Estudo de João 11:52 – Comentado e Explicado

e não somente pela nação, mas também para que fossem reconduzidos à unidade os filhos de Deus dispersos.
João 11:52

Comentário de Albert Barnes

Should gather together in one – All his chosen among the Jews and Gentiles. See John 10:16 .

The children of God – This is spoken not of those who were then Christians, but of all whom God should bring to him; all who would be, in the mercy of God, called, chosen, sanctified among all nations, John 10:16 .

Comentário de E.W. Bullinger

se reúnem. Compare João 10:16 com Jeremias 23: 3 ; Jeremias 31:10 .

filhos Teknon grego . App-108.

foram espalhados no exterior = foram espalhados. Veja Levítico 26:33 . Deuteronômio 28:64 . Jeremias 9:16 . Ezequiel 12:15 ; Ezequiel 22:15 , & c.

Comentário de John Calvin

52. E não apenas para essa nação. O evangelista significa que a reconciliação realizada por Cristo também é estendida aos gentios. Mas como é que aqueles que, por serem miseravelmente dispersos e errantes, se tornaram inimigos de Deus, são aqui chamados filhos de Deus ? Eu respondo, como já foi dito, Deus tinha em seu seio filhos , que vagavam e perdiam ovelhas, ou melhor, o mais longe possível de serem ovelhas, mas, pelo contrário, eram lobos e animais selvagens. É, portanto, por eleição que ele considera os filhos de Deus , mesmo antes de serem chamados, aqueles que finalmente começam a se manifestar pela fé, tanto para si como para os outros.

Comentário de Adam Clarke

E não somente para essa nação, etc. – Essas e as palavras anteriores em João 11:51 são a explicação de João sobre o que foi profético nas palavras de Caifás: como se João tivesse dito, ele realmente deve morrer pelos pecados de João. a nação judaica, mas não apenas pela deles, mas pelos pecados do mundo inteiro: veja suas próprias palavras depois, 1 João 2: 1 , 1 João 2: 2 .

Reunir em um – Para que ele se reúna em um corpo; – formar uma Igreja dentre os crentes judeus e gentios.

Filhos de Deus que foram espalhados no exterior – provavelmente João quis dizer apenas os judeus que estavam dispersos entre todas as nações desde a conquista da Judéia pelos romanos; e estes são chamados de dispersos, João 7:35 e Tiago 1: 1 ; e é porque ele se refere apenas a estes, que os denomina aqui, os filhos de Deus, que era um caráter antigo do povo judeu: ver Deuteronômio 32: 5 ; Isaías 43: 6 ; Isaías 45:11 ; Jeremias 32: 1 . Tomando suas palavras nesse sentido, seu significado é o seguinte: que Cristo deveria morrer, não apenas pelos então habitantes da Judéia, mas por toda a raça judaica por toda a parte; e que a conseqüência seria que todos deveriam ser coletados de suas várias dispersões e formar um corpo. Isso está de acordo com as previsões de São Paulo: Romanos 11: 1-32. Provavelmente é esse o sentido da passagem; e embora, de acordo com essa interpretação, o apóstolo possa parecer limitar os benefícios da morte de Cristo ao povo judeu, mas descobrimos pela passagem já citada em sua primeira epístola, que seus pontos de vista sobre esse assunto foram posteriormente muito ampliados; e que ele viu que Jesus Cristo não era apenas uma propiciação por seus pecados (os judeus), mas também pelos pecados do mundo inteiro: veja sua primeira epístola, 1 João 2: 2 . Todas as verdades do Evangelho não foram reveladas de uma só vez, mesmo para os próprios apóstolos.

Comentário de John Wesley

E não somente para aquela nação, mas para que ele também se reunisse em um dos filhos de Deus que estavam espalhados no exterior.

Mas isso, ele pode se reunir em uma – Igreja, todos os filhos de Deus que foram espalhados no exterior – Por todas as idades e nações.

Referências Cruzadas

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Salmos 22:15 – Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte.

Salmos 22:27 – Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,

Salmos 72:19 – Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém.

Salmos 102:22 – quando os povos e os reinos se reunirem para adorar ao Senhor.

Isaías 11:10 – Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 49:18 – Erga os olhos e olhe ao redor; todos os seus filhos se ajuntam e vêm até você. Juro pela minha vida Que você vestirá a todos como ornamento; você os vestirá como uma noiva”, declara o Senhor.

Isaías 55:5 – Com certeza você convocará nações que você não conhece, e nações que não o conhecem se apressarão até você, por causa do Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, pois ele lhe concedeu esplendor. “

Isaías 56:8 – Palavra do Soberano Senhor, daquele que reúne os exilados de Israel: “Reunirei ainda outros àqueles que já foram reunidos”.

Isaías 60:4 – “Olhe ao redor, e veja: Todos se reúnem e vêm a você; de longe vêm os seus filhos, e as suas filhas vêm carregadas nos braços.

Ezequiel 11:16 – “Portanto diga: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Embora eu os tenha mandado para terras muito distantes entre os povos e os tenha espalhado entre as nações, por breve período tenho sido um santuário para eles nas terras para onde foram’.

Ezequiel 34:12 – Assim como o pastor busca as ovelhas dispersas quando está cuidando do rebanho, também tomarei conta de minhas ovelhas. Eu as resgatarei de todos os lugares para onde foram dispersas num dia de nuvens e de trevas.

Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Lucas 2:32 – luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 10:16 – Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

João 12:32 – Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

Atos dos Apóstolos 18:10 – pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade”.

Romanos 3:29 – Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

Romanos 4:17 – Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 9:25 – Como ele diz em Oséias: “Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada”,

Efésios 1:5 – Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,

Efésios 1:9 – E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,

Efésios 2:14 – Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,

Efésios 2:14 – Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,

Efésios 3:11 – de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor,

Colossenses 1:20 – e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Tiago 1:1 – Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.

1 Pedro 1:1 – Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia,

1 João 2:2 – Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 7:9 – Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *