Estudo de Romanos 9:26 – Comentado e Explicado

E no lugar mesmo em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, ali serão chamados filhos de Deus vivo {Os 2,1}.
Romanos 9:26

Comentário de Albert Barnes

E acontecerá – deve acontecer ou acontecer. Esta é uma continuação da citação do profeta Oséias Oséias 1:10 , destinada a confirmar a doutrina que ele estava estabelecendo. Ambas as citações têm o mesmo design e são introduzidas para o mesmo fim. Em Oséias, eles não se referiram ao chamado dos gentios, mas ao chamado dos judeus rejeitados. Deus diz que, depois que os judeus foram rejeitados e espalhados por sua idolatria; depois que eles perderam seu favor e foram expulsos como se não fossem o seu povo; ele se lembraria deles e lhes concederia novamente a denominação de filhos. O apóstolo não cita isso como tendo referência original aos gentios, mas com os seguintes propósitos:

(1) Se Deus anteriormente pretendia se lembrar de um povo a quem havia rejeitado; se ele concedesse favores ao seu próprio povo depois que eles tivessem perdido o seu favor e deixasse de ter direito ao nome de “seu povo”, então a mesma coisa não seria considerada absurda se ele tratasse da mesma maneira com os gentios – também parte de sua grande família original, a família do homem, mas há muito tempo rejeitada e considerada estranha.

(2) o trato de Deus com os judeus no tempo de Oséias estabeleceu “um princípio geral de governo”. Seu tratamento deles dessa maneira fazia parte de seu grande plano de governar o mundo. No mesmo plano, ele agora admitia os gentios a favor. E como esse “princípio geral” foi estabelecido; como a história dos próprios judeus era um precedente no caso, não deveria ser objetado no tempo de Paulo que o “mesmo princípio” deveria ser realizado para atender também ao caso dos gentios.

No local – O local onde eles podem ser espalhados, ou onde eles podem habitar. Ou melhor, talvez, naquelas nações que não eram consideradas o povo de Deus, deve haver um povo a quem isso se aplique.

Onde lhes foi dito – Onde estava a designação apropriada do povo, que eles não eram o povo de Deus; onde eles eram idólatras, pecadores, estrangeiros, estranhos; de modo que eles não tinham nenhuma das marcas dos filhos de Deus.

Vós não sois meu povo – Pessoas em aliança com Deus; sob sua proteção, como seu Soberano, e mantendo suas leis.

Lá eles serão chamados – Ou seja, lá eles “deverão estar”. O verbo chamar nos escritos hebraicos geralmente significa o mesmo que “ser”. Denota que essa deve ser a denominação que expressa adequadamente seu caráter. É uma figura talvez quase única para os hebreus; e dá interesse adicional ao caso. Em vez de dizer friamente e abstratamente, “eles são assim”, introduz também a idéia de que esse é o “julgamento favorável” de Deus no caso; veja Mateus 5: 9: “Os pacificadores … serão chamados filhos de Deus;” veja a nota naquele lugar; também Romanos 9:19 ; Mateus 21:13 : “Minha casa será” chamada “casa de oração”; Marcos 11:17 ; Lucas 1:32 , Lucas 1:35 , Lucas 1:76 ; Isaías 56: 7 .

Os filhos de … – Gregos, Filhos; veja a nota em Mateus 1: 1 .

Deus vivo – chamado Deus vivo em oposição aos ídolos mortos; veja a nota de Mateus 16:16 ; também nota de Mateus 26:63 ; Nota de João 6:69 ; Atos 14:15 nota; 1 Tessalonicenses 1: 1-10 é uma denominação mais honrada e distinta. Nenhum favor maior pode ser conferido aos mortais do que “ser” os filhos do Deus vivo; membros de sua família; direito à sua proteção; e seguro de seu relógio e cuidado. Este era um objeto do desejo mais elevado dos santos da antiguidade; ver Salmo 42: 2 ; Salmo 84: 2: “Minha alma tem sede de Deus, o Deus vivo;” “Meu coração e minha carne clamam pelo Deus vivo.”

Comentário de E.W. Bullinger

acontecer = ser.

filhos App-108. Citado em Oséias 1: 9 , Oséias 1:10 .

Comentário de John Calvin

26. ] Eu os chamarei de meu povo que não é um povo Isto é dito com respeito ao divórcio, que Deus já havia feito com o povo, privando-o de toda a honra, para que não superassem outras nações. Embora eles, de fato, a quem Deus em seu eterno conselho destinou como filhos para si mesmo, sejam perpetuamente seus filhos, ainda assim, as Escrituras em muitas partes não consideram filhos de Deus, mas aqueles cuja eleição foi provada por seu chamado: e, portanto, ele ensina não julgar, muito menos decidir, respeitando a eleição de Deus, exceto na medida em que ela se manifesta por suas próprias evidências. Assim, Paulo, depois de ter mostrado aos efésios que sua eleição e adoção foram determinadas por Deus antes da criação do mundo, logo após declara, que eles já foram alienados de Deus ( Efésios 2:12 ), isto é, durante esse período. época em que o Senhor não havia manifestado seu amor por eles; embora ele os tivesse abraçado em sua eterna misericórdia. Portanto, nesta passagem, dizem que eles não são amados, a quem Deus declara a ira e não o amor: pois até a adoção reconciliar os homens com Deus, sabemos que a ira deles permanece neles.

O gênero feminino do particípio depende do contexto do profeta; pois ele havia dito que lhe havia nascido uma filha, a quem ele deu esse nome, não amado, para que o povo soubesse que era odiado por Deus. Agora, como a rejeição era a razão do ódio, o começo do amor, como ensina o profeta, é quando Deus adota aqueles que haviam sido por um tempo estranhos. (311)

Em Romanos 9:26 , as palavras são retiradas de Oséias 1:10 e não são verbais nem do hebraico nem da Septuaginta, mas a diferença é muito insignificante. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

E acontecerá etc. – Essas citações são tiradas de Oséias, Oséias 1:10 , onde (imediatamente após Deus ter rejeitado as dez tribos, ou reino de Israel, Oséias 1: 9 , então diz Deus: nome Lo-ammi; porque não sois meu povo, e eu não serei o seu Deus), acrescenta ele, mas o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode ser medida nem numerada; Acontecerá que, no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; ali lhes será dito: Vós sois filhos do Deus vivo. Como se ele tivesse dito: A diminuição dos números na Igreja, por Deus tirar completamente as dez tribos ( Oséias 1: 6 ;), será bem suprida pelo que acontecerá depois, chamando os gentios para ela. Eles, os judeus rejeitados, que haviam sido o povo de Deus, deveriam se tornar um Lo-ammi – não o meu povo. Pelo contrário, eles, os gentios, que haviam sido Lo-ammi – não meu povo, deveriam se tornar filhos do Deus vivo. Novamente, Oséias 2:23 ; : Semearei ela (a Igreja Judaica) para mim na terra (aludindo provavelmente à dispersão dos judeus por todo o império romano; o que provou ser uma causa frutífera de preparar os gentios para a recepção do Evangelho), e, ou, além disso, terei piedade dela, o corpo dos gentios crentes, que não obtiveram piedade. Veja Taylor.

Comentário de Scofield

filhos (grego – t????? , filhos).

(Veja Scofield “ Efésios 1: 5 “)

Deus , Oséias 1:10

Comentário de John Wesley

E acontecerá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; ali serão chamados filhos do Deus vivo.

Eles serão chamados filhos de Deus – para que não precisem deixar seu próprio país e vir para a Judéia. Oséias 1:10

Referências Cruzadas

Isaías 43:6 – Direi ao norte ‘Entregue-os! ’ e ao sul ‘Não os retenha’. De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas;

Oséias 1:9 – Então o Senhor disse: “Dê a ele o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus.

João 11:52 – e não somente por aquela nação, mas também pelos filhos de Deus que estão espalhados, para reuni-los num povo.

Romanos 8:16 – O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

2 Coríntios 6:18 – “e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor Todo-poderoso.

Gálatas 3:26 – Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *