Estudo de Romanos 4:17 – Comentado e Explicado

Em verdade, está escrito: Eu te constituí pai de muitas nações {Gn 17,5}; {nosso pai, portanto} diante dos olhos daquele em quem acreditou, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência as coisas que estão no nada.
Romanos 4:17

Comentário de Albert Barnes

E o caminho da paz … – O que tende a promover sua própria felicidade, ou a dos outros, eles não consideram. Intencionados em seus planos do mal, eles não sabem ou consideram o que é adequado para promover o bem-estar de si ou dos outros. É o caso de todos os que são egoístas e procuram obter seus próprios propósitos de crime e ambição.

Comentário de E.W. Bullinger

escrito . Gênesis 17: 5 .

made = set, nomeado. Grego. tithemi.

acreditado . App-150.

vivifica = faz vivo. Grego. zoopoieo. Aqui, Romanos 8:11 . João 5:21 ; João 6:63 . 1 Coríntios 15:22 , 1 Coríntios 15:36 , 1 Coríntios 15:45 ; 2 Coríntios 3: 6 . Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:21 . 1 Timóteo 6:13 . 1Ti 6: 1 Ped.

os mortos . App-139.

chama, etc. Principalmente de Isaac. Compare a geração 15.

Comentário de John Calvin

17. Em quem ele acreditava, quem vivifica os mortos , etc. Nesta forma tortuosa é expressa a própria substância da fé de Abraão, que por seu exemplo uma abertura poderia ser feita para os gentios. Ele realmente tinha que alcançar, de uma maneira maravilhosa, a promessa que ouvira da boca do Senhor, uma vez que não havia nenhum sinal disso. Uma semente foi prometida a ele como se ele estivesse em vigor e força; mas ele estava como se estivesse morto. Portanto, era necessário que ele levantasse seus pensamentos ao poder de Deus, pelo qual os mortos são vivificados. Portanto, não era estranho que os gentios, estéreis e mortos, fossem introduzidos na mesma sociedade. Aquele que nega que sejam capazes da graça, faz mal a Abraão, cuja fé foi sustentada por esse pensamento – que não importa se ele estava morto ou não, quem é chamado pelo Senhor; para quem é fácil, mesmo com uma palavra, ressuscitar os mortos por meio de seu próprio poder.

Temos aqui também um tipo e um padrão do chamado de todos nós, pelo qual nosso começo é posto diante de nossos olhos, não quanto ao nosso primeiro nascimento, mas como à esperança da vida futura – quando somos chamados pelo Senhor, emergimos do nada; pois, o que quer que pareça ser, não temos, não, nem uma centelha de algo bom, que possa nos tornar aptos para o reino de Deus. Para que possamos, de fato, estar em um estado adequado para ouvir o chamado de Deus, devemos estar completamente mortos em nós mesmos. O caráter do chamado divino é que aqueles que estão mortos são ressuscitados pelo Senhor, que aqueles que não são nada começam a ser algo através de seu poder. A palavra chamada não deve se limitar à pregação, mas deve ser levada, de acordo com o uso das Escrituras, para se levantar; e tem a intenção de expor mais plenamente o poder de Deus, que eleva, por assim dizer, apenas a quem ele deseja. (143)

Comentário de Adam Clarke

Como está escrito, eu te fiz pai – Para que Abraão seja pai de muitas nações tenha relação com a aliança de Deus feita com ele, pode ser visto, Gênesis 17: 4 , Gênesis 17: 5 ; Eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações; nem teu nome será mais chamado Abrão; mas teu nome será Abraão, porque eu te pai de muitas nações, ou seja, ele foi constituído a cabeça de muitas nações, o mundo gentio, em virtude da aliança que Deus fez então com ele.

Deus, que vivifica os mortos, etc. – Deus é o objeto mais apropriado de confiança e dependência; por ser todo-poderoso, eterno e imutável, ele pode até ressuscitar os mortos para a vida e chamar as coisas que não são como se fossem. Ele é o Criador, deu o ser quando não havia; ele pode assegurar infalivelmente a existência daquelas coisas que não são, como se elas já estivessem realmente existindo. E, por esse motivo, ele nunca pode deixar de realizar tudo o que prometeu.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 4:17 . Como está escrito, etc. – Que Abraão, sendo o pai de muitas nações, tem relação com a aliança que Deus fez com ele, pode ser visto em Gênesis 17: 4-5 . Eis que a minha aliança está contigo, e serás pai de muitas nações; nem teu nome será mais chamado Abrão; mas teu nome será Abraão; porque um pai de muitas nações te fiz ou constituí em virtude de minha aliança contigo. O Dr. Doddridge, em vez de, diante dele, em quem ele acreditava, mesmo Deus,como Deus em quem ele acreditava; pois ele pensa a palavra original ?ate?a?t?, pode significar. O significado da última cláusula parece ser: “Quem fala de coisas que ainda não existem como se realmente existissem; porque ele sabe que elas existirão no devido tempo”. Veja Markland no comentário de Arnold sobre Wisdom of Salomon 11:25 .

Comentário de John Wesley

(Como está escrito, te fiz pai de muitas nações) diante dele, em quem creu, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se fossem.

Antes de Deus – Embora diante dos homens nada disso aparecesse, essas nações estavam por nascer.

Como vivificar os mortos – Os mortos não estão mortos para ele e até as coisas que não existem estão diante de Deus.

E chamando as coisas que não são – Convocando-as a surgir e aparecer diante dele. A semente de Abraão não existia então; todavia Deus disse: “Assim será a tua descendência”. Um homem pode dizer ao seu servo que realmente existe: Faça isso; e ele faz isso; mas Deus diz à luz, enquanto ela não existe: Sai; e vai. Gênesis 17: 5 .

Referências Cruzadas

Gênesis 17:4 – “De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações.

Gênesis 17:16 – Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos”.

Gênesis 17:20 – E no caso de Ismael, levarei em conta o seu pedido. Também o abençoarei; eu o farei prolífero e multiplicarei muito a sua descendência. Ele será pai de doze príncipes e dele farei um grande povo.

Gênesis 25:1 – Abraão casou-se com outra mulher, chamada Quetura.

Gênesis 28:3 – Que o Deus Todo-poderoso o abençoe, faça-o prolífero e multiplique os seus descendentes, para que você se torne uma comunidade de povos.

Isaías 43:6 – Direi ao norte ‘Entregue-os! ’ e ao sul ‘Não os retenha’. De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas;

Isaías 44:7 – Quem então é como eu? Que ele o anuncie, que ele declare e exponha diante de mim o que aconteceu desde que estabeleci meu antigo povo, e o que ainda está para vir; que todos eles predigam as coisas futuras e o que irá acontecer.

Isaías 49:12 – Veja, eles virão de bem longe alguns do norte, alguns do oeste, alguns de Assuã”.

Isaías 55:12 – Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas.

Mateus 3:9 – Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

João 6:63 – O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

Atos dos Apóstolos 15:18 – conhecidas desde os tempos antigos.

Romanos 3:29 – Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,

Romanos 4:2 – Se de fato Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas não diante de Deus.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 9:26 – e: “Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’. “

1 Coríntios 1:28 – Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,

1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

1 Timóteo 6:13 – Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:

Hebreus 11:7 – Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Hebreus 11:12 – Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar.

1 Pedro 2:10 – Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

2 Pedro 3:8 – Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *