique alguma libertação peculiar à casa de Judá, na qual as dez tribos não terão participação; como a derrubada de Senaqueribe realmente foi; enquanto que a destruição do anticristo será uma bênção universal. Mas, no tratamento diferente da casa de Judá e da casa de Israel, vemos a profecia até então notavelmente verificada. Após a excisão do reino das dez tribos, Judá, embora ocasionalmente visitado com severos julgamentos, continuou, no entanto, a ser valorizado pelo amor de Deus, até que eles rejeitaram nosso Senhor. Então Judá se tornou Lo-Ammi, mas ainda continua sendo visivelmente um objeto da providência peculiar de Deus, preservada como uma raça distinta para propósitos graciosos de misericórdia. Talvez nas últimas eras os convertidos da casa de Judá sejam os principais objetos da malícia do Anticristo. Sua libertação pode ser realizada pela primeira vez e, através deles, a bênção pode ser estendida a seus irmãos das dez tribos e, finalmente, a todo o mundo. Essa ordem de coisas que a profecia subsequente parece apontar.

E acontecerá que no lugar, etc. – Ou seja, em Jerusalém, ou pelo menos na Judéia, onde esta profecia foi proferida e onde ocorreu a execução da sentença. Ali, naquele mesmo lugar, eles, a quem foi dito: Vocês não são meus, serão chamados filhos do Deus vivo. Isso deve estar relacionado ao Israel natural da casa de Judá; para eles foi dito: “Vocês não são meus.” E uma vez que devem ser reconhecidos novamente como filhos do Deus vivo, no mesmo lugar em que essa sentença foi pronunciada e executada, a profecia claramente promete sua restauração em sua própria terra.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 1:10 . Contudo, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar – Embora Deus rejeite as dez tribos, ainda assim, no devido tempo, suprirá sua perda, trazendo um grande número de verdadeiros israelitas para a igreja, não somente dos judeus, mas também dos gentios, e fazê-los, que antes eram estranhos aos convênios da promessa, companheiros herdeiros dos judeus, Romanos 9: 25-26 ; 1 Pedro 2:10 . “Eu acho”, diz o bispo Horsley, “isso deve ser entendido do Israel místico; seus números, consistindo de miríades de convertidos, tanto do Israel natural quanto de seus irmãos adotivos dos gentios, serão imensamente grandes. ” E no lugar em que foi dito: Vós não sois meu povo, etc. – “Ou seja, em Jerusalém, ou pelo menos na Judéia, onde esta profecia foi proferida e onde a execução da sentença ocorreu: ali, naquele mesmo lugar, eles, a quem foi dito: Vocês não são pessoas de os meus serão chamados filhos do Deus vivo. Isso deve estar relacionado, pelo menos principalmente, ao Israel natural da casa de Judá; pois para eles foi dito: Vocês não são meus. E como devem ser reconhecidos novamente como filhos do Deus vivo, no mesmo lugar em que essa sentença foi pronunciada e executada, a profecia claramente promete sua restauração em sua própria terra. ”

Comentário de John Wesley

Contudo, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode ser medida nem numerada; e acontecerá que, no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, aí lhes será dito: Vós sois filhos do Deus vivo.

Os filhos de Israel – não Israel segundo a carne, nem aquelas famílias que são levadas em cativeiro.

No lugar – Nesses lugares, havia um povo que não era seu povo, haverá um povo de Deus.

O Deus vivo – Quem é a fonte da vida de todos os seus filhos e quem os capacita a oferecer sacrifícios vivos ao Deus vivo.

Comentário de Adam Clarke

No entanto, o número dos filhos de Israel – Deus prometeu que os filhos de Israel deveriam ser como a areia do mar. Veja Gênesis 32:12 ; Romanos 9:25 , Romanos 9:26 . E embora por suas iniqüidades os tenha diluído e espalhado, o espírito e o desígnio de sua promessa e convênio serão cumpridos. Um Israel haverá. No lugar do povo reprovado, que agora não era mais seu povo, será encontrado um Israel que será o filho do Deus vivo. Veja as escrituras acima e 1 Pedro 2:10 . Isso deve significar os israelitas após sua conversão ao cristianismo, ou mesmo os próprios gentios se converteram a Deus, e agora se tornam o verdadeiro Israel.

Comentário de E.W. Bullinger

No texto hebraico, Hos 2 vem aqui.

o número, etc. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 22:17 ; Gênesis 32:12 ).

filhos = filhos. Não foi cumprido em nenhum outro povo, agora, mas ainda será, no futuro, de Israel.

como a areia, etc. Figura do discurso Paroemia. App-6. Veja nota em Oséias 13:16 .

não pode ser medido, etc. Referência ao Pentateuco ( Números 23:10 ).

acontecerá, etc. Oséias 1:10 não está “em flagrante contradição” com Oséias 1: 9 , mas marca o contraste entre o último (e ainda o estado futuro) e o passado. Veja a estrutura, p. 1209

vós não sois meu povo = nenhum povo meu és. Hebraico. Lo- “ammi” tentativa. Citado em Romanos 9:25 , não dos gentios, mas como uma ilustração do que pode ser verdade no caso deles, como será no de Israel. Em 1 Pedro 2:10, o endereço é para a Diáspora : ou seja, o “disperso” estranhos “ de Israel, que agora estão longe”. Compare Daniel 9: 7 . Atos 2:32 .

o DEUS vivo. Sempre usado em contraste com falsos deuses, que não têm vida. Compare 1 Tessalonicenses 1: 9 , etc.

Comentário de John Calvin

Agora segue o consolo, ainda não misturado. Deus parece aqui encontrar as objeções que sabemos que os hipócritas tinham em prontidão, sempre que os Profetas denunciaram destruição sobre eles; pois eles acusaram Deus de ser infiel se ele não os salvou. Arrogando para si mesmos o título de Igreja, eles concluíram que seria impossível para eles perecerem porque Deus não seria falso em suas promessas. “Por quê! Deus prometeu que sua Igreja será para sempre: nós somos sua Igreja; então estamos seguros, pois Deus não pode negar a si mesmo. ” No que eles deram como certo, foram enganados; pois, embora usurpassem o título de Igreja, ainda estavam alienados de Deus. Vemos que os papistas incham com esse orgulho neste dia. Para desculpar todos os erros deles, eles lançaram contra nós esse escudo: “Cristo prometeu estar com ele mesmo até o fim do mundo. O cônjuge pode abandonar sua igreja? Pode o Filho de Deus, que é a eterna Verdade do Pai, falhar em sua fidelidade? ” Os papistas exaltam magnificamente a fidelidade de Cristo, para que possam ligá-lo a si mesmos; mas, ao mesmo tempo, não consideram que são violadores de convênios; eles não consideram que eles são manifestamente os inimigos de Deus; eles não consideram que se divorciaram dele.

O Profeta, vendo, pois, que ele tinha a ver com homens orgulhosos, que costumavam denunciar a justiça de Deus, diz: O número dos filhos de Israel será como a areia do mar; isto é: “Quando o Senhor o exterminar, ainda será segura a promessa que foi dada a Abraão;

‘Olhe para as estrelas do céu, número, se puder, a areia do mar; assim será a tua descendência ‘”( Gênesis 15: 5. )

De fato, sabemos que sempre que os Profetas reprovavam severamente o povo e denunciavam a destruição, isso era contra eles: “O que! pode ser que o Senhor nos destrua? O que seria então dessa promessa: Tua semente será como as estrelas do céu e como a areia do mar? ” Portanto, o Profeta aqui verifica essa confiança vã, pela qual os hipócritas se sustentaram contra todas as ameaças: “Embora Deus possa te impedir, ele continuará fiel e fiel à promessa de que a semente de Abraão será inumerável como a areia do mar. . ”

Eu realmente admito que o Profeta aqui deu esperança de salvação aos fiéis; pois é certo que ainda restavam alguns no reino de Israel. Embora todo o corpo tenha se revoltado, Deus, como foi dito a Elias, preservou para si um pouco de semente. O Profeta então não estava disposto a deixar os fiéis, que permaneceram entre aquelas pessoas perdidas, sem esperança de salvação; mas, ao mesmo tempo, ele considerava os hipócritas, como já dissemos. Agora vemos o desígnio do Profeta, pois ele ensina que haveria a vingança de que ele falara, embora Deus ainda não esquecesse sua palavra; ele ensina que haveria tal rejeição do povo, embora a eleição de Deus ainda permanecesse firme e imutável; em resumo, ele ensina que a adoção pela qual Deus havia escolhido os filhos de Abraão como seu povo não seria nula. Essa é a importação do todo. Então o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não será medida nem numerada.

Depois acrescenta: E será no lugar onde lhes foi dito ( será dito literalmente): Vós não sois meu povo; ali se dirá: Sois filhos do Deus vivo. Foi perguntado se essa profecia pertence à posteridade daqueles que foram dispersos. Isso, de fato, seria estranho; por tanto tempo se passou desde o exílio, e abatidos e destruídos, eles habitam hoje em dia nas montanhas e em outros lugares desertos; pelo menos muitos deles estão nas montanhas da Armênia, alguns estão na mídia e na Caldéia; em resumo, por todo o Oriente. E como não houve restauração desse povo, é certo que essa profecia não deve ser restrita à semente segundo a carne. Pois havia um tempo prescrito para os judeus, quando o Senhor pretendia restaurá-los em seu país; e, ao final de setenta anos, Cyrus lhes concedeu um retorno gratuito. Então Oséias não fala aqui do reino de Israel, mas da Igreja, que deveria ser restaurada por um retorno, composta tanto por judeus quanto por gentios. Então, Paulo, um intérprete apto dessa passagem, nos lembra:

A quem ele chamou, não apenas dos judeus,
mas também dos gentios; como ele diz por Oséias,
Vou chamar um povo, que não era meu, meu povo;
e seu amado, que não era amado; e será,
onde lhes foi dito: Vós não sois meu povo;
ali serão chamados filhos do Deus vivo.
( Romanos 9:24 , etc.)

Paulo aplica essa passagem, e com razão, a todo o corpo de fiéis, coletado sem nenhuma diferença, tanto dos judeus quanto dos gentios: pois, caso contrário, como dissemos, a correção e a verdade da profecia não seriam evidentes. : e essa visão também concorda melhor com o design do Profeta que acabo de explicar. Pois, uma vez que os hipócritas de certa maneira se ligam a si mesmos o poder de Deus, o Profeta diz que Deus pode, se ele escolher, levantar em um instante uma nova Igreja, que excederia em número a areia do mar. Como assim? Deus criará uma igreja para si mesmo. De que? Das pedras, do nada: pois, como Paulo diz em outro lugar,

‘ele chama as coisas que não são,
como se fossem ‘
( Romanos 4:17 .)

Ao mesmo tempo, Deus, como já foi dito, por sua bondade lutava com a maldade daquele povo; pois embora eles rejeitassem seu favor, sim, e obstinadamente o afastassem de si mesmos, essa perversidade não impediu o Senhor de preservar um remanescente para si.

Agora, essa passagem ensina que eles são muito pervertidos em suas noções, que, por seus próprios sentimentos, formam um julgamento do estado da Igreja e acusam Deus de ser infiel, quando sua aparência externa não corresponde à sua opinião. Então os papistas pensam; pois, exceto quando vêem o esplendor da grande pompa, concluem que nenhuma igreja permanece no mundo. Mas Deus, ao mesmo tempo, diminui tanto a Igreja, que parece quase reduzida a nada; em outro momento, ele a aumenta e multiplica além de toda esperança, depois de tê-la levantado, por assim dizer, da morte. Isaías diz em Isaías 10:22 ,

Se o número dos filhos de Israel for como a areia do mar, somente um remanescente será salvo.

O Profeta ali expõe com desprezo os hipócritas, que alegaram falsamente essa profecia: ‘Olhe para as estrelas do céu e para a areia do mar, se você não puder numerá-las; assim será a tua descendência. Visto que, então, Isaías viu que os hipócritas, contando com essa profecia, estavam se levantando tão perversamente contra ele, ele disse: “Seja assim, seja assim, que sois como as estrelas do céu e como a areia do mar; contudo, apenas um remanescente será salvo; ” o que significa: “O Senhor finalmente o cortará e o reduzirá a um número tão pequeno que sereis extremamente poucos”. Agora, por outro lado, Oséias diz que, depois que os israelitas forem reduzidos a um número muito pequeno, que nada além de desperdício e solidão aparecerá, o Senhor restaurará a Igreja além de todos os pensamentos humanos e provará que ele não o fez. em vão prometeu a Abraão que sua semente seria como a areia do mar. Visto que, então, o Senhor defende maravilhosamente sua Igreja e a preserva neste mundo, de modo que uma vez ele parece enterrá-la, e depois a levanta da morte; uma vez ele reduz a aparência externa e depois a renova; devemos prestar atenção, para não medirmos de acordo com nosso próprio julgamento e razão carnal, o que o Senhor declara respeitando a preservação de sua Igreja. Por sua segurança é muitas vezes escondida dos olhos dos homens. Seja como for, Deus não se liga aqui aos meios humanos, nem à ordem da natureza, mas seu objetivo é superar por seu incrível poder o que quer que as mentes dos homens possam conceber.

Assim deve então esta passagem: O número dos filhos de Israel será como a areia do mar, a ser exposta: Deus reunirá sua Igreja de todos os cantos, tanto dos gentios quanto dos judeus quando o mundo inteiro pensar. para ser extinto.

E será no lugar em que foi dito: Vós não sois meu povo; aí deve ser dito: Vocês são os filhos do Deus vivo. O Profeta, nessas palavras, amplifica por comparação a graça de Deus; como se dissesse: “Quando Deus restabelecer sua Igreja novamente, seu estado será mais excelente do que antes”. Como assim? “Eles não serão apenas”, diz ele, “ser o povo de Deus, mas também os filhos do Deus vivo;” o que significa que Deus se mostrará mais familiarmente um Pai para aqueles a quem, de repente, ele se reunirá em um corpo. De fato, permito que os antigos sob a lei tenham sido honrados com este título; mas devemos prestar atenção à presente passagem; pois o Profeta contrasta as duas cláusulas, uma com a outra: E será no lugar em que foi dito: Vós não sois meu povo; será dito ali: Vós sois filhos do Deus vivo que ele poderia ter dito: “E será no lugar em que foi dito: Vós não sois meu povo; ali se dirá: Vós não sois meu povo ”, mas ele sobe mais alto; Deus concederá mais honra ao seu novo povo, pois ele manifestará mais claramente seu favor a eles por esse título de adoção: e isso é comum a todos, tanto aos gentios quanto aos israelitas. Não devemos aplicar isso, como é comumente feito, exclusivamente aos gentios: pois Oséias fala não apenas aqui da Igreja que Deus alcançou para si pelos gentios, mas de todo o Israel de Deus, uma parte da qual é o semente de Abraão. Vamos então saber que Deus aqui oferece sua graça em geral, tanto para os israelitas quanto para os gentios, e testifica que, depois de expulsar esse povo com justiça, ele faria todos saberem que não havia negligenciado sua aliança, pois ele alcançaria para si uma Igreja muito maior – de quem? Dos filhos de Abraão, como já foi dito, bem como de estrangeiros.

E há um significado importante no verbo: ‘Deverá ser dito:’ Deverá ser onde foi dito: Vós não sois meu povo; lá será dito: – O Profeta quer dizer que nossa salvação não aparece antes. o Senhor começou a nos testemunhar de sua boa vontade. Portanto, o começo de nossa salvação é o chamado de Deus, quando ele se declara propício a nós: sem a sua palavra, nenhuma esperança brilha sobre nós. Oséias poderia ter dito: ‘Será no lugar em que foi dito: Vós não sois meu povo; ali começarão a ser filhos de Deus:’ mas ele expressa mais: ‘Será onde foi dito Não sois meu povo; aí se dirá: sois filhos do Deus vivo.

Quanto à primeira cláusula, deve-se referir às ameaças já explicadas; e dessa maneira também foi verificada a contumação do povo, que desprezou negligentemente todos os profetas. “O que! Deus se ligou a nós: somos a raça de Abraão; então somos uma nação santa e eleita. ” Mas o Profeta aqui reivindica autoridade para si mesmo como professor: “Eu sou um arauto da vingança de Deus e proclamo-lhe seriamente sua rejeição: não há razão para que agora você endureça seu coração e feche seus ouvidos; por ora seguirá a execução daquela vingança que eu agora declaro a você. O Profeta então declara aqui que ele não tinha pronunciado precipitadamente o que antes notamos, que não era um urso de insetos vazio, mas que ele havia falado em nome do Senhor; como Paulo também diz,

‘A vingança é preparada por nós contra todos eles
que se exaltam contra Cristo ‘( 2 Coríntios 10: 6. )

E vemos também o que foi dito a Ezequiel: ‘Vá e sitie Jerusalém; vira a tua face e fica aí até que a tempestade a derrube. O profeta não foi certamente provido de um exército, para que ele pudesse atacar Jerusalém; mas Deus significa ali que há poder suficiente em sua palavra para destruir todos os ímpios. Assim também Oséias significa o mesmo aqui: “Quando pela palavra os israelitas forem rejeitados, será dito: Vós sois filhos do Deus vivo”. Vamos então saber que Deus se eleva sobre nós com certa salvação, quando o ouvimos falando conosco. Segue-se –

Comentário de John Wesley

Contudo, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode ser medida nem numerada; e acontecerá que, no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, aí lhes será dito: Vós sois filhos do Deus vivo.

Os filhos de Israel – não Israel segundo a carne, nem aquelas famílias que são levadas em cativeiro.

No lugar – Nesses lugares, havia um povo que não era seu povo, haverá um povo de Deus.

O Deus vivo – Quem é a fonte da vida de todos os seus filhos e quem os capacita a oferecer sacrifícios vivos ao Deus vivo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *