Estudo de João 5:21 – Comentado e Explicado

Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer.
João 5:21

Comentário de Albert Barnes

Como o Pai ressuscita os mortos – Deus tem poder para ressuscitar os mortos. Pelo seu poder, isso foi feito em pelo menos duas instâncias – pelo profeta Elias, no caso do filho da viúva de Sarepta 1 Reis 17:22 , e pelo profeta Eliseu, no caso do filho do sunamita, 2 Reis 4: 32-35 . Os judeus não duvidavam que Deus tivesse poder para ressuscitar os mortos. Jesus aqui expressamente afirma isso e diz que ele tem o mesmo poder.

Quickeneth eles – dá-lhes “vida”. Este é o sentido da palavra “vivifica” em toda a Bíblia.

Mesmo assim – Da mesma maneira. Pela mesma autoridade e poder. O poder de ressuscitar os mortos deve ser um dos mais altos atributos da divindade. Como Jesus afirma que ele tem o poder de fazer isso “da mesma maneira” que o Pai, também é necessário que ele seja igual a Deus.

O Filho vivifica – Dá vida a. Isso pode se referir ao fato de ele ressuscitar os mortos de suas sepulturas ou dar vida espiritual àqueles que estão mortos em ofensas e pecados. O primeiro que ele fez no caso de Lázaro e o filho da viúva em Naim, João 11: 43-44 ; Lucas 7: 14-15 . O último ele fez no caso de todos aqueles que foram convertidos por seu poder, e ainda o faz em qualquer instância de conversão.

A quem ele deseja – Estava no poder de Jesus ressuscitar qualquer um dos mortos, assim como Lázaro. Dependia de sua vontade se Lázaro e o filho da viúva ganhassem vida. Portanto, depende de sua vontade se os pecadores viverão. Ele tem poder para renová-los, e a renovação do coração é tanto o resultado de sua “vontade” quanto a ressurreição dos mortos.

Comentário de E.W. Bullinger

levanta = desperta. Egeiro grego . App-178.

os mortos = cadáveres. Veja App-139.

vivifica = dá vida a. Ocorre em João apenas aqui, duas vezes, e João 6:63 . Então universalmente acreditado pelos judeus.

eles. Forneça a elipse (complexo, App-6.), Assim: “vivifica [a quem Ele quer]; assim também o Filho [ressuscita os mortos e] vivifica a quem Ele deseja”.

o Filho = o Filho também.

Comentário de John Calvin

21. Porque, como o Pai ressuscita os mortos. Aqui ele dá uma visão resumida da natureza do ofício que lhe foi dado pelo Pai; pois embora ele pareça especificar uma classe, ainda assim é uma doutrina geral na qual ele se declara o Autor da vida. Agora a vida contém em si não apenas a justiça, mas todos os dons do Espírito Santo e todas as partes de nossa salvação. . E certamente esse milagre deve ter sido uma prova tão notável do poder de Cristo, a ponto de produzir esse fruto comum; isto é, abrir uma porta para o Evangelho. Devemos também observar de que maneira Cristo concede vida sobre nós; pois ele nos encontrou todos mortos e, portanto, era necessário começar com uma ressurreição. No entanto, quando ele junta as duas palavras, levanta e acelera, ele não usa linguagem supérflua; pois não seria suficiente sermos resgatados da morte se Cristo não restaurasse plena e perfeitamente a vida para nós. Novamente, ele não fala desta vida como concedida indiscriminadamente a todos; pois ele diz que dá vida a quem quiser ; pelo que ele quer dizer que ele confere essa graça a ninguém, exceto a certos homens, ou seja, aos eleitos.

Comentário de Adam Clarke

Como o Pai ressuscitou os mortos – Isso ele fez no caso do filho da viúva em Sarepta, 1 Reis 17:22 , pelo ministério do Profeta Elias. E novamente, no caso do filho do sunamita, 2 Reis 4: 32-35 , pelo ministério do Profeta Eliseu.

O Filho vivifica a quem quer Ele ressuscita da morte para a vida, a quem quiser. Foi o que ele fez, pois criou a filha do governante, Marcos 5: 35-42 ; o filho da viúva em Naim, Lucas 7: 11-15 ; e Lázaro, em Betânia, João 11: 14-44.

Quem ele vai. Aqui nosso Senhor aponta seu poder soberano e independência; ele dá a vida de acordo com sua própria vontade – não sendo obrigado a suplicar pelo poder pelo qual foi feito, como fizeram os profetas; sua vontade é absoluta e suficiente em todos os casos.

Comentário de Thomas Coke

João 5: 21-23 . Pois, como o Pai ressuscita os mortos, “Você já viu a cura de alguém que há muito estava incapacitado por uma doença; mas eu ainda não ressuscitei dentre os mortos: no entanto, você verá rapidamente que não é para falta de poder, pois, como o Pai, sempre que ele quiser, ressuscita e anima os mortos, assim você terá evidências suficientes de que o Filho anima quem ele deseja; nem é de se admirar que ele o tenha grande poder, pois o Pai, em sua própria pessoa, não julga ninguém, mas deu a administração de todo julgamento ao Filho, diante de quem todos os homens devem finalmente aparecer e por quem eles serão designados para o seu final e eterno estado; e esse importante poder que o Pai me confiou, que, apesar da forma humilde em que eu apareço agora, todos possam estar empenhados em honrar o Filho, assim como honram o próprio Pai; rendendo uma homenagem e obediência sem reservas. como necessário para aprovar seu dever e fidelidade a Deus, pois aquele que tal circunstância, e em tal descoberta, não honra o Filho, como digno da mais alta veneração, não honra o Pai que o enviou; mas afrontá-lo na pessoa de seu Filho deve esperar ser tratado como inimigo e rebelde. “Nosso Salvador aqui se ergue em seu discurso e abre uma cena de glória a seus auditores, como deve tê-los surpreendido: possuir o poder de ressuscitar os mortos, argumentou com grande dignidade, mas nosso Senhor afirma ser maior, ao afirmar que ele foi investido do poder de julgar o mundo.O poder de julgar o mundo implica a execução de julgamentos temporais e eternos. foi comprometida com nosso Senhor, para que todos os homens o honrem, assim como honram o Pai; onde o poder é o mesmo, a honra deve ser a mesma.Portanto, os homens deveriam honrar o Filho, como criador, governador e Salvador do mundo, rendendo-lhe a homenagem de fé, amor e obediência, para que sejam recompensados ??com a vida eterna: para que, sendo designados pelo Juiz universal do Pai, aqueles que não o honrassem, não honrassem o Pai. Quem trata um embaixador doente, afronta seu mestre; mas aquele que não honra o Filho, que é o amado do Pai, não honra o Pai, que o enviou para esse fim, para que ele seja honrado nele. Quem não crê no Filho, também não crê no Pai, por quem foi enviado ao mundo. Veja cap. João 1: 3 .

Comentário de John Wesley

Pois como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica; assim também o Filho vivifica quem quiser.

Pois – Ele declara quais são essas obras maiores, ressuscitando os mortos e julgando o mundo. O poder de vivificar a quem ele segue do poder de julgar. Esses dois, vivificados e julgados, são propostos em João 5: 21,22 . A absolvição dos crentes, que pressupõe julgamento, é tratada em João 5:24 ; a vivificação de alguns dos mortos, João 5:25 ; e a ressurreição geral, João 5:28 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:39 – “Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão.

1 Reis 17:21 – Então ele se deitou sobre o menino três vezes e clamou ao Senhor: “Ó Senhor, meu Deus, faze voltar a vida a este menino! “

2 Reis 4:32 – Quando Eliseu chegou à casa, lá estava o menino, morto, estendido na cama.

2 Reis 5:7 – Assim que o rei de Israel leu a carta, rasgou as vestes e disse: “Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo! “

Lucas 7:14 – Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: “Jovem, eu lhe digo, levante-se! “

Lucas 8:54 – Mas ele a tomou pela mão e disse: “Menina, levante-se! “

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 11:43 – Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora! “

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

Atos dos Apóstolos 26:8 – Por que os senhores acham impossível que Deus ressuscite os mortos?

Romanos 4:17 – Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *